Autor Tópico: Quem usou full frame consegue voltar para APSC?  (Lida 21073 vezes)

Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #105 Online: 06 de Julho de 2015, 22:09:05
 Mas, curiosamente, a turma do BIF ("Bird In Flight") adora a 7D mk2... Nunca experimentou não???? 

No momento estou com uma Pentax k-3, que tem me surpreendido positivamente quando vou passarinhar. Selada, com burst de 8.3 fps, leve, forte e faz um ótimo conjunto com uma das melhores teleobjetivas que já usei, a Pentax DA* 300mm f/4. Mas a turma tem falado maravilhas da 7D Mark II e confesso que aguça minha curiosidade. Entretanto, está custando mais que uma FF. Vi que você usa uma D750, que me parece a Ff mais moderna e de melhores resultados no momento, sem falar, claro, das top de linha da Canon e da Nikon. Tem gostado dela?
Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #106 Online: 06 de Julho de 2015, 22:21:24
...Vi que você usa uma D750 ...Tem gostado dela?

Só ter vendido a primeira e colocado todo o equipo nos Classificados, e suspendido tudo e comprado ela de novo já mostra o nível de "gostança" da câmera... Tentei fazer com que a m4/3 fosse uma "tudo em um" para meu uso amador, e a imagem realmente compete, por incrível que pareça (não vale colocar RAW a 100% no LR para apontar ruído...), mas bateu ISO 3200 para cima ou bicho voando ou correndo e vc joga a Olympus de volta na bolsa. Na Nikon, foco contínuo no "back button", se um ponto de foco ficar difícil vc coloca grupo no centro ou 9 sensores e a taxa de aproveitamento é, normalmente, excelente. Não dá para deixar de usar. Comprei antes do dólar bater os R$ 4,00.  ;)


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #107 Online: 06 de Julho de 2015, 22:39:45
Acho um conjunto otimo para hobbyista, FF + m43. Aps pra mim perdeu o sentido depois q peguei essa dupla.
D600 - E-M10


GeoPhoto

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #108 Online: 06 de Julho de 2015, 22:52:07
O hobby é mesmo incrível... Pior daqueles que são profissionais e hobbystas ao mesmo tempo, pq ainda justificam cada investimento novo...
O hobby envolve querer o melhor sempre, claro que conseguir voltar ao APS-C qualquer um consegue, mas o grilo falante nunca mais te deixará em paz... Meu amigo, se não vai te apertar e o Hobby for saudável, manda ver no FF, depois muda de novo e mais uma vez até se encontrar, e vai passando o tempo e curtindo a vida.


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #109 Online: 06 de Julho de 2015, 23:10:26
Nossa, bem lembrado ! Atualizei minha assinatura...eu mudo muito de equipamento...

Canto embacado, em FF,  dá ate em 50mm !
e vc nao precisa me desafiar pq tá cheio de site na internet falando isso mas, se quiser, escolhe um tema facil, de dia ou de noite que eu te faço uma com a 24 ou a 28mm...
Isso era super discutido no inicio do digital...o APS-C era vantagem...
Incrivel como muitos esqueceram ou ignoram isso... a ponto de vc querer desafiar o obvio que esta em qq site de  comparativo de lentes
Voce diz que os cantos sao melhores em Aps-c usando a mesma objetiva ou usando a mesma equivalencia? Estou falando em fazer o comparativo em equivalencia.
Voce realmente acredita que nas bordas uma Apc-c com uma 28mm é melhor que uma ff + 40mm e que Aps-c + 18mm é mais nitida nas bordas que uma FF + 28mm?
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #110 Online: 07 de Julho de 2015, 07:35:43
Meu amigo, se não vai te apertar e o Hobby for saudável, manda ver no FF, depois muda de novo e mais uma vez até se encontrar, e vai passando o tempo e curtindo a vida.

x2!
D600 - E-M10


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #111 Online: 07 de Julho de 2015, 07:55:47
É bem por aí. Afinal, a própria etnologia da palavra "amador" evoca "amar": aquele que ama tanto, a ponto de suportar a dor.


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #112 Online: 07 de Julho de 2015, 09:34:29
Eu apenas descrevi a realidade que vc confirma facil em qq site de comparativo de lentes da internet.
Estou tentando só entender qual realidade estais comentando que APS-C com lentes WIDE fica melhor que FF, usando a mesma lente ou usando mesma equivalência de DF?
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #113 Online: 07 de Julho de 2015, 09:44:55
Estou tentando só entender qual realidade estais comentando que APS-C com lentes WIDE fica melhor que FF, usando a mesma lente ou usando mesma equivalência de DF?

50mm L em aps-c e 85mm L em FF, praticamente o mesmo FOV.
Você acha que a 85mm vai ser mais nítida nos cantos do que a 50mm na cropada?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #114 Online: 07 de Julho de 2015, 10:13:05
50mm L em aps-c e 85mm L em FF, praticamente o mesmo FOV.
Você acha que a 85mm vai ser mais nítida nos cantos do que a 50mm na cropada?
Ele está falando de lentes Wide. Com normais e Teles não tenho dúvidas que APS-C é melhor nos cantos, isso é muito óbvio.
Agora, é um abismo gigante a diferença de imagem essas 2 configurações aí citadas ein, a APS-C pode até ter mesmo angulo e maior definição por nao usar as bordas da imagem, mais a imagem será totalmente diferente.

Algo que a maioria aqui está esquecendo é da DENSIDADE de pixels. Isso conta mais que o tamanho do sensor pra definição.
Mais tem outras questões estéticas que o FF pra mim ainda ganha no mundo do Hobby.

Vocês só falam em meio profissional, fotos profissionais... O mundo ótico e as cameras não são feitos só para profissionais, inclusive, o maior percentual de vendas é para o publico amador.

Profissional usa qualquer coisa e faz coisa boa, profissional de estúdio usa camera antiga e só troca quando quebrar e se quebrar ele ainda tem uma porrada de camera de filme e lentes Top pra usar.
« Última modificação: 07 de Julho de 2015, 10:17:24 por silvano »
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #115 Online: 07 de Julho de 2015, 10:27:09
@Silvano
Coloquei as 2 pensando que estaria fazendo um comparação justa.

24mm IS 2.8 em crop e 40mm 2.8 em FF, ta valendo?
Não vou colocar a 24mm pancake porque é uma lente especifica pra apsc.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #116 Online: 07 de Julho de 2015, 10:32:42
@Silvano
Coloquei as 2 pensando que estaria fazendo um comparação justa.

24mm IS 2.8 em crop e 40mm 2.8 em FF, ta valendo?
Não vou colocar a 24mm pancake porque é uma lente especifica pra apsc.
Até pode ser, mais ele está falando em WIDE. Pra mim Wide começa em 28mm em FF, logo teria que comparar uma 28mm ou 24mm em FF com alguma relativa em APS-C.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #117 Online: 07 de Julho de 2015, 10:36:11
Moçada, discussão infrutífera essa, vamos voltar ao assunto do tópico. É bem claro que todos os formatos têm suas vantagens e desvantagens, ao invés de ficar procurando picuinhas tecnológicas, acho bem mais interessante cada um expor suas experiências e opiniões pessoais.  :ok:

Não existe um consenso e nem uma verdade absoluta. Então tudo não passam de opiniões e preferências próprias.  ;)


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #118 Online: 07 de Julho de 2015, 13:16:44
Apesar dos desvios de assunto, estou achando o tópico interessante. Conversa de mesa de bar.
Cada um vai ter sua resposta. Pra mim, até que me provem ao contrário, FF sempre pelo o que eu gosto de fotografar.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #119 Online: 07 de Julho de 2015, 13:35:35
Eu já acho que é uma discussão pouco proveitosa, partindo do pressuposto de que não estamos debatendo verdades ou fatos, não existe um sistema melhor ou pior nessa brida de full-frame e APS-C (ou outro fator de crop). O que existe, ao meu ver, é uma aplicação específica que cada usuário pode querer. E aí sim terá um equipamento melhor ou pior, sem nem entrar ainda no mérito de preço, satisfação, etc etc...

Se full-frame fosse melhor em absolutamente todos os casos, porque é que alguém pagaria mais caro por uma 7D mkII quando poderia ter acesso à uma 6D? Todas as vendas da primeira seriam para pessoas idiotas/burras? O contrário também se aplica...

Vejo aqui o mesmo cenário do mercado de carros (apenas para citar um como exemplo). Chegam pra mim e perguntam: "Qual o melhor carro até R$ 50.000,00?" Ora, pra mim vai ser um determinado modelo, supomos um hacth. Outro vai querer um sedan. Outro uma pickup. Algum mesmo que concorde que o melhor seja o hacth, pode discordar do modelo por questões de pós-venda, de acessórios, de isso ou aquilo. Isso tudo parte da necessidade da pessoa. É claro que existem modelos mais racionais ou menos, pontos fora da curva, mas em via de regra, não existe um modelo melhor absoluto, uma única escolha certa.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C