Autor Tópico: Em busca da exposição perfeita.  (Lida 4491 vezes)

Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 10 de Maio de 2014, 09:25:51
Tipo de Papel, fotometria, luz do ambiente e flash, monitor e calibração, espaços de cor, soft proofing, ajustes na edição e até o software utilizado, o laboratório e o processo de impressão, finalidade da foto (impressão ou web...), o observador etc, etc, etc.... Tudo isso, e mais, tem sua influência, em maior ou menor grau.

A busca da exposição perfeita é um longo caminho que até hoje traz desafios, cuidados, técnica e experiência.

Alías, nem sempre a 'exposição perfeita' é a melhor exposição.
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


yuriacg

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 10 de Maio de 2014, 10:30:30
Coitado dele... vai ver ele não é burro, só tá desinformado :doh:

Brincadeiras a parte,  nem sei se isso pode ocorrer mas por ser um instrumento de medição ele pode estar descalibrado, já pensou em fazer um teste com fotômetro externo? Sei que o da cam mede refletido mas acho que da pra ao menos testar.

Bom, como o CROIX e o Versiano falaram, na verdade é muito além da fotometria. Só citei isso pq muitas vezes já vi gente reclamando que "zera" o fotômetro e a foto sai "errada". O problema nesse caso é mesmo você pensar na cena como um todo x o seu assunto.
D7100 + D5100 + 50mm 1.8D Nikkor + 70-210mm AF D F4-5.6 Nikkor + 18-55mm f3.5/5.6G ED Nikkor + 55-300mm f4.5/5.6G ED VR Nikkor + Tamron 17-50mm 2.8 + 2x YN568EX.



Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 10 de Maio de 2014, 10:59:32
Irmão, na boa, sem me ater a técnica e falando no popular, eu vivia isso no início e morria de medo de meter o iso para cima.

Aposto que a imagem não fica sub em local bem claro, certo? De dia por exemplo nada de foto sub, é isso mesmo?

Sei que sua câmera não te ajuda muito nisso (iso - embora o sensor tenha um excelente alcance dinâmico em baixo iso mas acima de 800 ele cai consideravelmente ). A minha dica é quando comprar a d610 não tenha medo de trabalhar com iso em 3200 e vc vai ver a diferença. No início assusta mas vc vai ver.

Ps. Isso só não resolve, continue em busca de melhoria, mas acredito que quando isso ocorrer vc vai tomar um susto na melhora da sua imagem. Depois me fala.
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


andreswm

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
    • Andres Oliveira - Fotografo de Casamento
Resposta #18 Online: 10 de Maio de 2014, 14:45:23
Pessoal, muito obrigado pelas dicas!

CROIX, gostei das dicas e vou começar a testar mais. Das opções que você citou, eu gosto muito de utilizar o flash rebatido, mas nos lugares que pego eventos para cobrir os tetos estão muito altos e as paredes das laterais muito longes,  com isso tenho que levar a potência do flash quase ao máximo, o que acaba me prejudicando na recarga que fica mais lenta, acho que elevar mais o ISO e baixar um pouco a potência do flash vai me ajudar quando tiver com a nova câmera.

Depois de pesquisar bastante optei pela D610 por causa do ótimo desempenho em ISO alto.
Mas Soprani, 3200 de ISO em ambientes fechados e a noite, não vai dar muito ruido? Com a minha D5100 o ISO em 1000 já não fica legal.


yuriacg

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 10 de Maio de 2014, 20:05:27
Pessoal, muito obrigado pelas dicas!

CROIX, gostei das dicas e vou começar a testar mais. Das opções que você citou, eu gosto muito de utilizar o flash rebatido, mas nos lugares que pego eventos para cobrir os tetos estão muito altos e as paredes das laterais muito longes,  com isso tenho que levar a potência do flash quase ao máximo, o que acaba me prejudicando na recarga que fica mais lenta, acho que elevar mais o ISO e baixar um pouco a potência do flash vai me ajudar quando tiver com a nova câmera.

Depois de pesquisar bastante optei pela D610 por causa do ótimo desempenho em ISO alto.
Mas Soprani, 3200 de ISO em ambientes fechados e a noite, não vai dar muito ruido? Com a minha D5100 o ISO em 1000 já não fica legal.

Nada, cara! 3200 é fichinha. A minha D7100, a depender das condições, ISO 3200 não dá nada de ruído. Já consegui usar até 6400 com pouquíssimo ruído.
D7100 + D5100 + 50mm 1.8D Nikkor + 70-210mm AF D F4-5.6 Nikkor + 18-55mm f3.5/5.6G ED Nikkor + 55-300mm f4.5/5.6G ED VR Nikkor + Tamron 17-50mm 2.8 + 2x YN568EX.



Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 10 de Maio de 2014, 20:16:54
D5100, ISO 3200, fotos 10 x 15... o resultado é muito satisfatório. Acho um erro que abusa da luminância, em um crop de 1000% até 'plastificar a imagem'. O ruído até tem uma parcela de contribuição à nitidez de uma foto, tudo depende do nível.
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 11 de Maio de 2014, 02:12:35
Andreswm, no início vc vai ficar meio cabreiro, mas depois vai nos 3200 sem dó nem piedade. Foto limpa sem processar com redução de ruído. Se a exposição pecar um pouco e o ruído aparecer da um tampinha no ACR e voilá, a foto fica 100% (só não abuse da redução de ruído porque a foto fica "lisa", eu, pelo menos, não gosto. Foto para mim tem que ter textura).

Não use como parâmetro a 5100 (que é uma boa câmera, mas não para eventos, na minha modesta opinião). Com a D610 o mundo será OUTRO.

Abc.

 :ok: :ok:
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


andreswm

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
    • Andres Oliveira - Fotografo de Casamento
Resposta #22 Online: 11 de Maio de 2014, 11:08:39
Soprani, com um ISO desse eu posso então abrir mão do flash, correto? Usaria raramente quando realmente for necessário?


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #23 Online: 11 de Maio de 2014, 11:42:43
Existem inumeros fatores a serem pensados. Alguns delessao...

Pela asua descricao me parece o classico erro do:

1. Vc pode nao estar compensando o que o seu fotometro diz para o ambiente como um todo.
Por exemplo, vc quer que uma pessoa fique bem exposta e faz a leitura baseado na pele/rosto da pessoa e assim pensa que a pessoa ou a foto vai sair bem exposta. O que em muitos casos nao eh verdade, pq depende o quanto de luz a pele (ou seja la o que vc esta fotografando e fotometrando) esta refletindo de luz. Principalmente quando se usa flash, ambientes comiluminacao dura ou dias ensolarados. E muitas pessoas nao param para olhar que o objeto fotometrado esta na verdade rebatendo luz. O O fotometro lendo a luz rebatida vai render fotos sub-expostas e o reflexo da luz rebatida em "18% gray".

A pele caucasiana costuma rebater luz muito facilmente, principalmente quando oleosa e deve-se ficar atento a isso. Pele negra eh o contrario, reflete muita pouca luz quanto mais negra.

Eh preciso comparar com o ambiente como um todo e ver se precisa compensar para mais ou para menos. Pele caucasiana na grande maioria dos casos, eh preciso dar exposicao a mais de aproximadamente de 2 a 4 stops, pq se for pensar monocromaticamente na escala de 0 (totalmente preto) a 10 (totalmente brando) a pele caucasiana em geral esta entre 7 e 9 aproximadamente, mas vai depender de cada cena e ton da pele. Ja pele negra, eh muito dificil achar casos que nao precisa dar mais exposicao.

A maior quixa dos negos eh que a maioria dos fotografos fazem eles aparecerem muito mais escuros nas cenas do que realmente sao, principalmente nas cenas mais contrastosas.




2. A latitude de registro de luz da sua camera tambem faz uma grande diferenca. Eu sei que a D7100 tem baixa latitude, por exemplo. Isso faz com que o limite para alta luz e baixa luz (nao sei os termos em portugues) sejam menores e exige que a fotometria seja mais precisa. E em ambientes com muito contraste de luz fica mais dificil em nao perder textura nos tons super claros ou super escuros. Diferente dos sensores com maiore latitude, como a D800, que permite que vc faca fotos subexpostas em ate 4 stops ou ate mais e compense no RAW sem perder nenhuma informacao ou qualidade.




3. Se parecer bem exposto no monitor mas subexposto na impressao, fique atento pq papel Matt costuma deixar a foto um pouco mais escura e da um pouco mais de contraste normalmente. Ja Glossy da mais brilho.




Se vc usar flash direto, o ideal eh sempre se basear pela distancia e esquecer o fotometro, principalmente em ambientes com muito contraste pq o fotometro nunca vai dar a exposicao correta. Entao vc faz testes em casa de potencia do flash ideal e ve o quanto de f/stop da lente precisa  para uma boa exposicao em uma determinada distancia, como por exemplo de 1 ha 2 metros, depois de 3 a 5 metros, depois de 7 a 10 metros, etc. E va com a formula que vc estabelecer que melhor funciona para vc na cabeca. E com a pratica, vc nos eventos faz estimativa da distancia que esta e ja sabe o quanto de potencia do flash e f/stop da lente precisa para a cena, compensando de ambos os lados ao seu gosto e criatividade.

O mesmo tambem vale para flash rebatido no teto, mas ai eh mais trabalho cerebral pq tem que levar em consideracao nao so a distancia do objeto fotografado como tambem a distancia do teto. Mas se vc fotografa com muita frequencia tais situacoes vc logo pega o jeito.

Excelente  :ok:
A. Fernandes


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 11 de Maio de 2014, 12:13:19
...

Não use como parâmetro a 5100 (que é uma boa câmera, mas não para eventos, na minha modesta opinião).


Aquela velha 'questão sobre equipamentos, que não serve para isso ou aquilo...  :assobi:

Temos que ter cuidado para não generalizar. Não é possuo uma D5100; mas já vi muitos amigos fazerem atividades, digamos profissionais, com câmeras de entrada (Canon, Nikon, etc....), com fotos excelentes.

Tudo depende da situação. Já levei minha D5100 para muitos 'eventos não profissionais'. 'Sei do que ela é capaz' e do que não é. O mais importante é conhecer o equipamento e saber contornar suas limitações. Coloque um flash,  uma boa lente, terás uma surpresa. Como disse não podemos generalizar, não arriscaria casamentos, batizados, esportes, ambientes que exigem um esquema de iluminação coerente....

Daqui há 20 anos vão dizer que a D610 não 'serve' pra casamentos.... ('exagerando, pra enfatizar'...)

...
Com a D610 o mundo será OUTRO.


Isso é verdade, desde que saiba o que está fazendo, tenho um amigo que tem uma D600 e só usa no automático, e fotos em jpeg. Comprou por causa dos muitos MP (e pq tinha dinheiro  :assobi:).

Soprani, com um ISO desse eu posso então abrir mão do flash, correto? Usaria raramente quando realmente for necessário?

O flash é recomendado para assuntos mais estáticos, dá melhor resultado.... Aumenta-se o ISO quando o assunto está fora do alcance do flash (ou o mesmo não pode ser rebatido de modo satisfatório), ou a cena é mais dinâmica, precisa-se de velocidade maiores do obturador, etc, etc...

« Última modificação: 11 de Maio de 2014, 12:17:23 por Versiano »
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #25 Online: 11 de Maio de 2014, 13:22:27
D5100, ISO 3200, fotos 10 x 15... o resultado é muito satisfatório. Acho um erro que abusa da luminância, em um crop de 1000% até 'plastificar a imagem'. O ruído até tem uma parcela de contribuição à nitidez de uma foto, tudo depende do nível.

Só usando de gancho...

andreswm, vc tem que colocar nessa sua equação de utilização de ISOxFlashxcaracterísticas do equipamento é a mídia de veiculação,  web, foto grande ou pequena, álbum, emoldurar, comunicação visual, etc. Algumas são mais tolerantes a falhas que outras.

Dei pitaco errado anteriormente, desculpe. Entendi que precisava perfilar a câmera, monitor e papel :D
« Última modificação: 11 de Maio de 2014, 13:23:22 por spositom »


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 12 de Maio de 2014, 23:05:57
Andreswm,

Embora a câmera permita iso elevado e você use lentes rápidas (bem claras) , para mim, não da para abrir mão do flash.

Acho que fotografia não é só ter luz em quantidade suficiente para que a imagem não fique subexposta, mas sim de forma controlada, que te permita dar à imagem a aparência que você quer. Algumas vezes, e no meu caso o alguma é muitas,  a luz natural não é suficiente para o que eu preciso.

Quanto  à 5100, Versiano, a diferença em termos de iso é relevante e como disse, ao menos na minha opinião, em função da minha maneira de trabalhar e estilo, ela não é uma boa câmera para cobertura de casamentos (sem falar dos atalhos, ou melhor, da falta deles). Isso não significa que ela seja ruim, ao contrário, eu já  indiquei umas 5, mas não vejo ela como uma boa escolha para alguns tipos de evento.

Ps. Não estou aqui fazendo apologia à FF, ou de que se gaste com  câmeras mais caras, mas dada a pergunta que motivou esta sala, não pude deixar de compartilhar com o Andreswm a experiência recente que tive.


Abc.
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.