Autor Tópico: Sugestão de mudança no corredor polonês  (Lida 13008 vezes)

jtitton

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Janeiro de 2016, 10:42:42
A alguns dias houve um post com a ideia de bloquear a postagem de imagens no corredor polonês para pessoas pouco experientes no fórum. Outra ideia foi a do pedágio... de ter 100, 50, n posts antes de publicar.. como se isso fosse melhorar o fotógrafo. :( O preguiçoso, o que não quer estudar, o aventureiro, vai publicar 1000 posts de bobagem só para publicar a foto e depois vai sumir igual.
Fiquei curioso com o tal corredor polonês e fui ver como funciona o "trem". Realmente, não tem fotografias muito boas postadas, mas é assim que o cara que não tem tempo, dinheiro e oportunidade de ir para uma escola de fotografia ou de estudar mais profissionalmente vai ter para ter uma avaliação subjetiva do material dele.
O que eu notei é que as opiniões postadas anteriormente tem maior peso sobre as outras. O participante do fórum chega, olha a foto, lê as opiniões e posta comentários, muitas vezes, reflexos dos anteriores. Isso quando não é uma pilha de x1, x2, x3, x4....

Sugestão: Bloquear as opiniões (da mesma forma que é bloqueado o resultado da votação) até que a pessoa poste a opinião dela. Será bem mais construtivo para quem está recebendo a opinião e vai diminuir a influência do que já foi postado.
Canon 6D
Astrofotografia, paisagens, coisas legais e o que der vontade.


palombasso

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 62
Resposta #1 Online: 27 de Janeiro de 2016, 10:47:56
Interessante a ideia se for possível. Vira criticas isoladas completas


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #2 Online: 27 de Janeiro de 2016, 13:04:38
[...]
Fiquei curioso com o tal corredor polonês e fui ver como funciona o "trem". Realmente, não tem fotografias muito boas postadas, mas é assim que o cara que não tem tempo, dinheiro e oportunidade de ir para uma escola de fotografia ou de estudar mais profissionalmente vai ter para ter uma avaliação subjetiva do material dele.
[...]

Desculpe, mas se não tem tempo para estudar e se dedicar, como vai querer tirar fotos boas?
Falta de dinheiro dá pra se virar (cursos gratuitos e Youtube). Oportunidade corremos atrás. Tem muita gente que participa na galeria de fotos com menos de 50 postagens, mas são fotos boas a excelentes. Uma coisa é tirar fotos tendo uma noção. Outras é tirar fotos sem composição ou ruins por falta de conhecimento básico.
Somente estudos e a prática levam a perfeição na fotografia. Dar a desculpa sobre falta de tempo não cabe na fotografia.


claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Resposta #3 Online: 27 de Janeiro de 2016, 13:18:07
embora sejam mesmas críticas muitas veses, acho legal a oportunidade de expressar sua opinião, mesmo que seja a mesma de outros, pois já vi caso de uns dez dizer a mesma coisa e derrepente chegar um e descordar dos dez colegas e postar outra coisa, como a foto feita dentro de um ônibus, foto de reflexo, ficaria chato se tivesse vários votos as fotos e não ter as opiniões abaixo, mas cabe aos moderadores avaliar, no caso do corredor hoje pela manhã estava a ver várias fotos, e a maioria das fotos postadas são dos novatos, parece que a pessoa tem maior interesse em postar uma foto, independente da qualidade só para ver as opiniões dos colegas, ou uma foto que acha que está perfeita, aí posta para elevar o seu ego e ser elogiado por pessoas mais experientes, aí vem os colegas vê a foto, não gosta e senta o pau, aí alguns novatos ficam bravos e some do fórum, kkkkk vai entender :ponder:


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.137
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 27 de Janeiro de 2016, 15:07:53
Sugestão: Bloquear as opiniões (da mesma forma que é bloqueado o resultado da votação) até que a pessoa poste a opinião dela. Será bem mais construtivo para quem está recebendo a opinião e vai diminuir a influência do que já foi postado.

Achei bastante interessante a idéia. Se for possível...


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 27 de Janeiro de 2016, 15:22:12
A alguns dias houve um post com a ideia de bloquear a postagem de imagens no corredor polonês para pessoas pouco experientes no fórum. Outra ideia foi a do pedágio... de ter 100, 50, n posts antes de publicar.. como se isso fosse melhorar o fotógrafo. :( O preguiçoso, o que não quer estudar, o aventureiro, vai publicar 1000 posts de bobagem só para publicar a foto e depois vai sumir igual.

Tendo sido eu o proponente da ideia, acho que devo responder: a ideia são poucos posts válidos. Acho que 100 é muito, mas também não acho que estrear no fórum com foto péssima seja de qualquer ajuda. Não ajuda nem a pessoa que posta (porque já fez a foto ruim) nem quem está avaliando (porque vai acabar dando as mesmas respostas várias vezes no longo prazo: tá tremido, tá mal enquadrado, tá sem assunto).  Eu particularmente acho melhor que a pessoa se proponha a pensar e avaliar um pouco antes de postar qualquer foto. Se a foto não está boa pra mim, e sei o porquê, não tem motivo pra colocar lá. Se minha foto não ficou aquele "tchan", mas não sei o motivo, acho que é aí que entra o corredor, eu acho. COmo não se pode forçar ninguém a pensar, acho que seria boa ideia pelo menos forçar a ler um pouco antes de postar.

Mudando de assunto, dificilmente acho que alguém preguiçoso vai fazer 1000 posts de qualquer coisa que seja...

Citar
Fiquei curioso com o tal corredor polonês e fui ver como funciona o "trem". Realmente, não tem fotografias muito boas postadas, mas é assim que o cara que não tem tempo, dinheiro e oportunidade de ir para uma escola de fotografia ou de estudar mais profissionalmente vai ter para ter uma avaliação subjetiva do material dele.

O dia de todo mundo aqui tem 24 horas. O que a gente faz nestas 24 horas depende dos nossos interesses. Se o cara não tem tempo pra fotografar, mas tem tempo pra dormir, dormir é mais importante pra ele que fotografar.

Citar
O que eu notei é que as opiniões postadas anteriormente tem maior peso sobre as outras. O participante do fórum chega, olha a foto, lê as opiniões e posta comentários, muitas vezes, reflexos dos anteriores. Isso quando não é uma pilha de x1, x2, x3, x4....

Tendo a concordar. Mas a opinião de várias pessoas deve ter mais peso que a de uma só, ainda mais se estiver bem fundamentada.

Citar
Sugestão: Bloquear as opiniões (da mesma forma que é bloqueado o resultado da votação) até que a pessoa poste a opinião dela. Será bem mais construtivo para quem está recebendo a opinião e vai diminuir a influência do que já foi postado.

Não entendi. Opinião de quem? Quem cria o post no corredor não pode dar opinião, e eu concordo com a regra. E, particularmente, gosto de ver o corredor também pra ver as críticas feitas. Aprendo muito com elas, quando feitas sobre fotos com um padrão mínimo.


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #6 Online: 27 de Janeiro de 2016, 15:39:33
Boa tarde povo! :D

Cara, será que resolveria? Será que alteraria tanto o teor das respostas?

Veja que a grande maioria dos comentários do Corredor é composto por: horizontes tortos, terços, saturação, ... . Baseados em regras que muitos decoram e não ousam quebrar.

Seria trocar 6 por 1/2 dúzia, pois as pessoas postariam no escuro e quando vissem as respostas seriam relativamente parecidas de qualquer forma. Talvez para quem poste seja legal a descoberta e tal, mas para o autor do tópico seria basicamente a mesma coisa.

Perceba que existem dezenas de pessoas com muito pouco conhecimento nada humildes e que vão sempre querer desmerecer a foto dos outros. Esses tentarão apedrejar alguém por ter postado uma foto torta.

Vai de cada um saber filtrar comentários bons ou ruins e saber absorver o que de fato presta, assim como qualquer conteúdo disponível na web.
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2016, 15:41:33 por jefersonperrot »
Canon


jtitton

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 28 de Janeiro de 2016, 13:13:41
Boa tarde povo! :D

Cara, será que resolveria? Será que alteraria tanto o teor das respostas?

Veja que a grande maioria dos comentários do Corredor é composto por: horizontes tortos, terços, saturação, ... . Baseados em regras que muitos decoram e não ousam quebrar.

Seria trocar 6 por 1/2 dúzia, pois as pessoas postariam no escuro e quando vissem as respostas seriam relativamente parecidas de qualquer forma. Talvez para quem poste seja legal a descoberta e tal, mas para o autor do tópico seria basicamente a mesma coisa.

Perceba que existem dezenas de pessoas com muito pouco conhecimento nada humildes e que vão sempre querer desmerecer a foto dos outros. Esses tentarão apedrejar alguém por ter postado uma foto torta.

Vai de cada um saber filtrar comentários bons ou ruins e saber absorver o que de fato presta, assim como qualquer conteúdo disponível na web.

Não vejo problema das respostas serem parecidas, o que acontece é que muitas vezes a opinião já postada influencia os outros. É tipo uma degustação as escuras, sem rótulo ou sem marca... a pessoa olha, come ou bebe e escreve o que achou, depois descobre a marca, o tipo, sei lá mais o que...
O que me chamou atenção foi uma sequencia de posts com respostas do tipo:

A) Acho que tua  foto está meio gótica...
b) é... tá gótica..
c) ixi, gótica...
d) muito gótica...
e) nem tanto gótica... acho que está sinistra..
f) não cara, não está sinistra... está gótica..
g) x2
h) x3
...
...
x)  Você tem que cuidar melhor da fotometria

Isso é um exemplo de texto.. inventei, para ninguém ficar chateado. O que deveria ser uma avaliação da foto acaba virando uma discussão sobre os primeiros comentários. Não todos, logicamente, sempre tem quem é mais objetivo.
Agora, sobre a falta de humildade... isso é complicado. Ninguém nasce sabendo e ninguém é dono da razão, mas que o contador de post tem um efeito bem embriagante, isso tem.

Não sei se resolve, por isso postei como uma sugestão para discussão.
Canon 6D
Astrofotografia, paisagens, coisas legais e o que der vontade.


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #8 Online: 28 de Janeiro de 2016, 15:58:57

Isso é um exemplo de texto.. inventei, para ninguém ficar chateado. O que deveria ser uma avaliação da foto acaba virando uma discussão sobre os primeiros comentários. Não todos, logicamente, sempre tem quem é mais objetivo.
Agora, sobre a falta de humildade... isso é complicado. Ninguém nasce sabendo e ninguém é dono da razão, mas que o contador de post tem um efeito bem embriagante, isso tem.

Não sei se resolve, por isso postei como uma sugestão para discussão.

É, pode ser que resolva, mas pra saber é só testando. De fato a mudança dessa mecânica poderá acarretar uma mudança de comportamento, fazendo com que a pessoa de fato tente ao menos observar a imagem e não só ir no vácuo do último ou dos últimos.
Se isso acontecesse ia ser muito bom, com toda certeza.

Tenho que confessar que por várias vezes eu tapei as respostas de baixo e via só a foto, daí tirava minhas conclusões e formulava mentalmente minha resposta, mas quando começava a rolar a página e me deparava com alguns x2, Igualmente, De acordo com o Fulano tal, etc, acabava desanimando e abrindo mão de comentar.

Confesso também que logo que me inscrevi no Fórum eu considerava as outras respostas e por muitas vezes acabava mudando meus pensamentos. Quando percebi que esse comportamento estava me influenciando, eu parei de ver o corredor. E fiquei um bom tempo sem ver.

Hoje eu só posto comentários no Corredor se ninguém tiver postado antes algum pensamento similar. :D

Sobre o contador de posts, realmente é legal ver sua evolução numérica aliada à quantidade de informações que tem apreendido no período de participação, mas ainda acho que muitos "se acham" e isso não tem como mudar rsrsrsrsrsr

Canon


Leorreia

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 243
  • Sexo: Masculino
    • Leo Froes
Resposta #9 Online: 28 de Janeiro de 2016, 16:16:10
Gostei bastante da ideia de esconder as postagens anteriores.

De fato, muitas pessoas constroem suas críticas com base no que já foi dito, apenas alterando a forma de se escrever e/ou expressar.

Será que é possível implementar essa ideia no forum?


Abraços
~ Know your limits, but never accept them ~


Dogasantos

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sexo: Masculino
  • Instagram: @dogasantos
Resposta #10 Online: 28 de Janeiro de 2016, 17:46:41
Eu gostei da ideia e apesar de ser novo no fórum, já vi que esta área em particular precisa mudar um pouco.
A maioria dos comentários são vazios e não acrescentam nada (nem pra quem está se submetendo a avaliação, nem a quem avalia). Falta conteúdo na avaliação.
Já vi comentários como "Votei razoável, porque eu faria diferente.". Sério. É obvio que todos faríamos diferente.

Se existir alguma forma de limitar a avaliação, por pessoas com um mínimo de experiência, seria interessante.
Pega lá um número razoável de caboclo aqui do forum, que tenha interesse em ser "avaliador", dá uma olhada no portfolio do cara, conversa com o cara pra saber se ele tem condições/conhecimento técnico de avaliar uma fotografia. Seria interessante, pois teria muito mais respaldo ter uma avaliação boa de um grupo de avaliadores respeitados e com profundo conhecimento. Hoje, o mesmo que posta foto ruim, é o cara que avalia a do outro colega. Se ele não teve conhecimento técnico para fotografar, como ele faz a avaliação da fotografia do coleta ?

Adicionalmente, sugiro alteração na escala de votação (que é editável na hora da criação, inclusive):


1 - Snapshot. Não há um bom conteúdo na fotografia. Qualquer um, com qualquer câmera, poderia tirar esta foto.

2 - O assunto da foto, está bem definido, mas a fotografia precisa de maior desenvolvimento. Existe algum conteúdo/ideia na foto e demonstra algum conhecimento técnico, porém, ainda precisa amadurecer em algum aspecto (edição/composição/habilidades diversas). Esta foto não é indicada para utilizá-la em um portfolio.

3 - Imagem sólida. Boa fotografia, qualquer fotógrafo profissional poderia colocá-la em seu portfólio. Porém, ainda não é uma fotografia que impressione.

4 - Excelente! Típica fotografia de portfólio, difícil de encontrar algum problema na fotografia. Talvez alguém fizesse algo diferente, porém, o resultado obtido seria muito semelhante. Praticamente perfeito, porém, ainda não é uma fotografia que me faça pensar ou ficar olhando por muito tempo.

5 - Perfeito ! Imagem inesquecível. Essa imagem impressiona pela qualidade de composição, edição e habilidades do fotógrafo. Não há como indicar algum aspecto que poderia ser melhorado.
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2016, 17:50:21 por Dogasantos »
Sony A7II / Fuji XE2
Instagram/500px: dogasantos


Dogasantos

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sexo: Masculino
  • Instagram: @dogasantos
Resposta #11 Online: 28 de Janeiro de 2016, 18:24:21
Me desculpem o flood, mas não dá pra editar meu post anterior. Acho que passou o tempo permitido.

Uma alternativa à minha sugestão anterior:

E se ao invés de selecionar os caras que podem avaliar, tivéssemos um sistema de ranking de cada membro. Mais ou menos como funcionam as avaliações de compra, só que relacionada às suas fotos.
Digamos, o membro A postou 10 fotos ao longo do ano e obteve uma média muito boa nas avaliações. Esse membro agora está apto a avaliar também. Não é o ideal, mas seria algo talvez mais tangível em termos de sistema/software do fórum.

O que seria mais interessante esta ou a sugestão anterior ?
Sony A7II / Fuji XE2
Instagram/500px: dogasantos


claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Resposta #12 Online: 28 de Janeiro de 2016, 18:32:17
no caso acho a idéia válida e interessante, mas no caso só votaria quem tem um número de fotos públicadas? aí já não concordo, eu mesmo tenho várias mensagens, no que posso ajudo o pessoal, e muitas vezes peço ajuda também, porém nunca postei nenhuma foto, e aí eu sendo ativo no forum, não poderia? outra coisa....para voltar teria essa idéia, mas para postar fotos é liberal, tipo o cara  não tem nenhuma mensagem e a primeira coisa: foto no corredor polonês, segunda mensagem dele kkkkk, foto no corredor, estava vendo o corredor e a maioria das fotos são de pessoas com menos de 50 post, sei lá, concordo discordando. :ok:


Claudio Barros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 28 de Janeiro de 2016, 18:44:57
Particularmente, falando pelos menos experientes na fotografia, acho muito interessante o corredor polonês, embora eu mesmo nunca tenha participado, tenho simancol (:)). Mas ler as opiniões alheias me ajuda a desenvolver mais as características de um fotografo. Acho, que qualquer pessoa poderia postar as fotos, deveriam ter noção delas mesmo, mas sou a favor de colocarem suas fotos. Agora dar opiniões, o cara tem que conhecer pra poder dizer o que não gostou e do que gostou.


Dogasantos

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sexo: Masculino
  • Instagram: @dogasantos
Resposta #14 Online: 28 de Janeiro de 2016, 20:26:43
no caso acho a idéia válida e interessante, mas no caso só votaria quem tem um número de fotos públicadas? aí já não concordo, eu mesmo tenho várias mensagens, no que posso ajudo o pessoal, e muitas vezes peço ajuda também, porém nunca postei nenhuma foto, e aí eu sendo ativo no forum, não poderia? outra coisa....para voltar teria essa idéia, mas para postar fotos é liberal, tipo o cara  não tem nenhuma mensagem e a primeira coisa: foto no corredor polonês, segunda mensagem dele kkkkk, foto no corredor, estava vendo o corredor e a maioria das fotos são de pessoas com menos de 50 post, sei lá, concordo discordando. :ok:

Sim. Somente quem tivesse uma boa média nas avaliações das suas fotografias poderia avaliar no corredor polonês. Esta seria uma forma de comprovar e ter certeza, de que se trata de alguém que fotografa com qualidade e tem meios de avaliar uma fotografia em aspectos técnicos. O número de posts, infelizmente, só diz que a pessoa posta muito. Como membro ativo no fórum, tem todo o forum pra usar livremente :D

O corredor polonês é um ótimo atrativo ao fórum, todo iniciante quer receber feedback de estranhos (pq pai, mãe  e namorada, não vale :D) Então, pra mim não faz sentido restringir o acesso a um recurso que contribui para atrair novos membros. Pra mim não faz nenhum sentido bloquear recursos/partes do forum, baseado no número de posts (tirando os classificados).









« Última modificação: 28 de Janeiro de 2016, 20:27:34 por Dogasantos »
Sony A7II / Fuji XE2
Instagram/500px: dogasantos