É exatamente isso que venho me perguntando: é praticamente unânime que os novos mirrorlesszeiros defendem a tal portabilidade, discrição... Mas uma boa parcela destes acabam indo para os maiores equipamentos com as maiores lentes, algumas ficando maiores e mais pesadas que DSLRs de entrada, e custando muito mais. Pode até prevalecer o gosto individual, a qualidade que alguma lente específica possa trazer, mas certamente os argumentos racionais vão ficando pra trás.
Minha 5D MKIII pesa 950g. Trata-se de uma câmera de meio de linha, semiprofissional, não estou colocando aqui nem as amadoras de entrada, nem as profissionais que pesam muito mais.
Comparando com a m43 mais pesada de todas, mais cara de todas, mais top de todas, a OMD Em1, temos 490g. Praticamente metade.
Veja uma rebel, por exemplo, temos T5i com 525g e uma EP2 com 260g, portanto, metade do peso e tamanho.
Assim que vai ser, sempre metade do tamanho, por uma razão até óbvia, o sensor tem a metade do tamanho. O que não podemos é comparar a M43 top de linha, de magnésio, corpo "pró", com uma DSLR entry-level de plástico, aí vai ficar parecido.
Então, quando eu seguro minha 5DMK3 com a 85mm 1.2 e tenho dores nas articulações, troco pela OMD com a 45mm e a diferença é monstruosa, um abismo.
No somatório então a diferença é brutal, eu viajei a NY certa vez, com uma Lowepro Photo Trekker Classic, 300mm, 70-200 2.8, 85mm 1.2, 50mm 1.2, o peso era algo inimaginável, tanto que chegando lá tive que comprar uma Tamrac com rodinhas pra aliviar a coluna. Agora, praticamente todo meu equipo m43 cabe numa mini mochilinha lowepro ridícula, e beeeem leve.
A questão é que mesmo dentro do universo m43 você ainda tem níveis de portabilidade, nada impede (pelo contrário) de termos uma OMD e uma PEN, para situações onde a portabilidade extrema é exigida.
A primeira vez que pequei minha 35mm 1.8 na mão não acreditei, parecia um brinquedo.
É muito fácil qualquer um fabricar um corpo compacto, seja m43, APS, "fullframe" e até memso médio formato. O problema é a linha de objetivas, ainda mais que elas tem que ser mais longas pra compensar o sensor mais próximo da baioneta, é onde a "porca torce o rabo".