Bom Ivan hoje eu estava discutindo com o Danilo sobre o rumo do review, ele tbm achou absurda a condição de teste, mesmo porque a Fuji é a única que tem por padrão de fábrica JPG normal e não fine.
Além disse ele comentou uma coisa que fui ver e nos prós a câmera possui inúmeras vantagens contra apenas algumas baboseiras de contras (a maior delas é velocidade o que não é compatível com a proposta de uma câmera de estúdio e apesar da performance dela ser similar à da 300D (até melhor) ninguém ninca fez críticas tão duras à 300D.
Outra questão foi jogar a S3 no mesmo barco da 20D, D100 e etc, ai sim o preço dela sem dúvida seria o mais alto , mas todas são câmeras de uso geral, enquanto a S3 é uma câmera de estúdio (a mais barata delas por sinal), agora me responde qual o critério foi usado para dar esta nota para a
Pro/c e aquela nota para a S3?
Convenhamos, ambas são câmeras de estúdio, visando exatamente o mesmo mercado de aplicação.
Em termos de preço a Fuji ganha de lavada, em termos de velocidade elas empatam, em termos de qualidade de imagem se bobear a Fuji com sua latitude adicional é até melhor que a Pro/C, o corpo da Pro/C é bem interior ao corpo Nikon da Pro/n, que por sinal é o mesmo da Fuji S3.
O único quesito de qualidade de imagem que a Pro/c ganha é resolução, porque em todos os outros a fuji ganha.
Agora lhe pergunto olhando por um outro ângulo não era para a S3 ser altamente recomendada?
Porque se preço tem um peso muito alto a simples comparação equivocada com uma câmera de US$ 900 (como fizeram) já comprometeria seriamente sua avaliação, porque não comparar com uma câmera que seria usada pelo mesmo tipo de usuário e aplicação?
Ou seja acabou se tornando um Review totalmente lotado de aberrações.
É simplesmente impossível avaliar uma câmera única como a S3 (nenhuma câmera no mercado faz o que ela faz) baseado num padrão de usuário comum.
A maior parte dos usuários comuns sequer sabem o que é latitude e o porque 2 pontos são tão importantes. Mas é só olhar essa página 19 que dá para notar o quão importante é a latitude, principalmente para fotógrafos que trabalham com alta qualidade, é importante conseguir textura mesmo em altas luzes e isso só a Fuji lhe dá, acredito que esta seja a revolução esperada para que os fotógrafos de moda e arquitetura pudessem mudar pra digital.
Pena o Phil ter sido um dos poucos reviews a ter esta visão tão equivocada da posição de mercado e das fortes características da S3.
Acredito que a Latitude não teve nem 10% da importância que teria que ter na nota do equipamento, quem sabe porque o próprio Phil não saiba a importância disso, uma vez que passou muito tempo testando apenas câmeras com níveis muito próximos de latitude.