Autor Tópico: Ajuda para escolha de câmera  (Lida 7380 vezes)

Kuni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 20 de Dezembro de 2013, 22:14:53
eu desconheço a possibilidade de instalar filtros, e para meu uso, não vejo necessidade. É bom lembrar que se deve trabalhar SEMPRE com o uso de acessórios ORIGINAIS, ou pelo menos genéricos idênticos, e com câmeras prontas para isso. Eu não brincaria de fazer engenhoca e correr o risco de estragar minha câmera.
E nunca ouvi falar tbeḿ desse negócio de abrir a câmera pra limpra o sensor... e olha que eu acompanho bem essa sala, rs. é outra coisa que eu jamais faria, até mesmo por não haver necessidade pois, como vc falou, são câmeras que não têm lentes intercambiáveis. Por onde vai entrar poeira no sensor?

Bom, o negócio de limpar o sensor se não me engano eu vi num tópico sobre como tirar o filtro IR de uma câmera da Panasonic. Aí liguei uma coisa na outra, e como não duvído de nada nesse mundo, vai que entra uma poeirinha ou sujeira no sensor, sei lá né :)

Bom, já estou praticamente decidido em minha escolha, a Canon S110, por ser extremamente portátil, permitir um nível de controle manual bastante grande apesar de não ter um monte de botões dedicados, por filmar em 1080p e apresentar uma qualidade de imagem que pelos exemplos que pude ver, bastante satisfatória.

Obrigado a todos que contribuiram :)


Nemesis

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #16 Online: 09 de Janeiro de 2014, 22:49:49
Boa noite caros colegas da fotografia.

Ao criador do tópico: Caro colega, você ainda procura por uma compacta-bridge na faixa de preço mencionada (R$ 1.000,00) ?

LX7 realmente é uma boa escolha, um colega de trabalho tem uma, porém ela é cerca de 600 reais a mais do que o valor que você procura, podendo embater uma NK D3200 já com a lente do kit ou até trocar por uma 50tinha de F 1.8.

Não sei para que você precisa da câmera, mas eu tenho também uma Fuji S8200 que uso para certos tipos de foto e ela custa na faixa de R$ 800,00 reais hoje em qualquer loja virtual das redes mais conhecidas.

Bom, antes de me cadastrar no fórum notei que existe um forte contraste de opiniões entre os membros aqui, porém quero ressaltar a minha forma de pensar, expressar e comentar. Eu não falo de algo que eu não tenha, ou já tenha visto funcionando ou não conheça alguém que tenha.

Falar de algo que não temos é induzir o próximo ao erro, pois podemos estar equivocados em muitos pontos técnicos, metódicos e caprichos já que fotografia não é uma ciência exata, alguns dizem até que é uma Arte! Então não da para mensurar a arte em si por padrões pré-estabelecidos servindo como martelo final em indicações.

O que vai fazer uma boa foto, creio que na maioria das vezes é o fotógrafo, o ambiente e a criatividade do mesmo, somente a qualidade técnica da foto fica por conta da maquina utilizada, o resto é total fruto de seu operador assim como praticamente em todas as demais maquinas criadas pelo homem.

Bom, acho que falei demais, mas assim evito qualquer tipo de mal entendido e se eu puder, gostaria de lhe recomendar essa 8200, é uma câmera com um preço muito bacana, apesar de não ter sapata para flash(não utilizo flash em 95% das aplicações), entre outras pequenas limitações, ela é uma câmera muito bacana para hobby e para algumas fotos mais simples porém bem compostas e enquadradas, se quiser saber mais estou a disposição.

T+
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2014, 22:58:17 por Nemesis »


Kuni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 10 de Janeiro de 2014, 18:51:14
Boa noite caros colegas da fotografia.

Ao criador do tópico: Caro colega, você ainda procura por uma compacta-bridge na faixa de preço mencionada (R$ 1.000,00) ?

LX7 realmente é uma boa escolha, um colega de trabalho tem uma, porém ela é cerca de 600 reais a mais do que o valor que você procura, podendo embater uma NK D3200 já com a lente do kit ou até trocar por uma 50tinha de F 1.8.

Não sei para que você precisa da câmera, mas eu tenho também uma Fuji S8200 que uso para certos tipos de foto e ela custa na faixa de R$ 800,00 reais hoje em qualquer loja virtual das redes mais conhecidas.

Bom, antes de me cadastrar no fórum notei que existe um forte contraste de opiniões entre os membros aqui, porém quero ressaltar a minha forma de pensar, expressar e comentar. Eu não falo de algo que eu não tenha, ou já tenha visto funcionando ou não conheça alguém que tenha.

Falar de algo que não temos é induzir o próximo ao erro, pois podemos estar equivocados em muitos pontos técnicos, metódicos e caprichos já que fotografia não é uma ciência exata, alguns dizem até que é uma Arte! Então não da para mensurar a arte em si por padrões pré-estabelecidos servindo como martelo final em indicações.

O que vai fazer uma boa foto, creio que na maioria das vezes é o fotógrafo, o ambiente e a criatividade do mesmo, somente a qualidade técnica da foto fica por conta da maquina utilizada, o resto é total fruto de seu operador assim como praticamente em todas as demais maquinas criadas pelo homem.

Bom, acho que falei demais, mas assim evito qualquer tipo de mal entendido e se eu puder, gostaria de lhe recomendar essa 8200, é uma câmera com um preço muito bacana, apesar de não ter sapata para flash(não utilizo flash em 95% das aplicações), entre outras pequenas limitações, ela é uma câmera muito bacana para hobby e para algumas fotos mais simples porém bem compostas e enquadradas, se quiser saber mais estou a disposição.

T+

Olá Nemesis

Sim, ainda estou a procura de uma compacta avançada/premium até a faixa de R$ 1000,00. Apesar de no meu post anterior eu ter dito que me decidi pela Canon S110, continuei a procurar reviews e fotos pela internet, e no final acabei deixando de lado a S110 para procurar uma LX7 ou Olympus XZ-2 por conta a lente bem mais clara em tele. Infelizmente a LX7 está muito cara, e mesmo que eu peça para um conhecido trazer dos EUA ainda não ficaria muito barato. Se tiver que pagar os impostos então, aí é que lascou de verdade, kkk.

Eu concordo contigo, realmente creio que o que faz uma boa foto é o fotógrafo e não a câmera. A única razão de eu querer trocar a minha Canon A720 IS (antiga, mas fazia tudo o que eu precisava) é porque ela já está dando sinais de falha, ela já tem uns 6 anos de história. Pensando nisso, resolvi pegar uma compacta que me permitisse uma maior qualidade de imagem em ambientes pouco iluminados, que fotografasse em raw para que eu aprenda a tratar imagens, e que fosse compacta. Meu sonho de consumo antes era uma superzoom como a S8000 ou as Panasonic da linha FZ, mas os anos de uso da minha A720 me mostraram que embora as DSLR/superzoom/bridge premium fossem super versáteis, eu talvez acabasse nem usando tanto assim, pelo fato da câmera ser pouco portátil e chamar muito atenção em público. De qualquer forma, não precisa se preocupar, não houve qualquer mau entendido, na verdade eu agradeço pela sua opinião e sugestão :)


Ressucitando o tópico, gostaria de pedir mais uma opinião a todos que puderem me ajudar: A Olympus XZ-1 ou a Panasonic LX-5 ainda seriam boas escolhas? Sei que elas já foram substituídas e provavelmente eu só as encontraria usadas hoje em dia, mas os preços são muito convidativos. Para mim, se elas durarem ainda uns 2 ou 3 anos na minha mão, está valendo. Vai ser uma câmera que pretendo usar para levar comigo sempre que possível.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2014, 18:53:32 por Kuni »


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #18 Online: 10 de Janeiro de 2014, 19:45:59
Sempre vale, mas vai depende muito da condição do equipamento (por ser usado) e da análise subjetiva de preço em comparação com uma nova. Quando a serem de gerações passadas, isso não influencia em nada. Se a LX7 trouxe melhorias no seu lançamento, isso não diz em nenhum momento que a LX5 piorou! Isso sem falar que, em alguns casos, a melhoria nem sempre é unânime, como no caso da G15 versus G12...

Os modelos mais bem avaliados lá fora são exatamente os mesmos que você tem em mente: Panasonic LX5/LX7, Canon S100/110/120, Canon G12/15/16, Fujifilm X10/X20, Olympus XZ-1/2 entre outras no mesmo patamar. Questão de qualidade de imagem não muda tanto assim não, é mais uma questão de particularidades e de "assinatura gráfica" de cada marca ou sensor. Talvez o salto um poquinho maior seria apenas para a RX100 e a já não mais tão compacta Canon G1X.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Kuni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 10 de Janeiro de 2014, 20:38:33
Sempre vale, mas vai depende muito da condição do equipamento (por ser usado) e da análise subjetiva de preço em comparação com uma nova. Quando a serem de gerações passadas, isso não influencia em nada. Se a LX7 trouxe melhorias no seu lançamento, isso não diz em nenhum momento que a LX5 piorou! Isso sem falar que, em alguns casos, a melhoria nem sempre é unânime, como no caso da G15 versus G12...

Os modelos mais bem avaliados lá fora são exatamente os mesmos que você tem em mente: Panasonic LX5/LX7, Canon S100/110/120, Canon G12/15/16, Fujifilm X10/X20, Olympus XZ-1/2 entre outras no mesmo patamar. Questão de qualidade de imagem não muda tanto assim não, é mais uma questão de particularidades e de "assinatura gráfica" de cada marca ou sensor. Talvez o salto um poquinho maior seria apenas para a RX100 e a já não mais tão compacta Canon G1X.

Olá greatwalker, obrigado! Pelas imagens que vi, acho que vou de XZ-1 ou LX5 mesmo, a menos que de alguma forma eu consiga que um colega traga uma LX7 dos EUA com baixo risco de pagar os impostos de importação. Cheguei também a considerar a Fuji X10, mas tinha visto um tópico onde um membro do fórum comentou que alguns modelos tinham um problema que mostrava bolas brancas em objetos luminosos, como lâmpadas de postes.


Kuni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 15 de Janeiro de 2014, 03:33:20
Bom gente, consegui alguém que possa trazer dos EUA uma câmera para mim e também encontrei uma oferta no e-bay da XZ-2 por USD 333 obamas e frete grátis!  :D

Assim sendo, fiz esse comparativo no Dpreview entre a Panasonic LX7 e a Olympus XZ-2, me parece que a imagem da Olympus é mais nítida, apesar de ter mais ruído que a Pana. As cores também me parecem bem diferentes, será que é por conta do contraste e resolução mais elevadas da Oly?

Eu particularmente estou tendendo para a LX7, parece mais robusta e bonita, mas o tipo de granulação e cores da Olympus saltam aos olhos. Com 10mp seria possível, na opinião de vocês, fazer uma impressão de tamanho 30x45 com boa retençao de detalhes? Usando uma das 2 câmeras que citei?

http://www.dpreview.com/reviews/image-comparison?attr18=daylight&attr13_0=panasonic_dmclx7&attr13_1=oly_xz2&attr13_2=canon_eos5dmkiii&attr13_3=canon_eos5dmkiii&attr15_0=jpeg&attr15_1=jpeg&attr15_2=jpeg&attr15_3=jpeg&attr16_0=400&attr16_1=400&attr16_2=400&attr16_3=400&normalization=full&widget=1&x=0.875455304928989&y=0.7117291093319991

Se não for pedir muito, podem dar uma última opinião? Até sexta feira vou fechar uma das 2 câmeras.

« Última modificação: 15 de Janeiro de 2014, 03:50:48 por Kuni »


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #21 Online: 15 de Janeiro de 2014, 08:32:58
Sinceramente, qualquer câmera nesse meio campo das "compactas premium" vão ser ótimas escolhas para o fim que se propõem, já que vão entregar um pouco a mais de qualidade (devido ao maior sensor e lentes melhores), mantendo a discrição, portabilidade, funcionalidades e facilidade de uso de uma compacta comum.

Essa questão que você está analisando de cores mais assim, contraste mais assado, é muito de gosto pessoal, além, é claro, que depende do processador de cada câmera e sua conversão para jpeg.

Não sei se já viu, mas tem esse review comparando os principais modelos: http://www.dpreview.com/articles/6489685206/enthusiast-compact-camera-2013-roundup

Particularmente, sou da opinião desse aqui: http://thewirecutter.com/reviews/the-best-compact-camera-for-less-than-450-is-the-panasonic-lx7/

Ou seja, tirando a RX100 que está num nível acima (inclusive de preço), para o meeeeuuu gosto, a LX7 é a melhor escolha, embora eu fosse ficar muito feliz com qualquer uma delas, seja a G16, X20 e por aí vai...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Kuni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 27 de Janeiro de 2014, 11:05:37
Galera, do fórum, estou passando apenas para atualizar este tópico. Resolvi ir na LX7, e já fiz a compra dela. Agora não tem mais volta  :D

Fiz um esquema com o Nelson Nakamura, que ficou de trazer dos EUA para mim por uma taxa sobre o valor do produto. Assim que o produto chegar em minha mãos, daqui uns 20 a 30 dias, passo aqui novamente para falar se deu tudo certo e as impressões da câmera.

Obrigado a todos que tiveram paciência pra me ajudar na escolha  :worship:


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #23 Online: 27 de Janeiro de 2014, 14:57:22
Legal, Kuni. Não deixe de continuar participando e, em especial, postar as fotos com a LX7 quando recebe-la em mãos...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


ArturAK47

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #24 Online: 29 de Janeiro de 2014, 08:09:16
qual seria uma compacta com controles manuais barata para ter de backup?
[Camera] Canon 70d [Objetiva] Canon Ef-s 17-55mm f2.8


Kuni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 29 de Janeiro de 2014, 18:41:42
qual seria uma compacta com controles manuais barata para ter de backup?

Deixando de lado as compactas premium, dentre as superzoom/travel zoom com controles manuais a que me parece de melhor custo-benefício é a Canon SX 160 (ou a SX 170). Ela é compacta, mas no entanto não caberia no bolso, e deve custar uns R$ 400,00 (uns R$ 600,00 para a SX 170). Subindo um pouco o preço, eu provavelmente ficaria com a SX 270 HS. Acho que em lojas menos "mainstream" deve ser possível encontrá-la com um preço bom.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #26 Online: 29 de Janeiro de 2014, 19:37:39
Depende de quanto $ estamos falando nesse barato aí...

Se for passar aí de uns 500 reais, acho que vale o esforço para chegar numa NEX F3 nova ou por alguma Rebel usada mesmo...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


ArturAK47

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #27 Online: 30 de Janeiro de 2014, 06:36:04
Depende de quanto $ estamos falando nesse barato aí...

Se for passar aí de uns 500 reais, acho que vale o esforço para chegar numa NEX F3 nova ou por alguma Rebel usada mesmo...

na verdade eu queria ter mesmo uma de bolso para determinadas ocasiões onde nem sempre é possivel ficar carregando uma Reflex no pescoço.

estava  pensando em algo de 500 reais mesmo, só estou observando a questão dos controles manuais.
[Camera] Canon 70d [Objetiva] Canon Ef-s 17-55mm f2.8


Kuni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 19 de Fevereiro de 2014, 01:26:37
Colegas do fórum,

Apenas para fechar o tópico no que diz respeito à minha dúvida, informo que a câmera finalmente chegou!!  :clap:

Assim, aqui vão minhas primeiras impressões sobre a câmera até agora

- É uma câmera muito bonita. Sério. Achava que as câmeras da Sony que eu via nas lojas eram bacanas e estilosas, mas a LX7 tá de parabéns. Pegando na mão dá pra ver que tem uma construção sólida, um quê de compacta premium mesmo.
- É relativamente pesada para uma compacta. O grip é um pouco pequeno, então pra quem não está acostumado, tirar fotos com uma mão só pode ser meio complicado. O anel de abertura ao redor da lente ajuda na pegada, bem melhor do que segurar a câmera "pelos lados" como em super compactas ou celulares.
- O anel de abertura é bastante útil, mas infelizmente sua função fica restrita apenas aos modos de prioridade de Abertura e Manual. Prioridade de abertura se tornou o novo "Program" pra mim.
- A tampa/capa da lente não é  ruim assim como os reviews dizem por aí, é só encaixar o treco na lente. Pra tirar também é igualmente fácil.
- Sobre qualidade de imagem: achei bem bacana, a resolução é ótima e retém bastante detalhes, tem ruído conforme vai subindo o ISO, mas é normal. Como a câmera é bem rápida, dá pra bater fotos em jpeg+raw sem ter que esperar uma eternidade entre uma foto e outra. Até mesmo fotos com flash tem pouco tempo de reciclagem.
- Sobre as cores das fotos ainda não posso falar muito, mas ao que me parece o modo "natural" é bastante fiel à realidade, apenas aumentei o contraste em +1. No entanto, posso estar falando besteira, já que meu parâmetro de comparação é o LCD da câmera em relação à realidade, e meu atual monitor com painel TN não ajuda neste caso.
- Fotos em modo macro ficam realmente incríveis.
- O balanço de brancos automático é meio estranho, mas é customizável.
- A câmera faz vídeos em slow motion (sem som) e também em 1080p 60fps. Em ótima qualidade.
- O programa Silkypix que veio junto da câmera é bastante fácil de mexer, e produz resultados bastante bons no que diz respeito à controle de ruído, se comparado com o JPEG que sai direto da câmera. E como "editor" de imagens, faz as outras coisas também, como ajuste do balanço de branco, nitidez, etc.

E assim, mais uma vez, agradeço a quem me ajudou nessa escolha :)

Em breve estarei postando algumas fotos pelo fórum :)


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #29 Online: 19 de Fevereiro de 2014, 08:08:33
Excelente, Kuni. Ótima iniciativa em retornar com seu desfecho.

E que baita câmera deve ser a LX7 mesmo. Já tive uma em mãos, mas apenas para "manipular" dentro de uma loja, não cheguei a fotografar de verdade e também tive a sensação de solidez que você teve...

Não deixe de clicar bastante e ir compartilhando nas galerias do forum.

Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C