Autor Tópico: DX Pro  (Lida 14885 vezes)

ArmandoFerreira

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Resposta #105 Online: 13 de Outubro de 2014, 19:30:27
Fotos feitas em posições diferentes. Foi o que causou compressão.
Mas aí tem distorção junto.


Sim, distâncias em relação ao objeto diferentes pois cada lente precisou se afastar ou se aproximar do tema para manter o mesmo enquadramento.
Não é isso que vocês estão discutindo? Para mim as DF's mais longas comprimem melhor o plano simplesmente porque obriga você a se afastar do objeto fotografado, por isso a DF de 135mm são tão queridinhas para retratos fechados em FF. Fotógrafos de moda normalmente usam a 70-200 f/2.8.
Perdi alguma coisa ou inseri informações fora da discussão/tema de vocês? somei ou baguncei?   :shock:   :D
« Última modificação: 13 de Outubro de 2014, 19:30:56 por ArmandoFerreira »


Claudio Rombauer

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Resposta #106 Online: 13 de Outubro de 2014, 19:33:34
Farei o seguinte teste.
1. Com objetivas diferentes na mesma posição farei duas fotos e vou sobrepor a área em comum para ver se a objetiva comprime esta parte da imagem.
2. Com a mesma objetiva em posições diferentes farei duas fotos e vou sobrepor a área em comum para ver se o nível de compressão é mantido mesmo.

Este teste vai comprovar que a mesma objetiva pode ser usada para cria imagens com compressões distintas e que objetivas diferentes são capazes de  resultados de compressão idêntica.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2014, 19:43:38 por Claudio Rombauer »


Claudio Rombauer

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Resposta #107 Online: 13 de Outubro de 2014, 19:39:32

Sim, distâncias em relação ao objeto diferentes pois cada lente precisou se afastar ou se aproximar do tema para manter o mesmo enquadramento.
Não é isso que vocês estão discutindo? Para mim as DF's mais longas comprimem melhor o plano simplesmente porque obriga você a se afastar do objeto fotografado, por isso a DF de 135mm são tão queridinhas para retratos fechados em FF. Fotógrafos de moda normalmente usam a 70-200 f/2.8.
Perdi alguma coisa ou inseri informações fora da discussão/tema de vocês? somei ou baguncei?   :shock:   :D
Exatamente! O que causou compressão foi o afastamento. Objetiva não altera perspectiva.


Humberto Yoji

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Resposta #108 Online: 13 de Outubro de 2014, 20:26:12
Gente, vamos criar um tópico novo pra isso então. Vou fazer umas fotos de demonstração do conceito aqui e depois postamos tudo no tópico novo, que tal? Aí deixamos esse para o assunto inicial.


vangelismm

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Resposta #109 Online: 13 de Outubro de 2014, 20:54:01
Gente, vamos criar um tópico novo pra isso então. Vou fazer umas fotos de demonstração do conceito aqui e depois postamos tudo no tópico novo, que tal? Aí deixamos esse para o assunto inicial.

É bom pra ajudar a acabar esse mito de compressão de lente.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Claudio Rombauer

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Resposta #110 Online: 13 de Outubro de 2014, 23:30:16
É bom pra ajudar a acabar esse mito de compressão de lente.

vou postar naquele antigo.


aviasom

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Resposta #111 Online: 23 de Outubro de 2014, 00:24:45
Fx ou DX, dois bons sistemas, cada um com seu encanto, gosto dos dois!

A mesma lente foi usada nas duas fotos abaixo, mas uma foto foi feita em um corpo Dx e a outra em um corpo FX, alguem arrisca a dizer quem é quem rsrsrsrr



« Última modificação: 19 de Dezembro de 2014, 15:30:22 por Pope »
Bom fotógrafo é aquele que consegue chegar nos resultados conscientemente, repetidas vezes!(Alcure)


Kokimoto

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Resposta #112 Online: 03 de Novembro de 2014, 19:09:48
Os rumores estão voltando a aparecer. Mas esse está com chance de apenas 30%.

http://nikonrumors.com/2014/11/03/nikon-d7200d9300-specifications-maybe.aspx/
D600 - E-M10


dadozen

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Resposta #113 Online: 03 de Novembro de 2014, 19:23:16
Os rumores estão voltando a aparecer. Mas esse está com chance de apenas 30%.

http://nikonrumors.com/2014/11/03/nikon-d7200d9300-specifications-maybe.aspx/

8fps, 10 fps com grip? Seria a resposta da Nikon para a 7D MkII? Estranho que a D7100 foi lançada há menos de 2 anos.

Se for lançada mesmo, fica a dúvida cruel: migrar para FX( D750 ) e contar com o sensor maravilhoso dela ou ir pros 10 fps da D7200? ACho que a resposta certa seria: pegar as duas!!!!  :hysterical: :hysterical:

Ah, e acho que ela custaria menos do que a Canon pede pela 7D MkII( 1.799 obamas ).
« Última modificação: 03 de Novembro de 2014, 19:24:11 por dadozen »
D750 + 20 1.8G + 35 1.8G ED + 50 1.8G + 85 1.8G + 70-300 VR / SB910 + SB700
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ArmandoFerreira

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Resposta #114 Online: 03 de Novembro de 2014, 20:46:38
Acredito que com a D4s e 1DX os usuários ficam servidos...

Depois da corrida dos MP vem a corrida dos FPS, espero que a D7200 tenha buffer, a D7100 neste aspecto pecou muito! A 70D já dava um coro nela.

Mas e a D400? Morreu?!?


cirinho

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Resposta #115 Online: 04 de Novembro de 2014, 06:43:20
Bom  dia a todos.
Eu  fotografava  esporte (Indoor) com uma D-300s , Passei a utilizar uma FX , Garanto, com uma Full frame é outra coisa.
Ciro Barbosa
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dadozen

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Resposta #116 Online: 04 de Novembro de 2014, 10:12:20
Bom  dia a todos.
Eu  fotografava  esporte (Indoor) com uma D-300s , Passei a utilizar uma FX , Garanto, com uma Full frame é outra coisa.

Cirinho, qual foi o principal diferencial que sentiu ao migrar para FF?
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WagnerBastos

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Resposta #117 Online: 03 de Dezembro de 2014, 11:53:51
...
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2014, 11:59:09 por WagnerBastos »


bruno_sfc

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Resposta #118 Online: 27 de Março de 2016, 20:08:48
O Humberto está certo, comprimento focal não tem nada a ver com compressão de planos, isso é determinado unicamente pela distância entre o plano focal e o objeto fotografado. E como uma 35mm em FX e 50mm em DX, mantido o mesmo enquadramento, exigem a mesma distância plano focal - objeto, ambas apresentam a mesma compressão entre os planos.

Tudo bem que o amigo citou dois sites onde se ensina o contrário, mas este é mais um dos mitos que envolve a fotografia e antigamente já gerou muita discussão nos fóruns. Buscando em outros lugares acabará chegando a conclusão que isso não é verdade.

Aqui algumas fotos de exemplo retirados do blog do zack

Foto em 24mm


Foto em 70mm


Ampliando-se a imagem em 24mm, percebe-se que a compressão de planos entre ambas é exatamente a mesma, o que não poderia ser diferente porque a foto foi feita do mesmo local.



Tudo é uma questão de perspectiva e a própria distorção de perspectiva independe da lente usada

Texto extraído do Light, Science and Magic


Off-topic, mas sempre é bom enfatizar para que os mitos não se perpetuem.

Estou lendo esse livro (e gostando muito), mas justamente essa parte me confundiu um pouco. Se eu usar uma lente 24mm e uma 200mm para fazer o mesmo retrato, com a mesma configuração na câmera, do mesmo lugar, só mudando o crop, não há compressão de planos? Conseguiria me explicar o raciocínio por trás disso, por favor?

Obrigado!
« Última modificação: 27 de Março de 2016, 20:12:08 por bfscf »


bruno_sfc

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Resposta #119 Online: 27 de Março de 2016, 20:13:44
Pessoal, achei esse tópico através da busca do site. Agora estou lendo os comentários e algumas coisas estão ficando claras para mim.

Como foi comentado, existe algum outro tópico onde a discussão principal é voltada ao assunto das diferenças distâncias focais e suas distorções e relações?

Obrigado!