Autor Tópico: Minha câmera nova  (Lida 5862 vezes)

TonyFranco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
Online: 06 de Outubro de 2015, 18:28:23
Boa noite pessoal,
acabou de chegar a minha câmera, uma nikon d3100, minha primeira dslr, optei por uma mais"simples",primeiro por causa do investimento e segundo pelo aprendizado. Antes dela chegar andei vendo uns videos tentando aprender alguma coisa, bom mas agora que ela chegou que eu estou vendo que na pratica são outros quinhentos, ta meio difíci .  Então surgiram as primeiras dúvidas.
1 existe uma configuração inicial
2 o modo manual ta complicado no início,  existe outro modo que da pra usar até eu dominar mais o modo M, ou seja da pra usar os modos p,s,a ?
3 e o tipo de foco qual posso usar?

Bom pessoal, acho que é issono momento, venho com tod humildade possível, sei que para quem ja é expert no assunto são perguntas bobas, mas preciso de um norte para começar.
Minha cam será apenas para hobby, fotos da família,  passeios e do filhão.
Agradeço a atenção e se me permitirem fazer parte da família nikon, serei um chato no início, mas quemsabe no futuro estarei ajudando alguém como eu hoje.


RenatoKW

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 632
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 06 de Outubro de 2015, 21:04:38
E ae Tony, blz?

É normal que surjam muitas dúvidas no começo, não se preocupe quanto à isso. Você pode estar utilizando a câmera no modo AUTO (A) por enquanto, e devagarinho vai testando o modo manual. A D3100 é uma câmera muito boa, basta saber usar, apesar de ser uma dslr de entrada, ela faz a maioria das coisas que as top de mercado fazem, e para aprender e dar muitos clicks, nada melhor que gasta pouco. Aí quando você estiver dominando a máquina, pode partir para uma mais cara, e consequentemente aproveitará melhor tudo que ela tem a oferecer.

Suponho que você esteja com a lente do kit (18-55). Use sempre o modo A (automático) da lente.

Eu sugiro antes de tudo se aprofundar em DIAFRAGMA, OBTURADOR (velocidade) e ISO. Veja quantos vídeos forem necessários para entender como funcionam. Eu aprendi muito com os vídeos da ESCOLA PÚBLICA DE FOTOGRAFIA, você pode procurar no youtube. O Sit Kong Sang explica tudo com muita paciência.

Por enquanto será esse o primeiro passo, e bem vindo à esse maravilhoso mundo da fotografia...é viciante.

Abraços  :ok:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.625
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 06 de Outubro de 2015, 22:55:25
Benvindo!

Eu, quando comecei, usava uma antepassada da D3100, a D40. Essa ainda tá comigo aqui. Eu usava bastante o modo P. A diferença dele pro modo auto:
- vc pode escolher o balanço de branco ou deixar no automático;
- vc pode escolher rapidamente se vai usar o flash ou não.
- vc pode escolher rapidamente entre várias aberturas/velocidades pra mesma exposição
- vc pode usar a compensação pra variar o valor de exposição, e deixar a foto mais clara ou mais escura.

Com a lente do kit, faz pouca diferença (embora ela exista) entre as aberturas. Sempre a profundidade de campo (pesquise o que é) vai ser grande quando comparada com uma lente prime.

Já com uma prime (grande abertura, distância focal fixa), eu prefiro usar o modo A justamente pra explorar a grande abertura de luz. Depois de acostumar, mesmo com lente de kit eu prefiro o modo A. Nunca me preocupei muito com modo manual, a não ser em condições especiais.



@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #3 Online: 06 de Outubro de 2015, 23:51:44
bem vindo a  família nikon... fica tranquilo em perguntar sempre q precisar..... começa lendo o manual e ajustando a câmera e relendo o manual conforme a necessidade.... até para acompanhar os tutoriais pela internet ou colocar em prática as dicas dos colegas do fórum vc precisa conhecer os comandos de sua câmera
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 07 de Outubro de 2015, 02:18:14
Eu comecei há 3 anos e meio com essa mesma D3100. Na época havia pesquisado no site do Paulo Sacramento os vídeos que ele ensina o básico de fotografia.
Quando peguei não consegui bons resultados em modos manuais ou semi automático, ou seja, ia no verdinho mesmo. Rapidamente eu fui testando e aprendendo pra logo depois migrar para o modo M.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


TonyFranco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
Resposta #5 Online: 07 de Outubro de 2015, 06:43:54
Bom dia pessoal e obrigado pela atenção e booas vindas os forum,
ontem quase nao coloquei a mão na maquina, procurei dar mais atenção ao manual de funcionamento, até porque para poder perguntar depois com mais consistência, bom , como vcs me orientaram vou fazer isso, vou continuar vendo videos no YouTube, lendo o que puder informações e não desgrudar daqui e desencanar do modo M, por enquanto. Enquanto isso vou usar os outros modos.
A lente é a 18 55 do kit, ja vi aqui tbm que é uma lente razoável, vai me atender por um bom tempo, até eu ver o que falta nela, para ai sim eu pensar em trocar.
É isso ai, vou começar a aprender e conforme foram surgindo as dúvidas eu posto aqui.
Mais uma vez obrigado pela atenção.


TonyFranco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
Resposta #6 Online: 09 de Outubro de 2015, 19:58:44
Boa noite pessoal,  passou pouco tempo desde que a câmera chegou, mas fiz o qque vvocês me orientaram, estou lendo manual sempre que possível e assistindo bastante vídeos nno YouTube sobre fotografia e já deu pra perceber que é fascinante e viciante
Segunda-feira vou fazer um passeio com a família em Nova Friburgo, e vou tentar tirar algumas fotos. Gostaria de pedir algumas dicas para a configuração da câmer ,  farei fotos com luz natural e artificial, sei que não existe uma receita de bolo, mas somente alguns parâmetros que eu possa usar como base nos modos Semi, pois ainda não domino o modo M.
É isso pessoa, obrigado.


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #7 Online: 09 de Outubro de 2015, 20:44:25
as configurações da "câmera" na verdade dependem exclusivamente da sua percepção...  nos modos semi automáticos vc precisa ter noção de fotometria, profundidade de campo e composição para melhorar os resultados, além disso, pode salvar as imagens em JPG + RAW, se tiver oportunidade para fazer tratamento das fotos em RAW vai potencializar os resultados e se não tiver paciência ou interesse nisso, já terá as fotos em JPG prontas... no início se perde bastante foto por erro nos ajustes, com a prática isso melhora muito.... tem que praticar
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


TonyFranco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
Resposta #8 Online: 10 de Outubro de 2015, 12:51:32
Verdade, a prática leva a perfeição, então é o que vou fazer, praticar bastante, acho que na medida que vamos evoluindo muda nossa percepção, como sou jovo nisso o geito é treinar mesmo.
Agora uma pergunta até que ponto posso elevar o iso nessa câmera sem ter ruído e sobre o Exif, como funciona como eu faço essa leitura, isso é importante na hora de colocar uma foto aqui por exemplo, ou seja isso pode ajudar na hora de alguém poder analisar a foto pra e saber onde estou errando?


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.374
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 11 de Outubro de 2015, 16:51:46
Oi Tony.
Você tem uma boa câmera.

Vamos lá:
Você pode usar até ISO 800 nela sem problema, acima disso (1600 em diante) já vai aparecer um pouco de ruído (grãos na imagem). O ruído aparece mais nos locais com quase nenhuma luz, então se o local está iluminado de forma uniforme não tenha medo de subir o ISO.

Evite usar velocidades muito baixas, tipo 1/30 para baixo. Sua pouca experiência pode fazer sua mão tremer na hora do disparo e embaçar as imagens. Sempre que puder vá de 1/60 ou mais velocidade.

Aberturas: sua lente por não ser muito clara (a maior abertura é 3.5) vai sempre "pedir" aberturas menores.
Quanto menor a abertura mais nitidez você vai obter nas fotos (leia sobre profundidade de campo).

Finalmente, não se preocupe em usar o M. Conforme seu conhecimento aumentar você naturalmente vai saber quando usar.
Inicie no modo P. Ele lhe permite variar o conjunto velocidade e abertura, partindo de um ISO escolhido.
Preste atenção no que este modo lhe informa e veja que quando você muda, ele troca os dois valores.
Aumentando a velocidade a abertura vai abrir mais, e vice-versa. Fique de olho nos valores de velocidade e abertura que lhe falei (e nos que a câmera lhe sugere) e mude quando for preciso.

Boas fotos!
« Última modificação: 11 de Outubro de 2015, 16:53:33 por hribeiro »
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


TonyFranco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
Resposta #10 Online: 11 de Outubro de 2015, 21:29:14
Boa noite, realmente como vc falou, velocidades pequenas treme tudo, ainda mais que tenho um problema no braço esquerdo, tive paralisia obstetrica e não tbrincaramcom a agu os movimentos do braço esquerdo alem dele ser um pouco menor que o direito, isso acaba me dificultando um pouco, mas nada que me desanime.
Ja endei vendo na lente, acho só consigo abertura de 3,5 usando ela em 18mm, me corrija se estiver errado. Fiz um teste hoje, tirei uma foto do meu filho brincando com água no modo S, mas acho que usei uma velocidade muito alta 1/125 no intuito de congelar a imagem e a câmera me deu f22 de abertura, consegui o resultado que queria porem achei a foto um pouquinho escura, se eu tivesse usado uma velocidade um pouco mais baixa o resultado seria outro?
Quanto ao modo M não estou com medo de usar, por enquanto só mesmo para treinar e ver se consigo ir aprendendo,  no mais, ainda é muita leitura e videos para tentar aprender. Valeu pelas dicas e posso lhe que como hobby é uma coisa viciante.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.225
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 11 de Outubro de 2015, 22:26:50
Boa noite, realmente como vc falou, velocidades pequenas treme tudo, ainda mais que tenho um problema no braço esquerdo, tive paralisia obstetrica e não tbrincaramcom a agu os movimentos do braço esquerdo alem dele ser um pouco menor que o direito, isso acaba me dificultando um pouco, mas nada que me desanime.
Ja endei vendo na lente, acho só consigo abertura de 3,5 usando ela em 18mm, me corrija se estiver errado. Fiz um teste hoje, tirei uma foto do meu filho brincando com água no modo S, mas acho que usei uma velocidade muito alta 1/125 no intuito de congelar a imagem e a câmera me deu f22 de abertura, consegui o resultado que queria porem achei a foto um pouquinho escura, se eu tivesse usado uma velocidade um pouco mais baixa o resultado seria outro?
Quanto ao modo M não estou com medo de usar, por enquanto só mesmo para treinar e ver se consigo ir aprendendo,  no mais, ainda é muita leitura e videos para tentar aprender. Valeu pelas dicas e posso lhe que como hobby é uma coisa viciante.

1/125 e f/22 é uma fotometria não tão adequada para congelar crianças. Podia até ter usado 1/500 com f/11 ou 1/1000 com f/8. Mas isso vc pega com o tempo. Se vc tava usando no modo S, a câmera sempre "zera" o fotômetro e se a foto ficou escura, então faltou compensar a exposição. Estude um pouco mais sobre isso.

Se vc tivesse aumentado a velocidade no modo S, a câmera ia fechar ainda mais o diafragma para compensar, resultando no mesmo valor de exposição.


TonyFranco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
Resposta #12 Online: 12 de Outubro de 2015, 02:20:39
Não sei se a expressão é essa "escura" a foto foi feita as 16!00 com o sol ainda bem claro, foi na pracinha da minha cidade em uma fonte. Não tenho aquelhe olhar crítico,  mas acho que poderia ter tido uma nitidez melhor, (18 55 ).  Também foi feita no susto o moleque tava la brincando com a água e corri pra tirar a foto.
Mas tenho que ter calma, sem ir com muita sede ao pote, aprender as coisas devagar o resultado vem com o tempo.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.374
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 13 de Outubro de 2015, 21:55:07
Tony,

O conjunto iso, velocidade e abertura é muito bem bolado de forma que, mantendo um fixo, os outros dois variam de forma oposta. Com iso fixo (em 200 p ex.) se a câmera lhe informa f4 com v=1/1000, voce vai poder usar f5.6 com v=1/500.
Abertura menor, menos luz, então a velocidade precisa diminuir para entrar mais luz e compensar, resultando em uma exposição igual à anterior.

O fotometro mede a luz comparando o que chega no sistema baseado em um cinza médio padrão. (leia sobre isso)
Quando o motivo fotografado é muito claro ou muito escuro, o fotômetro é enganado e é preciso o fotografo fazer alguma correção.
A prática vai lhe ensinar quando compensar expondo mais ou menos. Sempre olhe o lcd depois da foto tirada e inicialmente faça outra corrigindo e adicionando mais ou menos luz quando necessário. Em pouco tempo você será capaz de saber antecipadamente fazer a compensação para a imagem sair bem exposta.

Leia no google sobre como usar o Histograma na sua câmera. Ele vai lhe dar informações da exposição da foto que foi tirada.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.225
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 13 de Outubro de 2015, 22:08:25
Não sei se a expressão é essa "escura" a foto foi feita as 16!00 com o sol ainda bem claro, foi na pracinha da minha cidade em uma fonte. Não tenho aquelhe olhar crítico,  mas acho que poderia ter tido uma nitidez melhor, (18 55 ).  Também foi feita no susto o moleque tava la brincando com a água e corri pra tirar a foto.
Mas tenho que ter calma, sem ir com muita sede ao pote, aprender as coisas devagar o resultado vem com o tempo.

Posta a foto pra gente ver.