Autor Tópico: Crop de imagem  (Lida 1341 vezes)

soamazing

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Feminino
    • Jay
Online: 11 de Novembro de 2013, 17:48:57
Galera,
Tenho a seguinte dúvida.
Quando estamos cropando uma imagem retirando aqueles espaços em branco que ficou, para ter uma imagem bacana, devemos SEMPRE cropar na proporção, ou vocês acham que não é errado você diminuir por exemplo só a altura sem mexer na largura ao mesmo tempo??

Queria saber qual é o certo do certo, e se é coisa da minha cabeça SEMPRE cropar na proporção, mesmo que fique espaços sobrando.
--
jay@studiopx.com.br
www.studiopx.com.br


YFab

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
Resposta #1 Online: 11 de Novembro de 2013, 18:04:37
Eu costumo cortar sem proporção, mas mantendo sempre um certo padrão pra que não fique uma imagem estranha. A proporção dá segurança de que as medidas ficarão certinhas, mas me incomoda esse engessamento.


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 12 de Novembro de 2013, 11:39:31
Não existem um 'regra definitiva', basta lembrar que temos fotos panorâmicas, temos fotos quadradas, etc....

Tudo depende da circunstância e da percepção do fotógrafo.

Na verdade as proporções pré-definidas ajudam no caso de um revelação e impressão.

Vale lembrar que 'Proporções exóticas' podem não constituir um bom resultado final nesses casos, pois o laboratório pode simplesmente cortar partes prejudicando a composição pretendida. 

Até mesmo a visualização em uma tela de computador pode ficar prejudicada, já que os arredores da imagem influem na percepção que temos dela...
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Joel Alves Efigenio

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 142
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 12 de Novembro de 2013, 11:41:38
eu faço no lightroom com o cadeado trancado aí ele vai dar a proporção certa,sem deixa a foto estranha,aída mais se vc for revela as vezes vc tira de mais de um lado ou de outro e na revelação vai ficar espaço em branco de um lado e de outro.
Nikon D5100+kit 18-55mm+35mm F1.8+Flash YN467II


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 12 de Novembro de 2013, 11:46:54
Na verdade as proporções pré-definidas ajudam no caso de um revelação e impressão.

Bem por aí mesmo. Como o tópico está na seção de Edição e Impressão de Imagens, acho que esse ponto é bem relevante. Quando eu vou imprimir uma imagem, eu sempre corto levando em consideração as proporções do formato de saída. Se eu vou imprimir em 10x15cm, a proporção de 2:3 fica joia. Mas se eu for imprimir em 20x 25cm já não dá certo, tem que usar a proporção 4:5. E por aí vai.

Mas se for para publicação na rede, daí acho bobagem se prender demais às proporções originais. Muitas vezes o melhor corte foge do 3:2, e não vejo problema nenhum nisso.  :ok:


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #5 Online: 12 de Novembro de 2013, 12:33:40
Na realidade, as proporções existem por um motivo e podem se enquadrar dentro daquelas "regras" que nem deveriam ser chamadas de regras, como a regra dos terços.

A tela de cinema tem a proporção que tem para facilitar a criação de, na falta de termo melhor, tensões de movimento, dando dinamicidade às cenas. A proporção quadrada gera fotos sem elementos de tensão, ficando bem para assuntos estáticos ou que não representem movimento. A proporção 2x3 foi criada e é utilizada desde a época do filme não por acaso, mas por facilitar a composição - ela pode ser dividida em um quadrado principal e dois auxiliares, sendo que o limite do quadrado é exatamente a linha de terço vertical do quadro.

Nada contra o crop, eu particularmente não faço crops grandes, mas também sou amador e me dou ao luxo de buscar o enquadramento que quero, ou o mais próximo disso, no momento do click. E quando cropo, ou cropo para a saída - caso que realmente é totalmente necessário - ou então cropo na proporção original, a que pensei quando fiz a foto. Já fiz fotos em que cropei quadrado, mas já pensei nela assim desde o momento do clique.

Acho importante saber que as proporções tem sua razão de ser, e este entendimento por sua vez é importante para a noção da composição fotográfica, assunto cada vez mais deixado de lado nas discussões dos fóruns de fotografia.

« Última modificação: 12 de Novembro de 2013, 12:37:59 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


soamazing

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Feminino
    • Jay
Resposta #6 Online: 12 de Novembro de 2013, 13:11:27
Galera,
Obrigada pela resposta de todos.
As fotos serão impressas e por isso que surgiu a dúvida.

Vlw
--
jay@studiopx.com.br
www.studiopx.com.br