Autor Tópico: Sentimento acima da técnica  (Lida 2913 vezes)

Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 05 de Março de 2014, 23:49:22
Gostaria de compartilhar com todos um aprendizado diferente que tive neste feriado de carnaval. Como todo iniciante, busco aprendizado e boa aplicação da técnica. Acho que, aos poucos, vou conseguindo o que queria. Hoje olho pra trás e vejo como minhas fotos com a compacta eram realmente apenas registros e que, mesmo as primeiras com a DSLR, ficavam ainda aquém do que eu queria.  Nesse sentido, tenho certeza que ainda vou aprender muita coisa e espero que minhas fotos ainda melhores muito.

Mas voltando ao foco do tópico, olhando as fotos que fiz neste carnaval em família que tive, as que mais gostei não foram, nem de longe, as melhores tecnicamente. Porém com grande sentido pra mim e talvez até para quem as veja. Explico:

1)  A primeira é reúne todo pessoal de casa: pai, mãe, irmã e sobrinha. Minha irmã está passando por uma fase difícil, lidando com uma separação justo agora que a pequeninha veio ao mundo. Então essa foto representa toda a força do elo familiar.

2) Minha namorada e eu completamos 5 anos de namoro em fevereiro. Há 3 anos que comecei minha carreira no interior de São Paulo. A ponte ao fundo divide os estados de São Paulo e do Paraná, de onde venho e onde ela mora atualmente, em Foz do Iguaçu. Tentamos cruzar ela pelo menos 2 vezes ao mês, seja eu indo para Foz, seja ela vindo para Presidente Prudente.

Enfim, ambas estão aí para ilustrar essa questão do sentimento acima da técnica, quando falamos de fotografia envolvendo pessoas.


IMG_2488 por ElderWalker, no Flickr


IMG_2476 por ElderWalker, no Flickr
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #1 Online: 05 de Março de 2014, 23:59:10
Walker, a primeira me passa emocao mesmo. Foi um momento super bem captado!

Ja a segunda nao me passou emocao, pois o fato de a ponte estar ali nao remete ao contexto que vc explicou. Mas tenho certeza de que essa foto tem muito valor para voce, um valor que vai muito alem da tecnica!
D600 - E-M10


mafemy

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
    • Flickr
Resposta #2 Online: 06 de Março de 2014, 00:26:00
Gostei das duas ,  sentimento e tecnica , estao otimas. :ok:
« Última modificação: 06 de Março de 2014, 00:26:26 por mafemy »


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #3 Online: 06 de Março de 2014, 00:28:30
Gostei das fotos!
Ler sua explicação antes de visualiza-las contribuiu para eu ter gostado ainda mais. Principalmente a primeira.
As fotos tem outro significado quando contextualizadas. É perfeitamente compreensível você ter gostado mais dessas do que de outras que estão tecnicamente melhores. Acredito que isso aconteça com todos.

Obs: Sua sobrinha não se queimou nesse chimarrão quente não? Me deu um pouco de agonia  :hysterical:
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #4 Online: 06 de Março de 2014, 07:46:18
Fiquei curioso se ela fez careta depois de sentir o gosto amargo rsrssr
D600 - E-M10


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #5 Online: 06 de Março de 2014, 08:10:43
Excelentes  :clap: :clap:

Se estas "não foram, nem de longe, as melhores tecnicamente" quero ver as outras também.  :D
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Yani Ramos

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 245
  • Sexo: Masculino
    • Yani Ramos Fotografia
Resposta #6 Online: 06 de Março de 2014, 14:03:54
Greatwalker,

Linda a 1, e a 2 tornou-se tambem depois de contextualizada. =D

Neste carnaval estava conversando justamente sobre isto com minha noiva (minha parceira em tudo, inclusive na fotografia). ela estava me mostrando fotos de um fotógrafo renomado aqui de minha cidade, São Luis MA. São fotos lindas, que explicitamente são tiradas tecnicamente impecáveis, e com um aparato técnico enorme (já olhei ele fotografando por aqui, e ele leva bastante equipamento), confesso que quando comecei a estudar sobre fotografia olhava as fotos dele e achava as mais perfeitas e lindas. Fomos olhar novamente as fotos e não gostei, parece que falta algo, apesar de serem fotos lindas, falta sentimento. e não falo de sentimento dos fotografados, pois penso que a maioria das vezes tem, falo do sentimento do fotógrafo, e este faz toda a diferença somado ao sentimento dos fotografados.
Hoje tenho acompanhado o trabalho da Gabriela Quinália, e acho incrível, as vezes com crop's indesejáveis quando analisados friamente, as vezes um tratamento com desfoque no pós-processamento que ficam na cara, mas são fotos tão verdadeiras, com tanta emoção, que isso não se torna nenhum empecilho. Ficam fotos lindas e verdadeiras mesmo assim. Um dia eu chego neste nível  :hysterical:
Ah.. e não estou dizendo que ela não tem técnica, pois tenho certeza que tem muita!!
abraço!!
« Última modificação: 06 de Março de 2014, 14:09:38 por Yani Ramos »


LeL

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 371
Resposta #7 Online: 06 de Março de 2014, 14:13:23
Tecnicamente gostei mais da 2a.

Minha modesta opinião é que a fotografia como arte e como linguagem transcende o próprio autor. Uma vez lançada ao mundo soma um significado próprio ao significado pretendido pelo autor.

Esta é a própria beleza da arte, relativizar a verdade. Não existe solipsismo, a arte é intersubjetiva sempre.

Parabéns pelas belas fotografias, deste e de outros posts!
Canon T4i Lentes: EF 50mm 1.8; 100mm Macro 2.8 USM, 28-70L, 35-350L; EFS 18-55, 10-22mm, 55-250mm; EF40mm 2.8 STM
Flash: YN 568EXII, YN 565EX, YN 560 III, YN 460; Radio: YN 622C YN 603
Panasonic FZ 40


rilove

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
Resposta #8 Online: 06 de Março de 2014, 15:48:19
lindas fotos!  :ok:
Fuji XT-1  -  XF18 F2


123_enic

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 783
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 06 de Março de 2014, 19:07:04
Gostei muito das duas. A primeira passa uma singeleza e doçura que não depende de legenda. A segunda, tecnicamente acho bem legal, mas ficou mais legal ainda quando inserida no contexto contado por você. Parabéns. :)


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #10 Online: 06 de Março de 2014, 19:13:44
Gostei muito das duas. A primeira passa uma singeleza e doçura que não depende de legenda. A segunda, tecnicamente acho bem legal, mas ficou mais legal ainda quando inserida no contexto contado por você. Parabéns. :)

2x

Se podemos compartilhar para que escrever de novo!!

Abraços :) :)


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #11 Online: 06 de Março de 2014, 19:23:27
Gostei de ambas. E das histórias que elas registram.
O semblante de ninguém ali está neutro; cada um revela um sentimento uma emoção.
Parabéns pelas capturas!

Na narrativa, tocante nos dois casos, eu só sugeriria uma pequena, mas significativa, mudança de perspectiva: aquela ponte não separa; une.

De resto, parabéns.


Souza_jr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.701
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 06 de Março de 2014, 21:14:10
Duas imagens simplesmente maravilhosas! :worship: :worship: :worship: :worship:
Um grande abraço!


Anderson Sales

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 886
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 06 de Março de 2014, 21:30:01
As duas estão ótimas, na técnica e no sentimento!  :clap: :clap: :clap:
Nikon D5200 + Nikkor 18-55mm + Nikkor 35mm 1.8G
Panasonic Lumix FZ-150
Flickr: http://www.flickr.com/photos/dusales/


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 06 de Março de 2014, 21:45:23
Perfeito...!!  :clap:

A primeira não está tecnicamente tão "boa" como a segunda, mas como você disse, ela tem um impacto emotivo muito maior que a outra (...pelo menos para mim...).

Também acredito que o critério da "técnica" não deve ser tomado como elemento isolado na avaliação de uma foto; é importante, mas depende muito mais de uma visão de conjunto... falo isso pois eu sou um dos que "idolatram" a nitidez numa foto. Busco nos equipamentos aqueles que possam me garantir a melhor nitidez, e depois penso nos outros quesitos... mas já estou começando a considerar as coisas como um todo... vamos aprendendo com o tempo o valor de cada elemento da fotografia, e em cada caso o que é mais importante relevar...

Valeu, parabéns pelas belas imagens!!  :ok:
Sony A5100 + 16-50mm