Autor Tópico: Quem aí fotografa menos do que gostaria?  (Lida 8223 vezes)

Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #15 Online: 16 de Março de 2015, 11:17:01
Acho que tirando os profissionais que devem até praticamente cansar de tanto fotografar, todos os hobbystas devem querer fotografar mais do que fotografam.

Eu também me incluo nesta lista...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #16 Online: 16 de Março de 2015, 11:27:43
Acho que tirando os profissionais que devem até praticamente cansar de tanto fotografar, todos os hobbystas devem querer fotografar mais do que fotografam.

Elder, mas aí entra um "efeito colateral". Eu, como profissional, tenho clicado exaustivamente. Em compensação, tenho feito pouquíssima coisa para mim mesmo, para hobby. Boa parte disso é porque, na hora do lazer, quero me divertir, não ficar clicando. Raríssimas vezes faço alguma saída fotográfica e, em viagens e afins, prefiro levar uma compacta pra não me preocupar com o peso e tamanho...


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 16 de Março de 2015, 11:46:59
Elder, mas aí entra um "efeito colateral". Eu, como profissional, tenho clicado exaustivamente. Em compensação, tenho feito pouquíssima coisa para mim mesmo, para hobby. Boa parte disso é porque, na hora do lazer, quero me divertir, não ficar clicando. Raríssimas vezes faço alguma saída fotográfica e, em viagens e afins, prefiro levar uma compacta pra não me preocupar com o peso e tamanho...

Faço minhas as palavras do Teté.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 16 de Março de 2015, 11:48:55
Existe muita gente que trabalha com fotografia da mesma forma como outro trabalha com programação de software. O cara não acorda no sábado de manhã fissurado pra abrir o computador e criar um algoritmo.

« Última modificação: 16 de Março de 2015, 11:49:49 por Claudio Rombauer »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #19 Online: 16 de Março de 2015, 11:52:33
Existe muita gente que trabalha com fotografia da mesma forma como outro trabalha com programação de software. O cara não acorda no sábado de manhã fissurado pra abrir o computador e criar um algoritmo.

Ainda bem que não é meu caso, eheheh... Adoro sair para trabalhar, ainda mais se for um casamento, mas fora os cliques do trabalho, não tenho feito muitos outros não. E, por mais que eu goste, ainda acho que é diferente de fotografar por hobby, apenas pra mim mesmo, sei lá...


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #20 Online: 16 de Março de 2015, 12:06:19
Também fotografo muito menos do que gostaria. Mas fotografar é só o primeiro passo do processo. Quando consigo fotografar bastante, como gosto/quero, depois engargala tudo na edição. Como não trabalho com foto, não tenho tanto tempo pra editar e acaba acumulando. Então preciso me policiar para tentar sair pra fotografar mais vezes, fazendo menos fotos de cada vez e não deixar acumular pra editar. Ainda não consigo, mas já sei que preciso fazer isso.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 16 de Março de 2015, 12:49:33
Também fotografo muito menos do que gostaria. Mas fotografar é só o primeiro passo do processo. Quando consigo fotografar bastante, como gosto/quero, depois engargala tudo na edição. Como não trabalho com foto, não tenho tanto tempo pra editar e acaba acumulando. Então preciso me policiar para tentar sair pra fotografar mais vezes, fazendo menos fotos de cada vez e não deixar acumular pra editar. Ainda não consigo, mas já sei que preciso fazer isso.

Não sei há quanto tempo você fotografa, mas se já tem bastante experiência vai concordar comigo. Depois que os anos passam a gente acaba acertando mais, percebendo mais a vocação de uma cena em se transformar em uma fotografia e a contagem de cliques diminui, diminuindo também a consequente perda de tempo editando lixo.

Nos meus primeiros 10 anos de fotografia é impressionante o tempo que eu gastei editando foto ruim. Tudo bem que muito eu tirei como aprendizado, mas aprimorar nosso filtro pode ser um grande diferencial.


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #22 Online: 16 de Março de 2015, 12:52:20
Estou a uns dois meses sem dar um único clique com a G2...  :(
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #23 Online: 16 de Março de 2015, 12:59:50
Cláudio, concordo plenamente!! Estou no processo, ainda chego lá.
Comecei em 2011, engatinhando ainda  8-)


izaakdias

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 16 de Março de 2015, 13:06:20
Se eu passasse a metade do tempo que fico no MF fotografando...
"A máquina fotográfica é um espelho dotado de memória, porém, incapaz de pensar"
Arnold Newman


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.136
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 16 de Março de 2015, 13:33:32
Se eu passasse a metade do tempo que fico no MF fotografando...

2x

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Wesley Rodrigues

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 16 de Março de 2015, 18:32:52
O mesmo aqui. Vez ou outra - bem raro, pra falar a verdade  :doh: - baixa o santo do sebastião salgado e eu saio pelas ruas do centro de sp, com a câmera no pescoço e caçando o que fotografar, mas aí me ocorre que falta aquele feeling do olhar fotográfico, composição, então bate o desânimo e as fotos quase não saem, por achar que nada é surpreendente o bastante, salvo quando há algum evento público, como os protestos que ocorreram. Ou seja, ao meu ver, não adiantar muito só ler, bitolar na teoria, quando a prática sequer está acontecendo. Complicado, mas bora melhorar!  :D :ok:
- Espaço destinado à listagem do meu equipamento, a fim de melhorar meu ego fotográfico -


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #27 Online: 16 de Março de 2015, 20:25:48
Se eu passasse a metade do tempo que fico no MF fotografando...

Quem dera...  :hysterical:


egonbouvie

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 17 de Março de 2015, 06:57:06
Pois é Sunsriser,acho que isso ataca o hobysta as vezes,eu como exemplo,comprei uma D7100 e uma lente macro 105mm a 6 meses,gastei todas minhas economias e não tirei nem 200 fotos.Temos que rever nosso tempo e nos dedicar mais ao hobby.


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 17 de Março de 2015, 08:46:25
Não sei há quanto tempo você fotografa, mas se já tem bastante experiência vai concordar comigo. Depois que os anos passam a gente acaba acertando mais, percebendo mais a vocação de uma cena em se transformar em uma fotografia e a contagem de cliques diminui, diminuindo também a consequente perda de tempo editando lixo.

Nos meus primeiros 10 anos de fotografia é impressionante o tempo que eu gastei editando foto ruim. Tudo bem que muito eu tirei como aprendizado, mas aprimorar nosso filtro pode ser um grande diferencial.
Perfeito Claudio, eu também já perdi muito tempo editando Lixo e ainda continuo. O que me ajuda muito é que uns 20% das minhas fotos (sou totalmente amador) eu faço com filme PB. Apesar de eu perder tempo também na edição dos filmes scanneados, acaba que minhas fotos são mais certeiras, eu nunca repito um clique e isso facilita na diminuição do volume.
Geralmente uns 25% de um filme eu consigo aproveitar pra enviar de presente a amigos ou então imprimir pro meu acervo. Já digital esse índice deve baixar pra uns 10% e olha lá e isso no meu caso se deve principalmente pela quantidade de cliques e o aumento desse índice cliques/acertos e não porque minhas fotos em Filme são melhores como alguns as vezes falam. DSLR é um transformer que te instiga a metralhar mais e o mesmo serve pro filme no caso de você tiver alguma automática.
Como viajo pela empresa (também sou da área de TI), eu sempre levo ou 1 câmera de filme ou as vezes a 5D com 1 ou 2 lentes e faço algumas após o trabalho.
Outro dia acompanhei o ensaio de uma banda de amigos e fiz exatamente 25 fotos com a digital (em outros tempos teria feito 200) e das 25, saíram 2 que eu imprimi e dei de presente, ou seja, 10%.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A