Autor Tópico: Ajuda na compra de câmera  (Lida 6502 vezes)

Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #15 Online: 30 de Dezembro de 2013, 20:26:42
Dizem as más línguas que o "fenômeno" do baixo preço das NEX F3 aqui no Brasil é devido a um problema em série no limpador do sensor, inclusive as vendidas nas lojas próprias da Sony. Na verdade eu sempre desconfiei do preço daqui ser igual ao do exterior, e nada nunca, jamais foi vendido aqui no Brasil ao mesmo preço do exterior sem ter algum porém. Seria bom saber por algum forista (das dezenas que já passaram por aqui e compraram) se esse boato procede.

nossa, será??
não duvido... os lixos vêm todos para o terceiro mundo mesmo.


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #16 Online: 30 de Dezembro de 2013, 20:32:45
Infelizmente nunca poderemos confirmar isso mas eu nunca duvidei que algo do gênero fosse verdade, tanto que nunca indiquei essa câmera aqui de tão desconfiado que eu sou. O preço da F3 é irreal para o Brasil, ela custa mais barato nas grandes lojas oferecendo garantia do fabricante do que nas infos, vendedores autônomos e lojas de fotografia que só oferecem garantia de balcão.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


Palloma Cardoso

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #17 Online: 30 de Dezembro de 2013, 22:14:42
A Nex F3 é disparada o melhor custo/benefício. Para se ter uma ideia, não sei explicar o motivo, mas ela custa aqui (em algumas promoções que vivem aparecendo) praticamente o mesmo valor daquele aplicado nas lojas dos EUA e do Paraguai. A grande vantagem dela é justamente a qualidade de imagem, já que conta com um sensor APS-C, do mesmo tamanho dos aplicados na linha Alpha da própria Sony e de câmeras da Nikon (série 3000, 5000 e 7000) e da Canon (séries XXD e XXXD), entre outras. É claro que, para ter um preço baixo aliado a qualidade de imagem, alguma coisa tem que ficar de fora, e é aí que você vai sentir falta de um viewfiender, de mais teclas de atalho, e por aí vai... Pra quem estava querendo uma compacta ou superzoom, acredite, essa NEX já faz milagres. Dê uma olhada na galeria: há um tópico dedicado ao modelo onde você pode conferir mais fotos feitas com ela. Agora, querendo se aventurar nas DSLR, elas permitem ainda algumas facilidades, que vão além do viewfinder, e incluem uma melhor pegada, maior disponibilidade de acessórios e coisas neste sentido. A propósito, querendo seguir esse caminho, recomendo manter-se entre Canon e Nikon justamente pela facilidade de lentes e acessórios disponíveis no Brasil e na comunidade dos usados. Você consegue uma Canon T3 ou uma Nikon D3100 por não muito mais do que mil reais: é de se estudar!

Legal. Cheguei a ver os preços dessa Canon T3, quando comecei a me decidir por câmeras melhores, mas ela não oferece a opção de fotos panorâmicas. Pra falar a verdade, eu nem sei se é um recurso que realmente funciona mas até então preferia uma que tivesse. Temo que tal recurso não seja tão simples de usar ou não valha a pena. Quase como alguma coisa que eles colocam no equipamento para justificar o preço e "dizer que tem", mas que no fundo não funciona muito bem. De todo caso, estou de olho nas dicas, estão me ajudando bastante. Vou considerar sim.

Quanto a NEX F3, bem, por essa eu não esperava. Vou inclusive tentar pesquisar mais sobre o assunto... Obrigada pelo aviso.
Se tiverem mais sugestões, são bem vindos.



Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #18 Online: 30 de Dezembro de 2013, 22:28:33
Quanto a esse recurso de fotos panorâmicas, há alguns equívocos nisso aí que quase todas as pessoas que estão procurando uma nova câmera cometem:

Quase todas as câmeras digitais compactas sempre fizeram e continuam fazendo foto panorâmica via software, o que acontece é que depois que a Sony criou esse novo modo fácil as pessoas acham que essa é a única forma de fazer panorâmica.

Um colega aqui no fórum já fez testes com a panorâmica fácil e a via software da mesma câmera, a do software saiu incomparavelmente melhor.

Câmeras de uso profissional, ou mais sérias como a T3, raramente irão fazer foto panorâmica. Esse é um recurso quase exclusivo de compactas já que não é algo muito apreciado por quem usa esse tipo de câmera. Salvo os modelos da Sony, acho que nenhuma outra reflex faz panorâmica.

Escolher câmera pelo fato de ter ou não panorâmica acho um grande erro, é um dos recursos que o pessoal usa muito no início e depois enjoa, esquece que existe. Pode estar escolhendo uma câmera bem pior só por ter panorâmica e deixar uma câmera realmente boa, com o que realmente importa, de fora.
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2013, 22:37:47 por Foto Fácil »
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #19 Online: 30 de Dezembro de 2013, 22:36:45
Foto panorâmica, grosseiramente falando, nada mais é do que algumas imagens emparelhadas formando uma maior. Como o colega disse, algumas fazem isso diretamente na máquina, outras via software. Dificilmente algo feito "na mão" e na hora sairão algo prestável. Dê uma pesquisada sobre como fazer uma panorâmica "verdadeira" e verá a diferença. No mais, é como já foi dito: escolher um equipamento baseado nisso é tão relevante quanto escolher a cor da câmera. A menos que você tenha visto o funcionamento, gostado do resultado, e é isso que importa pra você, o que acho muito difícil, ainda mais vindo de alguém que esteja cotando uma DSLR...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Palloma Cardoso

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #20 Online: 30 de Dezembro de 2013, 23:08:09
Era exatamente o que eu temia, um recurso facilmente "enjoável" e pouco utilizada. Apenas vi uma foto que um amigo tirou com uma camera, e achei interessante. Mas até então não sei muita coisa sobre isso. Apenas acho que me "empolguei" haha. Vou estudar o assunto. Muito obrigada, vocês me ajudaram a esclarecer muita coisa.


Palloma Cardoso

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #21 Online: 01 de Janeiro de 2014, 01:45:35
Gente, outra dúvida (aproveitando o tópico, mas nem sei se posso perguntar isso aqui. Me corrijam se estiver errada).
Qual seria o cartão de memória indicado para a Canon T3? Li algum coisa sobre a classe, que deveria ser de 6 pra mais. Mas tratando-se de capacidade de armazenamento (Gb) e velocidade (Mb/s), qual devo considerar?



Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #22 Online: 01 de Janeiro de 2014, 12:54:33
A partir de classe 4 para vídeos em HD, classe 6 para vídeos em Full HD. Conforme aumenta o número também se aumenta velocidade de processamento, do modo contínuo, etc...

Sobre capacidade, para uso amador não é necessário um cartão de mais de 8gb até porque não se deve ficar mantendo as fotos por muito tempo no cartão, descarregue de tempos em tempos. E tenha sempre dois cartões, não concentre tudo em um cartão só pois se der defeito você fica sem nenhum.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 01 de Janeiro de 2014, 17:28:06
Sobre a NEX-F3:
Dizem as más línguas que o "fenômeno" do baixo preço das NEX F3 aqui no Brasil é devido a um problema em série no limpador do sensor, inclusive as vendidas nas lojas próprias da Sony. Na verdade eu sempre desconfiei do preço daqui ser igual ao do exterior, e nada nunca, jamais foi vendido aqui no Brasil ao mesmo preço do exterior sem ter algum porém. Seria bom saber por algum forista (das dezenas que já passaram por aqui e compraram) se esse boato procede.

Adiciono o negrito. De fato: más linguas.

Esse é mais um dos muitos boatos que tomam proporções astronômicas e acabam virando 'mitos'. Um reclamação que tomou maiores proporções, foi a de alguns se queixarem da presença de 'banding' na imagem. Problemas podem ocorrer com qualquer fabricante e produto. Inclusive esse efeito já foi relatado em D7100 da Nikon, em Canons.....

Parece-me que ele ocorre em determinadas situações, quando usamos altos ISOs.

Quem tiver a chance do comprar, recomendo. O sistema tem uma compatibilidade incrível com lentes manuais, há uma infinidade de adaptadores, ótimo custo x benefício, excelente qualidade de imagens.

Bem não sou fan boy da Sony, muito menos estou ganhado para fazer propaganda, mas fica a dica.
« Última modificação: 01 de Janeiro de 2014, 17:30:37 por Versiano »
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Palloma Cardoso

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #24 Online: 06 de Janeiro de 2014, 01:32:17
E entre a Canon T3 e a Nikon D3100, quais são as vantagens e desvantagens de cada uma? Porque vou confessar, quanto mais leio sobre elas, mais confusa fico. O pessoal costuma dizer que são muito semelhantes. Pode ser só uma impressão que tive pelas fotos das câmeras, mas a Canon T3 me parece ter um corpo mais frágil. Infelizmente não sei se terei a oportunidade de brincar com as duas antes de escolher uma definitiva, por isso gostaria de opiniões. Para o tipo de fotos que estou interessada, creio que o modelo/marca da câmera não vá influenciar, mas caso influencie, pretendo fazer fotografias de paisagens e arquitetura. Retratos não me interessam muito pra falar a verdade.

E mais uma vez agradeço a todos que se dispuseram a me ajudar.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #25 Online: 06 de Janeiro de 2014, 08:18:25
Não vai influenciar e não existem diferenças significativas (até onde eu sei) entre esses dois modelos. Escolha a que mais gostar de manusear (se puder pegar na mão primeiro), a que mais tiver os primeiros acessórios disponíveis, ou a que tiver alguém próximo para pegar uns macetes e/ou lentes emprestadas! hehe
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #26 Online: 06 de Janeiro de 2014, 08:20:22
Para dúvidas sobre câmeras reflex, peço que por favor utilizem a sala adequada. ESsa sala é para discussão sobre compactas.  :ok:


Palloma Cardoso

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #27 Online: 06 de Janeiro de 2014, 17:56:05
Me desculpe Helena, não vai acontecer mais até porque me decidi. Se me permite só um comentário, pra quem está acompanhando esse tópico, consegui em uma loja aqui da minha cidade, manusear as duas câmeras. E no momento em que peguei a Nikon, meu coração bateu mais forte. Depois de mexer um pouco com as intruções da vendedora, senti vontade de sair correndo da loja com ela na mão. Hahaha. Não tive a mesma sensação com a Canon T3, que como eu disse anteriormente, parece ter um corpo mais frágil mesmo. De qualquer forma, está decidido. Só falta juntar a graninha pra comprar  :D

Obrigada a todos. Assim que tiver minha câmera em mãos, volto pra compartilhar minhas impressões. Enquanto isso, vou aproveitando pra conhecer um pouco mais do fórum.

Até mais.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #28 Online: 06 de Janeiro de 2014, 18:59:43
Legal, Palloma. Manusear as câmeras foi, sem dúvida alguma, a melhor forma de tomar essa decisão. Não se esqueça, daqui até a compra do brinquedo, que a compra em si é só o começo. Pesquise materiais de fotografia sobre conceitos básicos, composição de boas imagens, e clique o máximo possível...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


jaqueline moreira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #29 Online: 07 de Janeiro de 2014, 10:41:51
Olá, estou pela primeira vez aqui e gostaria obter ajuda de vcs a respeito de uma compra de camera na qual estou "namorando"  um modelo canon sx500. Gostaria de saber se este modelo realmente é bom, pra mim que não sou nenhuma profissional no ramo, mas desejo fotografias de boa qualidade. Vi esse modelo no site www.maquinadigitais.com.br, quero saber se esse site é confiável se alguém já fez compra nele. Detalhe, o máximo que posso gastar é 850 reais. Quem me ajudar ficarei desde já agradecida.