Já discutimos muito, muito, sobre isso e existe já um bom material.
Objetiva não achata nada. Objetiva cropa.
Quem achata é a gente, se movendo.
A compressão de planos pode ser notada a olho nu, não precisa de câmera.
Faz assim, coloca uma pessoa no meio do frame, com uma boa distância, fotografa com a câmera parada com uma 850mm e depois com uma 35mm, sobreponha as imagens e analise a compressão de planos.
Entendo que você e mais alguns pensem assim, mas eu discordo.
Teleobjetiva cropa
e também achata.
Nós não achatamos nada apenas nos movendo. Quando nos aproximamos ou nos distanciamos do assunto, diminuímos ou aumentamos a profundidade de campo respectivamente (considerando mesma abertura e comprimento focal). Para que haja a compressão da cena ao nos distanciarmos e nos aproximarmos é preciso também que haja uma mudança no comprimento focal. É claro, isso se você quiser manter o mesmo enquadramento.
Fiz um teste hoje a tarde para ver se não estava enganado sobre o assunto, e confirmei o que já pensava: A minha mera aproximação física do assunto não fez o plano de fundo parecer maior ou mais próximo. Esse efeito consegui apenas aproximando com o zoom; e pra manter o mesmo enquadramento tive que me distanciar, óbvio.
Bom, já foi dito que essa discussão pode estar desvirtuando o tópico, então vamos deixar para outro tópico. Eu já fiz uma pesquisa sobre o assunto e vi vários tópicos; contudo, muitos com a mesma ideia equivocada.
Um dos tópicos que eu vi falava corretamente sobre o assunto:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=89240.0Para terminar, recomendo que vejam este vídeo. Ele e diversas outras fontes falam a mesma coisa.
http://www.lynda.com/Photography-Cameras-Gear-tutorials/Focal-length-camera-position-composition/76336/80268-4.html"The image changes dramatically depending on what focal length that I'm using" (Ben long).
Ben Long is a San Francisco-based photographer, writer, and teacher. The author of over two dozen books on digital photography and digital video, he is also a senior contributing editor to Macworld magazine, and a senior editor at CreativePro.com. His photography clients have included 20th Century Fox, Blue Note Records, Global Business Network, the San Francisco Jazz Festival, the Pickle Family Circus, and Grammy-nominated jazz musicians Don Byron and Dafnis Prieto. He has taught and lectured on photography around the world, including workshops at the Santa Reparata International School of Art in Florence and a class for imaging engineers at Apple, Inc. He occasionally dabbles in computer programming, and has written image editing utilities that are used by National Geographic, the British Museum, and the White House.