Autor Tópico: Tamanho adequado para impressão fotografica  (Lida 6951 vezes)

Diego.H

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Online: 07 de Novembro de 2013, 08:33:09
Galera, tô com umas dúvidas na hora de imprimir as fotos, seguinte...
hoje estou trabalhando com uma nikon d7000 e preciso imprimir algumas fotos, para um projeto, com a maior resolução possível, pra ficarem em exposição...
Com o sensor da d7000 você poderiam dizer com certeza até quantos metros consigo fazer essas impressões sem ter perda de qualidade?
Vlw!


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Novembro de 2013, 10:02:04


isso é o que todos dizem, mas EU tenho uma teoria (baseada em algumas fontes que não encontrei agora) que te responderia:

com uma D7000, qualquer tamanho. Aliás, sobra muito...

a teoria (se alguém conhece e tem fonte, cite-a por favor) diz que você sempre olha uma foto a uma distância mínima de uma diagonal: por exemplo: uma foto de 4 x 4 metros você só a vê bem se estiver a mais de 5,5 metros dela (tamanho da diagonal de um quadrado de 4x4)

claro que se você imprimir uma foto de 4x4m e chegar a 10cm dela, você verá pixels (talvez do tamanho de uma maçã kkk) mas não verá a foto como um todo...

Respeitando isso (olhando a foto a uma diagonal de distância no mínimo) a teoria diz que bastam 2mp para imprimir foto de qualquer tamanho...

Alguém concorda?

(sei que arrumei pra cabeça agora... rsrs)
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


Diego.H

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #2 Online: 07 de Novembro de 2013, 11:02:47
Obg althoffj!
Já escutei isso vindo de um amigo que trabalha com fotografia de produtos. Pra mim faz total sentido e se alguém acrescentasse mais alguma coisa, seria de muita ajuda!


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #3 Online: 07 de Novembro de 2013, 11:31:20
Galera, tô com umas dúvidas na hora de imprimir as fotos, seguinte...
hoje estou trabalhando com uma nikon d7000 e preciso imprimir algumas fotos, para um projeto, com a maior resolução possível, pra ficarem em exposição...
Com o sensor da d7000 você poderiam dizer com certeza até quantos metros consigo fazer essas impressões sem ter perda de qualidade?
Vlw!

Use isso aqui, é muito bom

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=28911.0

Colega althoffj

Resumidamente a densidade da imagem (DPI) está diretamente ligada a distancia de apreciação.... um álbum por exemplo, um 30x30 foto panorâmica dupla no meio, uma 30x60 do casal.

30x60 cm = 12" x 24"
a 300 dpi  de resolução (a noiva vai ficar chorando em cima do álbum) - 3600x7200 px que dá  24,3MP. Acredito que na D7000 vai ser utilizado todo o sensor :ok:

Uma gigantografia sendo observada não é possível distinguir essa falta de resolução devido a distancia.
De uma olhadinha no link que postei, feito pelo Leo Terra, muito bom.

Referente a distancia de observação de uma foto puxei pelo arquivo morto do cérebro.... angulo de visão do olho humano esta entre 40 e 60 graus, ou se preferir use a 50mm na FF, vamos supor 50º

Ai por trigonometria chegamos a 4,3 metros de distancia do observador para a foto... o calculo da sua diagonal dá na boa.

Não deixa de ser uma teoria nunca comprovei isso :ponder:

Se alguém já fez esse método de exposição seria bom deixar seu recado no post

Abs

Marcio