Autor Tópico: HD Seagate. Quem Usa?  (Lida 3647 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.039
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Online: 31 de Maio de 2016, 11:48:44
Pessoal, quem aqui usa HD Seagate para backup ou mesmo para rodar o SO? Tem tido problemas com eles?

A um tempo atrás tinha um de 500Gb que foi pro vinagre e semana passada foi um de 1Tb, todos da linha Barracuda.

To meio escaldado com essa marca!


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.005
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 31 de Maio de 2016, 12:04:52
Seagate e Samsung são a mesma coisa, agora você não sabe mais qual é qual.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.633
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 31 de Maio de 2016, 12:37:15
Eu tive muitos problemas com os WD verde e azul. Dizem que o preto e o vermelho são os melhores, mas são bem caros. Hoje eu tenho 2 Seagate de 1 Tb no meu NAS, rodando 24/7 já a uns 2 anos sem problemas.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 31 de Maio de 2016, 12:54:47
Pessoal, quem aqui usa HD Seagate para backup ou mesmo para rodar o SO? Tem tido problemas com eles?

A um tempo atrás tinha um de 500Gb que foi pro vinagre e semana passada foi um de 1Tb, todos da linha Barracuda.

To meio escaldado com essa marca!

Já tive WD, Seagate e LaCie (que é basicamente Seagate). Nunca tive problemas com nenhum, mas sei que os que costumam dar mais problemas são os WD e os Seagate segundo as estatísticas consolidadas da Backblaze: https://www.backblaze.com/blog/hard-drive-reliability-stats-q1-2016/

Claramente no ano de 2016 diminui consideravelmente o número de HDs com problemas da marca Seagate.

De qualquer forma, independente da marca, acho importante sempre considerar a possibilidade de um HD parar de funcionar. Por isso eu sempre mantenho uma cópia de redundância para cada HD que eu tenho comigo. Além disso, uma cópia fica na casa da minha mãe, que eu trago a cada 15 dias para atualizar sua redundância (se for um HD que ainda está em uso). Também mantenho dois HDs sempre comigo, um para o Time Machine e outro para redundância do sistema — esses eu atualizo quase todo dia; ou no máximo, uma vez por semana (deixo habilitado o aviso do Carbon Copy Cloner para não esquecer).

Enfim, backups são quase como seguros: a gente faz pra não usar.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #4 Online: 31 de Maio de 2016, 13:34:57
Uso Seagate, não temos muita escolha aqui no Brasil...
Alguns modelos da Seagate são bons enquanto outros podem ser não muito confiáveis...
Veja os relatórios da BlackBlaze  para ter uma ideia de qual modelo/marca tem
potencial para durar mais tempo.

HD/SSD nunca vai durar para sempre...
Programas como o Speccy podem ler o status do S.M.A.R.T.


Alguns podem ficar monitorando direto como o HDDLife.

« Última modificação: 31 de Maio de 2016, 13:53:35 por Pictus »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.039
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #5 Online: 31 de Maio de 2016, 17:24:01
Interessante esse dado de 2016, realmente foi uma queda muito grande nos problemas com Seagate.

Seagate é o que tem mais opções aqui no Brasil, melhores preços e tal.

Como ando pesquisando algumas opções, me deparei com um rack de baia bem interessante.


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-754684149-gaveta-rack-akasa-lockstor-m21-akien03-dois-hd-25-sata-ssd-_JM

Só que ele usa HD de notebook. Até tem esse rack para hd de PC mas ai vai um só, mas usando de notebook que vai dois, da para espelhar o backup com praticidade.

Alguém usa HD de notebook para backup?
« Última modificação: 31 de Maio de 2016, 17:26:46 por Roberto Dellano »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.490
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 31 de Maio de 2016, 20:41:35
Interessante esse dado de 2016, realmente foi uma queda muito grande nos problemas com Seagate.

Seagate é o que tem mais opções aqui no Brasil, melhores preços e tal.

Como ando pesquisando algumas opções, me deparei com um rack de baia bem interessante.


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-754684149-gaveta-rack-akasa-lockstor-m21-akien03-dois-hd-25-sata-ssd-_JM

Só que ele usa HD de notebook. Até tem esse rack para hd de PC mas ai vai um só, mas usando de notebook que vai dois, da para espelhar o backup com praticidade.

Alguém usa HD de notebook para backup?


Eu uso como backup de segundo nivel para manter em outro local. Geralmente são Hitachi ou WD. Nada contra outras marcas.


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 01 de Junho de 2016, 07:58:23
Utilizo há 7 anos 2 Seagate, backup primário e secundário. Nunca tive problemas.  :ok:


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.374
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 01 de Junho de 2016, 08:45:43
Xiii...
Comprei um há menos de um mês.  :shock:
Sempre foram referência em qualidade e confiabilidade.

Mas, as marcas são compradas e vendidas hoje em dia mais fácil que carros usados... Quais são os confiáveis agora?
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 01 de Junho de 2016, 09:00:17
Xiii...
Comprei um há menos de um mês.  :shock:
Sempre foram referência em qualidade e confiabilidade.

Mas, as marcas são compradas e vendidas hoje em dia mais fácil que carros usados... Quais são os confiáveis agora?

Bom, como mencionado no tópico, segundo as estatísticas da Backblaze, a Seagate melhorou a qualidade dos seus produtos, pois houve uma diminuição considerável de HDs com falhas no último ano. Ainda sim, a HGST e a Toshiba se mostraram mais confiáveis. Se bem que falando em HDs, todo cuidado é pouco, independente da marca. :)


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.699
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 01 de Junho de 2016, 14:15:04
Desde a época do PCXT, qd comecei a montar maquinas, imagino que ja tenha comprado mais de uma centena de HDs, a maioria absoluta deles SEAGATE. Difícil ter problemas com eles, por exemplo essa maquina aqui que estou digitando agora tem 5 HDs SEAGATE, o do sistema foi comprado em 2008, e está rodando perfeitamente até hoje.

Pela minha experiência, proporcionalmente, a marca SEAGATE é a que menos teve problemas, pifar mesmo acho que 2 ou 3, mas todos por motivos óbvios, como a empregada que derrubou a maquina ligada quando estava fazendo a limpeza, e outros dois devido a vida útil, depois de anos de trabalho.

Já tive problemas precoces (o tipo de problema que não se espera com pouco tempo de uso), com marcas como Sansung (da fabrica de Manaus, antes de ser comprada pela Seagate), NEC (uma merda, um ano depois todos pifaram), Fujitsu, e outras mais antigas como Maxtor e Quantun. Minha experiência com Western Digital foi boa, apesar de comprado poucos.

Mas tem uma coisa tbm, meus equipamentos sempre foram bem montados em gabinetes com boa refrigeração (inclusive refrigeração especifica pra os HDs), com fontes de boa qualidade, fontes que são caras mas que ajudam bastante de desempenho geral do equipamento.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.039
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #11 Online: 05 de Junho de 2016, 14:13:09
Pois é gente, na hora de clicar em comprar, não tive coragem de ir no Seagate, fui de WD mesmo, pois já tenho um e pelo que pesquisei eles são bem duráveis.






Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.039
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #12 Online: 04 de Julho de 2016, 09:08:15
Atualizando as informações.

Meu último HD Seagate, um Sata de 500G com 830 horas apenas, começou a dar problema.

Realmente, Seagate NUNCA MAIS



bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 04 de Julho de 2016, 09:16:38
Atualizando as informações.

Meu último HD Seagate, um Sata de 500G com 830 horas apenas, começou a dar problema.

Realmente, Seagate NUNCA MAIS



Poderia nos informar o modelo? Estou usando o slim há 2 meses sem problemas. Você formatou o HD antes de começar a usá-lo?


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.039
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #14 Online: 04 de Julho de 2016, 09:29:56
Poderia nos informar o modelo? Estou usando o slim há 2 meses sem problemas. Você formatou o HD antes de começar a usá-lo?


Bruno, o modelo é ST3500418AS.

Ele estava de Backup, mas como o HD que rodava o SO aqui foi pro "vinagre" (O Seagate deste tópico), eu troquei por este. Portanto formatado e rodando o SO.