Autor Tópico: Quem usou full frame consegue voltar para APSC?  (Lida 21088 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #120 Online: 07 de Julho de 2015, 13:38:18
Eu já acho que é uma discussão pouco proveitosa, partindo do pressuposto de que não estamos debatendo verdades ou fatos, não existe um sistema melhor ou pior nessa brida de full-frame e APS-C (ou outro fator de crop). O que existe, ao meu ver, é uma aplicação específica que cada usuário pode querer. E aí sim terá um equipamento melhor ou pior, sem nem entrar ainda no mérito de preço, satisfação, etc etc...

Bem isso!  :ok:


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #121 Online: 07 de Julho de 2015, 13:41:57
Respondendo a pergunta do tópico, sim é claro que consegue voltar, mas terá que se contentar com imagens diferentes. Assim como eu, quem gosta do estilo de fotos da FF (Dof curto, imagens mais limpas e definidas) acho que só volta para APSC por questões financeiras.


Câmera Cega

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 399
  • Sexo: Masculino
Resposta #122 Online: 07 de Julho de 2015, 14:45:12
eu não pretendo voltar nunca mais para sensor cropado.
depois de tratar fotos da 600D, 40D, 60D e 5D... a diferença é gritante (especialmente da 5D para a 60D).
cada um, cada um, claro, mas eu desconfio de quem fala que não vê diferença na imagem de um sensor cropado e de um sensor FF.
:ok:
« Última modificação: 07 de Julho de 2015, 14:46:57 por Câmera Cega »


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #123 Online: 07 de Julho de 2015, 15:04:07
eu não pretendo voltar nunca mais para sensor cropado.
depois de tratar fotos da 600D, 40D, 60D e 5D... a diferença é gritante (especialmente da 5D para a 60D).
cada um, cada um, claro, mas eu desconfio de quem fala que não vê diferença na imagem de um sensor cropado e de um sensor FF.
:ok:

Para quem não vê diferença é melhor ir de cropada pois é mais barato. :D


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #124 Online: 07 de Julho de 2015, 15:22:16
Não irei mais falar mal do APS-C rsrs, apenas irei demonstrar meu ponto pelo qual gosto do FF.

Eu gosto de fazer fotos de pessoas, gosto de estar perto das pessoas e ao mesmo tempo de ambientalizar a foto, ou seja, se usar uma 50mm em APS-C eu terei que ficar mais longe, terei menos desfoque e o angulo bem fechado, logo pouca coisa do fundo aparece.

Já usando as lentes comuns (pra mim) em FF que são a 28/50mm, eu consigo fazer fotos de perto, ter bom angulo de visão para pegar bastante fundo e ao mesmo tempo desfocar um pouco.

Pra ter o mesmo efeito, angulo de visão e DOF, eu terei que usar lentes muito mais Wides, Claras e Caras.
Lembrando que uma 35/1.4 em APS-C não faz a mesma imagem que uma 50/1.4 em FF. Sò terá o mesmo angulo e as bordas mais nitidas e menos desfocadas, logo uma sensação menor de tridimensionalidade, que pra mim é essencial.

Sobre usar a mesma lente nos 2 sistemas, como já falei, temos que ir mais pra trás pra pegar o objeto / modelo e mesmo assim não pega o mesmo fundo.
Vejam meu desenho exemplificando um caso que eu presencio diariamente usando a 28mm, onde eu estava exatamente a 1m de distância da minha esposa e filho e uns 5m do fundo. Nessa caso aí, se usasse a mesma lente na APS-C, mesmo indo mais pra trás eu perderia 1m cada lado da imagem de fundo.
Daria pra usar APS-C + 18mm? Sim, mais pra ter o mesmo efeito teria que ser uma 18mm F1.4 pois essa aí foi feita com a 28/2.0 :)

Faz minhas fotos ficarem melhores? Não. Isso é vantagem? Pra mim sim e me basta, eu gosto. Pra usar profissionalmente talvez não faça diferença.

angulo_FF by Silvano Rocha, no Flickr

IMG_9488-2 by Silvano Rocha, no Flickr
« Última modificação: 07 de Julho de 2015, 15:27:50 por silvano »
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


Câmera Cega

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 399
  • Sexo: Masculino
Resposta #125 Online: 07 de Julho de 2015, 15:25:19
Para quem não vê diferença é melhor ir de cropada pois é mais barato. :D
:D


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #126 Online: 07 de Julho de 2015, 16:47:12
Para quem não vê diferença é melhor ir de cropada pois é mais barato. :D

Eu vi diferença, a D7100 (crop) bateu a 6D (FF) até iso 800 no quesito que todo mundo tá falando o contrario, definição de imagem ...  :assobi: :assobi:

Quem quiser tirar a prova eu mando os arquivos.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #127 Online: 07 de Julho de 2015, 16:59:45
Então né, é mais um pouco do mesmo... tudo se resume à uma questão de estética...
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #128 Online: 07 de Julho de 2015, 17:04:42
Vejo muita gente questionando a diferença de ruído, é preciso entender que em um sensor FF entra muito mais luz que no cropado. Luz é energia, esses fotons são a energia que vai sensibilizar o sensor. Assim sendo, a sensibilidade ISO do FF sempre será melhor que do cropado, porque ele recebe mais fotons que o cropado.

Dai pra frente o que tem é o projeto do sensor e o algoritmo do software que vai fazer o tratamento de imagem...


« Última modificação: 07 de Julho de 2015, 17:13:19 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #129 Online: 07 de Julho de 2015, 17:18:23
Eu vi diferença, a D7100 (crop) bateu a 6D (FF) até iso 800 no quesito que todo mundo tá falando o contrario, definição de imagem ...  :assobi: :assobi:

Quem quiser tirar a prova eu mando os arquivos.
Chegaste a baixar minha foto pra ver se ela sofre do mesmo problema de falta de definição que a 6D?
Estais comparando tudo em RAW?
Manda ai exemplos. Coloca no Gdrive ou algo assim.
Porra, sou o unico aqui que posta exemplos?????
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


aviasom

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 411
  • Sexo: Masculino
Resposta #130 Online: 07 de Julho de 2015, 17:48:26
Silvano, infelizmente eu vendi minha D7100, senão iria fazer uns comparativos e também colocaria mais alguns exemplos rsrsrsrsrrs 
Enquanto isto eu  :assobi::snack:
Bom fotógrafo é aquele que consegue chegar nos resultados conscientemente, repetidas vezes!(Alcure)


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #131 Online: 07 de Julho de 2015, 18:25:15
Eu vi diferença, a D7100 (crop) bateu a 6D (FF) até iso 800 no quesito que todo mundo tá falando o contrario, definição de imagem ...  :assobi: :assobi:

Quem quiser tirar a prova eu mando os arquivos.
Já eu acho a imagem da D700 muito mais definida, só perde no tamanho do arquivo.Vou ver se coloco uns exemplos aqui.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #132 Online: 07 de Julho de 2015, 18:47:43
Vcs podem discutir a vontade se é Canon ou Nikon, fiquem a vontade, eu não quero cercear a opinião de ninguém, mas os dois sistemas por si só possuem características estéticas diferentes, eles resolvem as imagens de maneira diferente.

Acho interessante a discussão das diferenças técnicas de cada sistema antes de envolver o fabricante/modelo da lente e do sensor. A partir dai entender as vantagens e por que um é "melhor" que o outro para cada tipo de fotografia.

Por exemplo, dado uma mesma lente, um mesmo sensor e a tentativa de se fazer a mesma foto, tecnicamente podemos discutir a resolução projetada pela lente, a sensibilidade à luz, a compressão dos planos/perspectiva, o que acontece com a distancia focal, como fica o jeito de trabalhar, o custo/investimento em equipamentos e diversas outras coisas que são características exclusivas dos sistemas.

Mas quando coloca modelos de sensores e lentes diferentes, cai na historia do fabricante que esta conseguindo vender a melhor solução eletrônica ou o conjunto mais atraente para o momento. E ai a discussão fica inconclusiva, fica vago, tipo Canon vs. Nikon.
« Última modificação: 07 de Julho de 2015, 18:48:15 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #133 Online: 07 de Julho de 2015, 19:27:36
Chegaste a baixar minha foto pra ver se ela sofre do mesmo problema de falta de definição que a 6D?

Onde está o RAW? Não achei!!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #134 Online: 07 de Julho de 2015, 20:48:59
Roberto, coloca o arquivo no OneDrive, Google Drive ou DropBox.
 
Queremos olhar com ansiedade os seus RAWs de D7100 vs 6D.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales