É que hoje em dia a gente é tão bombardeado com publicidade que passamos a achar que a melhor obra é aquela que se aproxima dessa estética publicitária. Talvez se fossemos bombardeados de arte diariamente, os nossos parametros seriam outros.
Exatamente.
Eh um dos motivos de eu preferir a sugestao de colecionar e estar sempre observando obras de mestres artisticos, e tentar nao dar atencao e ter menos contato com obras comerciais. Pessoalmente, acredito que isso seja mais importante do que aprender regras de composicao e enquadramento.
Outro dia postei um tópico parecido aqui na sala.
Na minha imensa ignorância, discordo do mestre HCB neste quesito. Não considero que as facilidades disponibilizadas pelas câmeras, como as linhas de grade, prejudicam a ato fotográfico. Também não considero que o corte de uma fotografia esteja tirando o seu valor. O próprio HCB já utilizou o crop na foto do cara do pulinho - então, se ele ousou esta exceção para tornar a sua foto melhor, nada impede que outras fotos também fiquem melhores.
Quanto ao instante decisivo eu acho ele importante. É muito bacana quando vc capta aquele momento ideal. Porém, não acho que o "instante decisivo" deva ser algo a ser perseguido com tresloucada dedicação.
Eu acho que o texto que a Pris postou eh muito generico e raso. Mas como eh a opiniao de Bresson...
Existe sim a questao da influencia da midia. A midia, influenciando a maneira que vc trabalha, se relaciona com a sua criacao e observa o objeto, cena, tema que vc quer trabalhar, influencia sim no resultado em inumeras maneiras, as vezes de forma sutil e particular, outras vezes de forma clara e evidente.
Estudando historia da arte e das midias vc ve o quanto a mudanca de tecnologias na comunicacao (artistica e nao artistica) muda a maneira das pessoas se expressarem, consequentemente muda a maneira das pessoas pensarem e finalmente muda a maneira das pessoas criarem e transmitirem mensagens.
A tecnologia fotografica em si fez com que a ferramenta se tornasse um obstaculo, ou a principal relacao do fotografo, o aquilo que ele fotografa algo mais distante. E isso nao aconteceu somente com a fotografia.
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A imprensa fez com que as pessoas tivessem mais acesso a literatura e testos filosoficos/politicos da mesma forma que a camera 35mm deu acesso as pessoas ao seu proprio registro e expressao visual.
O primeiro foi crucial para a revolucoes politicas pelo mundo, como a Independencia dos EUA e a Revolucao Francesa. O segundo crucial para a revolucao cultural.
E o telegrafo aumentou a velocidade da informacao de forma instantanea da mesma maneira que a fotografia digital.
E ambos criaram a banalisacao e baixa qualidade da informacao, a primeira fazendo com que jornais se tornassem menos analiticos e passassem a ser mais factoriais com textos mais curtos. E o segundo pela distracao que citei antes entre outros, como a preca de querer ter mais numeros de registros, a dependencia da tecnologia substituindo o raciocinio e trabalho do fotografo, semelhante ao telegrafo onde a velocidade de transmitir a noticia se tornou um distrativo que tornam as pessoas mais distantes da informacao em si.
E depois a internet que em ambos os casos, seja para a noticia ou fotografia, criou uma poluicao de informacao nunca antes haviado.