Então ele recebe, fica com o produto e depois caso eles resolvam trocar ele envia pra fnac. Na minha cabeça o certo era não aceitar, mas tudo bem, vc me convenceu.
Veja pelo seguinte fato Claudio ...
A empresa já não é das mais honestas, por tudo que ela fez certo?
Se tivéssemos falando de uma empresa honesta, eu até acharia lógico o que você fala, negar assim que confere e depois ligar reclamando.
Mas estamos falando de uma empresa que, até agora, tem provado que é tudo, menos honesta.
O que pode acontecer se o amigo abrir na frente do entregador, ver que não é o produto dele e se negar a receber?
A FNAC pode usar isso como uma recusa de recebimento e dar inicio ao processo de cancelamento automático (muito provável o que irá acontecer).
Se ele se nega a dar os dados, muito provavelmente eles irão emitir uma ordem de pagamento no banco X, com o CPF dele (que eles já tem) e dar o caso por encerado. Afinal, o cliente se negou a receber o produto, bla bla bla!
Na minha opinião, pessoal e por quem já passou por isso, o melhor que ele tem para fazer é receber a encomenda.
Com ela ainda lacrada, coloca uma câmera para filmar toda a abertura do produto e mostra o que você recebeu e o que consta na nota fiscal.
Tira fotos do produto, da nota fiscal e reclama para a FNAC que não recebeu o produto que você comprou.
Isso servirá de prova (inclusive para o PROCON), de que a empresa entregou o produto errado.
De que ele fez uma reclamação, após a chegada do produto e que o produto correto não foi entregue.
Mas é só a minha opinião!
Com a nota fiscal em mãos e o produto em mãos, eles não podem simplesmente iniciar o processo de cancelamento.
Até não farão isso, porque o cliente ainda está com o produto em mãos.