Autor Tópico: G.A.S,indecisão,escolhas e Mirrorless?  (Lida 5853 vezes)

Mateus1337

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 57
  • Sexo: Masculino
    • GRID
Online: 03 de Outubro de 2014, 23:16:10
Boa noite a todos.
Sou novo por aqui, e gostaria de deixar minhas impressões por alguns equipamentos que tive e me desfiz ao longo de 2014..

Tudo começou com uma T4i,DSLR de entrada.. presente dos meus pais. Excelente camerazinha,rendeu muitos trabalhos interessantes..
Até que fiquei mais sério e resolvi investir um pouco pesado na escolha da lente. Parti logo para uma EF 50mm f/1.2 L USM.
Até pouco tempo eu achava os arquivos daquela lente pura magia no APS-C.

Algumas imagens dela montada com o monstrengo de vidro L e algumas feitas com o kit.









Alguns meses se passaram e eu pude ler sobre a X100. Fiquei apaixonado pela câmera, a usei um final de semana e tive resultados muito satisfatórios.
Logo me coloquei em frente ao mercadolivre a procura da X100.
Na época era uma câmera bem rara de achar com um preço bom,comprei uma X100.
A usei até dizer chega..muitas viagens bacanas e fotos bem legais. Nada se compara as cores da Fuji hoje em dia.. (Minha opinião)

Algumas fotos dela e algumas tiradas com ela.












Só que ai eu entrei em um estilo de pensamento um pouco difícil de entender,nunca tinha tido uma full-frame..pensei muito, e estava com DSLR na mente. Era acostumado a trabalhar com 5D Mark II e fui atrás dessa câmera, nenhuma oferta boa na época.. me frustrei e vendi a Fuji pra ajuntar. Passaram alguns meses e eu vi uma 6D com um preço bacana, não pensei duas vezes. Comprei a 6D dando a T4i de entrada e pagando o restante.

Ali estava eu, com simplesmente o kit dos sonhos de muitos.. o tão falado sensor 135mm com uma lente de respeito e única em sua classe. Primeiros meses só alegrias e felicidades,usando a câmera para trabalhar com casamentos e ensaios.. até que me bateu alguma coisa, olhei as minhas fotos e não gostava tanto delas.. as outras câmeras simplesmente me davam resultados mais agradáveis..
tornei a anunciar a 6D com a 50mm 1.2, necessidade financeira da época me fez tomar essa dura decisão.

Algumas fotos dela e algumas feitas com o Kit.














Câmera vendida,alguns meses parado.. muitos problemas e uma saudade tremenda de ter algo que fotografasse em mãos. O dinheiro estava em seus melhores dias e meu relacionamento nos piores, acabei pensando de uma forma complicada demais. Voltando a simplicidade da coisa,me deparei com um burburinho,daqueles que não se via faz tempo no mercado de câmeras.
A tão surpreendente linha Sony Alpha 7!
Foi como uma flecha acertando minha cabeça,tudo que eu lia de review e as fotos que o sistema traduzia..fiquei encantado,apaixonado e bolado com o escasso mercado brasileiro pra esse tipo de equipamento.

Semanas depois e acho que 1 mês, me fizeram juntar daqui e da li e dar o passo. Comprei uma Sony A7! Mas não tinha lente  :doh:
Entrei em contato com um vendedor e logo após descobri que ele é usuário do fórum. VSOUZA. Não pude arrematar a 55mm Zeiss 1.8 dele e fiquei meio chocado com a falta de lentes pro sistema (eu já sabia)
Logo optei por uma coisa que muitos fazem, lentes manuais e adaptadores!!!!!
Não chegou minha lente ainda, já estou alguns dias me corroendo olhando a sonyzinha quietinha no canto,sem uso..
Espero poder montar logo uma lente no nível dela e fazer meu review sobre o equipamento..claro,com fotos!

Bom, essa foi meu passeio no mundo da fotografia entusiástica. Todo sistema tem suas vantagens e falhas..
Espero sossegar meu G.A.S com essa a7 e investir somente em lentes a partir de agora!

Agradeço quem leu até o final  :worship:



aftermath.vsco.co


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 03 de Outubro de 2014, 23:36:08

Agradeço quem leu até o final  :worship:

Eu li até o final  :D

Cara, sem querer ser ofensivo, longe disso, mas acho que enquanto você ficar trocando de equipamento vai continuar "batendo uma coisa" em você e você não vai gostar das suas fotos rs.

Agora você tem uma câmera que tem ótima qualidade, é FF e é compacta, ou seja, você conseguiu reunir o perfil das outras 3 máquinas. Pela lógica não há como "bater uma coisa" agora e se isso acontecer o problema está em outro lugar. Você tem que estudar referências, fazer imersão em temas artísticos, ver alguns filmes hipsters (não blockbusters), etc, ou seja, ampliar seus horizontes culturais  ;)


Mateus1337

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 57
  • Sexo: Masculino
    • GRID
Resposta #2 Online: 03 de Outubro de 2014, 23:54:46
Eu li até o final  :D

Cara, sem querer ser ofensivo, longe disso, mas acho que enquanto você ficar trocando de equipamento vai continuar "batendo uma coisa" em você e você não vai gostar das suas fotos rs.

Agora você tem uma câmera que tem ótima qualidade, é FF e é compacta, ou seja, você conseguiu reunir o perfil das outras 3 máquinas. Pela lógica não há como "bater uma coisa" agora e se isso acontecer o problema está em outro lugar. Você tem que estudar referências, fazer imersão em temas artísticos, ver alguns filmes hipsters (não blockbusters), etc, ou seja, ampliar seus horizontes culturais  ;)

Obrigado! Criticas assim são sempre bem vindas, vou procurar com afinco tais filmes e referencias dentro desse mundo.
Ampliar horizontes define o que eu preciso mesmo!
aftermath.vsco.co


coposdeagua

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.079
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 04 de Outubro de 2014, 00:01:53
Eu já estive em todos os lados que você citou - já tive dslr de entrada, já tive os corpos aps-c mais parrudos, já tive a a99 de câmera grande full frame, já tive a x100s, sendo que acabei trocando ela por uma a7r. Sinceramente? Estou adorando a a7r, mesmo só usando a minha Minolta Rokkor 50mm 1.4 antiguinha. É 90% de tudo que eu queria numa câmera. Pessoalmente, eu não troco ela por outra câmera tão cedo.

Eu postei algumas fotos que tirei com a 50mm 1.4 e com a 45/2 aqui: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=105420.0

Quem sabe isso ajuda você a formar uma opinião provisória. A definitiva vai vir quando você estiver usando a câmera!
Sony a77/a700/ Minolta 7000/ Zenit-ET
http://www.flickr.com/photos/coposdeagua
Participe você também do desafio Semana 50 2014!
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107462


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 04 de Outubro de 2014, 00:25:18
Não sei a sigla mas as sony mirrorless com viewfinder me seduzem rsrsrsrs
O problema é esse de lente.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 04 de Outubro de 2014, 07:59:51
Consumismo.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #6 Online: 04 de Outubro de 2014, 08:59:23
Gostei bastante fãs fotos, independente da câmera.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Mateus1337

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 57
  • Sexo: Masculino
    • GRID
Resposta #7 Online: 04 de Outubro de 2014, 10:15:23
Consumismo.

Totalmente, GAS é uma forma de consumismo.

Gostei bastante fãs fotos, independente da câmera.

Obrigado, são simples mas tem sua importância nesses períodos da minha vida.

Não sei a sigla mas as sony mirrorless com viewfinder me seduzem rsrsrsrs
O problema é esse de lente.

Problema entre aspas né? O sistema NEX é um dos melhores em termos de adaptação de lentes. Seja qual for o sistema, provavelmente tem adaptador disponível.
Agora é aquilo, se o foco automático for um essencial, até os dias de hoje o sistema é bem limitado nessa questão de lente.
aftermath.vsco.co


Mateus1337

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 57
  • Sexo: Masculino
    • GRID
Resposta #8 Online: 04 de Outubro de 2014, 10:18:02
Eu já estive em todos os lados que você citou - já tive dslr de entrada, já tive os corpos aps-c mais parrudos, já tive a a99 de câmera grande full frame, já tive a x100s, sendo que acabei trocando ela por uma a7r. Sinceramente? Estou adorando a a7r, mesmo só usando a minha Minolta Rokkor 50mm 1.4 antiguinha. É 90% de tudo que eu queria numa câmera. Pessoalmente, eu não troco ela por outra câmera tão cedo.

Eu postei algumas fotos que tirei com a 50mm 1.4 e com a 45/2 aqui: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=105420.0

Quem sabe isso ajuda você a formar uma opinião provisória. A definitiva vai vir quando você estiver usando a câmera!
Vai me ajudar muito, estou acompanhando o tópico.
Continue fornecendo as imagens  8-)

É bom ter tido a experiência em vários sistemas,mas ao mesmo tempo é ruim por que custa caro  :assobi:
aftermath.vsco.co


agsantos

  • Trade Count: (13)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 04 de Outubro de 2014, 12:10:57
Cara, gostei das suas fotos, do seu estilo. E sei lá que câmera você usou  :D

Gostou de lentes manuais, então?? Pronto pra mais um vício??

Dá uma olhada aqui:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=70153.0
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"

http://www.flickr.com/photos/-ags-/


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 04 de Outubro de 2014, 12:34:08
Faz parte do amadurecimento do fotógrafo esta busca pessoal. Depois você vai encontrar a sua fotografia e trocar de equipamentos será algo secundário.


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #11 Online: 04 de Outubro de 2014, 13:13:15
Bom tópico!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #12 Online: 04 de Outubro de 2014, 18:42:33
Acompanhando também. Eu, também, sempre estou atendo é aberto a outros sistemas. Uma coisa é fato: após duas Nikons APS, fui pra 6D e algumas boas lentes. Até hoje minhas fotos mais impressionantes saíram de uma FF.
Contudo vendi há umas semanas esse sistema por conta de grana. Antes disso, fiquei seis meses com o sistema M4/3 e as imagens não me convenceram para o meu gosto. Migrei para X100S e simplesmente percebi que um sensor APS top com boas lente é uma proposta mais artística é fantástico e essa câmera iria sossegar comigo por um bom tempo, complementando com a DSLR. Agora que estou sem DSLR estou pensando em ficar só com Mirrorless e devo partir para X-T1 ou A7 (eis a dúvida). Um tem o melhor sistema mirrorless na atualidade olhando-se todos os fatores e o outro tem o sensor FF que eu ainda encontro um mágica especial na imagem.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


toc83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 741
Resposta #13 Online: 04 de Outubro de 2014, 19:54:31
Entendo perfeitamente. Eu comecei com DSLR Pentax, saí do sistema porque não queria mais acumular lentes PK e também para andar com uma câmera menor. Fui pra Fuji X10 e foi bom durante um tempo, mas senti que precisava experimentar lentes manuais, então fui pra NEX F3, por defeito desta, fui pra 6 e passei para A6000 recentemente. Estou há 2/3 meses com a câmera, mas entendi que não sou uma pessoa de manuais e a oferta de lentes Sony é escassa e cara; então penso em vender a A6000 e partir pra SL1 pra manter o equipamento compacto e ter uma oferta incomparavelmente maior de lentes. Ainda não fiz isso com medo de me arrepender.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #14 Online: 04 de Outubro de 2014, 20:31:12
Eu não entendi...
Você fotografa muito bem, independente da máquina que estava na sua mão as fotos saíram muito boas. Escolher máquina fotográfica é como escolher cueca... Cada um tem um gosto diferente e cada uma se adapta melhor a sua anatomia... Boas fotos com a sua nova A7...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr