Autor Tópico: Adobe Creative Cloud, preços malucos  (Lida 13720 vezes)

Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.647
  • Sexo: Masculino
Online: 04 de Maio de 2015, 21:12:57
Eu tenho uma assinatura da Adobe CC for Teams, em dólares. Tenho faz tempo, pois no início não existia no Brasil. Era bem mais barato com o dólar antigo, mas agora começou a ficar pesada. O valor é de U$69 mensais por usuário, o que resulta em R$230 com IOF.

Então me deram a dica de pesquisar aqui no Brasil o custo da Adobe CC. Pois bem, entrei no site e vi que o valor por pessoa física (uso comercial) é de R$109 mensais por usuário. Imaginei que uma assinatura de equipes pudesse ser até mais barata, afinal estão vendendo mais licensas juntas.

Aí começa a bagunça. Se eu quiser comprar uma assinatura, tranquilo, entro lá, passo o cartão e saio feliz da vida com minha suite completa pagando apenas 109 mensais.

Mas se eu tenho alguns funcionários e preciso de mais licensas, a adobe não deixa eu comprar sem um atravessador, chamado de "parceiro", ou "revendedor".

Então entrei em contato com uma revenda e eles me passaram um orçamento de apenas R$4300 anuais por uma licensa. Ou seja, ao invés de R$109 por mês, quem precisa de mais licensas passa a pagar R$360 mensais. Quanto mais licensas, mais caro.

Pode uma coisa dessas, arnaldo?

Não deveria ser o contrário?

Estou pra receber mais uma cotação e aviso se o valor é o mesmo... ou a Adobe ficou maluca, ou alguém está querendo ganhar muita grana sem fazer nada, típico no Brasil.


ckuwajima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 145
    • Flickr
Resposta #1 Online: 04 de Maio de 2015, 21:27:16
Esses seus preços estão malucos...O custo mensal do Plano completo da Creative Cloud
(Inclui Photoshop, Illustrator, InDesign e muito mais...) está anunciado por R$ 65,00 por mês por cabeça.
O valor é diferente se for para uso comercial? :ponder:

No meu caso em particular, como não uso o Photoshop, optei pelo Lightroom 6 "perpétuo", que me custou em torno dos R$ 240 e vai cobrir pelos 2~3 anos que tem sido o ciclo de vida do LR e sai mais barato do que os R$22/mês do plano de Fotografia do CC.
« Última modificação: 04 de Maio de 2015, 21:31:38 por ckuwajima »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.647
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 04 de Maio de 2015, 21:30:29
Esses seus preços estão malucos...O custo mensal do Plano completo da Creative Cloud
(Inclui Photoshop, Illustrator, InDesign e muito mais...) está anunciado por R$ 65,00 por mês por cabeça.
O valor é diferente se for para uso comercial? :ponder:

Ué, mas se o cara é fotógrafo e compra uma assinatura e usa pra trabalhar, não é uso comercial?


ckuwajima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 145
    • Flickr
Resposta #3 Online: 04 de Maio de 2015, 21:32:33
Pois é, Cláudio. Como separar uso "amador" do profissional?
Não faz sentido, tampouco a Adobe separa uso profissional do uso amador. O site apenas separa pessoa física de jurídica, alunos e professores e universidades.

Não conheço o CC para empresas, mas pode ser que a diferença seja no compartilhamento dos arquivos que estão na Cloud entre as equipes.
Para pessoas físicas, entendo que cada um tenha o seu próprio espaço, sem poder compartilhar com outros usuários do CC.
« Última modificação: 04 de Maio de 2015, 21:42:16 por ckuwajima »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.647
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 04 de Maio de 2015, 21:46:59
Pois é, Cláudio. Como separar uso "amador" do profissional?
Não faz sentido, tampouco a Adobe separa uso profissional do uso amador. O site apenas separa pessoa física de jurídica, alunos e professores e universidades.

Não conheço o CC para empresas, mas pode ser que a diferença seja no compartilhamento dos arquivos que estão na Cloud entre as equipes.
Para pessoas físicas, entendo que cada um tenha o seu próprio espaço, sem poder compartilhar com outros usuários do CC.

Só pode ser uma espécie de dificultador do empreendedorismo.

E se 4 pessoas físicas se juntam e resolvem montar um estúdio, terão que cancelar suas assinaturas de 109 mensais e passar a pagar 360 mensais só por trabalharem juntas?


ckuwajima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 145
    • Flickr
Resposta #5 Online: 04 de Maio de 2015, 22:00:09
Cláudio, não conheço o CC para empresas, por isso o que escrevi abaixo são meus "pitacos":

Sem entrar no mérito dos valores, acho que se o Adobe CC para empresas possui alguma facilidade para trabalho em grupo, em que as pessoas possam trabalhar simultaneamente no mesmo projeto, e facilidades de administração de quem tem acesso a que conteúdo de forma centralizada, dou razão para a Adobe cobrar mais, pois são facilidades que não estão disponíveis no produto para indivíduos.

Agora...se esta facilidade de uso em grupo não é usada na empresa, ou seja, as pessoas simplesmente compartilham os mesmos programas, mas sem usar essas facilidades para trabalho em grupo, então os únicos impedimentos para simplesmente partir para o produto para pessoas físicas seriam os aspectos contábeis/fiscais para justificar o lançamento de despesas feitas por pessoa física como despesas da empresa.
Neste caso é importante lembrar que como cada pessoa física (ou cada conta no CC) tem seu próprio espaço de armazenamento na Cloud da Adobe, é necessário administrar manualmente o que está na nuvem para garantir que não caiam em mão de terceiros indesejados.
« Última modificação: 04 de Maio de 2015, 22:00:56 por ckuwajima »


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.143
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #6 Online: 05 de Maio de 2015, 09:51:36
Olá Claudio, pois é, no início do ano passado aqui na empresa aonde trabalho ( em que cada máquina tem uma versão de programa, seja Ai, Ps, Id ) pensamos em nivelar assinando o CC pra todo mundo, e realmente, se for pessoa jurídica os valores subiam bastante. :shock:. Tanto é que foi prorrogado esse up.

Pra minha realidade ( falando pessoalmente, pois sou amador ) até os 109 mensais ficaram caro, pois sei que já foi algo em torno de 25 mensais.

Sei das vantagens mas mesmo demorando mais ainda prefiro ficar com meu Lr e Ps mais antigos, pois creio que o resultado final ainda é o mesmo, só mais difícil de se chegar.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.647
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 05 de Maio de 2015, 10:16:50
Olá Claudio, pois é, no início do ano passado aqui na empresa aonde trabalho ( em que cada máquina tem uma versão de programa, seja Ai, Ps, Id ) pensamos em nivelar assinando o CC pra todo mundo, e realmente, se for pessoa jurídica os valores subiam bastante. :shock:. Tanto é que foi prorrogado esse up.

Pra minha realidade ( falando pessoalmente, pois sou amador ) até os 109 mensais ficaram caro, pois sei que já foi algo em torno de 25 mensais.


Nos EUA não existe esta diferença de preço, individual ou Team, o valor é o mesmo por usuário.  A diferença é que lá não existe o atravessador.

Antigamente tinha uma diferença, e eles alegavam que era o custo pra tradução do programa, que em Português era mais caro.

Porém, agora é o mesmo pacote pra todo mundo.

« Última modificação: 05 de Maio de 2015, 10:20:07 por Claudio Rombauer »


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.143
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #8 Online: 05 de Maio de 2015, 15:07:09
Nos EUA não existe esta diferença de preço, individual ou Team, o valor é o mesmo por usuário.  A diferença é que lá não existe o atravessador.

Antigamente tinha uma diferença, e eles alegavam que era o custo pra tradução do programa, que em Português era mais caro.

Porém, agora é o mesmo pacote pra todo mundo.

Cara, inacreditável essa história de pacote corporativo ser mais caro. :no: Quando pedimos orçamento ficamos de cara...parecia piada! Pra ser sincero até hoje pensava que algo estava errado, que tlvz tinha faltado alguma informação ou sei lá. Mas agora que tu comentou ta confirmado. :doh:


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.647
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 05 de Maio de 2015, 16:31:37
Cara, inacreditável essa história de pacote corporativo ser mais caro. :no: Quando pedimos orçamento ficamos de cara...parecia piada! Pra ser sincero até hoje pensava que algo estava errado, que tlvz tinha faltado alguma informação ou sei lá. Mas agora que tu comentou ta confirmado. :doh:

Pelo que eu estou raciocinando é assim, o pacote nos eua custa 69 dólares mensais. Isso dá 210 reais. A revenda coloca o lucro deles na transação. Aí vai da honestidade e ganância da revenda. Uma me passou 94 dólares mensais, a outra me passou 128 dólares mensais. A adobe ganha por ter feito todo o software o que a revenda ganha só pra atender o telefone e cadastrar a venda.

Nos EUA não precisa de revenda. Você entra no site e escolhe se quer individual ou coletiva (Team). Pela lógica, quanto mais assinaturas a gente compra, mais barato deveria ficar.

A questão é que, pelo que eu conversei com o técnico da adobe, a licensa individual de pessoa física é totalmente comercial, ou seja, qualquer um pode trabalhar com ela, diferente de alguns softwares que são de uso doméstico ou não-comercial. Alé, disso, o software é o mesmo, idêntico, tanto na versão individual quanto na coletiva.



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.485
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 05 de Maio de 2015, 16:37:20
Esse foi o grande problema com essa estória de CC. O modelo foi feito para ganhar dinheiro, aliás tudo que é assinatura funciona assim.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.647
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 05 de Maio de 2015, 16:40:08
Eles vão arroxar todas as assinaturas no futuro, inclusive as individuais.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.485
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 05 de Maio de 2015, 16:42:37
Eles vão arroxar todas as assinaturas no futuro, inclusive as individuais.

E agora não tem nem mais o LR pra comprar.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.647
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 05 de Maio de 2015, 17:12:32
   Exato, essa assinatura de 22 mensais é uma armadilha. Ano seguinte sobe pra 44, depois pra 88. Depois que todo mundo estiver dependente eles enfiam a faca.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.485
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 05 de Maio de 2015, 17:21:35
   Exato, essa assinatura de 22 mensais é uma armadilha. Ano seguinte sobe pra 44, depois pra 88. Depois que todo mundo estiver dependente eles enfiam a faca.

Só não entendo como alguém poderia ter achado que seria diferente aqui no Brasil. A coisa é tão óbvia.
Com o passar do tempo esse tipo de assinatura fica muito caro, muito mais caro que pelo modelo anterior de negócio. Ok, você tem tooooodos os updates, mas não tem a opção de recusar updates que não te interessam, o que poderia fazer com o "comprado".