Galera,
Não sei aqui quantos já passaram ou estão passando por isso, mas para mim, foi um grade transtorno.
Quando comprei a minha D5300 a primeira coisa que fiz foi comprar um microfone externo (Behringer XM8500 - muito bom, por sinal). Ele vem com um cabo XLR-P10, que para usar na câmera, precisa de um adaptador P10-P2 (algo que eu não queria justamente para evitar problemas de má conexão). Então, comprei um novo cabo XLR-P2 stereo.
O primeiro cabo que comprei funcionou perfeitamente, até dar problemas de conexão (devido a movimento, armazenamento, etc). Então, comprei outro... Ai começaram as minhas dores de cabeça. Ao terminar uma entrevista, fui conferir o vídeo na câmera e tomei um susto... O áudio só chiava... Pensei na hora... Putz! Perdi minha entrevista! Ao colocar o vídeo no PC o áudio apareceu! Ufa! Salvo! Editei o vídeo e enviei para o YouTube... Outra surpresa... O áudio estava normal em qualquer PC, porém, nos celulares apresentava o mesmo chiado da câmera... E outra surpresa... Ao usar fones de ouvido, no celular, o áudio aparecia!!! Fiquei sem entender.... E até hoje não entendi, rsrs.
Comprei novos cabos de 5 vendedores diferentes... Mesmo problema... Pensei... Tem algum problema no Mic... Testei e não era... Tem algum problema na câmera... Testei e não era... Só restava o cabo...
Depois de passar muita raiva (só depois que descobri a solução, que vou relatar aqui), resolvi parar e testar os cabos com o multímetro. O que descobri? Simples... A diferença entre o cabo que funciona 100% e o cabo que não funciona na câmera e alto-falante dos celulares está na pinagem. Para resolver o problema, basta juntar os cabos dos canais esquerdo e direito, que vem do conector P2, no pino 2 do conector XLR. O motivo disso? Não sei... Porque ambas as versões gravam os dois canais de áudio... Porém, pelo pouco que entendo, parece que na versão padrão os canais estão divididos e isso provoca este "erro" no áudio gravado. Tanto é verdade que a solução para resolver isso é justamente combinar os canais de áudio. No Adobe Premiere, clique com o botão direito no áudio, selecione "Audio Channels..." e marque a caixas L, na coluna L, de Clip 1 (isso resolve o problema para vídeos que você tenha este problema).
Eu só descobri isso devido a este cabo, que comprei na China (como outros 3 que também vieram de lá, mas não funcionaram), que funciona e serviu de base para os testes com o multímetro (onde descobri que os cabos 2 e 3 eram um só no conector P2). Agora, bastou eu soldar os fios 2 e 3 juntos nos outros cabos e passaram a funcionar 100%.
Fica ai a dica para quem estiver passando por isso.
Quem quiser/souber dar explicações mais técnicas, inclusive para esclarecer melhor os motivos do "problema", sinta-se à vontade.
Assistam aqui o vídeo
https://youtu.be/vrdcxsDVbuc que comprova tudo isso. Entre 00:26 e 01:00 o áudio deve chiar em qualquer celular, onde basta colocar o fone de ouvido para conferir que vai aparecer "magicamente". Após 01:00 eu faço a combinação dos canais e o áudio passa a ser audível tanto no fone quanto no alto-falante do celular.