Autor Tópico: Diferença entre DoF e Bokeh  (Lida 3026 vezes)

angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.366
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 11 de Setembro de 2022, 00:17:18
Pelo que li o autor do  artigo confundiu o desfoque (plano fora de foco) que é chamado de desfoque ou bokeh com profundidade de campo. São dois conceitos diferentes e ao mesmo tempo complementares.

Bem, pra não falarmos besteira, vamos esclarecer o assunto com um artigo do site da Sony que explica exatamente estes termos:
https://www.sony.com.br/electronics/support/articles/00031291


Bem por ai, na realidade coloquei esse post pq achei q as fotos esclareciam mais do que os conceitos (falhos)  rs..  E foi na pressa também, nem sempre dá pra ficar pesquisando, haja tempo e paciencia..  Procurei esclarecer uma dúvida minha também, confesso que nao era absolutamente claro pra mim, quem clica natureza nao liga pra bokeh, somente desfoque qdo muito rs..  Os retratistas seguramente conhecem bem essas diferenças..
« Última modificação: 11 de Setembro de 2022, 00:25:24 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.366
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 11 de Setembro de 2022, 00:35:03
Vou dar meus 50 centavos sobre o assunto em questão.

Acho que o artigo se confunde sobre o que é DoF,
"DEPTH OF FIELD" é sobre a área que está em foco, quanto mais aberta a lente menor é a área em foco,
e quanto mais fechada maior é a área em foco.

E o 'Bokeh" não é sobre ter bolinhas nas áreas desfocadas,

Essas bolinhas dizem respeito a pontos luminosos desfocados, se isso fosse critério para definir o que é bokeh,
então só teriamos fotos com bokeh com um fonte de luz atras(lampada) ou com plantas e árvores onde a luz passa pela folhagem.

O bokeh é qualidade desse desfoque, pode ter bolinhas sim, mas tbm pode ser mais cremoso, suave ou adquirir tons pastéis, quase como uma pintura.

Cada lente tem sua própria caracteristica que pode produzir um desfoque com melhor ou menor qualidade.


A sua definiçao é  mais completa, bem esclarecedora, apesar que nao é tao fácil distinguir alguns desfoques como sendo bokeh, algo que pode beirar a subjetividade ou simplesmente a "objetividade" caracteristica de uma lente. Nessa medida o padrão "bolinhas" bokeh acaba com a duvida :hysterical:
« Última modificação: 11 de Setembro de 2022, 00:38:13 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.212
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #17 Online: 11 de Setembro de 2022, 07:33:32
Vou dar o meu pitaco também, como já explicaram muito bem, bokeh não tem a ver com aquelas bolas ou círculos gerados por brilhos, porque existe obviamente bokeh sem eles,  no entanto o bokeh fica mais interessante ao gerar essas bolas e círculos (bubble bokeh), e muitos avaliam o bokeh de acordo como a lente renderiza essas bolas ou círculos, e quando eu digo o bokeh gera, na verdade seria mais uma anormalidade da lente, um caso clássico é da helios, da meyer trioplan ou da noct que o Aguinaldo (atpaula) já demonstrou algumas vezes aqui no fórum.

Eu gosto bastante dessa foto e ela exemplifica bem... ao verem essa foto no flickr, ampliem ela, verão a qualidade do bokeh, mesmo em áreas onde não há bubble bokeh.


Tere-Fri by Erick Marques, no Flickr


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.571
Resposta #18 Online: 11 de Setembro de 2022, 09:00:10

A sua definiçao é  mais completa, bem esclarecedora, apesar que nao é tao fácil distinguir alguns desfoques como sendo bokeh, algo que pode beirar a subjetividade ou simplesmente a "objetividade" caracteristica de uma lente. Nessa medida o padrão "bolinhas" bokeh acaba com a duvida :hysterical:

A questão é que qualquer desfoque é bokeh.
Bokeh é apenas uma expressão, uma palavra diferente, para o desfoque, que principalmente os americanos adotaram.
As bolinhas de luz são um dos aspectos que mais se destacam em uma área desfocada, mas toda área desfocada é "bokeh".
E se pode ter Bokeh, desfoque, sem pontos luminosos desfocados.

Sobre o desafio que está rolando com a temática "Bokeh", eu irei avaliar a forma que o fotógrafo utilizou o desfoque para valorizar a composição da foto.
Outros podem avaliar a criatividade, outros podem avaliar a qualidade do desfoque, enfim, daí já vai de cada um.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.732
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 11 de Setembro de 2022, 19:57:41


Peguei esta descrição sucinta de bokeh:

Efeito de um fundo desfocado suave ao fotografar um assunto.

Alguém vê alguma falha nela?



Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.732
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 11 de Setembro de 2022, 20:07:48
Pegando carona em um outro tópico sobre o uso de palavras estrangeiras em nossa língua, alguém arriscaria uma tradução para esta palavra bokeh?


« Última modificação: 11 de Setembro de 2022, 20:15:36 por cxpostal »
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.571
Resposta #21 Online: 11 de Setembro de 2022, 20:57:27

Peguei esta descrição sucinta de bokeh:

Efeito de um fundo desfocado suave ao fotografar um assunto.

Alguém vê alguma falha nela?

Duas falhas ao meu ver.
Primeiro, bokeh não acontece apenas no "fundo", pode acontecer do primeiro plano estar desfocado também, inclusive tem gente que analisa isso, pois uma lente pode renderizar o "background bokeh" de uma forma diferente que ela renderiza o "foreground bokeh". Muitas lentes renderizam um de forma bem suave, sem artefatos, enquanto o outro peca bastante na qualidade. Lentes que renderizam os dois com qualidade ganham pontos com o pessoal que curte um desfoque.

Segundo, como definir o quão "suave" precisa ser?
Isso deixa tudo muito subjetivo.
Ao meu ver, se você pode identificar que uma parte da foto está desfocada, aquilo já é bokeh.
A foto do erickdlm logo acima, poderia não ser tão "suave" para alguns, pois ainda se pode identificar vários elementos e objetos mesmo eles estando desfocados, mas ainda assim, a foto dele tem sim "bokeh".

Pegando carona em um outro tópico sobre o uso de palavras estrangeiras em nossa língua, alguém arriscaria uma tradução para esta palavra bokeh?

Desfoque.
« Última modificação: 11 de Setembro de 2022, 21:00:32 por Di Torres »


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.732
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 11 de Setembro de 2022, 21:16:44
Duas falhas ao meu ver.
Primeiro, bokeh não acontece apenas no "fundo", pode acontecer do primeiro plano estar desfocado também, inclusive tem gente que analisa isso, pois uma lente pode renderizar o "background bokeh" de uma forma diferente que ela renderiza o "foreground bokeh". Muitas lentes renderizam um de forma bem suave, sem artefatos, enquanto o outro peca bastante na qualidade. Lentes que renderizam os dois com qualidade ganham pontos com o pessoal que curte um desfoque.
<…>

Posso então tornar a definição mais sucinta ainda?

Efeito de um fundo desfocado suave desfoque ao fotografar um assunto.






Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.732
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 11 de Setembro de 2022, 21:30:04



Citação de: cxpostal em Hoje às 20:07:48
Pegando carona em um outro tópico sobre o uso de palavras estrangeiras em nossa língua, alguém arriscaria uma tradução para esta palavra bokeh?


Desfoque.

Sendo assim posso tornar mais sucinta ainda a definição de bokeh.

Efeito de um fundo desfocado suave desfoque ao fotografar um assunto.

Não creio que seja assim tão simples


Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.571
Resposta #24 Online: 11 de Setembro de 2022, 22:02:03
Sendo assim posso tornar mais sucinta ainda a definição de bokeh.

Efeito de um fundo desfocado suave desfoque ao fotografar um assunto.

Não creio que seja assim tão simples

Ao meu ver, é simples assim.
Podemos até fazer um exercício.

Procure uma foto com uma área fora de foco que seria errado descrevê-la como "desfoque", mas seria correto descrevê-la como "bokeh".
Depois pense, se todo bokeh é desfoque, mas nem todo desfoque é bokeh, onde começa o bokeh no desfoque?  ;)
« Última modificação: 11 de Setembro de 2022, 22:05:24 por Di Torres »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.977
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #25 Online: 11 de Setembro de 2022, 22:55:36
DOF determines the plane of focus. Bokeh is the aesthetic appearance of the out-of-focus Area.

Encontrei mais de um artigo em inglês dizendo isso.

Bokeh é quando se quer falar da qualidade do desfoque.
« Última modificação: 11 de Setembro de 2022, 22:56:00 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.732
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 11 de Setembro de 2022, 23:28:07

Di Torres, estendo seu argumento, mas para mim, do ponto de vista prático, desfoque é uma palavra mais genérica e bokeh seria, no seu uso comum, uma especialização dela.

Por exemplo, quando você apaga o retrato de um parente de sua biblioteca de fotos porque os olhos dela ficaram totalmente desfocados, em nenhum momento você traz o conceito usual de bokeh na avaliação que levou ao descarte, mesmo que na foto ao fundo (por ex.) exista um desfoque maravilhoso com pontos de luz e fusão de cores espetaculares que arrancassem expressões do tipo: o assunto principal está desfocado, mas o bokeh desta lente é maravilhoso.

Resumindo, o que quero dizer é que bokeh pode ser (e tem sido) usado como uma especialização em algumas situações de desfoque.


Via agora que enquanto escrevia a msg acima o vangelismm colocou uma resposta que simplifica em uma frase o que quis dizer gastando um parágrafo : especializa/qualifica o desfoque.
« Última modificação: 11 de Setembro de 2022, 23:40:31 por cxpostal »
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.571
Resposta #27 Online: 12 de Setembro de 2022, 00:14:18

Di Torres, estendo seu argumento, mas para mim, do ponto de vista prático, desfoque é uma palavra mais genérica e bokeh seria, no seu uso comum, uma especialização dela.

Por exemplo, quando você apaga o retrato de um parente de sua biblioteca de fotos porque os olhos dela ficaram totalmente desfocados, em nenhum momento você traz o conceito usual de bokeh na avaliação que levou ao descarte, mesmo que na foto ao fundo (por ex.) exista um desfoque maravilhoso com pontos de luz e fusão de cores espetaculares que arrancassem expressões do tipo: o assunto principal está desfocado, mas o bokeh desta lente é maravilhoso.

Resumindo, o que quero dizer é que bokeh pode ser (e tem sido) usado como uma especialização em algumas situações de desfoque.


Via agora que enquanto escrevia a msg acima o vangelismm colocou uma resposta que simplifica em uma frase o que quis dizer gastando um parágrafo : especializa/qualifica o desfoque.

vangelismm e você mataram a questão!
Realmente faz sentido.

Responderam a segunda pergunta do meu "exercício".
"Se todo bokeh é desfoque, mas nem todo desfoque é bokeh, onde começa o bokeh no desfoque?"

Então o Bokeh começa quando o desfoque é utilizado de forma estética, para agregar esteticamente de alguma forma na foto.
Taí, esse termo agora faz mais sentido pra mim.
Continuo achando ele um pouco desnecessário, mas pelo menos agora consigo ver seu espaço.
« Última modificação: 12 de Setembro de 2022, 00:16:20 por Di Torres »


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.841
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #28 Online: 12 de Setembro de 2022, 17:09:47
Eu acho que o artigo postado originalmente está equivocado e se confunde ao tentar contrapor bokeh e DOF.

Pelo que entendo, o uso da expressão bokeh refere-se às características (ou qualidade) das áreas de desfoque numa foto, dependendo de como a lente renderiza essas áreas, agregando algo à foto ou simplesmente colaborando em concentrar a atenção no assunto principal, eliminando distrações.

Segundo a wikipedia:

"Bokeh (do japonês boke ぼけ, "blur") é um termo usado na fotografia referente às áreas fora de foco e distorcidas, produzidas por lentes fotográficas. Diferentes bokehs de lentes produzem efeitos estéticos separados em fundos desfocados, os quais são freqüentemente utilizados para reduzir distrações e enfatizar o assunto primário."

de um artigo no Photography Life:

"Basically, bokeh is the quality of out-of-focus or “blurry” parts of the image rendered by a camera lens – it is NOT the blur itself or the amount of blur in the foreground or the background of a subject. The blur that you are so used to seeing in photography that separates a subject from the background is the result of shallow “depth of field” and is generally simply called “background blur”. The quality and feel of the background/foreground blur and reflected points of light, however, is what photographers call Bokeh."

P.S.: No desafio tem que ser foto com bolinha atrás, apenas alguns pontos destacados de highlights ao fundo, ou um belo desfoque já tá valendo?
« Última modificação: 12 de Setembro de 2022, 17:13:23 por Carlos HP »


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.212
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #29 Online: 12 de Setembro de 2022, 19:45:10

P.S.: No desafio tem que ser foto com bolinha atrás, apenas alguns pontos destacados de highlights ao fundo, ou um belo desfoque já tá valendo?

Como foi bem explanado aqui, qualquer bokeh serve... não é necessário ter bubble bokeh (aquelas bolas e círculos). O que acho que deveria ser analisado é a qualidade (ou peculiaridade) do bokeh.

Um exemplo (vale dar uma espiada)
9 LENSES WITH VERY SPECIAL BOKEH
https://www.diyphotography.net/9-lenses-special-bokeh/