Autor Tópico: Sigma 70-300 DG MACRO F4.5-5.6  (Lida 11599 vezes)

GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Online: 05 de Outubro de 2006, 12:56:56
Buenas, chegou minha Sigma 70-300 DG F4.5-5.6, vou deixar um review das primeiras impressões, depois tento colocar uns samples com ela, já que ando meio sem tempo. Vou tomar a liberdade de usar um referencial de comparação que é uma lente considerada muito superior e que eu tive a oportunidade de usar, que é a Nikon 70-300D. Para os que não me conhecem, eu não sou de puxar o peixe para o meu lado, se não gosto de algo eu devolvo (como fiz ainda com a Fuji F10 essa semana), se for ruim eu vou falar.

Preço: U$139 na B&H (sem frete)

Construção: mount em metal, com corpo totalmente emborrachado, muito bom o acabamento e de construção sólida, superior a Nikon 70-300G (U$115) e a Tamron (U$180) que são de plástico, idêntica a Sigma 70-300 APO (U$219). Na minha opinião não perde em nada para a Nikon 70-300D (sendo que esta custa U$320).

Foco: rápido e preciso, não é ruidoso, arrisco dizer que é o mesmo barulho de foco de uma Nikon 70-300D, quem já usou essa, é a mesma coisa. Apenas em situações muito extremas (modo macro com a câmera colada no objeto) ele falhou.

Modo Macro: muito útil, bem interessante, um presente extra que só as Sigma e a Tamron trazem, focando a 0,95m ao invés do habitual 1,5m das Nikon similares, como dito acima, só falhou em situações extremas.

Peso: leve comparado com uma lente pesada como a Nikon 80-200, o suficiente para não cansar o braço, sem ser leve demais, nesse quesito para mim é uma perfeita lente para carregar sempre, all around.

Aberração e distúrbios ópticos: não pude avaliar pq o dia está nublado hoje, e quero testar em situações extremas, mas pelo pouco que vi (e li) estou bem otimista. Essa lente é superor às antigas Sigma DL que não possuiam elementos anti-dispersantes, quando somente a APO possuia. Agora está possui um e a APO, três.

Cores e contraste: a princípio ainda é cedo para falar, mas acho que perde um pouco para a Nikon ED que tem um contraste e saturação muito boa, mas ainda quero testar mais pois tenho samples que fiz com a ED guardados aqui. Nada que um pós-processo não corrija. Repito, pode ser impressão, não é nada absurdo.

Nitidez: absurdamente superior a Nikon 70-300 D (ED) que apenas ficava mais nítida a F8 e F11, consegui imagens bem interessantes já em F5 a 200mm, F5.6 sem problemas. Fiquei mais do que satisfeito.

Observação: ¹diziam que essa lente a 300mm (assim como a APO) era pouco nítida e que seus melhores desempenhos eram a 200mm, bom, a 200mm ela é perfeita, a surpresa é que achei longe de ruim a 300mm, ao contrário, achei muito bom, lembrando que a 200mm ela é F4.8; ²se ele tiver a mesma durabilidade de uma Nikon, não estragando, eu não tenho a menor dúvida em chamar de louco quem pague mais de o dobro numa Nikon 70-300D; ³vi muita gente falando mal dessa lente, em especial das Sigma, mas que sei que nunca pegaram na mão, eu me restringi aqui a falar de lentes que usei, então, a conclusão é que é melhor ser cétido com comentários de quem não usou, ou ao menos, não pesquisou mais da lente, tudo que relatei aqui eu já havia checado em n comentários e testes que apontavam ela como melhor que a Nikon, mas não ia falar sem usar, agora não tenho dúvidas.

Conclusão: se vc não tem dinheiro sobrando ou prefere investir em outras coisas ao invés de lentes de R$1200 a 3000, curte fotos de natureza, esportes e/ou macros, e quer uma lente para carregar sempre sem ficar encanando com outros detalhes essa é a lente perfeita, talvez se eu tivesse fazendo algum trabalho tivesse comprado a APO que acredito que se saia melhor em situações extremas de luz, mas mesmo assim não acredito em muita diferença entre elas. Ainda, uma vantagem final, com exceção de Olympus, ela existe para todos os mounts.

* Um agradecimento ao amigo Marcelo Oreste, sem o qual eu não poderia ter adquirido essa lente agora, e que me fez o grande favor de trazer ela da B&H.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2006, 15:12:33 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #1 Online: 05 de Outubro de 2006, 13:12:24
Três testes singelos apenas para dar uma noção, quando der saio para fotografar com a lente. Todos em ISO 800, sem tratamento ou crop, só resize, apenas a última usei um plug-in do Fred Miranda para o duotone.





« Última modificação: 05 de Outubro de 2006, 13:19:01 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #2 Online: 05 de Outubro de 2006, 13:30:01
Mandou bem na análise.  

Parabéns  :clap:  
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


Maíra Erlich

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 227
  • Sexo: Feminino
    • Maíra Erlich Fotografia
Resposta #3 Online: 05 de Outubro de 2006, 13:53:42
jóia, gus, essa lente é uma baita mesmo :)
maíra erlich
recife - pe
mairaerlich.com


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #4 Online: 05 de Outubro de 2006, 14:40:12
legal Gustavo!

esta foi a lente que eu quaaaaase comprei.
mas como surgiu um outro negócio mais interessante pra mim, esta sigma acabou ficando. mas ainda gosto muito dela e recomendo também.
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



Deco Rodrigues

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
    • http://www.fotolog.net/decofotos
Resposta #5 Online: 05 de Outubro de 2006, 17:59:04
Otima indicação.

Ela já pode ser encontrada no Brasil?


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #6 Online: 05 de Outubro de 2006, 22:00:12
Interessante como os fabricantes tem conseguido excelentes resultados a preços baixos.
Muito legal o review, Gustavo!
Tenho a 70-300D da Nikon e estou satisfeito com os resultados, e mais satisfeito ainda em saber que a concorrência não tá dando sopa...
 
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #7 Online: 05 de Outubro de 2006, 22:07:38
Eu usei essa sua lente, Edu.. gostei dela, mas eu não queria gastar tanto. Outra coisa, você estava certo quando a F10, não me agradou, já devolvi, vou mandar vir uma Canon ou Panasonic.
Nikon/Panasonic Gear


Eduikeda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.116
Resposta #8 Online: 05 de Outubro de 2006, 23:14:31
Diz uma coisa Gustavo, vc já teve a Nikkor?
Gostei das fotos! :clap:  
Edu Ikeda

Nicão D 80

visite minhas fotos e comente:
www.flickr.com/photos/eduikeda


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #9 Online: 05 de Outubro de 2006, 23:19:47
Edu, nem chamaria de fotos essa brincadeira, só tinha que fazer uns samples rápidos e deu nisso, a da flor está desfocada parcialmente, estava testando o supermacro e deixei a lente a menos de 0,9m.
Tive a 70-300D e também utilizei a 80-200 F2.8 do Bruno, a 70-200 F2.8 VR de outro amigo, só não conheço a 80-400 VR.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2006, 23:20:39 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Marcio Vasconcellos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 552
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 05 de Outubro de 2006, 23:49:54
Parabéns pela compra Gustavo!
Espero ansiosamente mais impressões, samples e já q é p abusar a foto da Lente em si...
Dependendo do q eu conseguir de info, já peço p minha tia trazer uma tele dos EUA em dezembro  :mf_w00t2:  
Marcio Vasconcellos - Santa Clara - California
-------------------------------------
Nikon <3


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 06 de Outubro de 2006, 13:50:34
Parabéns pela análise Gustavo. Fico feliz, pois fiz o pedido dessa lente à BH. Estou esperando ela chegar, minha única frustração é que já tem quase 4 meses e a BH ainda não entregou meu pedido, que inluí a lente e alguns outros acessórios. Mas do que nunca agora estou ansioso pela chegada dela.
Valeu por ter se dado ao trabalho de fazer esta análise.  :clap:
Grande abraço,  
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #12 Online: 06 de Outubro de 2006, 15:56:06
Acho que vai valer a espera, Achilles, nunca imaginei que uma lente com custo tão baixo pudesse ter um foco tão preciso e razoavelmente silencioso (tanto qt uma Nikon 70-300ED).

Obrigado pessoal, quando der coloco umas fotos decentes.
Nikon/Panasonic Gear


Cincinato

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
    • http://www.flickr.com/photos/cincinato
Resposta #13 Online: 06 de Outubro de 2006, 16:07:55
Pergunta de iniciante :bye2:
Pessoal, desculpe a ingenuidade, mas qual a diferença entre a DG MACRO para a APO DG MACRO. (ou é a mesma coisa???)
Abraço
Nome: Cincinato Lui
Minhas Fotos


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #14 Online: 06 de Outubro de 2006, 16:42:09
Em tese a APO possui três elementos de vidro SLD (Special Low Dispersion) a fim de evitar distúrbios ópticos, e a DG apenas um. Estetica e estruturalmente são a mesma lente, mesmo número de elementos, mesmas funções e especificações. Em tese a APO se sai um pouco melhor no MTF, eu particularmente não notei diferença a não ser o preço e o case que acompanha a APO. Se fosse para trabalho talvez comprasse a APO, mas não sei até que ponto essa diferença é marketing.
« Última modificação: 06 de Outubro de 2006, 16:43:18 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear