Autor Tópico: Meu equipamento é melhor que o seu!  (Lida 5392 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #30 Online: 11 de Junho de 2016, 13:54:55
Sim, eu sei. Só quis contestar a frase "em que um cara fala o quanto o equipamento arruinou a fotografia dele.", escrita por vc. Quando vc põe dessa maneira, o que está dito é que a culpa é da câmera, sacou?

Se vc so ler a frase descontextualizada soa isso mesmo, ou qualquer outra coisa que vc queira que soe, de acordo com a descontextualizacao que convem. Todo descontexto tem um novo significado proprio.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 11 de Junho de 2016, 19:21:20
Se vc so ler a frase descontextualizada soa isso mesmo, ou qualquer outra coisa que vc queira que soe, de acordo com a descontextualizacao que convem. Todo descontexto tem um novo significado proprio.

Eu apenas acho que nenhuma frase eh escrita de maneira inocente.
 ;)


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #32 Online: 12 de Junho de 2016, 00:38:12
Eu apenas acho que nenhuma frase eh escrita de maneira inocente.
 ;)
Muito menos descontexto.

Leia o texto em que a frase se encontra. Perceba tambem que a frase nao eh nem minha, se vc ver a frase em seu contexto. Qualquer palavra ou frase vista isoladamente serve apenas para ser usado como argumento para interpretacao propria, a maneira que convem.

Ta certo que eu nao fui muito claro, resumi ao maximo pq escrever pelo celular eh horrivel, o que reforca a questao que eu quis abordar sobre a ferramenta influenciar a experiencia e consequentemente o conteudo e o julgamento de sua qualidade. Mas esta claro que eu me referia sobre a priorizar a atencao ao equipamento do que a fotografia. So nao le isso quem nao quer.

Mas vc pode ver ao que eu me referia no exemplo aqui: http://www.apug.org/forum/index.php?threads/how-gear-swapping-film-developer-testing-nearly-ruined-my-photography.137927/


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 12 de Junho de 2016, 18:52:56
Muito menos descontexto.

Leia o texto em que a frase se encontra. Perceba tambem que a frase nao eh nem minha, se vc ver a frase em seu contexto. Qualquer palavra ou frase vista isoladamente serve apenas para ser usado como argumento para interpretacao propria, a maneira que convem.

Ta certo que eu nao fui muito claro, resumi ao maximo pq escrever pelo celular eh horrivel, o que reforca a questao que eu quis abordar sobre a ferramenta influenciar a experiencia e consequentemente o conteudo e o julgamento de sua qualidade. Mas esta claro que eu me referia sobre a priorizar a atencao ao equipamento do que a fotografia. So nao le isso quem nao quer.

Mas vc pode ver ao que eu me referia no exemplo aqui: http://www.apug.org/forum/index.php?threads/how-gear-swapping-film-developer-testing-nearly-ruined-my-photography.137927/

O resto de seu texto tb da a impressão que a culpa é do equipamento. Que ele só melhorou quando vendeu quase tudo pra ficar com o mais simples. Tanto que a frase do título fala que o que quase arruinou a fotografia foi a troca de equipamentos constantes, e não o equipamento em si


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #34 Online: 12 de Junho de 2016, 19:38:42
Também tive a impressão de ser alguma câmera ruim, mas realmente muitas vezes compramos um outro equipamento com aquela coisa na cabeça "As fotos sairão melhor" mas esquecemos de pensar na foto em sí
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #35 Online: 13 de Junho de 2016, 02:07:20
O resto de seu texto tb da a impressão que a culpa é do equipamento. Que ele só melhorou quando vendeu quase tudo pra ficar com o mais simples. Tanto que a frase do título fala que o que quase arruinou a fotografia foi a troca de equipamentos constantes, e não o equipamento em si
Interprete como quiser.
A mensagem do texto que escrevi eh clara. A atencao em ficar buscando qualidade nas fotos atravez da busca de equipamentos atrapalhou a fotografia dele.

Qualquer outra interpretacao aleatoria que vc queira fazer e que nao tem a ver com a colaboracao do desenvolvimento e enriquecimento do assunto, guarde para vc.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 13 de Junho de 2016, 10:31:26
Qualquer outra interpretacao aleatoria que vc queira fazer e que nao tem a ver com a colaboracao do desenvolvimento e enriquecimento do assunto, guarde para vc.

Pode deixar que arrogância e grosseria eu prefiro passar longe.

 ;)



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #37 Online: 13 de Junho de 2016, 16:09:54
Pode deixar que arrogância e grosseria eu prefiro passar longe.

 ;)

Obrigado.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 14 de Junho de 2016, 07:50:16
Dizer "meu equipamento é ruim" tem o mesmo impacto arrogante de dizer "meu equipamento é top de linha".

Nem sempre. Depende da forma.
Ser capaz de fazer boas imagens com um equipamento simples causa uma grande alegria, que muitos querem compartilhar com aqueles que amam a fotografia.
É fácil perceber quando o fulano quer dar uma de super-homem e achincalha o equipamento que tem mas mostra uma foto espetacular.  :D
Equipamentos limitados obrigam ao fotografo pensar mais e driblar as limitações. É bom para o aprendizado começar com uma câmera mais simples e passar um tempo convivendo com as dificuldades que o equipamento impõe.
 
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 14 de Junho de 2016, 07:52:03

Ao invés de postar artigos falando o quanto um equipamento é bom ou ruim, esses fotógrafos deveriam postar mais fotos.

Isso!   :clap: :clap: :clap: :clap:
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 14 de Junho de 2016, 08:18:14
Complementando:

Também não é proibido falar sobre o que as novas tecnologias nos trazem.
O mundo não pára e os fabricantes (de tudo) sempre querem trazer algo novo para auxiliar e simplificar a vida do consumidor. Só assim ele vai querer comprar um equipamento novo.
Há 10 anos, usar ISO 6400 em uma foto de casamento não ia funcionar bem, e hoje é uma realidade.

Como tudo na vida, o exagero é o que mata.
Discutir e dar atenção só a equipamentos vai tirar o foco para o resto.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #41 Online: 14 de Junho de 2016, 10:00:43
Dizer "meu equipamento é ruim" tem o mesmo impacto arrogante de dizer "meu equipamento é top de linha".

Uma coisa é usar um equipamento que é considerado inferior se comparado com outros, mas que você usa porque funciona pra você, te dá bons resultados ou porque você não tem dinheiro pra comprar algo melhor.

Mas é completamente diferente usar equipamento inferior pra ficar declarando o quanto o equipamento é inferior mas que você ainda assim tira fotos incríveis. Na boa, use o equipamento e não fique falando sobre ele e, por tabela, o quanto você é bonzão.


Vc tem razao quanto a quem fotografa com equipamento "inferior" intencionalmente mas sem um proposito para o uso do equipamento inferior, a nao ser falar que usa.


Masssssssssss.

Eu nao conheco ninguem que queira fotografar com equipamento "inferior".

Qualquer um que usa equipamento barato ou antigo, ou ate mesmo quebrado, de maneira seria e com objetivos esteticos, manipulatorios, etc, nao chama seu equipamento de inferior. Caso contrario nao estaria usando.

Aquela lente que causa aberracoes, aquela camera lenta sem fotometro, etc, quando o fotografo usa eh por que acha atraves de tais ferramentas um resultado que gosta que expressa o que ele quer transmitir e experienciar como fotografo. Se eh o resultado que o fotografo julga satisfatorio, logo o equipamento nao eh inferior mas superior, afinal de contas nao eh qualquer lente e camera hoje em dia que entrega tais resultados que o fotografo procura. Nao importa o quanto velho  barato seja.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #42 Online: 14 de Junho de 2016, 10:17:04
[...]
Há 10 anos, usar ISO 6400 em uma foto de casamento não ia funcionar bem, e hoje é uma realidade.

Como tudo na vida, o exagero é o que mata.
Discutir e dar atenção só a equipamentos vai tirar o foco para o resto.

Vc tem razao quando fala do ISO das cameras digitais ha 10 anos atras. Mas ha 30 anos atras, usar ISO 6400 em uma foto de casamento era completamente nornal e aceitavel. Principalmente se tratando de medio formato.

De toda forma, ha 20 anos atras e ate hoje existe cameras de filme que funcionam com todas automacoes que as cameras digitais possuem.

O que eu acho que acontece eh que as pessoas vao muito na influencia do mundo comercial e da propaganda dos fabricantes. Derrepente, ruido se torna algo ruim. Imagens boa passam a ser aquelas que parecem de agencias de publicidade, camera boa eh a lancada mais recentemente, as que eram boas quando eram recentes passam agora a serem consideradas ruins quando aparecem novas cameras a sua frente.

Nao apenas para muitos fotografos, mas para o publico em geral. Se um fotografo aparece em um casamento com uma camera do mesmo modelo que o Noivo tem. As chances do fotografo ser visto como um amador ou ruim aumentam, nao importa o quanto tenham gostado das fotos quando viram antes. As pessoas querem ver fotografos com equipamentos que elas nao podem ter ou que impressionam.

Faca um teste e veja. Va para as ruas e pede para aspessoas posarem para vc tirar um retrato de rua com elas, mostrando sua camera de bolso ou celular. As pessoas nao vao te levar muito a serio. Ja apareca com uma camera que elas nunca viram, como uma medio formato dos anos 70 ou 80. Elas nem vao saber que a camera eh velharia, muitas nem vao saber que a camera eh de filme. So de ver uma camera que impressiona vao te levar a serio.




Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #44 Online: 14 de Junho de 2016, 11:34:21
[...]
Faca um teste e veja. Va para as ruas e pede para aspessoas posarem para vc tirar um retrato de rua com elas, mostrando sua camera de bolso ou celular. As pessoas nao vao te levar muito a serio. Ja apareca com uma camera que elas nunca viram, como uma medio formato dos anos 70 ou 80. Elas nem vao saber que a camera eh velharia, muitas nem vao saber que a camera eh de filme. So de ver uma camera que impressiona vao te levar a serio.

Sempre afirmei isso. Eu que não trabalho com fotografia, as vezes levo minha DSLR para alguma festa de família ou no parque, e muitos acham que sou profissional. Se encaixar o flash externo e uma teleobjetiva, ai ninguém teria dúvidas.  :hysterical:

Se tentar entrar numa casa de shows com uma 10D de 2003, provavelmente será impedido de tirar fotos do palco, e os que estiverem com um iPhone 6S terá liberdade total.