Autor Tópico: MACRO: D50 + 70-300mm + Close-UP!..  (Lida 3614 vezes)

TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Online: 30 de Agosto de 2006, 14:35:12
Pessoal, resolvi fazer este REVIEW por que meu amigo PICLHER estava com algumas dúvidas que eu tbm já tive no passado.

Quando compre minha TELE-ZOOM, esta indeciso entre a consagrada Sigma APO 70-300 e a não tão brilhante Nikkor 70-300G.  Porém, um amigo de outro fórum comprou a NIKKOR e fez um REVIEW, provando que mesmo custando a metade do preço da irmã mais conceituada 70-300ED possui excelente óptica e baixo custo.

Muito bem! Decide-me pela Nikkor G, porém o fato de ela não possuir MACRO me deixou um pouco indeciso fazendo eu optar pela SIGMA.

Este teste, é para esclarecer as dúvidas atuais de muitos amigos, inclusive uma dúvida que eu tive e não encontrei nada relacionado.

:: PREVIEW

Como todos sabemos, a função MACRO, incialmente diminui a distância focal trazendo o objeto mais para perto, claro que falamos aqui de lente "multi-função" e não de uma MACRO 1:1 com fator de amplição especifico pra macrofotografia.

Então resolvi testar o uso de uma 70-300 com um filtro CLOSEUP +2, escolhi o mais por por deixar uma profundidade de campo maior e ser um filtro intermediário que não exige tanta aproximação quanto o +4

Distância focal utilizada na lente: 70mm + CLOSEUP +2 HOYA.

:: O EQUIPAMENTO

Usei minha D50 com a lente APO 70-300 com a função macro desligada e fiz fotos com o CLOSEUP 58mm Hoya +2 e outra foto sem o filtro.

:: AS IMAGENS

Foto sem closeup - Distância de aproximadamente 70CM.


Foto com closeup +2 - Distância de aproximadamente 25CM.


Foto com closeup +2 - CROP 100%.



:: RESUMO

- o uso do CLOSEUP diminui a distância focal, trazendo o assunto mais pra perto do equipamento e consequentemente aumentando o seu tamanho e mostrando mais detalhes

- o ganho pode ser ainda maior com closeup +4 porém em testes não publicados a PROFUNDIDADE DE CAMPO fica reduzida demaziadamente, dificultando o foco.

- o ganho de ARPOXIMAÇÃO do assunto também é grande mesmo usando a lente me modo TELE.

- as bordas podem perder um pouco o foco, apresentando distorções em funsão do uso do CLOSEUP.

- No geral: COMPENSA!

Abraços a todos e espero que seja útil o conteúdo do tópico...
« Última modificação: 30 de Agosto de 2006, 14:38:07 por TiagoDegaspari »


Robson Queiroz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #1 Online: 31 de Agosto de 2006, 10:46:56


Muito bom, parabéns, eu que sou iniciante foi de grande valia.
Brigadão.
 
Amo a Fotografica (hobby)
Olympus Tryp 35 (estado impecável)
Aprendiz apenas na teoria até comprar minha máquina.


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #2 Online: 02 de Setembro de 2006, 22:50:34
Tiago veio bem a calahr este post seu.
Estou pretendendo comprar uma 70-300 pra minha D70 e já ouvi que a ED é superior a G devido ao tipo do cristal da lente, etc. A verdade é que ela custa o dobro do preço.

Você saberia explicar sobre esta diferença e se ela é plenamente justificada embora a um custo dobrado?


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #3 Online: 03 de Setembro de 2006, 13:54:19
Amigo DANTAS, no meu ver não deixa nada a desejar a G pelo custo, em outro fórum meu amigo comprou uma G e fez um teste em relação a APO da Sigma, sendo a única coisa que realmente se NOTA é a construção da ED eh melhor e tem o elemento ED que ajuda a evitar distorções de cores e a G não possui esse elemento.

Fora isso a G tem excelente resultados, e boa nitidez.

Pelo custo X beneficio a G é muito interessante, porém a ED é superior!

Abraços
« Última modificação: 26 de Setembro de 2006, 23:03:09 por TiagoDegaspari »


ronggster

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #4 Online: 26 de Setembro de 2006, 20:47:08
Olá pessoal,
Meu nome é Ronaldo sou um apaixonado por fotografia "hobbista" como o Georges denomina, recentemente ingressei neste maravilhoso mundo.
Tenho comprado algumas câmeras antigas com baixo preço poque sou apaixonado por equipamentos macânicos.

Estou querendo comprar uma DSLR para aprender um pouco com as digitais e estou em dúvida sobre qual câmera comprar.
Diante de tantas marcas e modelos tenho observado as seguintes:

Nikon D80
Sony alfa 100
Canon 30D

O que devo fazer? Qual devo comprar?
Quais as melhores objetivas para foto natural e paisagem?


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #5 Online: 26 de Setembro de 2006, 21:14:01
Citar
- o uso do CLOSEUP diminui a distância focal, trazendo o assunto mais pra perto do equipamento e consequentemente aumentando o seu tamanho e mostrando mais detalhes
Só uma correção técnica...

A distância focal continua a mesma, o que se altera é a Distância Mínima de Foco...
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


Apollonio

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 26 de Março de 2007, 22:11:32
Tenho uma 75-300mm com distancia minima de foco de 1,5m...
usando um filtro +2 e 300mm de distancia focal, que distancia conseguiriachegar do objeto?

Grato,

Apollonio