Autor Tópico: Carregador de pilha  (Lida 5188 vezes)

TonyFranco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
Online: 04 de Setembro de 2016, 22:35:34
Boa noite pessoal,
Gostaria da ajuda de vcs sobre carregador e pilhas, comprei um jogo com 4 pilhas recarregáveis Panasonic Evolta de 1100mah de ni-mh , minha dúvida é a seguinte :
1 )  tenho que esperar elas descarregar em totalmente para para fazer uma nova recarga?
2) possuo um carregador antigo que tem a saída de de 150 mah para 4 pilhas AA, diante disso tem como saber por quantas horas devo deixar carregando as pilhas ?
3 )  terei que comprar um carregador com refresh para uma maior vida útil das pilhas ?
Desde já agradeço pela ajuda .


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 05 de Setembro de 2016, 01:23:39
Boa noite pessoal,
Gostaria da ajuda de vcs sobre carregador e pilhas, comprei um jogo com 4 pilhas recarregáveis Panasonic Evolta de 1100mah de ni-mh , minha dúvida é a seguinte :
1 )  tenho que esperar elas descarregar em totalmente para para fazer uma nova recarga?
2) possuo um carregador antigo que tem a saída de de 150 mah para 4 pilhas AA, diante disso tem como saber por quantas horas devo deixar carregando as pilhas ?
3 )  terei que comprar um carregador com refresh para uma maior vida útil das pilhas ?
Desde já agradeço pela ajuda .

Compre um carregador independente com refresh e não terá que se preocupar com isso.


PetersonAbelha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 05 de Setembro de 2016, 07:04:24
Tony,

Comprei um carregador eneloop com 8 pilhas AA eneloop originais no ML. Elas não tem efeito memória, não necessitando de refresh, e o carregador carrega cada uma das 4 que suporta por vez de forma independente.

4 pilhas saem a 80 reais e o carregador é uns 70.

O jogo de 4 AA com carregador fica em 153.

Se quiser te passo o link. Vendedor confiável, referenciado pelos grandes nomes no YouTube e por aqui no fórum. Abraço.
Canon T5i  - :clap: sonho realizado
EF-S 18-55 f/3.5-5.6 IS STM
EF 50 F/1.8 STM
YN600EX-RT (powered by Eneloop®)
Canon SX50 HS - 


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 05 de Setembro de 2016, 08:06:30
Tony,

Comprei um carregador eneloop com 8 pilhas AA eneloop originais no ML. Elas não tem efeito memória, não necessitando de refresh, e o carregador carrega cada uma das 4 que suporta por vez de forma independente.

4 pilhas saem a 80 reais e o carregador é uns 70.

O jogo de 4 AA com carregador fica em 153.

Se quiser te passo o link. Vendedor confiável, referenciado pelos grandes nomes no YouTube e por aqui no fórum. Abraço.

Eneloop pode ser a melhor marca de pilhas do mundo, mas ainda é uma Ni-MH e esta exposta a característica desta tecnologia.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 05 de Setembro de 2016, 08:48:24
Não sei o que é refresh mas um carregador inteligente é fundamental.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 05 de Setembro de 2016, 09:08:55
Não sei o que é refresh mas um carregador inteligente é fundamental.
É ter a função de descarregar antes de carregar para impedir efeito memória. Com um carregador desses não precisa se preocupar como esta a carga, o carregador faz o trabalho.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #6 Online: 05 de Setembro de 2016, 09:40:37
É ter a função de descarregar antes de carregar para impedir efeito memória. Com um carregador desses não precisa se preocupar como esta a carga, o carregador faz o trabalho.


Até onde eu sei, isso não é bom!
Pois as baterias atuais (não sei se pilhas são assim) tem um ciclo de vida (quantidade de recargas completas), que é contado a cada recarga completa. Tipo, se a carga está pela metade e recarrega, não foi um ciclo. Mas dessa forma com o tal de refresh, cada vez na tomada é um ciclo!

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #7 Online: 05 de Setembro de 2016, 10:24:22

Até onde eu sei, isso não é bom!
Pois as baterias atuais (não sei se pilhas são assim) tem um ciclo de vida (quantidade de recargas completas), que é contado a cada recarga completa. Tipo, se a carga está pela metade e recarrega, não foi um ciclo. Mas dessa forma com o tal de refresh, cada vez na tomada é um ciclo!

Exato... Refresh serve para pilhas de NiCd para evitar o efeito memória. Pilhas de NiMH praticamente não apresentam efeito memória e não necessitam de refresh, pelo contrário, o refresh só deve ser usado quando a pilha tem muito pouca capacidade de retenção de carga e serve para tentar dar uma sobrevida. Caso contrário, diminui enormemente a vida útil. Aliás, o ideal é carregar as pilhas de NiMH antes que cheguem a 25% de sua capacidade, nunca deixando ela descarregar totalmente.

Sobre carregadores,  o melhor carregador dos que já testei é o La Crosse.
« Última modificação: 05 de Setembro de 2016, 10:26:32 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


TonyFranco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
Resposta #8 Online: 05 de Setembro de 2016, 11:49:41
Obrigado a todos pelas respostas.
As pilhas que eu tenho aqui são justamente as ni -mh da Panasonic 1100 mah . 
Comprei para serem usadas no flash que tenho aqui,  não serão usadas com frequência.
Será que o carregador que tenho aqui não serveria?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 05 de Setembro de 2016, 12:43:49
Ele até serve mas acaba "matando" as pilhas com o tempo se vc fizer muita carga parcial.
Esses carregadores vem configurador para dar uma carga de x horas, pouco importando se a pilha 100% carregada ou quase zerada.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 05 de Setembro de 2016, 13:00:54

Até onde eu sei, isso não é bom!
Pois as baterias atuais (não sei se pilhas são assim) tem um ciclo de vida (quantidade de recargas completas), que é contado a cada recarga completa. Tipo, se a carga está pela metade e recarrega, não foi um ciclo. Mas dessa forma com o tal de refresh, cada vez na tomada é um ciclo!
Não é bom, é fundamental! Vc esta confundindo baterias vs tecnologias. Ni-CA e Ni-MH tem que ciclar, principalmente esta primeira. Já Lipo/Litium/Life/etc, não.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 05 de Setembro de 2016, 13:04:18
Exato... Refresh serve para pilhas de NiCd para evitar o efeito memória. Pilhas de NiMH praticamente não apresentam efeito memória e não necessitam de refresh, pelo contrário, o refresh só deve ser usado quando a pilha tem muito pouca capacidade de retenção de carga e serve para tentar dar uma sobrevida. Caso contrário, diminui enormemente a vida útil. Aliás, o ideal é carregar as pilhas de NiMH antes que cheguem a 25% de sua capacidade, nunca deixando ela descarregar totalmente.

Sobre carregadores,  o melhor carregador dos que já testei é o La Crosse.

O efeito memória atinge as duas tecnologias, só que Ni-Ca é irreversível, já com Ni-MH da para recuperar dependendo da gravidade. Tanto que eu recupero dezenas de Ni-MH para meus pais todo ano com o meu carregador.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 05 de Setembro de 2016, 13:06:38
Ele até serve mas acaba "matando" as pilhas com o tempo se vc fizer muita carga parcial.
Esses carregadores vem configurador para dar uma carga de x horas, pouco importando se a pilha 100% carregada ou quase zerada.
Não é por tempo, é por voltagem, sem análise de queda, chegou na voltagem e para. O pior é que normalmente carregam em série e com altíssima amperagem. Não tem Ni-MH que aguente isso.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #13 Online: 05 de Setembro de 2016, 13:24:08
Não é bom, é fundamental! Vc esta confundindo baterias vs tecnologias. Ni-CA e Ni-MH tem que ciclar, principalmente esta primeira. Já Lipo/Litium/Life/etc, não.

Pilhas de Ni-MH são muito pouco suscetíveis ao efeito memória e o efeito é praticamente inexistente durante várias séries de carga-recarga. Após muitas séries, é possível que a capacidade de retenção diminua um pouco (mas quase nada se comparado às pilhas Ni-CA) e neste caso, um ciclo de descarga total seguido de carga total normalmente recupera quase totalmente a capacidade da pilha.

Então vc pode, quando notar que a pilha já não está mais retendo carga adequadamente, fazer um ou dois ciclos completos de carga e descarga, tendo ciência que este ciclo irá diminuir a vida útil mais do que um ciclo de recarga parcial normal.

Mas não existe necessidade (e nem deve-se) exaurir as pilhas a cada recarga. Como dito aí em cima, serve só para queimar um ciclo de recarga (algumas pilhas como as Eneloop xxx tem ciclo mais reduzido em função da maior corrente disponível, 500 recargas) e não traz benefício algum.






Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #14 Online: 05 de Setembro de 2016, 13:26:36
O efeito memória atinge as duas tecnologias, só que Ni-Ca é irreversível, já com Ni-MH da para recuperar dependendo da gravidade. Tanto que eu recupero dezenas de Ni-MH para meus pais todo ano com o meu carregador.

Não vi tua resposta antes, é mais ou menos por aí. Só que o refresh para recuperação não é necessário a cada recarga, é necessário quando a pilha começa a diminuir a capacidade de retenção, o que no caso das Ni-MH pode demorar vários e vários ciclos de carga-recarga.

Os bons carregadores como o La Crosse monitoram cada pilha individualmente evitando sobrecarga, e também permitem a escolha da corrente de saída. No caso do meu, um modelo BC-700 mais antigo, as opções são 200mA, 500mA e 700mA para "emergências".
« Última modificação: 05 de Setembro de 2016, 13:28:40 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460