Autor Tópico: CANON 60D x NIKON D5300  (Lida 6355 vezes)

ramonrocha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
  • Sexo: Masculino
    • Ramon Rocha Film Photografy
Online: 17 de Abril de 2014, 16:08:41
Galera,

Apesar de existirem vários postas falando "mal" de uma e "bem" da outra e vice-versa, preciso resolver essa compra hoje, preferencialmente...

Tenho a opção de comprar uma Canon 60D + lente básica (kit padrão 18-55) ou uma Nikon D5300 + lente básica (kit padrão 18-55)

Faço fotos amadoras em eventos, fotografando pessoas em locais de baixa iluminação, shows em palcos e também faço vídeos de entrevistas e trechos de shows.

Hoje, eu tenho uma Canon SX 40HS, que por ser uma super zoom, me atende no básico e faço fotos boas e vídeos com zoom durante a filmagem em HD.

Essa nova câmera é para me aperfeiçoar e criar fotos mais nítidas e melhores.

Não pretendo vender a SX 40, ou seja, acredito que os vídeos que ela faz já me atendem bem e já estou habituado com ela. Pois gravo o som à parte em um gravador digital (Tascam)

Desta forma, talvez, a questão vídeo (que sei que a 60D é uma das melhores - por fazer zoom e autofoco durante a filmagem, sem travar), talvez não seja o mais relevante.

Não sei se estou falando alguma bobagem e me perdoem os mais entendidos.

Enfim, gostaria da opinião dos senhores sobre qual câmera comprar.

Agradeço por qualquer ajuda.
Nikon D5300, Nikkor 18-200mm , Nikkor 18-55mm, Nikkor 50mm 1.8G, Flash Yongnuo YN-568EX + YN565EX


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #1 Online: 17 de Abril de 2014, 17:08:23
Olá.

60D sem pestanejar! :ok:


mariof

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #2 Online: 17 de Abril de 2014, 18:05:10
 Do que eu vi até hoje, e um colega me mostrou isso dois dias atras, as canons sao excelentes mas, em fotos à noite, a Nikon se da bem melhor.
Como vc esta falando de baixa luz, acredito q ela te atenda melhor
faz um teste simples q um colega fez para me mostrar isso:
tire fotos com as duas na mesma configuracao de uma rua à noite apenas com a luz dos postes e vc verá a diferença


ramonrocha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
  • Sexo: Masculino
    • Ramon Rocha Film Photografy
Resposta #3 Online: 17 de Abril de 2014, 18:13:37
É o que puder perceber, a D5300 é muito superior em questão de qualidade de FOTO do que a 60D. Afinal são vários pontos de foco a mais, ISO etc.

Eu percebo isso nas fotos que amigos fazem nos mesmos eventos que eu... Por mais que tente não consigo igualar a luminosidade e nitidez da foto da Nikon.

A Canon tem suas vantagens, como todas tem, é selada, boa para filmar e etc.

Mas acabei balanceando e comprando a D5300

Espero ter feito a melhor escolha...
Nikon D5300, Nikkor 18-200mm , Nikkor 18-55mm, Nikkor 50mm 1.8G, Flash Yongnuo YN-568EX + YN565EX


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #4 Online: 17 de Abril de 2014, 18:33:08
Duas precisões:

A 60D não tem AF continuado em filmagem.

Com a lente de kit, foto em locais pouco iluminados não serão o seu forte.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 17 de Abril de 2014, 20:26:49
AF no live com a D5300 não é muito eficiente, se perde fácil, somente com sensores de fase avançado como a 70D da para ser útil de verdade.
O ISO das Nikon são realmente melhores, mas nada gritante. Para um trabalho profissional a 60D é mais camera, para amadorismo e hobby não recomendo mais DSLR uma vez que as mirrorless chegaram com tudo.


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 18 de Abril de 2014, 09:07:53
... para amadorismo e hobby não recomendo mais DSLR uma vez que as mirrorless chegaram com tudo.

Disse tudo!!  :ok:
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


mariof

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #7 Online: 18 de Abril de 2014, 11:11:27
mas o cara foi bem claro na pergunta! ele nao pergunta sobre mirrorless! pode ate ser q ele compre uma mas a duvida dele é sobre duas dslr especificas!

nao se deve empurrar mirrorless no topico! >:(

essa pratica, so vai desviar o topico e forcar mais um comparativo inutil entre mirrorless e dslr

se for pra falar de mirrorless, monta um topico de mirrorless por favor! :ok:
desvirtuar o topico nao é legal e so vai levar a discussoes! :ok:
« Última modificação: 18 de Abril de 2014, 11:14:30 por mariof »


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 18 de Abril de 2014, 11:12:23
...para amadorismo e hobby não recomendo mais DSLR uma vez que as mirrorless chegaram com tudo...

Chegam com muito, mas com tudo não: macro pede flash dedicado e opções de lente mais longa para animais, e as soluções existentes nas mirrorless ainda não chegam lá. Hobbista faz macro também, e vai tentar luz natural com aquela profundidade de campo mínima com a lente na cara do bicho, ou tentar fazer com um Metz ring flash ou um flash adaptado num bracket o que sai sem qq problema usando as opções da Canon ou da Nikon, a preço bem razoável... :)

Especificamente, eu considero a diferença de imagem apenas visível em comparação lado a lado, e a 60D é bem mais resistente. Uso a 70D, que pode ser considerada sua sucessora na linha... :)
« Última modificação: 18 de Abril de 2014, 11:16:43 por efilho »


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #9 Online: 18 de Abril de 2014, 11:57:32
Realmente tenho que concordar com o mariof, pois:

Concordo totalmente com isso:
... para amadorismo e hobby não recomendo mais DSLR uma vez que as mirrorless chegaram com tudo.

E discordo totalmente disso:
Chegam com muito, mas com tudo não: macro pede flash dedicado e opções de lente mais longa para animais, e as soluções existentes nas mirrorless ainda não chegam lá.

Daí vira um novo debate sobre DSLR vs Mirrorless....
Mas que o NATTIS tem razão ele tem....  :assobi:
  vimeo     flickr     insta


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 18 de Abril de 2014, 12:46:15
Assim como o eterno debate Nikon x Canon, e assim muitos fecham os olhos para o que está 'ocorrendo ao lado'.
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 18 de Abril de 2014, 17:51:46
mas o cara foi bem claro na pergunta! ele nao pergunta sobre mirrorless! pode ate ser q ele compre uma mas a duvida dele é sobre duas dslr especificas!

nao se deve empurrar mirrorless no topico! >:(

essa pratica, so vai desviar o topico e forcar mais um comparativo inutil entre mirrorless e dslr

se for pra falar de mirrorless, monta um topico de mirrorless por favor! :ok:
desvirtuar o topico nao é legal e so vai levar a discussoes! :ok:

Se todos conhecessem Mirrorless eu nem comentaria, mas muitos que iniciantes não conhecem, portanto a recomendação é valida.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 18 de Abril de 2014, 17:53:59
Chegam com muito, mas com tudo não: macro pede flash dedicado e opções de lente mais longa para animais, e as soluções existentes nas mirrorless ainda não chegam lá. Hobbista faz macro também, e vai tentar luz natural com aquela profundidade de campo mínima com a lente na cara do bicho, ou tentar fazer com um Metz ring flash ou um flash adaptado num bracket o que sai sem qq problema usando as opções da Canon ou da Nikon, a preço bem razoável... :)

Especificamente, eu considero a diferença de imagem apenas visível em comparação lado a lado, e a 60D é bem mais resistente. Uso a 70D, que pode ser considerada sua sucessora na linha... :)

Na minha Nex 6 uso lente Macro Tamron 90mm + flash YN500EX, exatamente como na minha DSLR, porem na Nex tenho o foco mais preciso e 10 pfs!


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 18 de Abril de 2014, 17:55:39
Assim como o eterno debate Nikon x Canon, e assim muitos fecham os olhos para o que está 'ocorrendo ao lado'.

 Minha ideia não é provar que uma é melhor que outra, mas apresentar esta opção que normalmente já atende todas as necessidades e custa menos. Mirrorless parece algo desconhecido para quase todos os novatos.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #14 Online: 19 de Abril de 2014, 00:14:13

AF no live com a D5300 não é muito eficiente, se perde fácil, somente com sensores de fase avançado como a 70D da para ser útil de verdade.
O ISO das Nikon são realmente melhores, mas nada gritante. Para um trabalho profissional a 60D é mais camera, para amadorismo e hobby não recomendo mais DSLR uma vez que as mirrorless chegaram com tudo.
Disse tudo. A 60D é mais antiga e não tem o mesmo sensor em termos de DR e ISO mas, como pretende cobrir eventos, o corpo mais pro faz a diferença na agilidade e conforto no uso.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales