Autor Tópico: Dificuldade em acertar a compensação do flash  (Lida 6585 vezes)

affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 23 de Março de 2014, 10:45:45
Cara, sinceramente, modo M não significa Medo! Eu começo com a câmera em 1/100, ISO 2000 e f/4. Flash 1/8.
Faço um foto e avalio a exposição da luz ambiente, ajusto o shutter para que fique da forma que eu quero. Depois ajusto a exposição do assunto com a potência do flash! Não tem erro e não tem mistério!
Agora, se quiser fotografar e Av e TTL, a maquina vai alterar a exposição do fundo e do objeto a cada clique! Para um disparo aqui e ali está valendo, mas para um resultado conscistente não serve!
Agora se quiser usar o TTL, é só ajustar na câmera a compensação de acordo com a sua avaliação no local!nas Nikon o ajuste é feito no flash!

O problema é que o " assunto" cada hora está em um lugar, às vezes está a 1m de distância, às vezes está a 5m de distância.  Às vezes tá sob um teto de 3m de altura, outras sob um teto de 7m de altura. Flash no manual acho que complica muito.  Usar a câmera em modo M é tranquilo, mesmo porque como fotografo em ambiente com pouca luz, mesmo fotografando no modo TV, com velocidade 1/100s, a abertura fica sempre em f/2,8.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 23 de Março de 2014, 10:59:44
Agora se quiser usar o TTL, é só ajustar na câmera a compensação de acordo com a sua avaliação no local!nas Nikon o ajuste é feito no flash!

Essa é a questão. Essa avaliação é subjetiva, né ?  Eu só sei se a avaliação foi correta ao chegar em casa e passar as fotos para o computador e vê-las numa tela maior.

O que estou tentando é analisar melhor o histograma, vendo como fica depois do ajuste das fotos na pós

 
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 23 de Março de 2014, 11:27:58
com um teto de 3m de altura volta luz suficiente pra iluminar o assunto sem ir na potencia máxima do flash? nunca tentei em lugar alto assim



Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #18 Online: 23 de Março de 2014, 13:50:44
Olha, no momento a estratégia que eu tenho utilizado é a seguinte:
Modo Av, flash em TTL. De acordo com a cena, mudo a compensação de exposição e compensação do flash.
Antes do evento faço uns testes em diferentes pontos do ambiente pra saber mais ou menos quanto vou ter que compensar nas diferentes situações que eu vou encontrar lá. Por exemplo, onde o teto é mais alto vejo quanto preciso aumentar pra ter uma boa exposição, se tem alguma área com teto escuro, rebato na parede e vejo se preciso compensar naquele local, etc.
Não sei como o pessoal faz, mas assim tem funcionado muito bem pra mim. Fotografo em raw, às vezes fica meio fora mas é só ajustar na pós. Às vezes preciso alterar 1/3 ou meio ponto, mas nada além disso.
Em manual é melhor quando se tem tempo de ajustar a cena. Com certeza vc tem mais controle sobre a relação luz ambiente / luz do flash.
Mas em eventos, principalmente festa infantil, não dá!
Você tá fotografando uma criança que está parada a 5 metros de distância, passa um menino correndo atrás de você e você quer captar o momento, até ajustar tudo no manual já era. Se eu sei que naquela direção e distância eu preciso diminuir 1/3, já rodo um click do dial e pimba. Em TTL o flash até pode errar um pouco, mas vai ficar perto o suficiente. Nada que uma alteração de 1/2 ou 1/3 de ponto não resolva na pós.
Não sei se é a melhor maneira pras outras pessoas, mas é como eu tenho feito. Dos métodos que eu já testei até agora é assim que eu tive os melhores resultados.
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


Vitor Hugo

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 23 de Março de 2014, 15:31:41
Concordo totalmente com o Pope. Tudo manual.

A galera quer sair dando tiro pra tudo quanto é lado sem se preocupar com nada... ai só uma lente clara, sem flash e com ISO 6400 no modo Av pra resolver.

A criança não vai ficar mudando de ambiente a cada 30 segundos. Se onde o teto é mais alto você usa f/2.8, onde o teto for mais baixo você põe f/5.6 (por exemplo), faz isso em poucos segundos até numa rebel.

“A ignorância gera confiança com mais frequência do que o conhecimento”
Flickr - Canon T1i | 18-55 | 28-135 USM | 28 f/1.8 USM | 50mm Pentacon f/1.8 (A venda -> MP) | 580EXII


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 23 de Março de 2014, 16:44:05
Concordo totalmente com o Pope. Tudo manual.

A galera quer sair dando tiro pra tudo quanto é lado sem se preocupar com nada... ai só uma lente clara, sem flash e com ISO 6400 no modo Av pra resolver.

A criança não vai ficar mudando de ambiente a cada 30 segundos. Se onde o teto é mais alto você usa f/2.8, onde o teto for mais baixo você põe f/5.6 (por exemplo), faz isso em poucos segundos até numa rebel.

Você faz esse tipo de evento ? Consegue usar o flash no manual ?
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 23 de Março de 2014, 17:06:53
Citar
Você faz esse tipo de evento ? Consegue usar o flash no manual ?

depois desse comentário vc acha q ele não consegue, para neh! o cara eh o bom!!


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 23 de Março de 2014, 17:11:53
depois desse comentário vc acha q ele não consegue, para neh! o cara eh o bom!!

Foi só uma dúvida  :D

Eu não consigo fotografar uma festa infantil com flash no manual.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 23 de Março de 2014, 17:47:35
Lendo as mensagens me parece que você quer a tranqüilidade do TTL + modo AV ou TV com a consistência do resultado do Full Manual. Não vai rolar. É uma escolha que está diretamente ligada com o nível de fotografia que você quer atingir. Eu fotógrafo as festas da família apenas mas já cheguei a conclusão que quando uso flash tenho que estar em manual. Quando não uso geralmente  vou no AV. Acho difícil achar uma solução para o que quer. Um teto a 7m de altura nem adianta querer rebater, manual ou automatizado. Uma criança a 1 m com um fundo escuro a 5m também não rola perfeitamente. São limitações que se você entender e concordar vai passar a ter resultados mais consistentes. É apenas uma opinião bem humilde, não me entenda errado.

Pope, sobre o histograma vou fazer alguns testes sobre isso que você comentou, mas se ele está no campo, só existem duas alternativas, checar no live view ou no histograma. Fico com a segunda.
Daniel

Instagram: @danacqua


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 23 de Março de 2014, 18:03:42
Lendo as mensagens me parece que você quer a tranqüilidade do TTL + modo AV ou TV com a consistência do resultado do Full Manual. Não vai rolar. É uma escolha que está diretamente ligada com o nível de fotografia que você quer atingir. Eu fotógrafo as festas da família apenas mas já cheguei a conclusão que quando uso flash tenho que estar em manual. Quando não uso geralmente  vou no AV. Acho difícil achar uma solução para o que quer. Um teto a 7m de altura nem adianta querer rebater, manual ou automatizado. Uma criança a 1 m com um fundo escuro a 5m também não rola perfeitamente. São limitações que se você entender e concordar vai passar a ter resultados mais consistentes. É apenas uma opinião bem humilde, não me entenda errado.

Pope, sobre o histograma vou fazer alguns testes sobre isso que você comentou, mas se ele está no campo, só existem duas alternativas, checar no live view ou no histograma. Fico com a segunda.

Cara,

Você consegue fotografar um evento desse tipo com flash manual ? Você não tem que estar sempre na mesma distância do assunto para que a exposição fique correta ?  Em uma determinada configuração do flash,  se a criança se afasta ou se aproxima um pouco, a mesma não  fica sub ou superexposta ?

Sua crítica e sua opinião são bem vindas. Talvez eu esteja partindo do princípio errado. Realmente eu achava que fotografar em TV e flash TTL teria um resultando consistente. Afinal essa não é a função do TTL, acertar a exposição de acordo com o ambiente ?

 :ok:

 
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 23 de Março de 2014, 18:13:12
Sua crítica e sua opinião são bem vindas. Talvez eu esteja partindo do princípio errado. Realmente eu achava que fotografar em TV e flash TTL teria um resultando consistente. Afinal essa não é a função do TTL, acertar a exposição de acordo com o ambiente ?

Não :)

A função do TTL é tentar obter uma exposição consistente em função do assunto fotometrado, e não do ambiente.
« Última modificação: 23 de Março de 2014, 18:15:28 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #26 Online: 23 de Março de 2014, 18:56:36
Festa infantil com flash manual, sei não...

Imaginem a cena, vc está fotografando um grupo de crianças a 4 metros de distância. No segundo seguinte, vê uma criança brincando a 1 metro de distância, jogando confete para cima ou algo assim. Até regular o flash, a cena já era. Ou se vc gosta de usar flash lateral, numa foto usa a parede da esquerda que está a 2 metros, na outra a parede da direita que está a 5 metros. Será que alguém consegue usar flash manual neste tipo de situação, ainda mais em festa de criança onde tudo acontece muito rápido, sem perder a cena ??

Não sou profissional, mas nas festas que fotografo eu pelo menos não consigo. Uso uso câmera no manual, flash em TTL. Flash no manual apenas quando vou fazer uma sequência de fotos mais ou menos na mesma distância, nas mesmas condições de rebatimento, como no parabéns. Aí o uso do flash manual garante mais uniformidade.

Acompanhando para ver como pessoal faz.
« Última modificação: 23 de Março de 2014, 18:57:03 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 23 de Março de 2014, 19:03:25
Não sou profissional, mas nas festas que fotografo eu pelo menos não consigo. Uso uso câmera no manual, flash em TTL

Também prefiro este método, pois chega em um compromisso satisfatório entre consistência na iluminação do segundo plano (através a velocidade do obturador) e do assunto fotografado (primeiro plano, através do flash em TTL).
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Vitor Hugo

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 23 de Março de 2014, 19:56:33
Só uso o flash no modo manual. Não confio muito na medição de luz da câmera, que as vezes quer fazer o preto ficar branco...

OK, não faço muito foto infantil, e quando faço costuma ser abaixo dessa idade, mas não consigo nem imaginar essas crianças tão apavoradas correndo de um lado pro outro descontroladamente.

Se a luz estiver rebatida no teto e bem ajustada pra uma foto a 3 metros de distância, não vai ficar muito diferente se a criança se afastar pra 4 ou 5 metros. Além disso você pode trabalhar com a abertura da lente. Pode ser que nos eventos que vocês fazem as crianças ficam correndo sem parar, o teto tem 7 metros de altura, e qualquer variação de luz seja crítica... o que eu falo é baseado nas situações que eu já presenciei  :ok:
“A ignorância gera confiança com mais frequência do que o conhecimento”
Flickr - Canon T1i | 18-55 | 28-135 USM | 28 f/1.8 USM | 50mm Pentacon f/1.8 (A venda -> MP) | 580EXII


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 23 de Março de 2014, 20:47:01
Só uso o flash no modo manual. Não confio muito na medição de luz da câmera, que as vezes quer fazer o preto ficar branco...

OK, não faço muito foto infantil, e quando faço costuma ser abaixo dessa idade, mas não consigo nem imaginar essas crianças tão apavoradas correndo de um lado pro outro descontroladamente.

Se a luz estiver rebatida no teto e bem ajustada pra uma foto a 3 metros de distância, não vai ficar muito diferente se a criança se afastar pra 4 ou 5 metros. Além disso você pode trabalhar com a abertura da lente. Pode ser que nos eventos que vocês fazem as crianças ficam correndo sem parar, o teto tem 7 metros de altura, e qualquer variação de luz seja crítica... o que eu falo é baseado nas situações que eu já presenciei  :ok:

Cara,

Fotografar festa de criança de 5 ou 6 anos te faz pensar em desistir da carreira. :D
 Algumas crianças realmente correm descontroladamente de um lado para o outro.  Ontem fotografei uma de 1 ano em um ambiente com teto branco de uns 3m de altura.. Aí é tranquilo. 
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8