Autor Tópico: Fujifilm x-t1 ou Nikon D7100  (Lida 12059 vezes)

Jota-BH

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
Online: 28 de Fevereiro de 2014, 20:43:06
Já estava decidido pela Nikon. Um amigo vai pra Miami no dia 19 e falou que traria pra mim. O meu uso é amador, fotos de viagens e família. Ta certo que eu gostaria de me aprofundar mais na arte da fotografia. Mas fiquei com uma grande dúvida. A diferença de peso e volume é grande mas aparentemente a qualidade não. O preço coma lente básica e 400 dólares mais caro pela fuji. Gostaria de opiniões. Fico mais a vontade com uma câmara menos trombolho a mas quero algo de muita qualidade. E em relação a cortar as fotos no Lightroom? 24 mgpixel faz diferença? :worship:
Fujifilm X-T1 + Fujifilm XF 35 mm f/1.4; XF 18-55 mm 2.8-4; XF 55-200 mm 3.5-4.8


andersonperon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
    • Anderson Peron Fotografia de Arquitetura
Resposta #1 Online: 28 de Fevereiro de 2014, 21:24:26
Já estava decidido pela Nikon. Um amigo vai pra Miami no dia 19 e falou que traria pra mim. O meu uso é amador, fotos de viagens e família. Ta certo que eu gostaria de me aprofundar mais na arte da fotografia. Mas fiquei com uma grande dúvida. A diferença de peso e volume é grande mas aparentemente a qualidade não. O preço coma lente básica e 400 dólares mais caro pela fuji. Gostaria de opiniões. Fico mais a vontade com uma câmara menos trombolho a mas quero algo de muita qualidade. E em relação a cortar as fotos no Lightroom? 24 mgpixel faz diferença? :worship:

bicho, pra mim vc já respondeu: "...Fico mais a vontade com uma câmara menos trombolho..."  :).
Como eu já disse algumas vezes por aqui: eu só voltaria para DSLR se necessitasse de sensor FF, caso contrário, prefiro as menores. Vc têm várias opções que atenderão melhor ao seu propósito e com qualidade de imagens excelente (E-M1, E-M5 mais em conta, X100s, X-Pro1, X-T1, enfim, todas da linha X, NEX, e por ai vai)  :ok:
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2014, 21:25:34 por andersonperon »


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #2 Online: 28 de Fevereiro de 2014, 22:21:23
A D7100 é a melhor câmera DX da atualidade e, na minha opinião, não é nenhum "trombolho"   :D

Cabe a você decidir suas prioridades. Se quer algo menor e mais leve tem várias opções no mercado  :ok:
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2014, 22:21:35 por ALEXFIGUEIREDO »
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #3 Online: 28 de Fevereiro de 2014, 22:56:56
Sem dúvida nenhuma: X-T1.

É difícil falar sem eu ter visto/usado uma mas os comentários, fotos de colegas aqui do MF só me fazem reforçar que está entre os melhores sensores APS-C da atualidade quando se olha todos os aspectos. As lentes Fujinon são espetaculares e, mesmo a lente do kit, é f/2.8 - f/4.0.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.204
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #4 Online: 28 de Fevereiro de 2014, 22:56:57
Eu iria de X-T1...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 28 de Fevereiro de 2014, 23:22:46
Decisão meio "escolha de Sofia", pois a Nikon é considerada a melhor APSC do mercado, já madura e com enorme variedade de lentes, para não falar no excelente visor óptico e autofoco preciso e rapidíssimo.

A Fuji entrou "bombando" pq fez algo diferente, uma híbrida com visor óptico meio "à la Leica", e fez um gol de placa com a X100s. Entretanto, em minha opinião, a XT-1 é mais uma tentativa de fazer uma mirrorless com cara de dslr, sem as qualidades destas, como visor óptico, rapidez e exatidão de autofoco.

A grande atração da Fuji foi "compre uma câmera quase igual à Leica" com sua X Pro. Ora, eu a comprei pq a Leica está completamente fora do meu orçamento, mas a XT-1 está com o apelo "compre uma mirrorless com cara de dslr", categoria até mais barata do que ela...

Difícil...  :(


Claudio.fapereira

  • Trade Count: (21)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.663
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 01 de Março de 2014, 06:57:43
Nesta escolha aí eu acrescentaria a E-M1, tremenda jóia. Qualidade de imagem a parte, usar esta cam é mais prazeroso do que usar a D7100. Qualquer uma das três te deixará feliz.
Sigma 35 1.4, Nikkor 85mm 1.8D, Nikkor 58mm 1.4, Zeiss 135mm 2.0, Sigma 50-150 2.8 + SB-900
E-M1 MkII + Oly 12 2.0, Pana 25 1.4, Pana 42.5mm 1.2, Oly 14-54 2.8-3.5 II, Oly 50-200 2.8-3.5 non SWD, Oly 50mm 2.0, TC 1.4X
Sony A7 RII + Sony 85mm f/1.4, Sony 50mm 1.4, Sony 24-70mm 2.8,  Zeiss 55mm 1.8, Rokkor 58mm 1.2, Sony 28mm 2.0, conversores para 21mm e 16mm, Sony 70-200 f/4, Leica R 50mm 2.0, Leica R 90mm 2.0, Nikkor 85mm 1.4 AIS
Sony RX1R MKII


Leandrovsky

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
    • Fickr
Resposta #7 Online: 01 de Março de 2014, 08:14:25
Se o seu uso é amador e restrito a fotos de família e viagens, as lentes atuais da Fuji vão lhe atender.
Entretanto, se pretende aprofundar, vai precisar uma certa paciência até que a Fuji amplie e popularize decentemente seu set de lentes, o que eu calculo q ainda vai levar uns 3 anos.
Talvez seja o tempo necessário para ficar craque e poder utilizar ao máximo o potencial dos equipamentos que vai estar a sua disposição.
Se tiver pressa, o sistema Nikon já está prontinho e não terá dificuldade de comprar e vender suas lentes na medida de suas necessidades.
Apenas como exemplo, compare quanto fica o conjunto  18-55 + 55-200 (usadas) da Fuji com o da Nikon. Claro, leve em conta a abertura máxima de cada uma delas.
Já lhe adianto q dificilmente vai encontrar essas lentes usadas da Fuji, já as da Nikon...


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #8 Online: 01 de Março de 2014, 10:07:33
Um aspecto interessante e recorrente, que me chama a atenção quando o assunto, invariavelmente, chega nas "comparações" é que os formadores de opinião tendem a valorizar mais o Novo. Sempre. Em todos os fóruns, blogs etc... não é somente aqui.

O glamour está com as Olympus e Fuji atualmente, diga-se que merecidamente. Sem esquecer da K3 da Pentax, que muito se falou no início (que foi há pouquíssimo tempo atrás) e agora acabou ofuscada pelas outras Novas. E temos as Sony também...

Vejo que parte deste furor pelas novidades, se deve também a grande rejeição às grandes marcas, Nikon e Canon, que dominam amplamente o mercado. Parte da "culpa" é destas mesmas grandes marcas, que por décadas ditaram as tendências e impuseram suas políticas de preços, assistência técnica, tecnologia etc...

Hoje não é "grande coisa" ter um equipamento de ponta delas. Não dá status ... não há o tal Glamour.
Um conjunto D7100-D800/70D-5DM3 + "lente A"  é facilmente ofuscado, nos Fóruns, pelos equipamentos Xsyz, OMxyz, Kyz, Gxvz etc... Desculpem-me pelas letras, é que são tantas que realmente me confundem de verdade.
Notem que não citei a lente para os conjuntos Nikon/Canon porque são inúmeras e variadas, para atender bem a incontáveis objetivos.

Realmente entendo que, a decisão hoje, de escolher um Sistema e uma Marca, para quem vai começar na fotografia não será fácil. Se o iniciante frequentar algum fórum ele com certeza irá de Olympus ou Fuji. 90 % de certeza.

A grande e triste conclusão desta estória toda, é que esta decisão, entre Sistemas e Marcas, dificilmente vai ditar ou influenciar o nível da fotografia da enorme maioria que os vai escolher. Esta é uma realidade.

Finalizando, trata-se apenas de uma escolha entre opções para se fazer Fotografia. O Tempo e o Uso dirão se foi acertada ou não. Se não foi ... é só trocar. Simples.

« Última modificação: 01 de Março de 2014, 10:27:11 por ALEXFIGUEIREDO »
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Jota-BH

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 01 de Março de 2014, 11:16:12
Caro Alex discordo um pouco de vc. Eu nunca tive uma Nikon. Tenho uma sony alpha @330. Uma câmara razoável, mas que hoje não me satisfaz! Só tenho lentes do kit. Por isso pensei em iniciar em um novo sistema. De cara pensei na Nikon, pois o sistema de Menus e teclas são semelhantes. Mas para o amadorismo eu gostaria de algo mais portátil e por isso tenho esta dúvida. Sempre pensei em Nikon apesar do trambolhão comparado a minha sony (bem limitada em qualidade - talvez limitada pelo observador atrás da lente..rsrs.). Mas como agora quero tentar uma coisa melhor e a Nikon que eu gostaria seria a D7100 e visto que a fujifilm é 33% mais leve e consideravelmente com menor volume fico pensando em outras possibilidades e a Fujifilm me pareçe uma alternativa apesar do pequeno número de lentes disponíveis. Gostaria de ver as duas mas é impossível! Não conheço nem a D7100 pessoalmente só pelo youtube, mas é grandinha. O. Sistema da Olympus me preocupa devido ao Crop maior (2x). Aguardo o maior número de opiniões. Valeu galera! :D
Fujifilm X-T1 + Fujifilm XF 35 mm f/1.4; XF 18-55 mm 2.8-4; XF 55-200 mm 3.5-4.8


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 01 de Março de 2014, 11:35:12

....os formadores de opinião tendem a valorizar mais o Novo. Sempre. ...

...Hoje não é "grande coisa" ter um equipamento de ponta delas. Não dá status ... não há o tal Glamour...
 
...Se o iniciante frequentar algum fórum ele com certeza irá de Olympus ou Fuji. 90 % de certeza.

....A grande e triste conclusão desta estória toda, é que esta decisão, entre Sistemas e Marcas, dificilmente vai ditar ou influenciar o nível da fotografia da enorme maioria que os vai escolher. Esta é uma realidade.

...O Tempo e o Uso dirão se foi acertada ou não. Se não foi ... é só trocar. Simples.

Excelente comentário. Minha opinião pessoal, entretanto, é:

- em termos de hobby e não de uso profissional, em nossa sociedade de consumo, essas discussões sobre novidades são divertidas e estimulantes, são o colorido da coisa, portanto fundamentais para o prazer em pesquisar, comentar e, finalmente, adquirir;

- não creio haver rejeição a marcas, e sim favorecimento a menos peso e tamanho com boa qualidade, talvez influenciado pela segurança e discrição tão necessárias hoje em dia. A Canon e a Nikon não atenderam ao desejo do mercado, a primeira com a EOS M e a segunda com as J e V, e foram atropeladas nesse segmento (pq continuam imbatíveis no geral);

- glamour eu curto, e status com máquina fotográfica hoje em dia, com tudo em 12 vezes sem juros e preço de USA praticado por qq "importador" confiável, só se vc for abastado o suficiente para pagar Leica e "abestado" idem para mostrar Leica na rua. Já foi tempo em que ficar exibindo câmera em público era algo seguro, portanto o status está meio fora do contexto atual;

- não há nenhuma tristeza no fato de o "nível pessoal da produção fotográfica" alterar para mais ou para menos, se a pessoa ficou feliz com o delicioso processo de pesquisar, comentar e comprar. A foto pode continuar uma porcaria, mas foi a mesma porcaria que sempre fez aliada ao enorme prazer proporcionado pela "Super ultra duper MK 256 mirrorless auto optical laser FujiPanaCaNikOlympus"... Triste fica quem tem enorme talento e não tem $$$ para comprá-la, ou é fissurado em "custo/benefício", "ativos vs. passivo", "juros jamais" e outras atitudes corretas, maduras, responsáveis e completamente sem graça...

- "trocar" não é simples, daí a necessidade de mais estudo, comentário, pesquisa. Comprar algo caro achando que, se não satisfizer, vai ser simples trocar, implica em grande prejuízo financeiro, que deve ser compensado pela satisfação em ter comprado, ter vendido e ter comprado algo melhor ainda... Até hoje coloco meus "upgraded" pela metade do preço que paguei, tendo saído rápido. Apenas vejo se os 50% a menos foram compensados pela enorme satisfação de amortizar a próxima. O resultado final, minha foto, só interessa a mim, e todos os envolvidos estão felizes: o fabricante, eu, e quem comprou meu equipo substituído. Nenhuma tristeza... :ok:
« Última modificação: 01 de Março de 2014, 12:03:53 por efilho »


Claudio.fapereira

  • Trade Count: (21)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.663
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 01 de Março de 2014, 11:50:46
Eu gostei dos últimos comentários. Fazem sentido. Nikon e Canon, em ordem inversa, ainda são os líderes indiscutíveis no segmento das cams com lentes intercambiaveis (ILC). O que ocorre é que o futuro parece apontar para as mirrorless e neste segmento especifico (MILC), Olympus e outras (Sony, Fuji) tem apresentado soluções melhores. Nikon e Canon estão tentando correr atrás do prejuízo nas MILC, além de fazer tudo para prolongar a sobrevida das maquinas com espelho e pentaprisma, sem duvida excelentes também e com um grande diferencial que é a maravilhosa e ampla linha de lentes próprias e de terceiros.
Quem viver verá...
Sigma 35 1.4, Nikkor 85mm 1.8D, Nikkor 58mm 1.4, Zeiss 135mm 2.0, Sigma 50-150 2.8 + SB-900
E-M1 MkII + Oly 12 2.0, Pana 25 1.4, Pana 42.5mm 1.2, Oly 14-54 2.8-3.5 II, Oly 50-200 2.8-3.5 non SWD, Oly 50mm 2.0, TC 1.4X
Sony A7 RII + Sony 85mm f/1.4, Sony 50mm 1.4, Sony 24-70mm 2.8,  Zeiss 55mm 1.8, Rokkor 58mm 1.2, Sony 28mm 2.0, conversores para 21mm e 16mm, Sony 70-200 f/4, Leica R 50mm 2.0, Leica R 90mm 2.0, Nikkor 85mm 1.4 AIS
Sony RX1R MKII


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 01 de Março de 2014, 12:11:17
As DSLR ainda transmitem mais "segurança" na obtenção do resultado final. Por mais fantásticas que sejam minhas NEX-6, Fuji X Pro-1 e Fuji X100s, qdo pressiono o disparador da Canon 70D não tenho dúvidas que tudo estará certo, mesmo que o resultado final seja mais bacana com as mirrorless... A DSLR ainda é o "failsafe" da fotografia, em minha opinião.

Afinal, qdo mando imprimir A3 (para emoldurar), fica tudo a mesma coisa...  :ok:


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #13 Online: 01 de Março de 2014, 12:41:32
Minha opinião pessoal, entretanto, é:


Boa argumentação.  Apesar de discordar em praticamente tudo, existe obviamente esta forma de entender os pontos levantados.

Pensamos de forma diferente, mas não posso negar que existe grande prazer em discutir, analisar, debater e emfim comprar o Tal equipamento. Não tenho nenhuma aversão ao Capitalismo, vivemos nele, basta reparar em meus equipamentos na assinatura.

Quando falei na "tristeza", ela é pessoal, intransferível e se refere às pessoas que vêem mais prazer em Possuir Equipamentos que em Produzir Fotografia. Eu tenho e você não. 

Para finalizar, acho muita "graça" em conseguir uma boa Foto. Esta é para mim a maior "graça" em utilizar o equipamento: produzir boas fotografias. Pensamos muito diferente agora, pois não acho que o "resultado final" tenha que interessar somente a mim, gosto de mostrar a minha fotografia, amadora e sem compromisso, em fóruns e espaços apropriados e fico muito feliz quando meus pares gostam dela. Sou movido a continuar fotografando, aprendendo e até comprando equipamentos novos pelos resultados de minhas fotos.

Mas, como quase tudo na vida, o certo nunca está nos extremos, o meio-termo costuma ser o melhor.

Para uns o Equipamento é o MEIO e a Fotografia o FIM. Para outros, o contrário se aplica. E que mal há nisso?


Desculpem pelo "quase" off topic  :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.204
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #14 Online: 01 de Março de 2014, 12:46:57

O glamour está com as Olympus e Fuji atualmente, diga-se que merecidamente. Sem esquecer da K3 da Pentax, que muito se falou no início (que foi há pouquíssimo tempo atrás) e agora acabou ofuscada pelas outras Novas. E temos as Sony também...

Vejo que parte deste furor pelas novidades, se deve também a grande rejeição às grandes marcas, Nikon e Canon, que dominam amplamente o mercado. Parte da "culpa" é destas mesmas grandes marcas, que por décadas ditaram as tendências e impuseram suas políticas de preços, assistência técnica, tecnologia etc...

Hoje não é "grande coisa" ter um equipamento de ponta delas. Não dá status ... não há o tal Glamour.
Um conjunto D7100-D800/70D-5DM3 + "lente A"  é facilmente ofuscado, nos Fóruns, pelos equipamentos Xsyz, OMxyz, Kyz, Gxvz etc... Desculpem-me pelas letras, é que são tantas que realmente me confundem de verdade.
Notem que não citei a lente para os conjuntos Nikon/Canon porque são inúmeras e variadas, para atender bem a incontáveis objetivos.

Entendo o que você falou; a Sony, Olympus, Panasonic e Fuji estão realmente com um Hype. Mas, por culpa única e exclusivamente da Canon e da Nikon. A Canon não lança uma novidade, um avanço tecnológico. A Nikon, agora está fazendo uns upgrades interessantes (porém, se levar em consideração vídeo 1080 60p enquanto as outras já estão partindo para 4K). As Canons e Nikons ainda são excelentes sistemas profissionais, mas, para o amador e até alguns profissionais as Fuji, Pana e Olympus já são uma opção real. As lentes MFT abrangem as exigências em termos de qualidade ótica e são compactas o suficiente para um fotógrafo de eventos. a Fuji com a chegada da 56 f/1.2 vai no mesmo caminho.
A D7100 é uma boa máquina, na minha opinião, longe de ser a melhor APS-C do mercado (X-E2 e K3 são melhores do que a D7100 e 70D). O Buffer pequeno dela e o formfactor são desestimulantes; de novo, minha opinião é que os formatos APS-C e menores são excelentes para câmeras sem espelho e as MF e FX são ideais para câmeras com espelho.
A D7200 está vindo com maior Buffer, novos modos de filmagem e mais rápida - com isso ela assume o posta da D7000 e D300s de uma vez!
Então, concluindo, um sensor X-Trans, lentes maravilhosas, suporte no Brasil, um formfactor compacto e uma qualidade de imagem que não deixa a dever para nenhuma outra APS-C; minha escolha continua sendo a Fuji.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr