Prezados,
Pela terceira vez fotografo um casamento a noite em um local (desta vez não era igreja) em que o teto era de madeira, daquelas bem vermelhonas mesmo.
Para melhorar esta ultima cerimonia se iniciou cerca de 45 minutos antes de o sol se por e em um "galpão" em que não haviam paredes com mais de 1 metro na lateral, Ou seja, para onde se apontasse haveria uma parte com o céu estourado e os convidados no escuro.
Assim que chegamos um "parceiro de guerra" se animou para meter um flash (uma bomba nuclear para ser bem claro) rebatendo no teto e logo de cara avisei que seria o mesmo que pintar a todos de tinta laranja, e não deu outra, ele tentou e na hora entendeu do eu estava falando.
Enquanto isso eu meti dois tripes, um antes do altar (que na verdade era apenas uma mesa entre a parte interna da parte coberta e a varanda - ou seja, atras de pastor ficaria claro quase até o final da cerimonia) e outro depois. Cada um com um SpeedLight, com modificadores de luz, para suaviza-la. Coloquei os tripés o mais alto quanto eu podia, para evitar sombras típicas de uma pessoa ao lado da outra e testei a luz, antes dos convidados chegarem, e para evitar que saíssem nas fotos e o resultado pareceu-me "aceitável".
Utilizar um pau de fogo na mao de um iluminador pareceu-me uma boa alternativa, mas não resolveria o problema dos convidados totalmente no escuro, uma vez que so seriam iluminados aqueles que estivessem perto do assistente, que não me sinto aa vontade em usar ISO maior que 1600 e 3200 em minhas câmeras, e que meus rádios teimam em não funcionar em TTL nem pelo k@ rai. Assim, acho que a alternativa de tripés aa media distancia, para utilizar a lei do inverso do quadrado da distancia, e em manual, me pareceram a alternativa possível.
Outro fator a se considerar era que não sou muito fa de flash direto /( do verbo apontando diretamente na cara do fotografado) na câmera.
Diante da citada experiencia gostaria de trazer aos senhores a seguinte discussão (afinal acho que é a isso que este fórum se propõe, certo?): como os senhores fotografam casamentos, nas condições relatadas e como o fazem quando no lugar do teto de madeira temos um evento aa luz da lua (sem teto e com pouquíssima luz)?
Abraço