Preset é furado.
O pessoal vende preset como se fosse um pacote mágico que pegam sua foto e sobem a outro patamar... Isso é a maior mentira.
Preset funciona bem pra quem criou, pois deixa homogêneo alguns parâmetros que seriam bem lentos para serem ajustados manualmente um por um.
Eu mesmo uso alguns presets para corrigir distorção, aumentar um pouco a saturação da calibragem do canal Azul, ajustar um pouco o contraste e talz.
O problema de preset, é que o criador faz para a câmera/lente/flash dele, nos tons que ele costuma fotografar. Na maioria das vezes essas circunstâncias não costumam ser iguais para outras pessoas.
Tem o clássico caso onde o cara que vende o pacote de preset é um fotógrafo do litoral que tira fotos com luz natural na praia, high key e tem o estilinho "teal and orange". Aí o sujeito compra o pacote, e vai aplicar em foto noturna low key com luz de flash. Obviamente fica medonho.
Eu confesso que vez ou outra eu dou uma curiada em preset (por ex do Signature Edits) para ver como ele fez para chegar numa tonalidade.
As vezes a gente quer ajustar uma cor para caber numa paleta e não consegue muito bem, por ex. uma combinação de balanço de branco, com curvas em cada canal) com HSL com split tonning e calibração. Aí nesse caso é legal consultar algum preset pra ser mais assertivo na hora de mudar essas cores.
Agora vou dar uma dica que tem funcionado para mim. Ultimamente tenho percebido que não consigo o tom de pele que gostaria no LR. Então pra não ter que retocar cada arquivo do catálogo, eu abro uma no PS, faço a correção que desejo com camadas de ajuste/blend if que tem mais poder de fogo que somente os ajustes do LR, depois eu exporto isso como um LUT, crio uma calibração usando esse lut e depois salvo o preset no LR. Assim, esse preset vai para todas as fotos.
Tem um cara que dá dicas e cursos muito bons de produtividade no LR, ele se chama Henrique Ribas, depois procura Lightroom Ninja. Tem uma aula que ele ensina a fazer um preset que basicamente serve pra 80% das fotos.