Autor Tópico: Procedimentos de backup em viagens  (Lida 2718 vezes)

dr_mancha

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Online: 21 de Dezembro de 2015, 12:57:03
Eu morro de medo de perder fotos e gostaria de saber dos outros usuários e principalmente dos mais experientes como voces fazem para manter um backup das suas fotos?

Eu que tenho fotografia como hobby, apenas, lido com duas situações. Eu tiro a foto na camera em JPG+RAW em dois cartoes, edito e passo para o computador. Depois, deixo no computador o arquivo, faço uma cópia em um HD externo e, fora isso, faço um backup de todo o meu computador em outro HD externo.

A outra situação é que comprei um notebook e pretendo editar fotos durante viagens e, por isso, fiquei na dúvida do que fazer em relação a backup. Pensei em assinar algum serviço de nuvem mas não me agrada nem um pouco deixar arquivos pessoais soltos pela internet. Pensei em passar para um HD externo, somente, mas não me parece seguro. Estou pensando, agora, em viajar com dois HD externos, um com as fotos e outro de backup. Não sei. Aguardo por sugestões.

« Última modificação: 21 de Dezembro de 2015, 12:58:34 por dr_mancha »


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #1 Online: 21 de Dezembro de 2015, 13:32:30
Bom, eu costumo fazer um procedimento bem parecido com o seu.
Chegando do evento, descarrego tudo pra um Notebook e depois transfiro pra uma HD externa. Aí quando volto pra cidade, tenho as 3 cópias (cartões + HD + Notebook)

Eu não tenho medo de usar a Nuvem, o problema é a velocidade que demora pra subir as coisas pra lá. Não rola subir 3~4000 fotos em RAW pra um Dropbox da vida depois de fazer um casamento, sei lá eu quanto tempo isso demoraria, fora que na maioria dos lugares sequer tem internet e comprar aqueles modem 4g também não adiantaria muita coisa...
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2015, 13:32:48 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #2 Online: 22 de Dezembro de 2015, 06:49:40
Levo um tablet com microsd grande e usb on the go. Faço um backup no cartao do tablet como backup. Vou guardando os sds tb.

O tablet normalmente fica no cofre do hotel.

Nao tenho backup contra roubo de tudo.
D600 - E-M10


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Dezembro de 2015, 08:26:19
Se desejas colocar arquivos na nuvem sem deixá-los vulneráveis, procura o software Steganos Safe em http://www.steganos.com  Basicamente crias um arquivo criptografado onde colocas teus arquivos. O arquivo criptografado pode ser montado como um disco virtual. Uma vez armazenado o cnteúdo desejado, bastaria subir o arquivo para a nuvem. Sobre nuvem, a Amazon tem um serviço com armazenamento ilimitado por US$5/mês. Estou testando o serviço gratuitamente por um ano, mas para este tipo de backup acho que valerá a pena.

Sobre backup em viagens. O ideal seria um par de dispositivos destes:
http://www.wdc.com/pt/products/products.aspx?id=1330

Onde podes fazer backup sem a necessidade de um notebook. No meu caso costumo levar um HD externo, além de uma placa SD grande, de onde não preciso remover as fotos durante toda a viagem (ou mais de um se forem muitas fotos). O HD serve de backup dos cartões SD. Acabo copiando também o que for crucial para o notebook. Nada disso resolveria o caso de roubo, exceto armazenar as coisas em locais distintos. Em uma viagem MUITO longa eu usaria a nuvem da Amazon. O software NetDrive tem se mostrado bem útil cos espaço em nuvem (podes montar um disco virtual com a nuvem da Amazon, Dropbox, etc. Como estou gostando do disco virtual da Amazon, devo usar a solução Steganos Safe que menciono no topo da mensagem. No meu caso uso o Steganos Privacy Suite, que inclui o Steganos Safe, já a vários anos.
JVc.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 22 de Dezembro de 2015, 09:28:27
Eu só uso um HD especial para backup de cartões CF e SD (NEXTO DI) que comprei na B&H. Não considero upload para nuvem, especialmente no Exterior, por não editar as fotos em viagem, deixando isso para a chegada, portanto fazer upload de centenas de GB (não editados) em Internet de hotel não dá: lento demais ou caro demais lá fora (claro que depende do hotel, local etc.)...  ;)



http://www.bhphotovideo.com/c/product/1061096-REG/nexto_di_nese_nd2901500g_nd2901_with_500gb_hdd.html

 
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2015, 09:31:54 por efilho »


dr_mancha

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #5 Online: 22 de Dezembro de 2015, 11:16:57
Obrigado a todos pelo help.

Gostei bastante da ideia da nuvem da Amazon com criptografia. Eu por acaso sempre compro na Amazon e ganhei há pouco um ano gratuito de nuvem também. Com esse esquema de Steganos Safe eu posso criptografar fotos e outros arquivos também? Será que é compatível com Mac? Será que posso criptografar no Mac e recuperar no PC?

Alias, meu Mac chegou esta semana e fiquei com uma dúvida. Hoje em dia os arquivos salvos em HD Externo são compatíveis com Mac e PC ou tem que fazer diferentes partições?


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 22 de Dezembro de 2015, 11:57:27
Olá!

Eu fiz uma viagem há pouco tempo e essa era uma das minhas maiores preocupações. Depois de pesquisar muito, achei um workflow que funcionou perfeitamente para mim. Vou tentar se didático.

Como em viagens geralmente a conexão geralmente deixa muito a desejar, fazer backup na nuvem não era uma opção e foi descartada.

Se sua máquina permite dois cartões de memória, o ideal é fotografar no principal e manter o segundo como cópia (RAW + RAW cópia), e toda vez que esse cartão preencher, mudar para dois cartões novos: principal e cópia novamente. Assim, sucessivamente, até o final da viagem.
Resumindo: você terá quantos cartões forem necessários na sua viagem; e sempre um principal e uma cópia. Guarde sempre o original em um lugar diferente do cartão redundante (cópia) — por exemplo, nunca guarde na mesma mala. Se possível, cada vez que tiver um cartão preenchido, envie o cartão redundante (cópia) através dos Correios para seu endereço. Para isso, carregue com você aqueles envelopes protegidos por plásticos bolha, pois eles dão conta tranquilamente para esse tipo de despacho. Esse tipo de workflow acaba saindo mais caro dependendo da quantidade de fotos que você irá fazer, mas ainda é um dos mais seguros. E com certeza sairá mais barato do que perder as fotos que você fez (que você não conseguirá recuperar nunca).

Além disso, todo dia, transfira seus arquivos para um HD externo. Depois de ter os arquivos copiados para seu HD externo, crie uma cópia desse mesmo HD externo para outro HD externo (HD 1 + HD 1 cópia). Para criar a cópia do HD externo, eu uso o CCC (https://bombich.com), que pela minha experiência, é o melhor programa do tipo para Mac. Novamente, guarde os HDs em lugares separados.

Para viagens, a melhor opção de HD é o Lacie Rugged, pois é mais resistente.

Para ser mais precavido ainda, compre um SSD portátil e faça uma cópia do seu sistema nele (bootable backup). Caso seu computador dê algum problema, poderá reiniciar a partir do SSD.
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2015, 11:59:06 por bfscf »


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 22 de Dezembro de 2015, 12:28:50
...Para viagens, a melhor opção de HD é o Lacie Rugged, pois é mais resistente...

SE vc levar o computador, deve ser ressaltado. Senão (só levo iPad, note apenas qdo a trabalho...) é fazer o método "vários cartões" ou uma solução de backup independente como o NEXTO DI...  :ok:


dr_mancha

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #8 Online: 22 de Dezembro de 2015, 12:40:41
@bfscf,

Boas dicas!

E em relação a usar o mesmo HD externo em Mac e PC? Sabem dizer se é tranquilo?


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 22 de Dezembro de 2015, 13:03:17
E em relação a usar o mesmo HD externo em Mac e PC? Sabem dizer se é tranquilo?

Aí você me pegou! Você usa Mac e PC? Eu uso apenas Mac, então todos meus HDs são formatados em Mac OS Extended (Journaled). Nunca tive problemas.

O jeito vai ser você pesquisar sobre isso. Eu sei que algumas pessoas costumam particionar o HD: metade Mac e metade PC. Eu não vejo necessidade, mas aí depende de cada um.


dr_mancha

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #10 Online: 22 de Dezembro de 2015, 13:12:14
Aí você me pegou! Você usa Mac e PC? Eu uso apenas Mac, então todos meus HDs são formatados em Mac OS Extended (Journaled). Nunca tive problemas.

O jeito vai ser você pesquisar sobre isso. Eu sei que algumas pessoas costumam particionar o HD: metade Mac e metade PC. Eu não vejo necessidade, mas aí depende de cada um.


É, vou começar a usar Mac agora.

Eu cheguei a pesquisar mas só achei resultados de 5/3 anos atras, como se isso nao fosse um problema hoje. A solução seria essa que você falou, particionar o HD.

Chegando em casa vou ver se tenho um HD sobrando e fazer um teste.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 22 de Dezembro de 2015, 13:21:45
Pois é, eu ando meio desatualizado em relação a isso.

Dizem que o Windows 10 avançou bastante, talvez ele permita a leitura em ambos os sistemas.

Se tiver alguma novidade em relação a isso, poste aqui para gente saber também!


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 22 de Dezembro de 2015, 18:50:55
Se o HD estiver formatado em modeo FAT32, ambos o PC e o MAc podem ler e escrever nele. Se o HD estiver formatado no formato NTFS,o Windows lê e grava e o Mac apenas lê (com driver gratuito). Existe software pago que permite que o Mac escreva em NTFS.

Sobre o software Steganos, ele é só para Windows. Pode-se armazenar qualquer tipo de arquivo dentro de um arquivo cofre deles. O legal é que o arquivo cofre se monta como um disco lógico, o que simplifica a manipulação deles (permitindo o uso de software de sincronismo, como o AllWaySync que uso a anos (http://allwaysync.com - também para windows). Não uso o mac para este tipo de coisa...
JVc.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #13 Online: 22 de Dezembro de 2015, 20:41:41
Vou dar dicas mais básicas do que EU FARIA.

a. Se tiver máquina com dois cartões, fotografe (RAW+RAW) sendo o cartão maior para descarregar só quando chegasse em casa de volta ou enchesse totalmente
b. Quando importa pelo LR tem a opção de baixar para o computador e também fazer um backup para o Notebook ou um HD Externo (inclusive convertendo em DNG que eu acho mais rápido para edição no Adobe LR)

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 22 de Dezembro de 2015, 21:25:04
Não costumo fazer. Levo um monte de cartões de 8G.
Se realmente achar necessário, levo um netbook antigo com HD de 120 e pronto. Mas realmente detesto levar computador em viagens, quando muito um tablet. Existe também a possibilidade de usar um tablet com um adaptador OTC com leitor de cartões. Custa muito barato no DX.com. O problema é que eventualmente vai entupir a memória do tablet.