Autor Tópico: IMac ou MacBook???  (Lida 10657 vezes)

Paula Cayres

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
  • Sexo: Feminino
  • SEMPRE APRENDENDO...
    • www.paulacayresfotografia.com.br
Online: 18 de Fevereiro de 2015, 14:28:49
Pessoa, preciso trocar meu PC.
Estou na dúvida se compro um IMac. Ou um MacBook Pro para ter mobilidade.
O que acham?
Canon 60D
Tamron 24-70 2.8
Canon 50mm 1.8


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #1 Online: 18 de Fevereiro de 2015, 16:51:58
Pessoa, preciso trocar meu PC.
Estou na dúvida se compro um IMac. Ou um MacBook Pro para ter mobilidade.
O que acham?
A mobilidade é essencial para você?

Se a resposta for positiva, não há o que discutir, você terá que optar por macbook/notebook.
Caso contrário, entre as duas opções, opte pelo imac.

Não vou entrar na questão de hardware, preço, nem acerca de outras máquinas não apontadas por você inicialmente. Apenas na questão levantada no seu post (ou um, ou outro.).

 :ok:


Paula Cayres

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
  • Sexo: Feminino
  • SEMPRE APRENDENDO...
    • www.paulacayresfotografia.com.br
Resposta #2 Online: 18 de Fevereiro de 2015, 23:31:27
Se puder me dar uma mão quanto a estes detalhes ficaria agradecida!  ;)
Pq não entendo muito de computadores.
Canon 60D
Tamron 24-70 2.8
Canon 50mm 1.8


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #3 Online: 18 de Fevereiro de 2015, 23:33:04
Padilha disse tudo, porém destaco que trabalhar com uma estação como um IMac, principalmente com uma tela grande é completamente diferente de um notebook, mesmo que seja um Mac.
E isso tbm sem considerar configurações....mesmo que fossem pau-à-pau.

Eu teria um note só para visitas, contatos. Pra trabalhar imagens de verdade tem que ter uma tela razoável.



Paula Cayres

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
  • Sexo: Feminino
  • SEMPRE APRENDENDO...
    • www.paulacayresfotografia.com.br
Resposta #4 Online: 18 de Fevereiro de 2015, 23:39:27
Obrigada gente!
Realmente acho que a tela grande é muito melhor para o tratamento das fotos...
Sou meio encucada com outras marcas devido a começarem a dar problemas com o tempo... Meu marido trabalha com um MAC e é incrível como nunca deu problema e olha que ele já tem faz uns anos rsrsrsrs.
O que acham disso? MAC é melhor mesmo ou existem marcas que me darão a mesma segurança?
Desculpem tantas perguntas. 8-)
Ah, e sobre configurações, hardware, etc?
Canon 60D
Tamron 24-70 2.8
Canon 50mm 1.8


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 18 de Fevereiro de 2015, 23:39:30
Pode ter certeza. Se for trabalhar com fotografia vai precisar de um bom monitor externo mesmo comprando o notebook. Trabalhar em tela pequena é horrivel, mesmo se for um macbook retina.

Se precisar de mobilidade, o notebook, é claro. E um monitor externo para casa.

Se mobilidade não for importante, o macmini.

Compre com 8 gigas de memória, pois 4 fica meio no limite.


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #6 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 14:18:46
Mac/Note + Monitor externo de qualidade é uma opção bacana mesmo.

Paula Cayres, com relação ao hardware, confesso que sempre sonhei com um Macbook!  :wub:
Mas um PRO 15'' Retina top custa  :eek:

Acabei comprando um notebook mesmo, com uma configuração boa, ssd e tela com painel ips.
www.powernote.com.br/850_conf.html

 :ok:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 14:45:59
Só lembrando que o monitor ser IPS não é tudo. Tem um monte deles que não prestam para fotografia por serem difíceis de calibrar. Aqui no fórum tem vários tópicos sobre isso.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #8 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 14:46:15
Independente da plataforma, hoje uso Windows 8.1 em um PC montado por mim com peças bem selecionadas que dá pau em muito MAC, o importante é se atentar a dois fatores que os amigos já mencionaram.

1 - Portabilidade que um laptop oferece;
2 - Qualidade/Calibração de um bom monitor para pós produção.

Se a portabilidade se resumir a mostrar um portfólio para clientes um iPad dá conta e bem do recado e usa um Desktop (MAC ou não) com um bom monitor, a Dell possui alguns excelentes.

Já pensou em comprar um excelente monitor da Dell e um MacBook Air? Se for trabalhar apenas com fotos ele dá conta bem do recado e é bem portátil.

Os iMac's com tela retina são fantásticos, mas são bem caros, vai também do seu bolso.


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #9 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 17:31:05
Só lembrando que o monitor ser IPS não é tudo. Tem um monte deles que não prestam para fotografia por serem difíceis de calibrar. Aqui no fórum tem vários tópicos sobre isso.
Exato, AFShalders.
O monitor desse note foi bem avaliado:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=55190.msg1086541#msg1086541

Mas, é claro, o ideal é um monitor externo maior e com boa qualidade (Dell P2214H, P2314H, P2414H, U2414H, U2415) ou wide gamut.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 17:44:54
Hoje eu compraria um Macbook e um monitor externo. Como o Afshalders falou, a tela de 15 não resolve o problema, então acho mais interessante ter mais portabilidade e pegar o de 13" e com a diferença comprar um monitor.

iMac com HD mecânico é lento pacas se comparado ao Macbook, e pra pegar com SSD tem que mexer na configuração ou pegar o top que tem fusion drive. Outro problema é que vc tem que fazer a escolha certa, pois é impossível upgrade de memória e hd no macbook e complicado trocar hj de imac, tem que comprar aquele kit com ventosas, esquentar pra derreter a cola do monitor, ou seja, é um pepino. Melhor gastar de uma vez.

O que me incomoda no iMac é saber que uma hora ou outra o monitor pode dar pau e a máquina está atrelada. No fundo querem que a gente jogue um computador ainda funcional no lixo, por causa da tela já cansada.

E painéis sempre vão piorando com o tempo.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 19:10:40
O que me incomoda no iMac é saber que uma hora ou outra o monitor pode dar pau e a máquina está atrelada. No fundo querem que a gente jogue um computador ainda funcional no lixo, por causa da tela já cansada.

E painéis sempre vão piorando com o tempo.

Não precisa jogar fora se o LCD pifar. Basta colocar em baixo da mesa e plugar um monitor externo nele  :D
Brabo é pifar a placa mãe, aí é lixão !

Eu iria de MacPro de 13" com o maximo de memoria que pudesse pagar, mais um bom monitor. O macmini pode ser interessante mas tem que ficar muito atento a configuração. Os modelos novos tem memória soldada !!!

Também tem que prestar atenção no HD e na CPU.



Se for pegar um mini, a fast shop ainda tem dos que aceitam upgrade de memoria com um preço excelente

MD387BZA, R$ 2814,00
http://www.fastshop.com.br
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2015, 19:17:35 por AFShalders »


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #12 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 14:39:59
Independente da plataforma, hoje uso Windows 8.1 em um PC montado por mim com peças bem selecionadas que dá pau em muito MAC...

Já pensou em comprar um excelente monitor da Dell e um MacBook Air? Se for trabalhar apenas com fotos ele dá conta bem do recado e é bem portátil...

Eu também montei um PC Windows, com os componentes de hardware escolhidos a dedo. Montei uma máquina cara, mas com preço bem inferior a qualquer MAC (exceto o mini) e desempenho superior, suspeito, à maioria deles...  :ok:

É até mais que o necessário para trabalho com fotos (em resumo, processador i7 4790k, 16 GB de RAM e placa de vídeo GTX 970 4G DDR5), mas como eu gosto de dar uma jogadinha de vez em quando...  :assobi:

Uso um monitor Dell Ultrasharp, com painel IPS, de 23 polegadas, que era, na época que comprei, a melhor opção para tratamento de fotos dentro de um custo não proibitivo.  :clap:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 14:55:28
Legal, ela pergunta uma coisa e respondem outra ...


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 15:34:43
Legal, ela pergunta uma coisa e respondem outra ...

A pergunta é simples:

"Estou na dúvida se compro um IMac. Ou um MacBook Pro para ter mobilidade.
O que acham?"

Basicamente ela pergunta se a gente acha se ela deve ter mobilidade. Eu acho que vale a pena.