Autor Tópico: Futuramente desejo me especializar em fotos de natureza e vida selvagem, mas...  (Lida 5161 vezes)

Lief

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
 Primeiramente, sei que muitos já devem estar cheios de perguntas do tipo "qual marca/modelo é melhor", mas pesquisei no forum e não encontrei nada que, realmente, me fizesse decidir, então achei necessário perguntar eu mesmo, é o seguinte:

 Estou entrando agora no mundo das dslr e, futuramente, desejo me especializar em fotografias com o tema natureza e vida selvagem. Mas, como acredito ser esperado de qualquer um que está começando, a indecisão é tremenda.
 Vou explicar melhor minha situação.

 Meu foco deverá ser em apenas uma marca de câmera, inicialmente vídeos não estão em minha lista de prioridades e, mais pra frente, desejo investir em equipamentos melhores. Estou pensando em começar com uma Canon 70d ou uma Nikon D7100, já li várias comparações do tipo "uma vs outra", mas meu entendimento AINDA não é o suficiente para conseguir decidir apenas por mim mesmo.

 Então é nisso que preciso de ajuda. Dentro da categoria que desejo seguir, qual das duas (marcas, não apenas modelos) se foca mais no que procuro?

 Obrigado.

Nota: Obviamente estou reservando um dia para conhecê-las pessoalmente, já que sei que um iniciante jamais deve escolher o equipamento apenas pelas especificações e imagens da câmera.
« Última modificação: 03 de Junho de 2014, 01:52:11 por Lief »


nelio.macedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
  • Experimente Linux! Use UBUNTU!
Comece com uma reflex básica...  As lentes são mais importantes e, assim, reserve mais dinheiro para comprá-las. Uma reflex básica vai lhe garantir excelentes fotos se boas lentes estive usando. Você ficará certamente satisfeiro.

Se o seu lance é fotografia da vida selvagem, precisará de umas objetivas de grande distância focal e, de preferência, as mais claras possíveis. Dependendo, também vai precisar de teleconversores.

Abraços e boas compras.



E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.  Atos 16:31.
Sony Cyber Shot HX-1 + apetrechos
http://www.flickr.com/photos/neliomacedo/


andrey.miranda

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 127
Fotografo aves há 2 anos e recomendaria o seguinte:

- Camera: Canon 7D ou Canon 70D;
- Lentes: Canon EF 100-400 f 4.5/5.6 L IS;
               Canon EF 300 f 4 L IS USM;
               Canon EF 400 f 5.6 L IS USM;

Só uso e conheço Canon, portanto não posso opinar sobre Nikon.
Creio que uns 5.000 reais já dá um bom kit.  :ok: :ok: :ok:
Canon 50D + Canon SX50HS
Canon EF-S 18-135mm f 3.5-5.6 IS II + Canon EF 50mm f 1.8 + Canon EF 100-400mm f 4.5-5.6 L IS
Canon Speedlite 580 EX II


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Qualquer umas das que vc citou, e mesmo a 7D citada pelo amigo acima já são mais que suficientes.

7D, 70D ou Nikon D7100, embora não sejam ff já são pra uso profissional, conforme comentado o diferencial será ter boas e específicas lentes, claras, de foco rápido.


Lief

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
 Mas, especialmente para vida selvagem, qual compensa mais investir, pois li que selamento e pontos AF contam bastante e, depois que comprar, não tenho a intenção de, depois, trocar de marca, mas sim investir em lentes e, em algum tempo, num melhor corpo.

 Desculpem pela insistência, mas realmente não quero errar na compra, ainda mais que tenho uma semana pra me decidir e ir comprar.

 Obrigado novamente.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
no seu caso, eu compraria uma 7D usada.. câmera que aguenta pau no trabalho e configuração excelente...

Vira e mexe aparece alguma em bom estado nos classificados aqui do forum.

economiza grana no corpo porque vc vai precisar de lentes que não são baratas para o que você quer se especializar.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Eu iria de Fuji... Uma X-E1 iria muito bem!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Eu iria de Fuji... Uma X-E1 iria muito bem!

...e alguns adaptadores, para ele usar lentes Canon, Nikkor ou qualquer outra marca.  :D


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Como nem o autor do post nem ninguem comentou sobre o sistema m4/3, vou dar também o meu depoimento (de usuário) e opiniões, espero q bem fundamentadas.
Para  muitos que fotografam natureza e vida selvagem seriamente, tamanho e peso do equipamento (lentes, principalmente), sao itens fundamentais. Para  fotos incomuns (nao as de zoo ou parques naturais  fáceis de chegar) pressupõe-se  longas caminhadas (de horas ou dias)  carregando toda a sua tralha fotográfica e outros equipamentos de sobrevivencia/trabalho. Se a maioria das fotos serão feitas sem tripé, então lente ou camera terão que ter um excelente estabilizador de imagem. As lentes claras para as cameras  anteriormente mencionadas (APS-C)  são grandes e pesadas, várias delas nao tem o estabilizador optico na lente, ou seja, precisarão de tripé em muitas situaçoes tipicas de ambiente natural, como baixa luz na mata, por do Sol, etc... Se tudo o que eu disse realmente tem importancia (tamanho, peso, fotos handheld) então a sugestão nao é nenhuma das cameras mencionadas. O sistema m4/3 (padrão de sensor menor que o APS-C) utiliza corpos bem menores,  a maioria mirrorless, e tem objetivas bem mais compactas e leves do que as APS-C e FF.  Os principais fabricantes do padrão sao Panasonic e Olympus. A Olympus tem o sistema de estabilizaçao de imagem mais avançado da atualidade (IBIS 5 eixos) e com a vantagem de ficar no corpo da camera, com isso estabilizando qualquer lente a ele acoplada, uma vantagem fantástica pois possibilita a utilizaçao de uma infinidade de  excelentes lentes manuais da era de filmes, baratas em muitos casos. Outra vantagem, que pode ser muito util para quem utilizara tele objetivas longas, é o crop de 2X   que "dobra" a distancia focal de uma lente FF. Para uma tele FF  de 400mm teremos uma 800mm equivalente, a economia em peso, tamanho e custo da lente é algo a se considerar seriamente, no meu entender.
O sensor menor m4/3 teoricamente teria alguma desvantagem em termos de qualidade  comparando com cameras de sensores maiores, mas as diferenças sao pequenas para as cameras topo de linha e o resultado final da foto, além da quantidade de material aproveitável, tem muito mais a ver com os fatores que mencionei acima do que com o tamanho e pretensa qualidade do sensor maior. Mesmo considerando que há mais ruidos em ISO alto nas m4/3, o estabilizador Ibis possibilita um ganho de 4 a 5 fstops, que compensa com sobra a desvantagem de ruidos em ISO alto. Outro item importante é ter  corpos e lentes seladas,  no caso das Olympus seriam a E-M1 e E-M5. Outros fabricantes fazem corpos selados, mas a maioria das suas objetivas nao tem essa proteçao, tornando meio inutil o conjunto... Hoje encontra-se uma E-M5 por preços bem atraentes, até aqui no Brasil (mercado livre, classificados do fórum).
Confira os resultados, "pese"   os argumentos e qualidades objetivas e boa escolha!
« Última modificação: 03 de Junho de 2014, 23:04:29 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


MarioNeto

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 699
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/mariofreitasneto/
Eu uso câmeras M4/3 mas acho que o sistema de foco contínuo, apesar de muito rápido no modo one-shot, não chegou nem perto do nível das DSLR (nunca testei uma E-M1, que deve chegar perto, mas pelo que li ainda não acompanha). As Fuji então nem se fala, são famosas pelo foco tartaruga (mais uma vez, com a aparente exceção da  XT-1). Considerando isso, acho que pra esse ramo as DSLR tem lá suas vantagens, ainda mais pela maior oferta de teles claras a disposição.

Uma 7D com lentes adequadas parece uma escolha sólida mesmo.  :ok:


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Só uma coisa: nosso colega mencionou natureza e vida selvagem. Disso podemos tirar duas frentes: essa que está sendo debatida, com teleobjetivas, sistema de foco e disparo contínuo precisos, etc etc... a outra, pensando em natureza como paisagens, entrariam mais grande angulares, menos suscetíveis ao flare, com menor distorção, e por aí vai. Isso sem falar de uma possível visita ao campo das macros, para detalhes, insetos, plantas e assim por diante.

Ou seja, só quero dizer que, apesar de toda discussão ser rica e proveitosa, talvez nem deram espaço pro autor explicar melhor o que quer para então aprofundarem os argumentos...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


nelio.macedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
  • Experimente Linux! Use UBUNTU!
Lembremos que o nosso colega está entrando no "mundo DSLR" agora e já deseja ser um fotógrafo da vida selvagem...

Tudo bem, mas não seria interessante começar com o básico???

De repente, uma D3200 ou uma T3i com uma 70-300 mm no monopé para que possa sentir a "pressão" do ofício?

Como ele mesmo escreveu, é incipiente no "mundo reflex"...

Abraços
E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.  Atos 16:31.
Sony Cyber Shot HX-1 + apetrechos
http://www.flickr.com/photos/neliomacedo/


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
....desejo me especializar em fotografias com o tema natureza e vida selvagem. ...Estou pensando em começar com uma Canon 70d ou uma Nikon D7100, já li várias comparações do tipo "uma vs outra", mas meu entendimento AINDA não é o suficiente para conseguir decidir apenas por mim mesmo...Então é nisso que preciso de ajuda. Dentro da categoria que desejo seguir, qual das duas (marcas, não apenas modelos) se foca mais no que procuro?

Depende do seu grau de exigência e disponibilidade de $$$. Qualquer boa câmera com lentes intercambiáveis satisfaz, independentemente de marca, tamanho de sensor etc. Por exemplo, as fotos abaixo eu fiz ano passado na África do Sul, com uma Sony NEX-6 e sua tele 55-210. A Canon T4i com sua 70-300 ficou no hotel por ser grande demais para o que eu queria, e a NEX acabou sendo a única que usei... Ela é melhor do que a Canon/Nikon? Não, mas não é pior tampouco, pois satisfez minha necessidade de carregar pouca coisa sem problemas e cabia no bolso do casaco verde aí da foto, a tele no outro bolso: do leão a 200 metros (55-210) à "selfie" com tubarão branco (16-50) antes de entrar na gaiola... A National Geographic não daria nada por elas, mas para minha família foi um sucesso...  :ok:





« Última modificação: 04 de Junho de 2014, 22:32:26 por efilho »


Raphael Valente

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
  • Sexo: Masculino
  • Transmita bons sentimentos!
Depende do seu grau de exigência e disponibilidade de $$$. Qualquer boa câmera com lentes intercambiáveis satisfaz, independentemente de marca, tamanho de sensor etc. Por exemplo, as fotos abaixo eu fiz ano passado na África do Sul, com uma Sony NEX-6 e sua tele 55-210. A Canon T4i com sua 70-300 ficou no hotel por ser grande demais para o que eu queria, e a NEX acabou sendo a única que usei... Ela é melhor do que a Canon/Nikon? Não, mas não é pior tampouco, pois satisfez minha necessidade de carregar pouca coisa sem problemas e cabia no bolso do casaco verde aí da foto, a tele no outro bolso: do leão a 200 metros (55-210) à "selfie" com tubarão branco (16-50) antes de entrar na gaiola... A National Geographic não daria nada por elas, mas para minha família foi um sucesso...  :ok:







 :worship: fotos maneiras!
Nikon D7100 - 10-24, 18-105, 35 1.8G, 70-300VR e Tamron 17-50 2.8.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/raphavalente/


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
A única vantagem que ele vai ter em usar uma DSLR é se ele quiser usar uma lente tilt-shift no futuro, de resto as mirrorless vão entregar a mesma qualidade e com menos tranqueira para levar! Um kit com uma Olympus OM-D EM5, Olympus M.Zuiko 12mm f/2, uma Panasonic 35-100mm f/2.8 e uma Panasonic 100-300 pesa e custa menos do que uma Nikon D610, uma 16-35 e 70-200 f/4. Isso sem falar das Fuji que se pode comprar legalizadas no Brasil! Eu não citei as DSLR APS-C, pois na minha opinião as lentes para elas não tem a mesma qualidade das lentes FF, e com exceção de umas 3 lentes, todo mundo usa lente FF em APS-C e com isso perde um pouco o sentido de se ter uma câmera menor!
Leve em consideração que para fotografar natureza, você vai precisar de filtros ND, ND graduados, CPL e um tripé muito bom, o investimento é bem considerável!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr