Eu uso foco manual em estúdio o tempo todo. Fotografo apenas produtos, então fica fácil de usar. Como a área onde quero focar raramente coincide com um ponto de foco e não tenho como mexer o tripé depois da composição feita, o foco manual é o jeito mais preciso de focar.
Basicamente eu gosto muito de usar o zoom da 5D3 da área a ser focada, mesmo no escuro esta ferramenta funciona muito bem. Uso objetivas TS, então gosto também de usar esta funcionalidade pra testar se a objetiva está na melhor posição.
Fora do estúdio também gosto de foco manual, pois tenho muitas objetivas apenas manuais, algumas para M43, várias de baioneta FD, todas manuais mecânicas, e acabo aproveitando o grande EVF da EM1 para focar manualmente. Agora, eu tive uma XT 350D e uma 50mm 1.4, naquele conjunto era muito difícil de usar foco manual, primeiro por conta do próprio anel de foco impreciso da objetiva, e depois por causa do minúsculo OVF da Rebel, pra quem não tem uma visão ninja como eu, ficava complicado.
Quando preciso que um still fique completamente nítido, com profundidade de campo além do máximo que a objetiva permita (mesmo uma TS), eu uso o focus stack, que só pode ser feito com uma boa e precisa objetiva manual.
Outra opção é instalar um bi-partido na sua camera, a 5D tem como opcional, já usei e é bem bacana. Outra opção ainda são os sistemas de focus peaking que as mirrorless tem, também são bem práticos, eu particularmente não gosto de usar, acho estranho.
Enfim, foco manual, se você tem tempo de focar, é uma ótima, acho até mais gostoso de fotografar assim, tipo trocar marchas de carro esportivo, tem gente que adora.
O pessoal especialista em macro é que pode te dar uma aula sobre isso.