olá pris,
eu escrevi errado acima - usei o 100F.
como vc encontra na internet td sorte de afirmações, pra um ou outro lado (i e, de que são mesmo filme ou de que são absolutamente diferentes), decidi buscar comparativos. e posso te dizer, li MUUUITO sobre todos os velvias, por aí..
alguns saudosistas veneram o velvia 100, por entenderem q ele mantém as cores ultrassaturadas, o "grão zero" e a absurda nitidez do original de iso 50 - ao passo que o 100F seria uma versão de cores ligeiramente atenuadas, com um cast de azul (ciano) pra contrabalançar a intensidade do vermelho, o que tb resolveria melhor os tons de pele caucasiana.. ficaria no meio do caminho entre o velvia original e o provia.
outra turma entende que não há tanta (ou que não há mesmo nenhuma) diferença entre ambos, senão que o 100F teria, comparado ao 100, melhor reciprocidade.
isso dito, pro meu nível de conhecimento, exigência e satisfação, nessa questão de cores e tons, contraste, etc.. as fotos escaneadas que vi por aí não me parecem tão diferentes assim. é claro que isso não diz muito: pode ser que na mão, com uma boa lupa schneider, não sejam..
assim, ambos 100 e 100F me sugerem entregar vermelhos, amarelos e laranjas densos, vívidos, sem prejudicar os azuis e verdes mais frios - o que é, em última análise, talvez o significado visual mais impactante dessa "família" da fuji.
dei uma rápida pesquisada agora pra ver se não estou falando muita bobagem... leia aqui tb:
http://photo.net/film-and-processing-forum/0067ndesse foi meu terceiro velvia, e meu primeiro 100F (os 2 antes, velvia 50). note que ele foi puxado pra 200, no extremo, e te digo mesmo que ainda assim aproveitei quase 100% do rolo. é um cromo espetacular.
enfim, amo essa "hiperrealidade" dos velvia, e se me permite a analogia estética e sinestésica, eles são ao mesmo tempo o mueck, o dali, o buñuel e o garcia-marquez da fotografia analógica
sobre a foto em si:
ainda apanho um pouco do scanner e do silverfast (resolvi escanear em casa pq não achei laboratório decente no RJ que escaneasse meus cromos). já consigo obter uma fidelidade bastante razoável e TIFFs maravilhosos, mas preciso melhorar mais no ajuste do foco das lentes duplas.. enfim, estou na curva inicial de aprendizado.
falando um pouco sobre a técnica, o desfoque é um pouco como o borrão.. ainda não me sinto seguro em fazer experimentações dismórficas e em velocidade com minha analógica, e tanto menos com cromo. mas como queria muito, digamos, "impessoalizar" meu moleque, optei pela solução mais cômoda - encurtar a prof de campo, acentuar o desfoque.
vamos avançando
obg pelo comentário,