Na minha opiniao (e experiencia) se vc nao sabe qual equipamento vc precisa vc nao esta preparado para oferecer servicos. Pq isso demonstra desconhecer como os equipamentos funcionam, a função deles, as possibilidades, a diferença de resultados, etc. Nao ser dito o que a pessoa precisa sem ela ter bastante pratica com tais equipamentos.
O correto a se fazer nao eh decidir a abrir um negocio (principalmente se eh vc que sera o fotografo(a) ) e sair perguntando que material vc precisa e como fazer. Mas o contrario, ir atras de experiencias sendo assistente de fotografos (carregando malas, equipamentos, etc), ver como o negocio funciona, ganhar olhar sobre qualidade de imagem, artes visuais, etc, ganhar experiencia sobre possiveis imprevistos e conhecimento para se sair dos imprevistos, ver como eh o relacionamento profissional e resultado profissional e ganhar conhecimentos sobre funcao, uso e resultado de equipamentos. E depois de meses ou alguns anos, quando estiver preparado, ai sim abrir o estudio ou fotografar casamentos, ja sabendo do que precisa, como fazer, etc.
É isso mesmo C R O I X, ótima explicação!!!
Karina, me desculpe a franqueza, talvez vc odeie a minha opinião ou então agradeça no futuro, mas existe é um glamour enorme associado à fotografia. E um ter um estúdio, para muitos pode parecer uma realização. Mas a realidade é dura e crua.
Se for para exploração profissional, com a obrigação de ganhar dinheiro para recuperar o investimento, sustentar os custos mensais e ainda levantar uma grana para remuneração pessoal, começar por uma sala fixa para montar um estúdio é colocar o carro na frente dos bois. O melhor caminho é o inverso, deixando a sala, o local fixo para o estúdio como as ultimas conquistas da lista.
Alem disso, para fotografar pessoas, eu considero o estúdio como um lugar muito frio, sem graça, um ensaio em um parque, no meio da rua, na piscina do condomínio, no sofá da casa do cliente, em um boteco, em uma fábrica abandonada, em um hotel de luxo, à beira do mar, etc... etc... etc..., enfim, eu prefiro uma locação, é muito mais bacana, as pessoas ficam mais a vontade, e proporciona fotos incríveis, seja o ensaio para moda, família, crianças, casais etc...
Se vc tiver apenas um kit com fundo móvel, 2 ou 3 flashes e alguns modificadores, consegue montar uma estrutura rapidamente em alguns minutos e fotografar o seu cliente em qualquer lugar.
Vou te dar alguns exemplos práticos dessa questão da mobilidade, alguns trabalhos recentes:
1) Precisei fotografar a diretoria de uma empresa, mais precisamente 9 pessoas, todas elas super ocupadas, elas foram no meu estúdio??? Claro que não!!! Primeiramente porque essas pessoas são super ocupadas, e não vão ficar se locomovendo até o meu estúdio só pra fazer algumas fotos. Então levei o fundo móvel, flashes e um assistente, eles me emprestaram uma sala de reuniões por meio período, tiramos as mesas e fotografamos todo mundo. Mas alem das fotos com fundo infinito, eu produzi várias outras dessas pessoas nas salas onde eles trabalham, no saguão da empresa, perto da janela, junto da área de produção, etc... O resultado é que não tomei mais que meia hora do tempo de cada um, e essa questão de tempo perdido e locomoção é super importante para eles.
2) Fui fotografar 200 looks para uma loja que vende moda por um website, fotos simples, o basicão com fundo infinito só pra mostrar o modelo de algumas roupas em algumas posições no site de vendas. Bom, eu tenho lá em meu estúdio toda a infra-estrutura para receber modelos, tenho araras para acomodar essa quantidade de roupas, tenho mesas e espaço para ir organizando os looks da coleção, tenho local para troca das modelos, maquiagem, etc... mas vc acha que o cliente pegou uma vam, e colocou dentro as roupas e o pessoal que entende da coleção, os acessórios e a costureira que vai dar o suporte para ajustes, passar, etc.... claro que não!!! Muito mais fácil eu ir até lá, fui eu o assistente e meu kit móvel, e fotografamos tudo em 3 dias dentro do galpão. Muto mais fácil, se acontecer algum problema com algum modelo da coleção, a galera que resolve esta toda la a disposição pra resolver!!!
3) Um lojista de Moema queria fazer fotos da coleção verão 2014, para publicidade, levei uma modelo, maquiador o assistente e os equipamentos, e fizemos fotos maravilhosas no meio da rua. Na frente de prédios, de restaurantes, na praça, na esquina, no posto de gasolina, enfim eu considero a rua o melhor e mais inusitado local para se fotografar, é um estúdio pronto decorado com locações maravilhosas pra gente explorar!!! Fiz tudo nas redondezas da loja, foi assim, a modelo se vestia na loja e a gente saia pra rua fazer as fotos, depois voltávamos ela trocava o look e saiamos novamente, e voltava, e de novo, outra vez!!! Imagine a trabalheira se o cliente tivesse que embalar tudo e transportar para o meu estúdio... não....
Bom, eu poderia te citar muitos outros exemplos, estou me esforçando aqui para ajudar vc nesta decisão. Olha só, recomendo pra vc pensar assim, acima de tudo, um estúdio são alguns equipamentos, para vc controlar a luz, com modificadores, rebatedores algumas opções de fundo, mas vc não precisa arcar com os custos uma sala com estrutura adjacente auxiliar fixa. Principalmente no começo, se precisar, aluga.
Mas..... se por outro lado, se vc não tem compromisso com o retorno financeiro, com o tempo investido, e vai ter facilidade de levar os seus clientes para o local, ai tudo bem, siga em frente encontre uma sala e sucesso!!!!
Abs
Lindsay