Autor Tópico: Fotografia de Jóias - dúvidas!  (Lida 8053 vezes)

Jéssica Bertassi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Feminino
    • Madamme Jóias
Online: 07 de Abril de 2014, 16:54:56
Olá, boa tarde pessoal!

Tenho uma loja de semi jóias e bijoux (www.madammejoias.com.br) e estou com várias dúvidas sobre as fotos. Não tenho curso, aliás eu nem sei nada de fotografia rsrsrs e não sei usar muito bem a minha câmera, comprei uma dslr de entrada NIKON D3200 + lente 18-55. Tenho um kit de tenda difusora também como as do link a seguir http://bimg2.mlstatic.com/kit-mini-estudio-40-x-40-com-iluminaco-110-ou-220_MLB-F-4362652174_052013.jpg.

Minhas fotos no site estão em preto, gostaria de tirar em fundo branco, eu queria saber como faço para ter um fundo infinito o mais branco possível, qual equipamento preciso ter para melhorar a iluminação da minha tenda e capturar a real beleza das peças? Qual material é melhor usar de fundo? E para o suporte das peças? (Ex: base de acrílico). Estou com problemas no foco da câmera também, pois mesmo colocando modo manual ou macro existe uma região de desfoque muito grande. Por favor me ajudem, quero que minha loja fique perfeita e tenho muita força de vontade para aprender, quem puder me manda umas dicas!

Obs.: Além disso, estou sem dinheiro então...tem que ser algo mais em conta!  :(

Obrigada a todos!
Jéssica Bertassi - Nikon D3200 + lente 18-55 + Tenda difusora


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.704
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #1 Online: 07 de Abril de 2014, 17:22:30
Seja bem-vinda Jessica,

Se fizer uma busca pelo fórum vai achar muita informação sobre oq procura, existem diversos tópicos sobre o assunto, um que fala por exemplo sobre uma base branca para fotos de produtos é esse http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=97541.0 , e outro tópico recente com a mesma duvida que tens a respeito de deixar a peça totalmente focada http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=100314.0

Pra ficar perfeito perfeito mesmo acredito que a principio só contratando um profissional para fazer as fotos, mas se gosta de fotografar e quer unir o útil ao agradável é preciso estudar muito, colocar a mão na massas e procurar os meios que ache melhor para desenvolver o seu aprendizado (seja cursos, livros, estudar pela internet, investir em equipamentos), fotografia de jóias (assim como qualquer outro seguimento) exige muita dedicação :ok:
« Última modificação: 07 de Abril de 2014, 17:23:49 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 07 de Abril de 2014, 20:59:21
Olá, boa tarde pessoal!

Tenho uma loja de semi jóias e bijoux (www.madammejoias.com.br) e estou com várias dúvidas sobre as fotos. Não tenho curso, aliás eu nem sei nada de fotografia rsrsrs e não sei usar muito bem a minha câmera, comprei uma dslr de entrada NIKON D3200 + lente 18-55. Tenho um kit de tenda difusora também como as do link a seguir http://bimg2.mlstatic.com/kit-mini-estudio-40-x-40-com-iluminaco-110-ou-220_MLB-F-4362652174_052013.jpg.

Minhas fotos no site estão em preto, gostaria de tirar em fundo branco, eu queria saber como faço para ter um fundo infinito o mais branco possível, qual equipamento preciso ter para melhorar a iluminação da minha tenda e capturar a real beleza das peças? Qual material é melhor usar de fundo? E para o suporte das peças? (Ex: base de acrílico). Estou com problemas no foco da câmera também, pois mesmo colocando modo manual ou macro existe uma região de desfoque muito grande. Por favor me ajudem, quero que minha loja fique perfeita e tenho muita força de vontade para aprender, quem puder me manda umas dicas!

Obs.: Além disso, estou sem dinheiro então...tem que ser algo mais em conta!  :(

Obrigada a todos!

 Acredito não compensar. Se vc quer mesmo fazer uma coisa bem feita vai ter que investir em equipamento de fotografia, equipamento de mesa e computador com bom monitor. Vai ter que deixar o seu trabalho de lado para ter tempo de se dedicar aos estudos e testes durante um tempo até sair as primeiras fotos.
 Absolutamente todos os meus clientes já tentaram fazer o que vc quer fazer e só descobriram que não compensa depois de gastarem muito dinheiro e tempo.


LeL

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 371
Resposta #3 Online: 08 de Abril de 2014, 07:55:10
Fora que para jóias irá precisar de uma lente macro.
Canon T4i Lentes: EF 50mm 1.8; 100mm Macro 2.8 USM, 28-70L, 35-350L; EFS 18-55, 10-22mm, 55-250mm; EF40mm 2.8 STM
Flash: YN 568EXII, YN 565EX, YN 560 III, YN 460; Radio: YN 622C YN 603
Panasonic FZ 40


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 08 de Abril de 2014, 10:09:07
Fora que para jóias irá precisar de uma lente macro.

Mesmo com uma 100mm ainda não vai dar para preencher bem um sensor aps com anéis e brincos pequenos, ideal é macro 180mm.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.704
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #5 Online: 08 de Abril de 2014, 10:25:22
Não necessariamente vai precisar de uma 100 ou 180mm, como discutido no tópico de como manter a peça totalmente focada, pode ser feito até em 55m não tão perto da peça para aumentar a área focada e depois cropar, dependendo de onde a foto vai ser usada atende as expectativas... É uma questão de trabalhar da melhor forma possível com oq se tem em mãos e entender suas diferenças e limitações. Eu mesmo ja montei um catálogo de bijuterias com uma 28-135 e não necessariamente fiz todas as fotos em 135mm  :ok:
« Última modificação: 08 de Abril de 2014, 10:26:26 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


LeL

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 371
Resposta #6 Online: 08 de Abril de 2014, 10:45:31
Mesmo com uma 100mm ainda não vai dar para preencher bem um sensor aps com anéis e brincos pequenos, ideal é macro 180mm.

Acho que uma 100mm macro daria conta... em cropada fica 160mm... ampliação 1x acho que da sim. Se for muito pequena a jóia da pra fazer um crop.

Com lente comum não sei não, por mais focada que fique, um excesso de crop normalmente compromete.
Canon T4i Lentes: EF 50mm 1.8; 100mm Macro 2.8 USM, 28-70L, 35-350L; EFS 18-55, 10-22mm, 55-250mm; EF40mm 2.8 STM
Flash: YN 568EXII, YN 565EX, YN 560 III, YN 460; Radio: YN 622C YN 603
Panasonic FZ 40


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.647
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 08 de Abril de 2014, 11:11:00
Acho que uma 100mm macro daria conta... em cropada fica 160mm... ampliação 1x acho que da sim. Se for muito pequena a jóia da pra fazer um crop.

Com lente comum não sei não, por mais focada que fique, um excesso de crop normalmente compromete.

Eu uso uma 90mm com tubos de extensão, é mais barato do que comprar montes de fixas, são mais baratos.

No caso de fotografia de jóias, no entanto, o equipamento é o menor investimento na busca de qualidade nas imagens, tem que ter muito conhecimento de produção, iluminação, captura e tratamento, e isto é um know how tão grande quanto o de fabricar as próprias jóias.

Seria algo do tipo, eu, que sou foógrafo de still e produtos, já que sei fotografar jóias, perguntar pra você dicas rápidas de como fabricá-las.

 
« Última modificação: 08 de Abril de 2014, 11:14:54 por Claudio Rombauer »


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 08 de Abril de 2014, 14:31:57
Acho que uma 100mm macro daria conta... em cropada fica 160mm... ampliação 1x acho que da sim. Se for muito pequena a jóia da pra fazer um crop.

Com lente comum não sei não, por mais focada que fique, um excesso de crop normalmente compromete.

Não da, por experiencia própria. 100mm em aps macro 1:1 ainda não preenche todo o sensor, vai ter que cropar. Se for para e-commerce blz.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 08 de Abril de 2014, 14:34:10
Eu uso uma 90mm com tubos de extensão, é mais barato do que comprar montes de fixas, são mais baratos.

No caso de fotografia de jóias, no entanto, o equipamento é o menor investimento na busca de qualidade nas imagens, tem que ter muito conhecimento de produção, iluminação, captura e tratamento, e isto é um know how tão grande quanto o de fabricar as próprias jóias.

Seria algo do tipo, eu, que sou foógrafo de still e produtos, já que sei fotografar jóias, perguntar pra você dicas rápidas de como fabricá-las.

Tenho jogo de tubos e tem um problema, eles acusam qualquer sujeira na lente e tem que ficar muito perto das peças quando se usa todos os tubos, ai se for peças refletivas a lente marca a peça. Tentei de tudo com os tubos antes de ficar comprando lentes.


Jéssica Bertassi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Feminino
    • Madamme Jóias
Resposta #10 Online: 08 de Abril de 2014, 16:35:21
Pessoal eu agradeço muito, ainda estou inciando e pretendo ir mais a fundo, mas agora sem muitos recursos para suprir as necessidades de investimentos maiores em equipamentos, lentes, etc. procuro ir atrás do conhecimento, não digo que a foto irá ficar perfeita, mas preciso de uma foto considerável que esteja ao meu alcance.

Mas ainda permanece a minha dúvida: Em uma tenda, como a que citei anteriormente, o que devo usar como base para criar um fundo infinito? Qual a iluminação certa? Já tenho aqueles dois iluminadores mas não estão sendo suficientes!

Vou ler atentamente os posts deixados e levar um pouquinho da experiência de vocês para o meu trabalho  ;)
Jéssica Bertassi - Nikon D3200 + lente 18-55 + Tenda difusora


Jéssica Bertassi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Feminino
    • Madamme Jóias
Resposta #11 Online: 08 de Abril de 2014, 16:38:08
Além disso pessoal o que é esse tal de cropar que vocês tanto falam?  :o

Beijinhos!
Jéssica Bertassi - Nikon D3200 + lente 18-55 + Tenda difusora


Renan.Paiva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 551
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 08 de Abril de 2014, 16:45:53
Além disso pessoal o que é esse tal de cropar que vocês tanto falam?  :o

Beijinhos!

Recortar
Nikon D7100 - 35mm DX 1.8G - 50 mm AF-S 1.8G - 55 200 VR - Tamron 17-50 2.8 VC DX II


Jéssica Bertassi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Feminino
    • Madamme Jóias
Resposta #13 Online: 08 de Abril de 2014, 16:58:55
Recortar

Isso eu já venho fazendo nas fotos atuais das peças. Então quanto a isso achou que as fotos não perderam a qualidade mesmo sendo recortadas e aumentadas.

Obrigada xD
Jéssica Bertassi - Nikon D3200 + lente 18-55 + Tenda difusora


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.704
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #14 Online: 08 de Abril de 2014, 17:48:19
Mas ainda permanece a minha dúvida: Em uma tenda, como a que citei anteriormente, o que devo usar como base para criar um fundo infinito? Qual a iluminação certa? Já tenho aqueles dois iluminadores mas não estão sendo suficientes!

Como eu disse precisa estudar, pra entender o por que não esta dando certo, na da pra contar com uma fórmula pronta (coisa que não existe), tem um livro que vi o pessoal falando bem, se chama "LUZ, CIÊNCIA E MAGIA" (http://www.lojaphotos.com.br/produto/3595856/LUZ-CIENCIA-E-MAGIA ), pode de repente começar por ele  :ok:

O Claudio já disse tudo:

No caso de fotografia de jóias, no entanto, o equipamento é o menor investimento na busca de qualidade nas imagens, tem que ter muito conhecimento de produção, iluminação, captura e tratamento, e isto é um know how tão grande quanto o de fabricar as próprias jóias.

Seria algo do tipo, eu, que sou foógrafo de still e produtos, já que sei fotografar jóias, perguntar pra você dicas rápidas de como fabricá-las.

 :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).