Existe alguma regra para fotos preto e branco?
Quando uma foto não "combina" em preto e branco?
Nao existe regras em nada. Tudo vai depender das suas intecoes, emocies, conceito, percepcoes, etc.
O que vou dizer aqui eh a grosso modo.
Mas em geral, preto e branco costuma destacar mais formas e texturas sem a distracao das cores.
Em questao de simbolismo e mensagem, as cores oferecem muito mais informacoes, sentimentos, mensagens, associacoes, etc. pode reparar que diferentes tendencias de veiculos de informacao, quando publicam uma mesma foto comprada de uma agencia de noticias, a mesma foto entre os dois veiculos tem uma ligeira diferenca de tonalidades de cores, dependendo do que querem transmitir na noticia.
Em relacao a "atmosfera da foto" linguagem, as cores sugerem uma copia ou hiper copia ou representacao da realidade, em outras palavras, tenta sugerir o real ou o hiper real, transmite tangibilidade, mesmo nao sendo verdade.
Ja o preto e branco nao tende trazer relacao a realidade em si, contem uma linguagem mais rustica, associada menos ao mundo da mimesi e tangibilidade e mais ao mundo das ideias.
Por isso, a escolha do preto e branco e cores deve levar tudo isso em consideracao. As cores oferecem informacoes validas e importante ao que se quer transmitir, ou elas causam distracoes, poluicao de mensagens e informacoes desnecessarias ao que se quer transmitir?
Atravez da foto vc busca trabalhar/representar/focar nas formas e texturas das formas ou as cores e sua textura, simbilismo e mensagem.
Vc busca o mundo das ideias, do rustico, do simples e essencial ou da mimesis, da tangibilidade, da materialidade, etc.
Desde a epoca de platao (ele wuem comecou com isso), passando por Cicero, Boas, Goethe, Pocasso, entre muitos outros artistas e filosofos, existe um questionamento e ate mesmo disputa entre uma tendencia artistica em direcao a mimesis, tangibilidade e materialidade vs ao mundo das ideias, da imaginacao e da do rustico.
O fato eh que trabalhos em dicao a materialidade, mimesis e tangibilidade tambem tem esta associada a corrupcao da percepcao e ate mesmo da arte em si. Por exemplo, quando as pessoas julgam um trabalho belo e atrativo naompor causa da qualidade do trabalho em si, mas por caisa da mensagem das cores e do atrativo do objeto representado.
Em geral chamando os trabalhos mais rusticosrimitivo e com apelo ao mundo das ideias de sinceros, honestos, inocentes e naturais. E os trabalhos materialistas de corruptos, alienatorios, etc...
Tambem chamado as obras com apelo ao mundo das ideias de trabalhos masculinos e ao mundo do material de trabalhos femininos. O que nao tem nada a ver com generos sexuais. Sao apenas denominacoes usadas no mundo antigo quando o masculino e feminino naomera diretamente associado a homem e mulher.
A melhor forma de perceber tudo isso eh analisando os trabalhos de Picasso. Ele migra bastante entre uma forma e outra mas ele pisou no cubismo e passou ampintar igual "crianca" mais tarde, ou igual povos antigos, quando passeando por uma feira em Paris e viu uma barraca vendendo mascaras tribais africanas. Foi quando ele se deu conta que a historia da arte tem sempre sido sobre o abistrato, o rustico, o inocente, o mundo das ideias.