Autor Tópico: Sony A7 - testes rápidos  (Lida 55537 vezes)

rawfa

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.043
  • Sexo: Masculino
  • www.rafael-lopes.com
    • Rafael Lopes - Fotógrafo & Cineasta
Online: 26 de Novembro de 2013, 15:12:36
Pessoal, depois da UPS enfiar uma faca no meu fígado na tributação, estou com uma Sony A7 em casa. Tive muito pouco tempo para testar, mas a primeira impressão é muito excelente.

Segue um resumo muito rápido e objetivo dos pontos positivos e negativos (alguns são picuinha mesmo)

POSITIVO
- Fiquei de queixo caído com o tamanho e ergonomia (como já mencionei, é muito pouco maior do que uma NEX-7). É incrível ter uma full frame portátil e compatível com um monte de lentes via adaptador.
- Para quem filma (como eu) vai adorar o input para microfone, output para fone de ouvido e controle manual sobre o áudio (fiz uns testes de áudio com microfones externos com ótima qualidade).
- Um monte de controles customizáveis.
- Os menus são os melhores que a Sony já fez até hoje
- Slot dedicado para memória (não é mais junto com a bateria)
- Funciona com lentes full frame, mas se você colocar uma APS-C e-mount a câmera automaticamente faz o crop para não fazer vignette (você pode escolher fazer isso manualmente e tentar usar todas as lentes APS-C e-mount disponíveis, mas até agora não vi nenhuma que funcione sem um vignette bem pronunciado) - P.S - Quando você usa o modo APS-C as fotos tem a resolução de 10mp
- Tem autofoco via phase detect com 101 pontos de foco (não se animem com essa parte porque tem um ponto negativo continuando esse item abaixo)

NEGATIVO
- O autofoco via phase detect só é suportado por muito poucas lentes. 
- As poucas lentes full frame que a Sony lançou são grande (tirando uma 35mm 2.8)
- O botão "magnify" (permite fazer um zoom no momento que você está focando com lentes manuais para focar com mais precisão) tem que ser apertado 2 vezes em vez de 1 como nas demais NEX
- A câmera não vem com um carregador externo, sendo que ou você carrega a bateria dentro da câmera, ou usa um que já tenha das NEX (é a mesma bateria) ou compra um carregador externo (o que eu fiz)
- As portas para acesso a hdmi, usb, microfone, headphone parecem bem frágeis
- O input é micro hdmi e precisa de um adaptador para ser utilizado em qualquer outro dispositivo hdmi. Eu filmo com um monitor externo Sony via HDMI e tive que comprar um adaptador (estou esperando)
- Como é habitual, para filmar em 24p é necessário selecionar o padrão de vídeo NTSC (se preferir por filmar em 25p, selecionando PAL). Depois de ter selecionado NTSC, TODAS AS VEZES que ligo a câmera aparece a mensagem "Running NTSC". Para a minha estupefação, pesquisando com a Sony vi que isso é perfeitamente normal (inclusive já acontecia com a Sony RX1). Essa mensagem é realmente um porre!

Agora ao que interessa....um testes beeem rapidinho com um adaptador para Pentax, uma 35mm 1.9 e uma 85mm 2.0.

1


2


3


4


5


6


7


8


9


10


11


12


13


14
« Última modificação: 26 de Novembro de 2013, 15:13:08 por rawfa »


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.204
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #1 Online: 26 de Novembro de 2013, 16:19:39
Parabéns pela nova camera... Com relação as lentes, não tem como escapar, lente para mídia 35 mm é grande; e quanto mais rápida, maior! Ouvi falar que as lentes para essa NEX serão no máximo 2.8... Será que é real?
« Última modificação: 26 de Novembro de 2013, 16:20:04 por Pope »
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


coposdeagua

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.079
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 26 de Novembro de 2013, 17:50:44
Parabéns pela nova camera... Com relação as lentes, não tem como escapar, lente para mídia 35 mm é grande; e quanto mais rápida, maior! Ouvi falar que as lentes para essa NEX serão no máximo 2.8... Será que é real?

A 50mm 1.8 tá quase aí.

Po cara, quanto tempo demorou para chegar a sua? Comprou pela B&H? To quase dando meu rim pro fisco e pegando uma por lá também.
Sony a77/a700/ Minolta 7000/ Zenit-ET
http://www.flickr.com/photos/coposdeagua
Participe você também do desafio Semana 50 2014!
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107462


rawfa

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.043
  • Sexo: Masculino
  • www.rafael-lopes.com
    • Rafael Lopes - Fotógrafo & Cineasta
Resposta #3 Online: 26 de Novembro de 2013, 17:57:57
A minha demorou 5 dias para chegar, mas porque cometi o erro de pedir por UPS. Estou habituado a pedir por Priority Mail International e recebo a tributação normal estipulada pelo governo, mas UPS tem mais um monte de taxas. Se eu fosse você esperaria iria via Priority Mail International.


coposdeagua

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.079
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 26 de Novembro de 2013, 17:59:17
A minha demorou 5 dias para chegar, mas porque cometi o erro de pedir por UPS. Estou habituado a pedir por Priority Mail International e recebo a tributação normal estipulada pelo governo, mas UPS tem mais um monte de taxas. Se eu fosse você esperaria iria via Priority Mail International.

Só que parece que pela B&H não dá mais para pedir por este método (algo sobre não poder entregar coisas com baterias de lítio pelo correio). To ligado que pela UPS incide ICMS também e que faz o negócio virar uma bica
Sony a77/a700/ Minolta 7000/ Zenit-ET
http://www.flickr.com/photos/coposdeagua
Participe você também do desafio Semana 50 2014!
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107462


Leomagno

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 305
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 26 de Novembro de 2013, 19:30:10
No final das contas sua A7 ficou por quantos? Se quiser responder por MP fique à vontade.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.204
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #6 Online: 26 de Novembro de 2013, 19:34:14
A 50mm 1.8 tá quase aí.

Po cara, quanto tempo demorou para chegar a sua? Comprou pela B&H? To quase dando meu rim pro fisco e pegando uma por lá também.
50 1.8 é a ótica mais simples que existe... Quero ver uma 85 1.4 para esse sistema, ou uma 35 1.4...
O Kai fez um vídeo hilário desta nova camera hoje! Vale a pena ver!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


coposdeagua

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.079
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 26 de Novembro de 2013, 20:48:41
50 1.8 é a ótica mais simples que existe... Quero ver uma 85 1.4 para esse sistema, ou uma 35 1.4...
O Kai fez um vídeo hilário desta nova camera hoje! Vale a pena ver!



Sim, é a bem simples - mas quantas 50mm 1.8 tem o mtf lá em cima?




A qualidade tá pau a pau com as lentes da Leica segundo os reviews...
Sony a77/a700/ Minolta 7000/ Zenit-ET
http://www.flickr.com/photos/coposdeagua
Participe você também do desafio Semana 50 2014!
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107462


rawfa

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.043
  • Sexo: Masculino
  • www.rafael-lopes.com
    • Rafael Lopes - Fotógrafo & Cineasta
Resposta #8 Online: 26 de Novembro de 2013, 20:53:57
Foi oficializado há relativamente pouco tempo um acordo entre Sony e a Olympus, no qual a Sony vai ajudar na fabricação de sensores para a Olympus e a Olympus vai ajudar na fabricação de lentes menores para os sistemas mirrorless da Sony (já que essa foi sempre uma da maiores reclamações do sistema).
Enquanto isso vou ficar usando as pentax manuais que tenho...até porque achei caros os valores do zoom do kit e da 35mm (apesar desse ser a minha focal preferida e de ficar tentado).


dhgfontana

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • Daniel Fontana Fotografia
Resposta #9 Online: 26 de Novembro de 2013, 22:07:43
Foi oficializado há relativamente pouco tempo um acordo entre Sony e a Olympus, no qual a Sony vai ajudar na fabricação de sensores para a Olympus e a Olympus vai ajudar na fabricação de lentes menores para os sistemas mirrorless da Sony (já que essa foi sempre uma da maiores reclamações do sistema).
Enquanto isso vou ficar usando as pentax manuais que tenho...até porque achei caros os valores do zoom do kit e da 35mm (apesar desse ser a minha focal preferida e de ficar tentado).

Prezado rawfa,

Como é a pegada e agilidade dela? Hoje uso D7100 e D600/700 no trabalho e consigo ter uma lata agilidade hoje com SLR, tanto em trabalho como quando fotografo pra mim mesmo. Principalmente pelo grip, dois dials de fácil acesso e ágeis e uma forme que mexo um tudo sem tirar a cara do viewfinder.

Mesmo sabendo que indo pra uma A7 requer uma readaptação, consegue-se ter esta agilidade pra quem gosta de fotojornalismo documental, onde temos que ajustar a máquina, selecionar o foco e disparar rápido? Ou é mais para uma criação com calma, como a D800?

Abraço,
______________________
Daniel Fontana - Fotografia
www.danielfontana.46graus.com


rawfa

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.043
  • Sexo: Masculino
  • www.rafael-lopes.com
    • Rafael Lopes - Fotógrafo & Cineasta
Resposta #10 Online: 26 de Novembro de 2013, 22:19:16
Cara, como sempre tive mirrorless (ep1, gf1, gf3, gh1, gh2, nex5, nex5n, nex3f, nex7), não tenho parâmetros de comparação. Posso dizer que comparado com a Canon 6D que eu tinha, acho o af bem mais rápido e certeiro, mas não faço fotos de esportes, etc. Não saberia quantificar as tuas necessidades.
     Em relação a ergonomia, tem um ótimo grip e dials para tudo o que você quiser e mais alguma coisa.

     Honestamente fiquei meio arrependido de não ter pego a 7R pelo simples fato de que em modo crop ela tira fotos de 16mp, enquanto a A7 tira de 10mp. Só que por us$600 de diferença acabei pegando a A7 mesmo...mas por todas as e-mount aps-c que tenho fico meio tentado a vender e pegar a AR...mas bobagem...questão de esperar os novos objetivos full frame e começar a vender os e-mount aps-c


Song

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 721
Resposta #11 Online: 27 de Novembro de 2013, 10:14:20
Parabéns pela aquisição!!!

To me segurando aqui também para pegar uma dessas...

Tenho medo de comprar ela ou a A7R e acabar deixando meu set NIKON empoeirando!!!!!!!!!! Imagina o prejuízo????

hahahaha.... :hysterical:


Paradela

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 473
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 27 de Novembro de 2013, 15:27:01
Bacana as fotos. Parabéns pela aquisição!!  :ok:
Alexandre Paradela


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #13 Online: 27 de Novembro de 2013, 15:32:51
Parabéns pela aquisição. Certamente você é o primeiro do MF e um dos primeiros do Brasil por isso será inevitável uma avalanche de perguntas.
a. Pode revelar quanto pagastes no corpo, impostos e taxas?
b. Quando você afirmou que o AF era mais rápido e preciso do que a 6D, em quais especificidades seriam? Pergunto isso pois em fotos posadas, objetos parados, etc.. a 6D é bem rápida e a precisão do ponto central é muito preciso

Continue postando mais detalhes.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


rawfa

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.043
  • Sexo: Masculino
  • www.rafael-lopes.com
    • Rafael Lopes - Fotógrafo & Cineasta
Resposta #14 Online: 27 de Novembro de 2013, 15:36:55
Tive a 6D durante muito pouco tempo e fiz apenas alguns testes com uma 28mm 1.8, 50mm 1.4 e 85mm 1.8. Achei que a velocidade dela não é nada de impressionante para objetos em movimento. Em objetos estáticos achei satisfatória. Mas é como eu disse, usei muito pouco tempo e estou bem habituado aos sistemas mirrorless.