Cstabrava. Perdoe eu poluir o seu topico, mas como a critica ao meu comentario foi levantada aqui eu nao sei onde seria apropriado a responder a tal critica.
E infelizmente nao tem opcao de [spoiler] no forum.
Talvez o mais correto seria eu ignorar a critica ao meu comentario ja que nao eh a finalidade do topico, mas eu nao gostaria que o meu comentario fosse mal interpretado, entao perdoe me por esse post inapropriado.
------
Elmo, antes de mais nada vc pode notar que eu nao disse ao
Cstabrava que a foto deveria ser feita da maneira que eu exemplifiquei. Mas sim apenas transmito o que significa ha mim uma melhor experiencia visual.
O que eu disse nao eh regra mas somente percepcao e experiencia visual.
E de fato nao eh possivel generalizar pq depende de cada cena, mensagem, foto.
Vc obviamente esta pensando que eu estou repetindo um manual de regras lido antes, mas nao. Nunca fiz curso ou li nada sobre "regras".
Meu comentario foi baseado no que observei nas imagensem questao, e nao uma generalizacao.
E eu tambem nao gosto dos comentarios estilos "eu faria". Afinal nao interessa como terceiros fariam mas sim a intencao e mensagem de quem fez.
Repetindo que meu comentario eh basiado no que percebo no que foi feito e nao um ditado de regras.
Eh curioso vc exemplificar com uma foto do Bresson pq eu vivo repetindo nesse forum o quanto as fotos do bresson sao tecnicamente fora dos standards, fora de foco, tremida, perda de textura em cenas claras e escuras. Como tambem sou eu que vivo repetindo que regras limitam a expressao, visao e qualidade pessoal, o que faz as fotos de bresson serem interessantes.
Se eu ditasse regras eu estaria sendo contraditorio, pq nem eu sigo regras, como vc ja deve ter notado nas fotos que ja apresentei aqui. Um exemplos so para relembrar:
Entao, nao existe regra, mas existe objetivos relacionados a experiencia visual, e eh nisso que meus comentarios propoem. No caso das fotos do Cstabrava, meus comentario foi sobre criar mais vinculo, intimidade, contato e presenca, principalmente por se tratar de uma foto sem ambientacao, o que em geral torna a exploracao do contato do retratado ao expectador uma experiencia mais direta. O que obviamente nao pode ser generalizado e depende de cada trabalho visual, como nessa em que a composicao e enquadramento nao eh baseado no contato direto com a modelo mas sim na experienciciacao do cenario e narrativa:
Os meus comentarios entao nao passam de minha interpretacao e experiencia visual. E nao regras de bolso.