Autor Tópico: [ARTIGO] Microstock - Como vender fotos na internet  (Lida 117523 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #15 Online: 15 de Dezembro de 2015, 22:07:38
Com licença.
Desculpe-me por opinar onde não fui chamado, Luciano, mas talvez você esteja se referindo ao StockUploader (www.stockuploader.com).

Esse programa servia para enviar imagens para múltiplas agências, carregando-as uma única vez.
Porém, infelizmente, ele deixou de funcionar há exatas duas semanas.
Uma cópia para uso pessoal poderá ser solicitada por todos aqueles que contribuíram financeiramente enquanto o software estava ativo.

Abraço!

P.S.: visitei seu site. Meus parabéns, você é um artista de talento polivalente mesmo! Inspirador isso.

Valeu.... realmente acho que era esse mesmo.. pena que parou de funcionar..

Sobre sua postagem, não desanima não... é difícil, muito difícil, mas com perseverança os lucros começam a aparecer..

Já comentei em outros tópicos do tipo mas deixo registrado aqui também.

Meu interesse por esse tipo de venda surgiu pra tentar remunerar um pouco meu gasto com fotografia na época, coisa de 4 a 5 anos atrás.. Fotografo principalmente natureza, em minhas andanças por aí.. Levei muito tempo pra compreender um pouquinho do esquema de envio de imagens, principalmente porque meu inglês não é lá essas coisas.. Então nunca fui muito metódico pra enviar imagens.. Enviava 30, eles rejeitavam 29 sem eu entender porque, demorava 6 meses pra mandar mais 30..

Mas hoje já dá pra começar a tirar uma grana... não dá pra viver disso ainda, mas em pouco tempo pode dar sim.. E se não dá pra viver com isso, já dá pra pagar umas 6 viagens por ano pra mim, que uso sempre pra fotografar mais e aumentar o portfolio nos bancos...

Só não me dedico mais porque a internet aqui é uma droga!!!!!! Hoje pra terem ideia o plano máximo que o Speedy pode me oferecer é de 2Mb (quando funciona)!!! E não tenho outra empresa melhor pra contratar.. Então imaginem ficar subindo arquivo nessa velocidade!




kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #16 Online: 15 de Dezembro de 2015, 23:02:45
Luciano, só vi a resposta agora. Mas felizmente o Wagner já contribuiu com a informação, que inclusive eu não tinha.

Já havia ouvido falar sobre esses tipos de softwares. Recente marquei como tarefa futura instalar um desses (acredito que seria o stockuploader mencionado), mas não toquei a ideia.

Nesse mesmo período também encontrei a seguinte postagem no microstockgroup:
http://www.microstockgroup.com/software/xpiks-open-source-software-for-microstocker/msg0/?topicseen#new

O google tradutor deve dá uma força, mas é basicamente sobre um novo software com a mesma proposta:
http://ribtoks.github.io/xpiks/screenshots/

Eu ainda estou gerenciando o envio múltiplo na unha mesmo. Tá dando pra suportar, mas acabo priorizando o Shutterstock pelo grau de retorno e as vezes fico com preguiça de mantar para os menos rentáveis.

Se toparem usar o software e puderem relatar a experiência, talvez mude de planos. hehe.

Quanto ao Fotolia, acho bastante válido tentar o envio pra lá. No momento representa a minha 2a maior rentabilidade com 11% (Shutterstock tem 63%, Dreamstime 8,8%). Se a média se aplicar pra seu portfólio vai ter um incremento de quase 20% nas receitas. E o mais bacana é que fotos que não costumam vender no Shutterstock têm vendido no Fotolia. Parece que a demanda é diferenciada, acaba otimizando nosso portfólio.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #17 Online: 15 de Dezembro de 2015, 23:07:46
Com licença.
Desculpe-me por opinar onde não fui chamado, Luciano, mas talvez você esteja se referindo ao StockUploader (www.stockuploader.com).

Esse programa servia para enviar imagens para múltiplas agências, carregando-as uma única vez.
Porém, infelizmente, ele deixou de funcionar há exatas duas semanas.
Uma cópia para uso pessoal poderá ser solicitada por todos aqueles que contribuíram financeiramente enquanto o software estava ativo.

Abraço!

P.S.: visitei seu site. Meus parabéns, você é um artista de talento polivalente mesmo! Inspirador isso.

Wagner, então está na média mesmo.

Acho que a maior lição que teria pra dá nesse início de jornada é não encanar com as rejeições. Estava super empolgado com minha última produção, imaginei que seria um tema bacana e subi mais de 20 fotos da sessão. Duas fotos eu não queria enviar porque o flash que iria iluminar o fundo não disparou, mas resolvi enviar ainda assim. Resultado, só essas duas das 20 e tantas foram aprovadas. Motivo da rejeição: falhas no recorte do fundo.

Reconheci que não fiz um serviço muito acurado e reenviei as fotos sem a edição do fundo, deixando com sombras mesmo e não 100% branco como tentara. Todas aprovadas.

O curioso é que nas outras agências estão sendo aceitas com o fundo "mal recortado".  Fazer o que? Dançar conforme a música e ser feliz. hahah

Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #18 Online: 15 de Dezembro de 2015, 23:21:41
Ainda tô amargando algumas rejeições com fotos externas, paisagens. Mas vejo só como um desafio a ser vencido e procuro um jeito de adequar as fotos às necessidades deles e não somente ficar indignado.

Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #19 Online: 16 de Dezembro de 2015, 06:44:48


O curioso é que nas outras agências estão sendo aceitas com o fundo "mal recortado".  Fazer o que? Dançar conforme a música e ser feliz. hahah

Isso é assim mesmo.. coisa do perfil de clientes do banco.. tem foto que vende muito em determinado lugar e nem é aceita em outro..
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2015, 06:46:26 por Luciano.Queiroz »


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #20 Online: 17 de Dezembro de 2015, 10:12:14
Galera,

Baixei e testei o programa que indiquei numa das últimas postagens. A primeira vista, parece que vou fidelizar o uso.

É gratuito e fez o upload certinho para todas as agências que trabalho (exceto istockphoto, que parece não admitir envio por ftp). Ainda gerencia os títulos e palavras-chaves, mas não testei essa funcionalidade porque já o faço no LR antes da exportação das imagens.

De ponto negativo tiveram alguns bugs. Algumas das vezes que abri o programa ele não funcionava e precisei fechá-lo e reabri-lo. Noutra vez apareceu aquela tela azul do windows e reiniciou o computador. Em outra, importei várias imagens, mas em algumas não apareceu as palavras-chaves e títulos, mas reimportei e deu tudo certo.

Não é perfeito, mas sem dúvida agilizou o envio das fotos para as agências. Mas é preciso ter em mente que ainda é necessário entrar em cada agência para fazer a indexação das imagens, indicando categorias, autorizações de modelos etc.

Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Wagner Okasaki

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #21 Online: 27 de Dezembro de 2015, 16:24:03
Uma pequena contribuição para que esse tópico se torne referência aos interessados em vender suas fotos na internet:

Tutorial passo a passo detalhado para cadastro e envio de uma foto ao Fotolia.

O Fotolia é uma boa opção para quem está começando a vender fotos na internet, porque não exige o envio de uma amostra de nosso trabalho para avaliação, antes de nos aceitar como colaboradores.
Quando você tiver uma certa quantidade de fotos aprovadas, utilize-as para tentar ser aceito no iStock e no Shutterstock, com grandes chances de sucesso.

À primeira vista, o processo pode parecer meio complicado.
Eu mesmo tive um pouco de medo quando fiz, principalmente na hora de mandar meu documento escaneado.
Mas depois percebi que não era tão difícil assim.

Neste vídeo, eu mostro como se faz o cadastro e as configurações básicas, bem como o envio de uma foto para avaliação, desde o upload, passando pela indexação até a confirmação.

É bem simples. Não levou nem 10 minutos.

https://youtu.be/Xd2N2QeRSmY
www.facebook.com/FotoalmaOficial
www.youtube.com/c/FotoAlma
Instagram: @wagnerokasaki
e-mail: wagnerokasaki@fotoalma.com.br


bruno_or

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
Resposta #22 Online: 20 de Janeiro de 2016, 01:21:21
Começando também nesse mundo, parabéns pelo tópico muito informativo.
Espero que vender as fotos sirva de incentivo para clicar mais, como faço somente por paixão acabo as vezes dando atenção a outros temas e deixando a fotografia de lado.

Tenho uma pergunta para os mais experientes em microstock:
Fotos de paisagem vendem bem?
sempre imagino que as fotos mais vendáveis são aquelas que contam uma história, com modelos e um ambiente controlado, porém gosto muito de fotografia de natureza e gostaria de unir o útil ao agradável..

Abraços


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #23 Online: 20 de Janeiro de 2016, 08:43:26
Bem vindo, Bruno.

Em meu portfólio tenho pouquíssimas fotos de paisagem, por isso não tenho segurança para afirmar se é um assunto que vende bem. Entretanto, já tive algumas vendas com elas.

Mas independente disso, digo que vale a pena o envio sim. Você já estará fazendo as fotos porque gosta, não faz diferença elas estarem só no seu HD ou disponíveis para venda.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #24 Online: 20 de Janeiro de 2016, 08:53:51
Tenho uma pergunta para os mais experientes em microstock:
Fotos de paisagem vendem bem?
sempre imagino que as fotos mais vendáveis são aquelas que contam uma história, com modelos e um ambiente controlado, porém gosto muito de fotografia de natureza e gostaria de unir o útil ao agradável..

Abraços

Vende relativamente bem sim. Não sei comparar se mais ou menos que corporativas e com modelos...

Dá uma olhada aqui depois: www.shutterstock.com/g/lucianoqueiroz

Dá pra selecionar pelas mais populares (mais vendidas nos últimos dias). Vai ver que paisagens estão entre elas..
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2016, 08:56:59 por Luciano.Queiroz »


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #25 Online: 20 de Janeiro de 2016, 09:44:40
Dentre as minhas, uma que tem vendido bem é essa:



E acho que o diferencial foi na escolha das palavras chaves. Eu a fiz poucos dias antes da Pantone anunciar as cores do ano de 2016 como rosa quartzo e azul serenidade, que tinham na imagem. Não deu outra, olha como os compradores a acharam:

"Downloads per Keyword: quartz (25%); rose (25%); serenity (25%); brazil (12%); caatinga (12%)"

Fica como dica não desprezar o trabalho na escolha das palavras chaves. ;)
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


bruno_or

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
Resposta #26 Online: 20 de Janeiro de 2016, 11:27:06
Gracias pelas respostas :)

Acabo de ter todas minhas fotos rejeitadas pelo fotolia.  :aua:
Algumas lições aprendidas, principalmente vendo o portifolio dos amigos aqui.
Uma dúvida, eu enviei várias fotos para o fotolia, e a uma boa parte delas veio com a mensagem genérica de que tinha sido reprovado por problemas técnicos, mas não dizia qual o problema específico de cada foto.
No caso tinha algumas que eu sabia que estavam bem ruins, mandei só para testar o feedback e ver até onde era aceitável o nível técnico, porém haviam algumas que ao meu ver estavam aceitáveis e vieram com a mesma mensagem como se estivesse tudo errado.
Alguém sabe me dizer se quando envia muitas fotos o julgamento de uma influencia nas outras ou não?


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #27 Online: 20 de Janeiro de 2016, 11:40:44
Gracias pelas respostas :)

Acabo de ter todas minhas fotos rejeitadas pelo fotolia.  :aua:
Algumas lições aprendidas, principalmente vendo o portifolio dos amigos aqui.
Uma dúvida, eu enviei várias fotos para o fotolia, e a uma boa parte delas veio com a mensagem genérica de que tinha sido reprovado por problemas técnicos, mas não dizia qual o problema específico de cada foto.
No caso tinha algumas que eu sabia que estavam bem ruins, mandei só para testar o feedback e ver até onde era aceitável o nível técnico, porém haviam algumas que ao meu ver estavam aceitáveis e vieram com a mesma mensagem como se estivesse tudo errado.
Alguém sabe me dizer se quando envia muitas fotos o julgamento de uma influencia nas outras ou não?

Não influencia. Já tive lotes grandes com rejeições pontuais ou o contrário, aprovações pontuais. Então acho que não influencia.

Quanto ao feedback, o da Fotolia é o pior de todos. Listam todas as causas possíveis para reprovação quando é questão de técnica.

Não esquente que com o tempo vai entendendo a expectativa das agências e diminuindo a taxa de rejeição. Mas é bom partir dos seguintes pressupostos:

Nitidez absurda - fotos em ISO 100, foco cravado no objeto, e velocidade que não permita borrões ou tremidos.
Exposição correta - se gostas de paisagens é válido até o uso de hdr sutis para garantir o maior alcance dinâmico.
Composição - não ignore as regras básicas, a exemplo da regra dos terços.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


bruno_or

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
Resposta #28 Online: 20 de Janeiro de 2016, 11:49:17
Não influencia. Já tive lotes grandes com rejeições pontuais ou o contrário, aprovações pontuais. Então acho que não influencia.

Quanto ao feedback, o da Fotolia é o pior de todos. Listam todas as causas possíveis para reprovação quando é questão de técnica.

Não esquente que com o tempo vai entendendo a expectativa das agências e diminuindo a taxa de rejeição. Mas é bom partir dos seguintes pressupostos:

Nitidez absurda - fotos em ISO 100, foco cravado no objeto, e velocidade que não permita borrões ou tremidos.
Exposição correta - se gostas de paisagens é válido até o uso de hdr sutis para garantir o maior alcance dinâmico.
Composição - não ignore as regras básicas, a exemplo da regra dos terços.

Muito obrigado pelas dicas, acho que o ISO acabou causando ruído e talvez seja o principal motivo da rejeição.


bruno_or

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
Resposta #29 Online: 20 de Janeiro de 2016, 17:50:40
Acabei encontrando esse site com dicas sobre o assunto. Acho que seria válido adicionar ao primeiro post:

http://stockphotoadviser.com/index.html

Tem bastante coisa

 :ok: