Autor Tópico: Decepção ao ver foto impressa.  (Lida 3555 vezes)

Márcio A.A.

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Online: 03 de Janeiro de 2014, 00:33:36
Hoje enviei umas fotos para imprimir, e sabia que exatamente como no monitor não ia ficar. Só que a decepção foi bem maior do que eu imaginava.
Antes de enviar, deixei as fotos em JPEG com 300 dpi e sRGB e escolhi que não fossem tratadas pelo laboratório (pois já havia acertado ao meu gosto no ACR). Como não tenho calibrador, vi as fotos em 2 notebooks, na TV e no tablet e, embora com algumas diferenças (principalmente no tablet que tem menos cores), todas as imagens foram boas e próximas da primeira foto abaixo.

Fiz uma simulação de como ficou o resultado impresso (2ª foto).


A foto ficou bem mais soft, com cores bem menos saturadas e muito mais escura, apagando luzes e contrastes. O verde, também ficou uma cor "plana", como se fosse um só tom.

Alguém sabe onde está o erro do arquivo que mandei para impressão, ou se o erro pode ter sido no laboratório, qualidade do mesmo, etc. É lab da Kodak.

Para vocês com monitores calibrados com calibrador, como aparece a 1ª foto? Dá para ver o caule da flor, né? Pois na impressão ele sequer aparece.
Canon EOS 70D
Canon Powershot SX50 HS


Pictus

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Resposta #1 Online: 03 de Janeiro de 2014, 02:30:02
A primeira foto está OK e é possível ver o caule, manda fazer em outro lugar...

BTW, tem uns links interessantes em http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=29032.0
principalmente a parte de soft proofing...


spositom

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Resposta #2 Online: 03 de Janeiro de 2014, 09:50:32
O Pictus não gosta disso mas uma solução "gambi" é pegar um target impresso do seu lab de preferência, fazer a reprodução no seu monitor e pedir para não ajustar quanto imprimir/revelar as fotos. 

Você falou em foto impressa e normalmente as impressoras são nativas AdobeRGB e vc mandou em sRGB, não justifica a diferença mas o AdobeRGB dá uma "saturada" nas cores

Abs

Marcio


Pictus

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Resposta #3 Online: 03 de Janeiro de 2014, 11:55:18
Você falou em foto impressa e normalmente as impressoras são nativas AdobeRGB e vc mandou em sRGB, não justifica a diferença mas o AdobeRGB dá uma "saturada" nas cores

Existem cores saturadas que o sRGB não pode reproduzir, mas estão presentes em espaços de cor maiores.

Spositom você tem uma Designjet Z2100?
Usando um perfil do Ilford Galerie Premium Glossy Paper 270g

sRGB vs  Designjet Z2100


Adobe RGB vs  Designjet Z2100


ProPhoto RGB vs  Designjet Z2100


No https://sites.google.com/site/chromasoft/icmprofiles
Vc encontra ProPhoto RGB com gamma 2.2 e D65 e outras coisas...

No http://www.northlight-images.co.uk/article_pages/test_images.html
Tem um monte de targets interessantes...



Márcio A.A.

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Resposta #4 Online: 03 de Janeiro de 2014, 18:08:38
Primeiramente obrigado a todos pela ajuda. Estou aprendendo muito aqui no MF.


A primeira foto está OK e é possível ver o caule, manda fazer em outro lugar...

BTW, tem uns links interessantes em http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=29032.0
principalmente a parte de soft proofing...

Vou tirar um tempinho para ler todos esses artigos. Tem muita informação boa aí. Valeu a dica.
E vou fazer como você disse: revelar em outro lugar. Tenho uma concunhada que é fotógrafa. Vou ver aonde ela mandas as fotos. Essa minha que ficou ruim é daqueles labs que se manda pela internet (vai saber se no upload não tem um programinha sacana que estraga o arquivo...).

E valeu pelos exemplos dos espaços de cores!



Citação de: spositom
O Pictus não gosta disso mas uma solução "gambi" é pegar um target impresso do seu lab de preferência, fazer a reprodução no seu monitor e pedir para não ajustar quanto imprimir/revelar as fotos. 

Você falou em foto impressa e normalmente as impressoras são nativas AdobeRGB e vc mandou em sRGB, não justifica a diferença mas o AdobeRGB dá uma "saturada" nas cores

Abs

Marcio

Essa "gambi" eu tentei fazer, mas como a diferença de resultado foi tão gritante, ao deixar o monitor com a aparência da foto e editá-la, ao voltar para a calibração padrão a foto ficou estourada e cheia de ruído. Por isso que achei impossível de ser só uma questão de calibração.

Aprendi mais uma agora. Eu achava que os labs só trabalhavam com sRGB. Por isso converti. Porque na câmera já deixo setado para Adobe RGB, e trabalho no PS com Adobe RGB também. As cores são melhores. Quando vou mostrar na WEB, aí sim passo para sRGB. Eu achava que para revelar não iam trabalhar com Adobe RGB e a foto ia acabar mudando as cores. Assim converti em casa, mantendo a aparência em sRGB mais próxima do resultado em Adobe RGB. Mas é uma ótima notícia saber que não precisa.

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spositom

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Resposta #5 Online: 03 de Janeiro de 2014, 18:37:04
Primeiramente obrigado a todos pela ajuda. Estou aprendendo muito aqui no MF.

Essa "gambi" eu tentei fazer, mas como a diferença de resultado foi tão gritante, ao deixar o monitor com a aparência da foto e editá-la, ao voltar para a calibração padrão a foto ficou estourada e cheia de ruído. Por isso que achei impossível de ser só uma questão de calibração.

Aprendi mais uma agora. Eu achava que os labs só trabalhavam com sRGB. Por isso converti. Porque na câmera já deixo setado para Adobe RGB, e trabalho no PS com Adobe RGB também. As cores são melhores. Quando vou mostrar na WEB, aí sim passo para sRGB. Eu achava que para revelar não iam trabalhar com Adobe RGB e a foto ia acabar mudando as cores. Assim converti em casa, mantendo a aparência em sRGB mais próxima do resultado em Adobe RGB. Mas é uma ótima notícia saber que não precisa.

Difícil avaliar mas se o target tá muti diferente do seu monitor ou o lab ou o monitor tá com problema, precisaria realmente de uma contraprova.

Informação das faixas de cores foi eu quem conclui levando em conta a palavra mágica que vc falou: imprimir.

A informação sobre faixa de cor vc tem que conversar com o LAB ou atelier e se for um papel especial tem que trabalhar com perfil de cores.

Abs

Marcio



spositom

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Resposta #6 Online: 03 de Janeiro de 2014, 18:42:09
Existem cores saturadas que o sRGB não pode reproduzir, mas estão presentes em espaços de cor maiores.

Spositom você tem uma Designjet Z2100?
Usando um perfil do Ilford Galerie Premium Glossy Paper 270g

sRGB vs  Designjet Z2100


Adobe RGB vs  Designjet Z2100


ProPhoto RGB vs  Designjet Z2100


No https://sites.google.com/site/chromasoft/icmprofiles
Vc encontra ProPhoto RGB com gamma 2.2 e D65 e outras coisas...

No http://www.northlight-images.co.uk/article_pages/test_images.html
Tem um monte de targets interessantes...

Opa Pictus, obrigado pelos targets

na verdade é uma Z3100, da pra tirar umas "corzinha" a mais.

Fiz alguns gráficos aqui e sempre mostro pros possíveis clientes

Tks

Marcio


Pictus

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Resposta #7 Online: 03 de Janeiro de 2014, 19:31:14
 :ok:

Márcio A.A.,
$$$Acerta$$$ com o Spositom para ele imprimir uns targets lá do
http://www.northlight-images.co.uk/article_pages/test_images.html
para vc, pode ser o Fuji e o da Outback.


Soprani

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Resposta #8 Online: 07 de Janeiro de 2014, 22:21:41
Eu passo por situação muito semelhante. Embora eu use Mac com regularem de brilho em dois pontos, na tela a imagem fica FABULOSA enquanto na impressão, e em alguns monitores, fica só uma imagem sem muita graça.

Dia desses fiz uma foto de bolo de casamento que é coisa de sonho, mas só na tela do iMac ou do iPad, nas demais telas é só mas uma foto meio sub de bolo.

Meu sonho é descobrir como fazer a imagem que é vejo na tela ir para a foto.  :wub: :wub:
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


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Resposta #9 Online: 08 de Janeiro de 2014, 17:52:19
Como está o código na parte de trás da foto?
Tem como você escrever ou tirar uma foto? É praticamente impossível não terem feito nenhum ajuste.
Várias vezes mandei refazer o serviço, e mesmo pedindo pra não realizarem nenhuma correção, os técnicos faziam alterações.


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Resposta #10 Online: 08 de Janeiro de 2014, 22:20:07
Como está o código na parte de trás da foto?
Tem como você escrever ou tirar uma foto? É praticamente impossível não terem feito nenhum ajuste.
Várias vezes mandei refazer o serviço, e mesmo pedindo pra não realizarem nenhuma correção, os técnicos faziam alterações.

Pelo menos na teoria não foi mexida: NNNN.
Vou tirar a prova noutro lab. Só ando meio sem tempo de fazer isso, mas quero ver se até o fim de semana revelo essa mesma foto e um target.
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Resposta #11 Online: 09 de Janeiro de 2014, 11:58:32
Eu passo por situação muito semelhante. Embora eu use Mac com regularem de brilho em dois pontos, na tela a imagem fica FABULOSA enquanto na impressão, e em alguns monitores, fica só uma imagem sem muita graça.

Dia desses fiz uma foto de bolo de casamento que é coisa de sonho, mas só na tela do iMac ou do iPad, nas demais telas é só mas uma foto meio sub de bolo.

Meu sonho é descobrir como fazer a imagem que é vejo na tela ir para a foto.  :wub: :wub:

-Monitor decente calibrado por um calibrador
-Iluminação na cor e intensidade adequada *
-Perfil da “impressora”

Em http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=29032.0
Não deixe de ler os links azuis

*Luz adequada seria a luz indireta do sol, quebra-galho para iluminação artificial seria uma luminária
com uma lâmpada 6500K e se achar que o branco no impresso ficou “azulado”, experimenta uma de 5400/5500K.


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Resposta #12 Online: 09 de Janeiro de 2014, 12:32:04
-Monitor decente calibrado por um calibrador
-Iluminação na cor e intensidade adequada *
-Perfil da “impressora”

Em http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=29032.0
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*Luz adequada seria a luz indireta do sol, quebra-galho para iluminação artificial seria uma luminária
com uma lâmpada 6500K e se achar que o branco no impresso ficou “azulado”, experimenta uma de 5400/5500K.

Muito comum não se ter um padrão de luz para analise. [off topic]: trabalhei numa empresa de cosméticos e lá o colorista vale ouro. Montaram o laboratório com luz fria. Levei o diretor com um padrão para dentro do lab e depois na sombra, na hora consegui uma verba pra ambientar a sala.

Abs



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Resposta #13 Online: 09 de Janeiro de 2014, 12:44:57

E usaram que tipo/marca de luz?


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Resposta #14 Online: 09 de Janeiro de 2014, 16:54:53
E usaram que tipo/marca de luz?


Nossa Pictus, isso foi no tempo que o Mar Morto tava doente. Me lembro que era um fornecedor do RJ e tb vinha no pacote luz UV bactericida para água desmineralizada.
Neste época  nem imaginava trabalhar com impressão só queria tirar o meu da reta (era responsável pela fabricação).  Só sabia destas diferenças de temperatura pq fui produtor, trabalhava com BetaCam e andava com um canudão de gelatina Roscco

Só por curiosidade dei uma googlada http://www.akarilampadas.com.br/aplicacoes/lampadas-kino-flo.php#true_match_2

Abs