Autor Tópico: Dicas para principiante  (Lida 1127 vezes)

addamuss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Online: 06 de Dezembro de 2013, 20:47:10
Olá galera, eu aqui traveis de novo hahah'
Bom, acabei de adquirir uma D3200, gostei demais.
Eu gostaria de saber, fora o curso claro,
quais aperfeiçoamentos eu preciso treinar na camera.
Devo fazer fotos no manual pra sentir a camera?
Fotos no formado RAW tambem? Porque?
O pessoal antigo, quando iniciou, como foi a experiência?
Obrigado desde ja, preciso de uma ajuda para não ficar perdido.

abraços.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2013, 20:48:23 por addamuss »
Nikon D3200
Lente nikkor 18-55/55-200mm.


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #1 Online: 07 de Dezembro de 2013, 00:16:34
Vou tentar te ajudar com um pouco de minha experiência! Vamos lá

P: Eu gostaria de saber, fora o curso claro, quais aperfeiçoamentos eu preciso treinar na camera.
R: Um curso é fundamental? Não, dá para aprender sozinho, mas se você aliar um curso básico com vontade e estudos próprios online, com certeza você irá se sobressair! Eu passei pelo mesmo problema que você, e acredite, tente se aperfeiçoar em tudo que conseguir! Eu demorei MUITO para decidir meu estilo de fotografia, na verdade, todos os dias meu estilo muda! Então recomendo você ao menos a saber um pouco de tudo, pois só o tempo irá te guiar para o seu "dom".

P: Devo fazer fotos no manual pra sentir a camera?
R: SIM! Usar o modo manual é fundamental, mas não para você encher o peito e falar que manja das putarias, mas sim pelo o fato de que assim você eventualmente irá passar a SABER como operar a câmera, como as funções da mesma influenciam na fotografia, enfim, te ajuda a conhecer o equipamento, a apurar a técnica, e o principal: a reconhecer a técnica dos outros.

P: Fotos no formado RAW tambem? Porque?
R: Pois o formato RAW permite que você possa trabalhar melhor a foto no pós-processamento, já que o arquivo guarda mais informações do sensor da câmera. Com isso uma foto que tenha ficado uma merda total, com poucos ajustes, talvez seja salva e vire uma obra de arte!

P: O pessoal antigo, quando iniciou, como foi a experiência?
R: A experiencia é a de todos os dias né? Me apaixonei pela fotografia logo após adquirir minha D3200 (que não pretendo vender, mesmo já tento adquirido outra câmera). TODOS os dias abro meu flickr e vejo as fotos do povo que eu sigo e o explore! Aprendo muito com o flickr, mas aprendi muito também aqui no fórum. Sou um frequentador bem assíduo desde que conheci, acho que trocar experiencias é fundamental. Recomendo fortemente a fazer um flickr e ir vasculhando perfis alheios, bem como a ler a área de tutoriais e artigos, bem como a de arte fotográfica daqui do forum, são excelentes!

Outra dica é ir no youtube e ver cursos online, ajudam um pouco nos primeiros passos. Posso recomendar por ora o Sr. Sit Kong Sang, que tem um curso bem completo e metódico.
http://www.youtube.com/user/SitKongSangFOTO

Há muitos outros, mas o Sit Kong Sang foi o primeiro que encontrei e me ajudou muito!

 :D
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


addamuss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #2 Online: 07 de Dezembro de 2013, 00:20:55
Boa cara, vlw demais essa ai.
Obrigado pelo mini tuto  :clap:
Vou fazer tudo isso e mais um pouco.
Obrigado!
Nikon D3200
Lente nikkor 18-55/55-200mm.


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #3 Online: 07 de Dezembro de 2013, 12:00:28
O Alcure disse tudo! O flickr é muito bom para aprender. Pode paraecer que não, mas ver boas fotos feitas por outros ajuda bastante. Outro site que uso nesse mesmo sentido é o 500px.com.

Boa sorte e boas fotos!


addamuss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #4 Online: 08 de Dezembro de 2013, 04:24:17
Na verdade eu estou meio perdido com a camera.
Sabe ne gente?
Nunca tive uma dessa, fico perdido total nos comandos.
Estou lendo mais sobre ela, e o que realmente é "foco manual".
Mas estou seguindo as dicas aos poucos.
Obrigado galera.
Nikon D3200
Lente nikkor 18-55/55-200mm.