Autor Tópico: Sugestão de mudança no corredor polonês  (Lida 13010 vezes)

claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Resposta #15 Online: 28 de Janeiro de 2016, 21:00:14
Sim. Somente quem tivesse uma boa média nas avaliações das suas fotografias poderia avaliar no corredor polonês. Esta seria uma forma de comprovar e ter certeza, de que se trata de alguém que fotografa com qualidade e tem meios de avaliar uma fotografia em aspectos técnicos. O número de posts, infelizmente, só diz que a pessoa posta muito. Como membro ativo no fórum, tem todo o forum pra usar livremente :D

O corredor polonês é um ótimo atrativo ao fórum, todo iniciante quer receber feedback de estranhos (pq pai, mãe  e namorada, não vale :D) Então, pra mim não faz sentido restringir o acesso a um recurso que contribui para atrair novos membros. Pra mim não faz nenhum sentido bloquear recursos/partes do forum, baseado no número de posts (tirando os classificados).
Creio que não iria ajudar muita coisa, mas é válido, mas aí no caso se várias pessoas só voltar tipo ruin, péssima, e não comentar nada, aí vão abrir um tópico para poder mudar isso também? pois o objetivo do corredor é a pessoa postar a foto e a mesma receber votos, sem obrigação de comentar, e se comentar ser comentários técnicos, no caso de a pessoa ter um certo número de fotos com porcetagem boa de votação também não diz muita coisa, pois vejo várias fotos no corredor que detesto e tem alguém que gosta e vice versa, pois gosto é gosto, eu posso fazer uma foto técnicamente perfeita, porém se não gostar não quer dizer que eu não saberia técnica, simplesmente diria que você não gosta kkkkk, mas ta valendo, vamos ver no que vai dar :ok:


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #16 Online: 28 de Janeiro de 2016, 21:10:06
Essa discussao nao vai adiantar nada.

Nem o layout responsivo foi implantado, apesar de prometido...

Todas essas ideias exigiriam uma reprogramacao pesada do forum. Duvido que alguem se dedique a isso.
D600 - E-M10


claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Resposta #17 Online: 28 de Janeiro de 2016, 21:13:47
Essa discussao nao vai adiantar nada.

Nem o layout responsivo foi implantado, apesar de prometido...

Todas essas ideias exigiriam uma reprogramacao pesada do forum. Duvido que alguem se dedique a isso.
Concordo contigo, mas é só uma proza amigável  :ok:, mas em questão de postar fotos no corredor já tive vontade de postar, porém não consegui kkkkkk :aua:, porém vou tentar novamente, hoje não posto pois só usando pc da empresa, o meu queimou placa mãe, aí me ferrei kkkkk.


Dogasantos

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sexo: Masculino
  • Instagram: @dogasantos
Resposta #18 Online: 28 de Janeiro de 2016, 22:21:31
mas aí no caso se várias pessoas só voltar tipo ruin, péssima, e não comentar nada, aí vão abrir um tópico para poder mudar isso também? pois o objetivo do corredor é a pessoa postar a foto e a mesma receber votos, sem obrigação de comentar
Nada impede. Porém, seria interessante comentar.

no caso de a pessoa ter um certo número de fotos com porcetagem boa de votação também não diz muita coisa

Diz que a pessoa domina aspectos técnicos para fazer fotos com boa avaliação. Feita por pessoas que também tem bons conhecimentos e endossam tua fotografia sob determinada avaliação.

pois vejo várias fotos no corredor que detesto e tem alguém que gosta e vice versa, pois gosto é gosto, eu posso fazer uma foto técnicamente perfeita, porém se não gostar não quer dizer que eu não saberia técnica, simplesmente diria que você não gosta kkkkk, mas ta valendo, vamos ver no que vai dar :ok:

Hoje qualquer um avalia. Mesmo quem ainda não tem conhecimento técnico. Por isso tu encontra fotos que pecam em vários aspectos, com boas avaliações. E ao contrário também, tem fotos que apresentam bons argumentos técnicos, mas que foram mal avaliadas, de maneira geral.

Quanto ao "gosto é gosto", de fato a subjetividade jamais vai deixar de existir, pois são pessoas fazendo a avaliação. E uma foto pode ter 100% técnica mas ter pouco conteúdo e ai então, sob o aspecto de um avaliador vai receber voto baixo, mas para outro vai receber voto alto. O que vai contar no final, é a maioria. Se a foto for realmente boa, essa média vai ser alta de qualquer forma.

Aqui tem a fotografia da batata, que rendeu na casa dos milhões:

http://petapixel.com/2016/01/21/this-photo-of-a-potato-sold-for-over-1000000/

Chegaste a ver? É uma foto bem enquadrada, bem exposta, bem editada, bem produzida. Tecnicamente ela é perfeita.
Para alguns, ela não diz nada. O cara fez a foto de uma batata em um fundo preto, ridículo. Para outros , é uma obra de arte.

A questão é, se esta foto fosse colocada no corredor polonês, agora. Com a votação aberta. Quão bem ela seria avaliada? E se fosse restrito a bons fotógrafos, seria diferente ?










« Última modificação: 28 de Janeiro de 2016, 22:23:00 por Dogasantos »
Sony A7II / Fuji XE2
Instagram/500px: dogasantos


claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Resposta #19 Online: 28 de Janeiro de 2016, 23:07:08
Nada impede. Porém, seria interessante comentar.

Diz que a pessoa domina aspectos técnicos para fazer fotos com boa avaliação. Feita por pessoas que também tem bons conhecimentos e endossam tua fotografia sob determinada avaliação.

Hoje qualquer um avalia. Mesmo quem ainda não tem conhecimento técnico. Por isso tu encontra fotos que pecam em vários aspectos, com boas avaliações. E ao contrário também, tem fotos que apresentam bons argumentos técnicos, mas que foram mal avaliadas, de maneira geral.

Quanto ao "gosto é gosto", de fato a subjetividade jamais vai deixar de existir, pois são pessoas fazendo a avaliação. E uma foto pode ter 100% técnica mas ter pouco conteúdo e ai então, sob o aspecto de um avaliador vai receber voto baixo, mas para outro vai receber voto alto. O que vai contar no final, é a maioria. Se a foto for realmente boa, essa média vai ser alta de qualquer forma.

Aqui tem a fotografia da batata, que rendeu na casa dos milhões:

http://petapixel.com/2016/01/21/this-photo-of-a-potato-sold-for-over-1000000/

Chegaste a ver? É uma foto bem enquadrada, bem exposta, bem editada, bem produzida. Tecnicamente ela é perfeita.
Para alguns, ela não diz nada. O cara fez a foto de uma batata em um fundo preto, ridículo. Para outros , é uma obra de arte.

A questão é, se esta foto fosse colocada no corredor polonês, agora. Com a votação aberta. Quão bem ela seria avaliada? E se fosse restrito a bons fotógrafos, seria diferente ?

para falar a verdade isso não vai dar em nada mesmo, só pago furado kkkkkk, mas acho que o certo seria colocar a foto e apenas ser votada, se o cara colocou a foto e viu que todos acharam boa, legal, se ver que foi ruin, razoável ou péssima, aí é estudar e tentar descobrir no que errou, pois tem ver que o cara posto uma foto com tudo errado, poxa será que o cara não sabe que ta péssima? e se sabe pra que querer avaliação? kkkkkkk, mas cada um cada um, eu sei que estando boa ou ruim, sempre que possível eu comento e quando vejo que meu comentário será igual de uns dez que já passou por lá, aí só voto. :ok:
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2016, 23:32:03 por DMZamora »


Dogasantos

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sexo: Masculino
  • Instagram: @dogasantos
Resposta #20 Online: 29 de Janeiro de 2016, 15:53:18
para falar a verdade isso não vai dar em nada mesmo, só pago furado kkkkkk, mas acho que o certo seria colocar a foto e apenas ser votada, se o cara colocou a foto e viu que todos acharam boa, legal, se ver que foi ruin, razoável ou péssima, aí é estudar e tentar descobrir no que errou, pois tem ver que o cara posto uma foto com tudo errado, poxa será que o cara não sabe que ta péssima? e se sabe pra que querer avaliação? kkkkkkk, mas cada um cada um, eu sei que estando boa ou ruim, sempre que possível eu comento e quando vejo que meu comentário será igual de uns dez que já passou por lá, aí só voto. :ok:

Também acho que não vai dar em nada, infelizmente
Sony A7II / Fuji XE2
Instagram/500px: dogasantos


Intrepid

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 357
Resposta #21 Online: 29 de Janeiro de 2016, 15:54:59


Aqui tem a fotografia da batata, que rendeu na casa dos milhões:

http://petapixel.com/2016/01/21/this-photo-of-a-potato-sold-for-over-1000000/

Chegaste a ver? É uma foto bem enquadrada, bem exposta, bem editada, bem produzida. Tecnicamente ela é perfeita.
Para alguns, ela não diz nada. O cara fez a foto de uma batata em um fundo preto, ridículo. Para outros , é uma obra de arte.

A questão é, se esta foto fosse colocada no corredor polonês, agora. Com a votação aberta. Quão bem ela seria avaliada? E se fosse restrito a bons fotógrafos, seria diferente ?

Ela seria avaliada como tecnicamente ok, porém desinteressante.

Essa foto da batata só fez sucesso pois foi tirada por um fotógrafo muito famoso que tirou fotos de celebridades. Se qualquer um de nós aqui fosse o autor da foto, não seria capaz de vendê-la nem por 1 real, muito menos ganhar qualquer concurso.



lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #22 Online: 02 de Fevereiro de 2016, 03:21:02
se não falaram, seria legal implementar voto aberto. Ver os nomes das pessoas que votaram.

Eu pelo menos não tenho o que esconder.
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #23 Online: 02 de Fevereiro de 2016, 03:28:03
ah e tem o mau do "profissional perfeitinho com TOC"

tem muita gente extremamente engessada que não pode ver um deslize que já dá zero.

Entendo a importância de aprender as regras, teorias e aplicar corretamente. Seguir vários conceitos famosos, aprender e aprender. Mas putz. Tem tanta foto boa que diz tantas coisas mas o único comentário que o cara consegue soltar é "não tá nivelado, não ta centralizado, não ta simétrico". Nem sempre é necessário ser rígido apesar de ser válida a ajuda... mas entendo que é difícil separar essas coisas.

Na maioria das vezes a crítica está correta só que nunca vi essas mesmas pessoas darem uma brecha, sair da crítica arroz com feijão pra entender melhor o trabalho antes de repetir as mesmas críticas superficiais... principalmente postagens de foto por pessoas com experiência razoável. Eu prefiro dar o benefício da dúvida e deduzir que o cara sabe o que está fazendo e a partir disso tentar analisar de uma forma mais profunda.

"não tá nivelado, não ta centralizado, não ta simétrico" é bronca para o amador que acabou de começar e pegou a sua primeira câmera.
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2016, 03:42:16 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Leorreia

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 243
  • Sexo: Masculino
    • Leo Froes
Resposta #24 Online: 02 de Fevereiro de 2016, 10:35:13
ah e tem o mau do "profissional perfeitinho com TOC"

tem muita gente extremamente engessada que não pode ver um deslize que já dá zero.

Entendo a importância de aprender as regras, teorias e aplicar corretamente. Seguir vários conceitos famosos, aprender e aprender. Mas putz. Tem tanta foto boa que diz tantas coisas mas o único comentário que o cara consegue soltar é "não tá nivelado, não ta centralizado, não ta simétrico". Nem sempre é necessário ser rígido apesar de ser válida a ajuda... mas entendo que é difícil separar essas coisas.

Na maioria das vezes a crítica está correta só que nunca vi essas mesmas pessoas darem uma brecha, sair da crítica arroz com feijão pra entender melhor o trabalho antes de repetir as mesmas críticas superficiais... principalmente postagens de foto por pessoas com experiência razoável. Eu prefiro dar o benefício da dúvida e deduzir que o cara sabe o que está fazendo e a partir disso tentar analisar de uma forma mais profunda.

"não tá nivelado, não ta centralizado, não ta simétrico" é bronca para o amador que acabou de começar e pegou a sua primeira câmera.

Entendo,

Porém, penso diferente.

Eu, que sou iniciante, não sou perfeito e muito menos tenho TOC, procuro cada detalhe quando vejo uma foto, pois o corredor polonês é uma sessão para críticas - a foto pode estar de revista, mas, a crítica é para ajudar a pessoa que clicou. Pode parecer ser chato comentar um desnível ou um leve estouro de luz em uma borda da foto, mas, novamente, as críticas são visando a perfeição, não são?

De qualquer maneira, este é um forum aberto onde pessoas se cadastram diariamente e mesmo com 0 posts podem postar e/ou comentar sobre fotos postadas no corredor polonês, sempre haverá uma mensagem valiosa e outra descartável, cabe a você definir.

Abraços
~ Know your limits, but never accept them ~


Jux Mendez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 02 de Fevereiro de 2016, 17:29:58
ah e tem o mau do "profissional perfeitinho com TOC"

tem muita gente extremamente engessada que não pode ver um deslize que já dá zero.

Entendo a importância de aprender as regras, teorias e aplicar corretamente. Seguir vários conceitos famosos, aprender e aprender. Mas putz. Tem tanta foto boa que diz tantas coisas mas o único comentário que o cara consegue soltar é "não tá nivelado, não ta centralizado, não ta simétrico". Nem sempre é necessário ser rígido apesar de ser válida a ajuda... mas entendo que é difícil separar essas coisas.

Na maioria das vezes a crítica está correta só que nunca vi essas mesmas pessoas darem uma brecha, sair da crítica arroz com feijão pra entender melhor o trabalho antes de repetir as mesmas críticas superficiais... principalmente postagens de foto por pessoas com experiência razoável. Eu prefiro dar o benefício da dúvida e deduzir que o cara sabe o que está fazendo e a partir disso tentar analisar de uma forma mais profunda.

"não tá nivelado, não ta centralizado, não ta simétrico" é bronca para o amador que acabou de começar e pegou a sua primeira câmera.

Muito interessante suas falas e seus posts.

Difícil esse tal de Corredor Polonês. Quer seja amador, profissional ou o óbvio "pseudo-artista", os comentários sempre vão gerar esse descontentamento...

O que acham?? Restringir a participação de novatos, aí veríamos comentários de alto nível feito por artistas que deduziriam que o cara sabe o que está fazendo e a partir disto tentar analisar de uma forma mais profunda.

Sério pessoal? Esse é o tema em questão?

 :shock:
||Canon EOS 5D Mark II & Canon BG-E6 || Canon EF 35mm f/2 IS USM || Canon Speedlite 580 EX II || RT YN-622c & 622c TX || Lightsphere Gary Fong || Kingston FCR-HS4

https://www.instagram.com/juxmendez/


angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #26 Online: 02 de Fevereiro de 2016, 17:54:27
ah e tem o mau do "profissional perfeitinho com TOC"

tem muita gente extremamente engessada que não pode ver um deslize que já dá zero.

Entendo a importância de aprender as regras, teorias e aplicar corretamente. Seguir vários conceitos famosos, aprender e aprender. Mas putz. Tem tanta foto boa que diz tantas coisas mas o único comentário que o cara consegue soltar é "não tá nivelado, não ta centralizado, não ta simétrico". Nem sempre é necessário ser rígido apesar de ser válida a ajuda... mas entendo que é difícil separar essas coisas.

Na maioria das vezes a crítica está correta só que nunca vi essas mesmas pessoas darem uma brecha, sair da crítica arroz com feijão pra entender melhor o trabalho antes de repetir as mesmas críticas superficiais... principalmente postagens de foto por pessoas com experiência razoável. Eu prefiro dar o benefício da dúvida e deduzir que o cara sabe o que está fazendo e a partir disso tentar analisar de uma forma mais profunda.

"não tá nivelado, não ta centralizado, não ta simétrico" é bronca para o amador que acabou de começar e pegou a sua primeira câmera.


acho q o lee tá absolutamente certo; fez a leitura mais precisa da sala.

eu mesmo, recentemente: postei uma imagem cuja principal mensagem era usar uma marcação bem centralizada (uma trave de gol, com o personagem atravessando-a) pra dividir a foto em 2 grupos de ideias. e ainda marquei um elemento e desfoquei o resto, pra auxiliar a compreensão.

pimba: a virtude vira defeito. culpa de uma análise superficial, preguiçosa ou tecnicista. não se analisa o conteúdo, a narrativa, os signos e mensagens.

mesmo os comentários presos à forma (que são o que busco na maioria das vezes, já que tenho a construção do texto da foto mais claro)  são na maioria rasos, salvo raras exceções.

dessa forma, e cada vez mais, parece-me q o corredor, muitas vezes, pode ser antes uma ferramenta pra ensinar que aprender. o ideal seria que tivéssemos algum mecanismo para que usuários com olhar mais apurado analisassem as fotos, mas é claro que isso é inviável.


« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2016, 18:01:18 por angelo di candia »


Jux Mendez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 02 de Fevereiro de 2016, 18:06:03

acho q o lee tá absolutamente certo; fez a leitura mais precisa da sala.

eu mesmo, recentemente: postei uma imagem cuja principal mensagem era usar uma marcação bem centralizada (uma trave de gol, com o personagem atravessando-a) pra dividir a foto em 2 grupos de ideias. e ainda marquei um elemento e desfoquei o resto, pra auxiliar a compreensão.

pimba: a virtude vira defeito. culpa de uma análise superficial, preguiçosa ou tecnicista. não se analisa o conteúdo, a narrativa, os signos e mensagens.

mesmo os comentários presos à forma (que são o que busco na maioria das vezes, já que tenho a construção do texto da foto mais claro)  são na maioria rasos, salvo raras exceções.

dessa forma, e cada vez mais, parece-me q o corredor, muitas vezes, pode ser mais usado pra ensinar que aprender.



Entao façam isso. Mas como será? Tem que ter mais que 907 mensagens no fórum? Depende da assinatura do equipamento do cara? Acho melhor reformular isso mesmo, e rápido.. Senão esse tópico vai render...

Acompanhando...
||Canon EOS 5D Mark II & Canon BG-E6 || Canon EF 35mm f/2 IS USM || Canon Speedlite 580 EX II || RT YN-622c & 622c TX || Lightsphere Gary Fong || Kingston FCR-HS4

https://www.instagram.com/juxmendez/


angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #28 Online: 02 de Fevereiro de 2016, 18:12:54
jux,

não há nada a ser feito.

acho q o caráter democrático da sala é mais importante que qualquer benefício que se ganhe em restringí-lo.

isso são apenas divagações. alternativas.

"papo furado", cá estamos  ;)

abs,
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2016, 18:14:35 por angelo di candia »


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #29 Online: 02 de Fevereiro de 2016, 18:18:26

 Acho melhor reformular isso mesmo, e rápido.. Senão esse tópico vai render...


Não vai render, Não  ;).
Temos o óbvio que é manter o Corredor Polonês como se encontra (há anos). Foi criado com uma filosofia e na medida do possível tem dado certo. A pessoa que posta uma foto, recebe uma avaliação (que pode ser aberta ou fechada) e que obrigatoriamente tem que conter uma crítica, sugestão de como poderia torná-la melhor.
A Moderação está acompanhando as sugestões e caso apareça alguma interessante (talvez) possa ser implementada. Por que Talvez? Porque alterações numa plataforma desse tamanho custa tempo, dinheiro e necessita de condições técnicas favoráveis.
Então vamos com menos sede ao pote que tudo vai dar certo. Comentários amargos e críticas vazias não levam a lugar algum (inclusive no fórum).
 :ok: