Autor Tópico: ARQUIVO RAW  (Lida 2636 vezes)

Willian

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
  • Sexo: Masculino
Online: 02 de Janeiro de 2014, 11:03:08
BOM DIA PESSOAL.
POR FAVOR, SABEM ME DIZER HÁ ALGUM PROGRAMA PARA APENAS VISUALIZAR ARQUIVOS RAW SEM TER QUE ABRIR O ARQUIVO NO PHOTOSHOP? ISSO PARA MAC.

AGRADEÇO DESDE JÁ.
Willian Ton


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #1 Online: 02 de Janeiro de 2014, 11:10:51
No meu abro com iPhoto mesmo, mas uso o Aperture para tratar as imagens (que usa a mesma biblioteca do iPhoto).


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #2 Online: 02 de Janeiro de 2014, 11:19:30
Aqui no meu MAC, o Preview (programa padrão de visualização do mac os) abre os RAWs da Sony NEX-F3 e da Canon 6D normalmente.
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


Willian

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 02 de Janeiro de 2014, 11:35:52
NO MEU ABRE AUTOMATICAMENTE COM O PHOTOSHOP... VOU TENTAR FAZER COMO VOCÊS DISSERAM.
E MAIS UMA PERGUNTA: É POSSÍVEL VISUALIZAR AS FOTOS SEM TER QUE ABRI-LAS UMA POR UMA, COMO NO VISUALIZADOR DO WINDOWS?
Willian Ton


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #4 Online: 02 de Janeiro de 2014, 12:36:07
Selecione todas as fotos que você quer abrir, clica com o botão direito, selecina Open With -> Preview.
Asssim ele vai abrir ao mesmo tempo no preview todas as fotos que você selecionou.
O Photoshop deve estar como padrão para este tipo de arquivo. Para mudar, clica com o botão direito no arquivo e selecione Get Info. Na seção "open with" selecione "Preview" e clica em "change all". Agora sempre que você clicar neste tipo de arquivo, o Preview será o programa padrão para visualização.
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #5 Online: 02 de Janeiro de 2014, 12:38:16
Outra coisa: evite escrever com o caps lock ligado. Dá a impressão que você está gritando! :)  :ok:
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


Willian

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 02 de Janeiro de 2014, 12:50:36
Renato: OBRIGADO... (gritando) rsss.

Valeu pela dica. Já tinha lido sobre RAW algum tempo atrás e só agora resolvi utilizar o formato.
Assim tenho que mostrar umas fotos a uma cliente e estava me perguntando como! Já que achava que só era possível abrir as imagens no Photoshop. Isso seria trágico pra mim... rs

Muito, muito obrigado.
Abraço e ótimo 2014.
Willian Ton


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #7 Online: 02 de Janeiro de 2014, 12:57:32
Renato: OBRIGADO... (gritando) rsss.

 :D  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Valeu pela dica. Já tinha lido sobre RAW algum tempo atrás e só agora resolvi utilizar o formato.
Assim tenho que mostrar umas fotos a uma cliente e estava me perguntando como! Já que achava que só era possível abrir as imagens no Photoshop. Isso seria trágico pra mim... rs
Sim, é melhor para a pós-produção fotografar em RAW. Este formato contém mais informações sobre a fotografia e a qualidade do pós processamento é maior.
Realmente não tem condições abrir o photoshop toda vez que for visualizar uma foto..

Muito, muito obrigado.
Abraço e ótimo 2014.
:ok:
Feliz 2014!!
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #8 Online: 02 de Janeiro de 2014, 13:01:34
Selecione todas as fotos que você quer abrir, clica com o botão direito, selecina Open With -> Preview.
Asssim ele vai abrir ao mesmo tempo no preview todas as fotos que você selecionou.
O Photoshop deve estar como padrão para este tipo de arquivo. Para mudar, clica com o botão direito no arquivo e selecione Get Info. Na seção "open with" selecione "Preview" e clica em "change all". Agora sempre que você clicar neste tipo de arquivo, o Preview será o programa padrão para visualização.


Ainda tem a opção de utilizar a barra de espaço, para visualizar arquivos individuais. O Mac consegue visualizar nativamente praticamente todos os tipos de arquivos "comuns" (diferente do Windows, onde somente a instalação ocupa mais de 30GB no HD e não visualiza nem um PDF, não da para entender, desculpa, não aguentei....  :hysterical: :hysterical:).
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 02 de Janeiro de 2014, 13:10:10
O preview, desde que o seu sistema esteja atualizado, abre quase qualquer tipo de raw.


Willian

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 02 de Janeiro de 2014, 13:14:06
Fernando realmente é ótimo quando podemos rir das tolices dos outros... eu que o diga...

Mas não estou querendo defender minha até antão ignorância quanto a visualização das fotos no Mac. O que acontece é que eu "ACHAVA" rss que qualquer arquivo RAW teria que ser "revelado" antes no Photoshop, entende?
Tenho muitoooo que aprender ainda. Pra vc ter idéia sempre fui louco com uma câmera profissional: comprei uma 5D II sem noção alguma de fotografia sabe... aí o dia a dia e vcs queridos sempre dispostos a nos ajudar aqui no MF vão nos ensinando... ok? Realmente cara! Pq não apertei o bendito espaço! rsss

Grande abraço, tudo de bom.
Willian Ton


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #11 Online: 02 de Janeiro de 2014, 13:40:10
O que acontece é que eu "ACHAVA" rss que qualquer arquivo RAW teria que ser "revelado" antes no Photoshop, entende?

Você disse que vai mostrar o arquivo para a cliente.

Pode ser ignorância minha (como disse, uso Raw tratado no Aperture e visualizo no iPhoto, então as alterações que fiz aparecem no iPhoto), mas acho que se você modificar o Raw no photoshop e abrir em outro programa para seus clientes, a imagem que eles verão é o Raw sem tratamento. :ponder:


Willian

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 02 de Janeiro de 2014, 13:54:38
Olá Cristiano.
Veja bem vou mostrar as imagens pra cliente escolher as que gostou... pra depois eu editar entende!

Mto obrigado. Abraço.
Willian Ton


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #13 Online: 02 de Janeiro de 2014, 14:39:19
Fernando realmente é ótimo quando podemos rir das tolices dos outros... eu que o diga...

Mas não estou querendo defender minha até antão ignorância quanto a visualização das fotos no Mac. O que acontece é que eu "ACHAVA" rss que qualquer arquivo RAW teria que ser "revelado" antes no Photoshop, entende?
Tenho muitoooo que aprender ainda. Pra vc ter idéia sempre fui louco com uma câmera profissional: comprei uma 5D II sem noção alguma de fotografia sabe... aí o dia a dia e vcs queridos sempre dispostos a nos ajudar aqui no MF vão nos ensinando... ok? Realmente cara! Pq não apertei o bendito espaço! rsss

Grande abraço, tudo de bom.


Willian, no contexto do meu texto, vc vai perceber que em nenhum momento eu estou rindo da sua falta de conhecimento, mas sim, do sistema Windows, mesmo ocupando mais de 3x o espaço que o Mac OS utiliza, não conseguir visualizar nativamente nem um arquivo PDF. Eu reli o que escrevi, e está bem claro, não dava para ter outra interpretação.

Um abs.
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #14 Online: 02 de Janeiro de 2014, 14:42:03
Olá Cristiano.
Veja bem vou mostrar as imagens pra cliente escolher as que gostou... pra depois eu editar entende!

Mto obrigado. Abraço.


Se aqui cabe um adendo, eu não mostraria as imagens "puras" para o cliente e nem pessoalmente na tela do computador, a probabilidade de perder mais tempo é grande.
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto