Autor Tópico: Minha câmera nova  (Lida 5838 vezes)

TonyFranco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
Resposta #15 Online: 13 de Outubro de 2015, 22:31:37
Hribeiro,
li alguma coisa sobre o cinza 18%, tirando uma foto de um assunto totalmente branco e outro preto a foto ficaria cinza,  acho que que é isso,  estou achando bastente coisas sobre obturador, diafragma e iso na Internet e estou tentando absorver o máximo que puder.
Então ao fazer uma foto se eu zerar o fotômetro em condições normais  teoricamente essa foto sairia boa a idéia é fazer fotos com o fotômetro zerado?


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.225
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 13 de Outubro de 2015, 22:41:32
Então ao fazer uma foto se eu zerar o fotômetro em condições normais  teoricamente essa foto sairia boa a idéia é fazer fotos com o fotômetro zerado?

Não, vc já deu a resposta antes.

Se seu assunto é branco e vc "zera" o fotômetro, ele sai cinza e provavelmente vc não quer isso. Para o branco sair branco na foto vc deve compensar o fotômetro para o +. A mesma coisa o preto, para ele sair preto na foto vc deve compensar para -.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.608
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #17 Online: 13 de Outubro de 2015, 22:56:02
Hribeiro,
li alguma coisa sobre o cinza 18%, tirando uma foto de um assunto totalmente branco e outro preto a foto ficaria cinza,  acho que que é isso,  estou achando bastente coisas sobre obturador, diafragma e iso na Internet e estou tentando absorver o máximo que puder.
Então ao fazer uma foto se eu zerar o fotômetro em condições normais  teoricamente essa foto sairia boa a idéia é fazer fotos com o fotômetro zerado?

Não, justamente pela sua observação do cinza. Vc sabe que a neve é branca, porém se vc tirar uma foto da neve com o fotômetro zerado, ela provavelmente vai ficar cinza. Por isso vc precisa dizer pra câmera que aquilo deve ser branco. Da mesma forma, se vc quiser tirar uma foto de uma vela no escuro, se o fotômetro estiver zerado, sua foto vai sair clara demais, e a vela vai "estourar". Então vc precisa dizer à câmera que aquela condição é mais escura que ela (a câmera) espera.



TonyFranco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
Resposta #18 Online: 14 de Outubro de 2015, 06:52:24
Desculpem, acho que me expressei errado, quando eu disse "condições normais " me referia a condições normais de luz, um dia ensolarado por ex. nesse caso é ideal ter o fotometro zerado.
Quanto a compensação de exposição acho que ja estou começando a entender. Demanda de um raciocínio, pois ao vermos um assunto totalmente branco e outro preto, o simples fato de zerar o fotômetro a foto não sairá com uma exposição correta.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.225
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 14 de Outubro de 2015, 11:13:44
Desculpem, acho que me expressei errado, quando eu disse "condições normais " me referia a condições normais de luz, um dia ensolarado por ex. nesse caso é ideal ter o fotometro zerado.

Compensação de exposição vale para qualquer condição de luz. Não existem "condições normais".

 ;)


TonyFranco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
Resposta #20 Online: 14 de Outubro de 2015, 16:42:22
É,  ainda tenho um bom caminho pela frente.


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 14 de Outubro de 2015, 17:12:36
Tente ler sobre "zone system" do Ansel Adams, tem vários artigos na Net explicando resumidamente.
Mais qualquer coisa resumida pode tirar o brilho do texto Original, sugiro ler o capítulo Original em Inglês do Livro "The Negative".
Como é algo bem antigo, tem bastante opção na Net pra Ler sem pagar e sem piratear.

Abraço.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.608
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #22 Online: 14 de Outubro de 2015, 18:19:40
É,  ainda tenho um bom caminho pela frente.

Não desista. A compensação é mais ou menos como o volante do carro: mesmo quando você dirige em linha reta, tem que fazer umas correções aqui e ali pra manter o rumo. Ninguém dirige com o volante travado no zero.

Com a prática, vc vai aprender quando compensar pra mais ou pra menos. Com mais prática ainda, você vai aprender quanto compensar. Mas vá experimentando, é assim que se aprende.


TonyFranco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
Resposta #23 Online: 14 de Outubro de 2015, 20:35:37
Vou dar uma pesquisada sobre o tema na net.
E também nem penso em desistir, estou gostando muito de aprender sobre um assunto novo e fascinante, e sem falar na boa vontade dos amigos aqui do fórum em tirar minhas dúvidas.


TonyFranco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
Resposta #24 Online: 15 de Outubro de 2015, 22:37:21
Boa noite pessoal, sei que a 18 55 não é uma das melhores lente mas como são as fotos de vcs por exemplo de um quarto ou sala a noite, iluminado apenas pela lâmpada?
Hoje eu tirei algmas fotos do filhão dentro do quarto dele, a lâmpada é fluorescente de 25 watts , sei que é meio subjetivo mas usei velocidades entre 40 e 60, abertura entre 4 e 5.6, compensação de exposição variando ate +5, iso ate 800, achei em 800 um ruido significativo, todas as fotos em modo M.
Resultado, não ficaram tão ruins, porém senti falta de clareza nas fotos ainda um pouco escura.Sera que alguém pode postar uma foto feita com 18 55 em um ambiente desse tipo só para que eu possa fazer algumas comparações?


tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 912
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 16 de Outubro de 2015, 09:12:43
Compensação de exposição em +5?   :eek: Tava lá no modo M, o fotômetro tava em quanto? Eu tava testando hoje pela manhã a nikon D3200 com a 18-55 e a nex f3 com a 16-50 powerzoom. Estou achando que a lente da sony é mais nítida que a da nikon, especialmente em 5.6. Fiz o teste na correria, depois vou refazer com mais calma.

ps.: Se a luz estiver ruim, mesmo com ISO 100 vai ficar muito ruído. Tem que melhorar a iluminação, seja com flash, botando mais lâmpadas, abajures, velas, o que quer que seja hehe.
« Última modificação: 16 de Outubro de 2015, 09:13:55 por tnsantos »
Sony NEX6 - SELP1650 - SEL50F18 - GODOX X1TS + TT685S


dadozen

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 652
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 16 de Outubro de 2015, 09:22:22
Nesse caso, flash é a solução mais rápida e eficiente.
D750 + 20 1.8G + 35 1.8G ED + 50 1.8G + 85 1.8G + 70-300 VR / SB910 + SB700
wish list: 135 DC f/2 / 70-200 f/4


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.413
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 16 de Outubro de 2015, 09:50:16
Boa noite pessoal, sei que a 18 55 não é uma das melhores lente mas como são as fotos de vcs por exemplo de um quarto ou sala a noite, iluminado apenas pela lâmpada?
Hoje eu tirei algumas fotos do filhão dentro do quarto dele, a lâmpada é fluorescente de 25 watts , sei que é meio subjetivo mas usei velocidades entre 40 e 60, abertura entre 4 e 5.6, compensação de exposição variando ate +5, iso ate 800, achei em 800 um ruido significativo, todas as fotos em modo M.
Resultado, não ficaram tão ruins, porém senti falta de clareza nas fotos ainda um pouco escura.Sera que alguém pode postar uma foto feita com 18 55 em um ambiente desse tipo só para que eu possa fazer algumas comparações?

Somente uma dica, muitas vezes ficamos na ilusão de que se tivéssemos uma lente melhor, com maior abertura...o problemas estaria resolvido... no seu caso, pela descrição que citou e condições de iluminação do ambiente... mesmo que tivesse uma lente com abertura 1.8 ou 2.8 - não conseguiria resolver o seu problema, sem o uso do flash, portanto neste momento o problema está na ausência de uma iluminação adequada para a foto e não do equipamento... com uma lente mais clara ganharia alguns pontos de luz, teria mais controle em relação a profundidade de campo (DOF mais curto e maior desfoque do fundo em relação ao sujeito)... mas provavelmente a foto seria inviável (considerando limitar o aumento do ISO além de 800) pela falta de luz... sem utilização de um flash.

Abraços e boas fotos
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.608
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #28 Online: 16 de Outubro de 2015, 09:55:36
Boa noite pessoal, sei que a 18 55 não é uma das melhores lente mas como são as fotos de vcs por exemplo de um quarto ou sala a noite, iluminado apenas pela lâmpada?
Hoje eu tirei algmas fotos do filhão dentro do quarto dele, a lâmpada é fluorescente de 25 watts , sei que é meio subjetivo mas usei velocidades entre 40 e 60, abertura entre 4 e 5.6, compensação de exposição variando ate +5, iso ate 800, achei em 800 um ruido significativo, todas as fotos em modo M.
Resultado, não ficaram tão ruins, porém senti falta de clareza nas fotos ainda um pouco escura.Sera que alguém pode postar uma foto feita com 18 55 em um ambiente desse tipo só para que eu possa fazer algumas comparações?

A não ser em câmeras de ISO estúpido (leia-se de 25600 pra cima), a solução é sempre mais luz. Pode ser com flash, pode ser com iluminação extra. Nem sempre uma maior abertura da lente vai ser melhor (menor f/), porque também vai diminuir a profundidade de foco.

Como já foi dito, a solução mais rápida é um flash. Além do flash da câmera, tem os da Nikon e, mais baratinhos e de qualidade bem razoável tem os Yongnuo.


carlosvitor

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 109
Resposta #29 Online: 16 de Outubro de 2015, 09:57:26
Boa noite pessoal, sei que a 18 55 não é uma das melhores lente mas como são as fotos de vcs por exemplo de um quarto ou sala a noite, iluminado apenas pela lâmpada?
Hoje eu tirei algmas fotos do filhão dentro do quarto dele, a lâmpada é fluorescente de 25 watts , sei que é meio subjetivo mas usei velocidades entre 40 e 60, abertura entre 4 e 5.6, compensação de exposição variando ate +5, iso ate 800, achei em 800 um ruido significativo, todas as fotos em modo M.
Resultado, não ficaram tão ruins, porém senti falta de clareza nas fotos ainda um pouco escura.Sera que alguém pode postar uma foto feita com 18 55 em um ambiente desse tipo só para que eu possa fazer algumas comparações?

Acho que a foto vai ficar escura em 1/60s, f/4 e ISO 800 num quarto com uma lâmpada só. Você tem que aumentar o ISO ou usar flash mesmo. Acho que não precisa ter tanto receio de aumentar o ISO por causa do ruído. Você pode tratar a imagem no Lightroom ou passar para preto-e-branco e disfarçar um pouco esse problema.
Aliás, eu acho que 1/60s às vezes é meio lento para congelar totalmente o movimento de uma pessoa. Se você der zoom 100% na imagem talvez perceba que a imagem esteja um pouco borrada. Mesmo com VR, dependendo da distância focal que você esteja usando (e da sua técnica de segurar a câmera), talvez a foto fique um pouco tremida por conta do movimento da câmera.
Outra sugestão seria adquirir uma lente fixa (exemplo: 35mm f/1.8) e usá-la nessas ocasiões.

5DIV - 35LII - 85L IS