Só um detalhe, Tiago. O grande diferencial nessa história era que a DL, a Super Macro, a Super Macro II não possuiam vidro da mesma qualidade da antiga APO e nem o elemento SLD. A nova DG possui o mesmo material da APO, tanto que as especificações são 100% iguais, e um elemento SLD, contra 3 da APO, nos reviews atuais que vi não notei diferença prática. O significado do DG é sim, simplesmente que tem compatibilidade com as novas digitais, contudo a versão DG coincidentemente tbm é uma lente completamente diferente das versões anteriores, muito mais próxima da APO do que as outras eram (isso não dito por mim, e sim pelo Fred Miranda, Photodo e no próprio site de divulgação da Sigma). Para não ser leviano, a APO se sai um pouco melhor no MTF. Evidente que vc tendo uma APO vai falar que ela é superior. Para mim isso se restringiu a uma boa dose de marketing da Sigma. Se eu realmente n acreditasse nisso teria comprado uma APO, a diferença de preço era mínima, afinal, comprei na B&H. Parte da pequena diferença de preço delas ainda pode ser justificada ao case de excelente qualidade que acompanha a APO, e não a DG. Das Sigmas DL, Super, Super II, antigas eu fugiria. Das novas acredito que as duas, APO DG e DG são boas opções com mínimas diferenças. Os quase U$80 que distanciam as duas eu aconselharia a economizar para uma futura compra, já que todas essas duas lentes por melhores que sejam, não deixam de ser lentes amadoras e de entrada e se é para gastar que seja com algo que realmente faz diferença como uma lente mais luminosa ou com VR.
É relativamente fácil, ao contrário do afirmado, se diferenciar as séries da Sigma. Também achei "excelente" a comparação com o sistema de freios, uma Nikon 80-400 VR seria o que? Disco de carbono? Aerodinâmico? Eu prefiro acreditar que antes da fotografia digital, quando reflex era um tipo de câmera quase restrito a profissionais, por falta de mercado faltavam inovaçoes tecnológicas e qualidade em lentes que não fossem muito caras, pois vendia pouco. Agora observe a quantidade de lentes lançadas pela Pentax, Nikon e Sigma apenas ano passado. Hoje quase todas as lentes de entrada (Tamron 70-300, Nikon 70-300, Sigmas) oferecem um mínimo de qualidade para qualquer profissional em começo de carreira e mais do que ideal para um amador que saiba tirar proveito do equipamento (conhecendo bem o que está usando), a diferença entre essas lentes pode ser até mesmo nula dependendo da mão de quem estão, diferença evidente vai se notar com uma Sigma 50-500, Nikon 70-200, 80-200, 80-400. Penso numa comparação mais justa se falando das lentes antigas como carros mil, as de entrada atuais como Astras, Golfs, etc.