Autor Tópico: Flash em cima da câmera - Fotometria - Como você usa?  (Lida 7766 vezes)

ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Online: 09 de Julho de 2015, 08:20:16
Bem aprendendo cada dia mais aqui no fórum e livros sobre flash, gostaria de saber como a turma utiliza na prática.
Vai uma breve introdução:
Quando fotografo sem flash me acostumei, usando o modo M a fazer fotometria pontual, normalmente nos pontos de maior reflexão, tento encaixar este ponto dentro do que imagino ser (cinza médio, graduações acima até o banco puro) e a cena como um todo se encaixa bem na fotometria (na maioria das vezes !!)

Com o flash, após ler como o TTL funciona, utilizando o mesmo rebatido em paredes ou teto e sobre a câmera, estou tentando acertar a fotometria, após várias dicas reunidas aqui no fórum, conclui que teria possibilidades para o trabalho com o flash, conforme segue abaixo:

1- Deixar o fotômetro em matricial ou ponderado ao centro, e mandar ver com o flash sobre a câmera. Método talvez mais simples - porém percebo resultados não muito agradáveis, com cenas muitas vezes sub expostas.

2- Deixar o fotômetro em pontual, medir a luz em um ponto que tenha uma noção da refletividade e "dizer ao flash" como quero aquele elementos, por exemplo a pele do meu filho fica legal com compensação de 2/3 a 1 normalmente. Coloco esta compensação de exposição no flash, fotômetro no rosto dele, bloqueio de exposição do flash "*", recompor a cena e disparo - é uma das formas que consigo resultados mais precisos, quando levo a foto para o PC, porém é mais trabalho, demora um pouco mais, e em eventos como aniversário de crianças... fica complicado!!

3- Deixar o fotômetro em pontual e não fazer o bloqueio do flash, aí lascou tudo, pois ao recompor a cena o cálculo do TTL será feito onde o fotômetro pontual está no momento do disparo e os resultados são no mínimo imprevisíveis.

4- Deixar o flash em manual - testar com as primeiras fotos, definir a potência que possibilite a exposição desejada.... aqui ainda tenho muita dificuldade ainda em acertar rapidamente a potência necessária, e aí acabo perdendo alguns momentos, mas quando acerto a consistência da iluminação entre um e outro disparo se mantém, há pouca variação da exposição em cada foto e menos trabalho na pós.


Enfim gente, estas são as possibilidades que percebi e testei, gostaria de saber como fazem na prática - na situação citada: Flash como luz principal, normalmente em eventos internos - aniversários, casamento, festas,, etc, sobre a câmera e rebatido.

Abraços. me corrijam se escrevi alguma abobrinha!!
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 09 de Julho de 2015, 09:31:46
Bom eu também to começando a fotografar eventos agora, meu flash (Sigma EF 500 DG) tem TTL, mas não uso muito não...
Cheguei no evento, fotometro tudo sem o flash, geralmente, matricial ou ponderado ao centro...mas na maioria esmagadora matricial, feito isso começo a ajustar o flash geralmente uso manual, em um ambiente aceitável a potência fica entre 1/8 a 1/32, ai depende da altura do teto, cor do teto e iluminação do ambiente.

Pensando em fazer umas criações mais "criativas" tenho um rádio YN622c, só que minha câmera não faz ajuste do flash pelo menu (to quase comprando uma 40D pra resolver isso :ok:) por isso não uso muito muito ele fora da camera em eventos, por enquanto to só ensaiando em casa e brincando um pouco.

Ai fora da câmera o TTL é praticamente obrigatório, pois a distância dos fotografados muda o tempo todo.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 09 de Julho de 2015, 09:37:23
Bom eu também to começando a fotografar eventos agora, meu flash (Sigma EF 500 DG) tem TTL, mas não uso muito não...
Cheguei no evento, fotometro tudo sem o flash, geralmente, matricial ou ponderado ao centro...mas na maioria esmagadora matricial, feito isso começo a ajustar o flash geralmente uso manual, em um ambiente aceitável a potência fica entre 1/8 a 1/32, ai depende da altura do teto, cor do teto e iluminação do ambiente.

Pensando em fazer umas criações mais "criativas" tenho um rádio YN622c, só que minha câmera não faz ajuste do flash pelo menu (to quase comprando uma 40D pra resolver isso :ok:) por isso não uso muito muito ele fora da camera em eventos, por enquanto to só ensaiando em casa e brincando um pouco.

Ai fora da câmera o TTL é praticamente obrigatório, pois a distância dos fotografados muda o tempo todo.

Valeu Pablo, excelente contribuição, muito bom ver os relatos de como trabalha na prática, vou fazer novos testes no manual.

Abraços
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #3 Online: 09 de Julho de 2015, 11:22:01
nao domino o uso do flash mas estou estudando a respeito.No livro que li (sem medo do flash)o fotografo fazia muitas fotos sem o flash,analisava a luz ambiente e depois ligava acertando a potencia(quando em manual)No atual,(Flash dedicado 3*edicao)modo ttl para preenchimento de luz mais delicado,escolher evaluative flash metering.Para uso como luz dominante,usar average flash metering pode ser mais consistente.Essas configuracoes sao na camera na parte de flash.Agora qt ao meu uso,apenas na sapata,treinando muito,analisando.Qd estou com os camaradas,fora da sapata hehe.Acompanharei o topico,certamente aprenderei muito.A proposito,qual livro vc leu Ronaldom1?
« Última modificação: 09 de Julho de 2015, 11:22:54 por Silvio Takahata »
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #4 Online: 09 de Julho de 2015, 11:24:08
ahh e a respeito do primeiro fotografo citado,muitas vezes ele usava fora da sapata.Se nw leu vale a pena
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 09 de Julho de 2015, 11:30:09
Ei Silvio, realmente é uma luta a questão da fotometria + flash, considero uma arte quem domina bem estes fundamentos, acho os resultados muito legais com flash bem utilizado.
Li materias dispersos aqui no fórum, e Digiforum, livro mesmo somente um ebook - do Fotografia DG sobre fotometria e Flash TTL.
Como ouvi várias citações aqui no fórum, entrei no site do Neil Van Niekerk e achei alguns artigos interessantes lá, meu próximo passo será adquirir e ler o livro dele - aqui no Brasil - Flash Dedicado.... Casamentos e Retratos...

É este que leu? Foi a versão nacional ou em inglês, gostou do conteúdo?

Abraços
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 09 de Julho de 2015, 11:31:26
Estes modos de flash metering, não conhecia, vou procurar aqui nas configurações.
Abraços
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #7 Online: 09 de Julho de 2015, 11:34:53
eh o que estou lendo atualmente Ronaldom1.Sobre o outro,se quiser tenho em pdf.Emprestei pro camarada e ele copiou o livro inteiro..A qualidade nw eh das melhores,se deixar o email eu envio
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 09 de Julho de 2015, 12:49:31
Flash rebatido de noite em eventos:

Uso a câmera em modo M deixando o fotômetro entre -1 e -2, faço isso usando o flash rebatido lateralmente, assim consigo criar, em um rosto, um lado mais claro e outro mais escuro, dando volume ao assunto.

Funciona em av e tv também, com o ajuste de compensação.

Sobre o TTL, coloco exposição negativa se quero manter a luz ambiente, tipo luz de boate.
E aumento se a superfície que estou rebatendo é muito distante.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 13 de Julho de 2015, 07:09:52
Flash rebatido de noite em eventos:

Uso a câmera em modo M deixando o fotômetro entre -1 e -2, faço isso usando o flash rebatido lateralmente, assim consigo criar, em um rosto, um lado mais claro e outro mais escuro, dando volume ao assunto.

Funciona em av e tv também, com o ajuste de compensação.

Sobre o TTL, coloco exposição negativa se quero manter a luz ambiente, tipo luz de boate.
E aumento se a superfície que estou rebatendo é muito distante.

Valeu pela contribuição...  :ok: :ok:
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #10 Online: 13 de Julho de 2015, 16:04:11
Ronaldo, o vangelismm já deu umas boas dicas aí. Se você ler o livro do Neil van Niekerk, vai aprender bastante também.

Uma coisa que tem que ficar clara é que a fotometria da câmera tem que ser considerada quase como uma coisa à parte da fotometria do flash. E aí não existe regra, vai de acordo com o resultado que você quer. Em locais escuros eu costumo fazer bem como o vangelismm falou, fotometro a câmera sempre um pouco abaixo, pra deixar a luz ambiente um pouco mais fraca, e a luz principal é o flash rebatido (gosto dele sempre lateralmente, nunca pra cima ou pra trás).

Sobre como fotometrar o flash, eu sempre uso em TTL. Porque, quando se usa rebatido lateralmente, é muito mais complicado fazer cálculos e estimativas da potência do flash. E pra cada parede que se rebate tem que fazer uma nova estimativa. Então deixo sempre em TTL.

Mas não é simplesmente deixar em TTL e sair clicando. O TTL se baseia no cinza médio, da mesma forma que o fotômetro interno da câmera. Isso quer dizer que ele está sujeito a "erros" em cenas muito claras ou muito escuras. Então, e aí vai de bastante treino mesmo, tem que analisar a cena e já imaginar quanto se vai compensar pra cima ou pra baixo.

Se tiver interesse, eu e o Mike Castro daqui do fórum estamos com um projeto de workshops sobre o assunto. Qualquer coisa entre em contato, eu costumo explicar bastante sobre o assunto de fotometria e de TTL, na prática se aprender bem mais que na teoria, rsrs...

Mas se tiver qualquer dúvida pontual, pode mandar MP também, na medida do possível eu responderei, ok?

Abraços


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #11 Online: 13 de Julho de 2015, 18:42:57
Como eu uso o meu flash em cima da câmera? A fotometria é independente do flash e se eu ignorar uma parte da cena vai ficar sub ou toda a cena vai ficar super, pois então faço a medição pra que toda a cena tenha a exposição ideal e em cima da câmera vai estar o meu Yongnuo YN460 no manual e assim preparar, apontar e bater a foto
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #12 Online: 13 de Julho de 2015, 23:14:07

Como eu uso o meu flash em cima da câmera? A fotometria é independente do flash e se eu ignorar uma parte da cena vai ficar sub ou toda a cena vai ficar super, pois então faço a medição pra que toda a cena tenha a exposição ideal e em cima da câmera vai estar o meu Yongnuo YN460 no manual e assim preparar, apontar e bater a foto
Vincent, confuso de novo. Perguntou ou afirmou? Eu não compreendi direito pois o meu entendimento inicial do que você tentou escreveu é de que você se equivocou novamente.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #13 Online: 13 de Julho de 2015, 23:27:27
Pesquise como se usa o fotômetro, como se usa um flash no manual e como se tira uma foto no manual que vai entender, se não entendeu estude as 3 coisas de novo
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 14 de Julho de 2015, 08:33:30
Ronaldo, o vangelismm já deu umas boas dicas aí. Se você ler o livro do Neil van Niekerk, vai aprender bastante também.

Uma coisa que tem que ficar clara é que a fotometria da câmera tem que ser considerada quase como uma coisa à parte da fotometria do flash. E aí não existe regra, vai de acordo com o resultado que você quer. Em locais escuros eu costumo fazer bem como o vangelismm falou, fotometro a câmera sempre um pouco abaixo, pra deixar a luz ambiente um pouco mais fraca, e a luz principal é o flash rebatido (gosto dele sempre lateralmente, nunca pra cima ou pra trás).

Sobre como fotometrar o flash, eu sempre uso em TTL. Porque, quando se usa rebatido lateralmente, é muito mais complicado fazer cálculos e estimativas da potência do flash. E pra cada parede que se rebate tem que fazer uma nova estimativa. Então deixo sempre em TTL.

Mas não é simplesmente deixar em TTL e sair clicando. O TTL se baseia no cinza médio, da mesma forma que o fotômetro interno da câmera. Isso quer dizer que ele está sujeito a "erros" em cenas muito claras ou muito escuras. Então, e aí vai de bastante treino mesmo, tem que analisar a cena e já imaginar quanto se vai compensar pra cima ou pra baixo.

Se tiver interesse, eu e o Mike Castro daqui do fórum estamos com um projeto de workshops sobre o assunto. Qualquer coisa entre em contato, eu costumo explicar bastante sobre o assunto de fotometria e de TTL, na prática se aprender bem mais que na teoria, rsrs...

Mas se tiver qualquer dúvida pontual, pode mandar MP também, na medida do possível eu responderei, ok?

Abraços

Olá Humberto, obrigado por comentar, grande parte do estímulo que tive em começar a utilizar o Flash foi após ler os seus posts aqui no fórum.
Comecei a ler o livro do Neil "On-Camera Flash Techniques" , deve ser este né?

Estou começando a entender que fotografia com o flash  passa por 2 fases:

1- Fotometrar o ambiente como fazemos habitualmente, tenho mantido os parâmetros até onde vão os limites para o resultado desejado/aceitável - velocidade para evitar movimento/tremidas - geralmente 1/60 ou 1/80; abertura compatível com o DOF desejado para a cena, e ISO até o limite aceitável pelo equipamenteo - considerando o destino final/tamanho de impressão - tenho utilizado de 800 a 6400 na 6D, sei que ainda há margem para subir mais.

2- Definir compensações no FLASH: pelo que entendi o TTL emitirá um pré flash, e calculará a potência necessária para deixar a cena em cinza médio, caberá a mim compensar dependendo do resultado desejado.

Já entendo bem como funcionam os modos de medição da câmera - Matricial, Parcial, Centro e Pontual e consigo me adaptar bem ao fazer fotometria, analisar a cena, luz - sem o uso do flash. Utilizo quase sempre em modo M.

A minha maior dúvida é tentar entender como é feita a medição pelo TTL, pelo que pude entender é uma medição independente da medição definida na câmera para o ambiente.
No caso da canon temos duas opções de flash metering - Evaluative (pelo que entendi considera mais a cena completa e luz ambiente) e o Average (que leva em conta mais o objeto principal e menos a luz ambiente) - segundo o livro do Neil - o primeiro mais adequado para flash de preenchimento e o segundo quando o flash é luz principal.

A dúvida surgiu pois utilizo muito o ponto central para focar e depois recompor e tenho percebido diferenças de potência do flash quando após recompor a cena. Exemplo: criança de pele clara em frente a uma parede de balões azul escuro e marrom - fotometrei o ambiente: Veloc 1/80 Iso 1600 F 4.0 DF 70mm, formato - retrato - ao focar no rosto e manter a câmera centralizada, Metering da Cãmera em Matrix e do Flash em Average - Flash + 2/3 - imaginei ser essa a tonalidade da pele em relação ao cinza médio, flash rebatido - resultado OK, próximo do que desejava. Depois com as mesmas configurações, apenas foquei nos olhos e recomposição da cena, ao recompor e no momento do disparo o centro do visor apontava para a parede de balões de tonalidade escura e a criança no extremo à direita do quadro - resultado foto com exposição excessiva, pele estourada.

Não encontrei material que defina como e onde o TTL-II faz a medição para os seus cálculos, pelo meu teste fica a impressão que ele utiliza o centro do visor como referência (independente do modo de medição que a câmera esteja utilizando para medir a luz ambiente), ao menos no modo Average, no primeiro caso compensou 2/3, tendo por base a pele da criança, no segundo compensou + 2/3 tendo por base a parede de balões de tonalidade mais escura ( que ao meu ver estaria em -2/3 ou mesmo -1) e aí estourou os tons mais claros da cena.

Bem é isso, se alguém tiver alguma idéia, a questão principal é:

1- Como e onde o TTL calcula a exposição, utiliza qual frame do visor?

2- Sei que as variações podem ser corrigidas em alguns casos na pós, mas o entendimento facilitaria a consistência e reprodutibilidade das cenas.

3- Se o local de medição for realmente o centro do visor, e existir diferença de tonalidade importante entre o sujeito e o fundo, como no caso, talvez a solução seja utilizar o bloqueio do flash ao focar.

O caso citado foi na festa do meu sobrinho, interessante que os resultados mais consistentes que obtive, foi após o parabéns: posicionei pais, criança e padrinhos em frente da decoração, medi a cena, testei 3 disparos com o flash em manual e rebatido, encontrei potência 1/8 como adequada ao restante da configuração, fiz vários disparos, todos com exposição correta e sem mudanças independente de focar e recompor - fato esperado já que a câmera estava em M e o Flash também em M.

Abraços e aguardo sugestões... Vamos estudando
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/