Autor Tópico: Eu odeio Bresson  (Lida 23888 vezes)

SCCOPO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
  • Joirnalista e Fotógrafo na SCCOPO Fotografia
Resposta #135 Online: 28 de Outubro de 2016, 21:35:39
Bem. discordo e acho que para dizer "não gosto" do SS tem que conhecer o SS. Ou então diz: vi UMA exposição do cara, que nem me lembro o nome, com fotografias de natureza em PB que não gosto e não gostei disso. Não que não gosta do SS que tem um trabalho infinitamente maior que o Gênesis. Pode-se oknão gostar do posicionamento mercadológico, político do cara; achar que faz a estetização da miséria e da pobreza; não curtir os temas, tratamentos, composições. Não pode é dizer que as fotos do casa são "sem motivo"  :aua: ou que ele deveria fotografar a "beleza das cores". Aí, assim solto, é foda. É muito foda.

Acho que quando a professora, desde o primário, dizia "justifique sua resposta" era justamente porque "gostei" e "não gostei", acho o máximo ou acho chato não contribuem nada para o entendimento da obra ou a discussão, apenas comunicam o gosto individual que, de forma geral, interessa muito pouco para a coletividade.

Mtas vzs eu coloco tudo oq penso em um post só e a conversa acaba.

De vz enquando, experimento ir desenvolvendo no concorrer da discussão pra dar oportunidade de falar sobre cada aspecto.

Primeiro foi o PeB, que pelos outros exemplos que dei é possível entender que não eh o maior problema.

Depois falei que de técnica eu não sou ninguém perto do SS.

Bom,
Mas o mundo dele não eh PeB. É uma escolha q ele fez. Oq me passa a impressão que ele quer explorar ainda mais essa tristeza e até  colocar ela onde não existe. Não me passa credibilidade. Pelas fotos dele não vou conseguir sentir oq a personagem está sentindo naquele momento. Soh a tristeza que ele vende. Nunca vou saber se aquela mulher de uma tribo da África está vestida pra uma festa ou pra um funeral. Eh sempre triste.

Volto no exemplo do gato. Se ele fotografar um gato cinza, eu vou pensar que eh uma espécie rara de lince que está em extinção.

Sobre a exposição,  achei mais honesto dizer que não lembrava o nome,  jah que não me chamou a atenção,  do que procurar no Google.

« Última modificação: 28 de Outubro de 2016, 21:43:51 por SCCOPO »
2 D750 + 24-120 f4 + 50mm f1.8 + 70-300mm + Godox tt685n
Backup D5100 + 18-35mm f1.8 + 55-200mm


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #136 Online: 28 de Outubro de 2016, 21:39:33
As vezes vc pensa que sabe muito de algo e so percebe que nao sabe nada, apos criticar e ver as respistas.

Mas cabe tambem aos rebatedores nao esperarem que o que eles sabem seja obvio para todos. Sendo mais amigavel, compreensivel e claro na resposta.


SCCOPO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
  • Joirnalista e Fotógrafo na SCCOPO Fotografia
Resposta #137 Online: 28 de Outubro de 2016, 21:57:07
Respondendo ao Fernando ali no outro  post, me dei conta duma coisa.

Pq uma pessoa tem que se aprofundar num assunto, ou saber mais sobre um artista de quem não gosta?

Fora uns que "se atiram na tua frente", que estão em todos os livros e revistas especializadas, se eu não gosto do cara, qual a obrigação que eu tenho de saber o nome da exposição do cara?

Eu sei os motivos por não gostar.  Mas não preciso conhecer tudo oq ele fez. Mas, se tiverem algo diferente pra apresentar,  estou disposto a conhecer.
2 D750 + 24-120 f4 + 50mm f1.8 + 70-300mm + Godox tt685n
Backup D5100 + 18-35mm f1.8 + 55-200mm


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #138 Online: 28 de Outubro de 2016, 22:11:41
Você assiste "Parque dos Dinossauros" e odeia, mas não sai por aí falando que todos os filmes do Spielberg são uma bosta sendo que você só assistiu esse. Você provavelmente vai dizer "Parque dos Dinossauros é uma bosta, mas os outros filmes dele eu não sei".

Acho que essa é a razão principal para se aprofundar em um fotógrafo que inicialmente você não gosta: talvez você goste de um outro projeto dele. E com fotografias nem tem desculpa de que isso dá trabalho. Com livros e filmes isso é bem trabalhoso; conhecer a obra de um escritor ou um diretor consome tempo e atenção. Mas com fotografia você gasta uns 5 minutos pra ter uma impressão inicial de um livro, então acho que não custa muito formar uma opinião mais completa do trabalho de um fotógrafo olhando outras coisas que ele fez.


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #139 Online: 28 de Outubro de 2016, 22:13:02

 :clap:
Curti
Tb penso assim.

Espero que meus argumentos tenham coerência pelo menos.

Sobre achar que eh o mesmo só pq eh PeB não eh o motivo todo. Sinto que ele trata os pobres refugiados da mesma forma que trata a natureza intocada.  Como algo exótico. 

Eh meio pesado de falar... Mas fica ali no limite do freakshow. Faz uma experiência de imaginar que eh isso, mesmo que tu não acredite. Tenta imaginar por um momento que ele eh sensacionalista e não um cara sensível.

É na fala dele tb... sei lá. Não vejo ele como uma boa pessoa.
Discordo cara, ele não vai pros lugares e simplesmente tira a foto e vaza, ele convive naquele ambiente por diversos dias, ou meses.
Quando ele foi pro amazonas, ele dormia no mesmo lugar que os índios, comia a mesma comida, conviveu por meses naquela rotina.
No caso dos refugiados, ele fazia a travessia com os mesmos, e passava pelos mesmos perrengues e tal.

Eu não sei da onde vc tirou que preto e branco = tristeza. Pra mim ele fotografa o que aquilo é, sendo triste ou não.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #140 Online: 28 de Outubro de 2016, 22:25:03
A discussão esta prazerosa, mas é noite de sexta, e ai tem a família, filhas esposa e tal, amanhã ou depois volto pra continuar o papo com os amigos, mas não poderia deixar de colocar aqui algo que foi publicado hoje:

Sebastião Salgado prevê fim da fotografia "em 20 ou 30 anos"
http://www.correiodopovo.com.br/ArteAgenda/Variedades/Gente/2016/10/601566/Sebastiao-Salgado-preve-fim-da-fotografia-em-20-ou-30-anos

Conhecimento importa mais que equipamento.


SCCOPO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
  • Joirnalista e Fotógrafo na SCCOPO Fotografia
Resposta #141 Online: 28 de Outubro de 2016, 22:25:20
Você assiste "Parque dos Dinossauros" e odeia, mas não sai por aí falando que todos os filmes do Spielberg são uma bosta sendo que você só assistiu esse. Você provavelmente vai dizer "Parque dos Dinossauros é uma bosta, mas os outros filmes dele eu não sei".

Acho que essa é a razão principal para se aprofundar em um fotógrafo que inicialmente você não gosta: talvez você goste de um outro projeto dele. E com fotografias nem tem desculpa de que isso dá trabalho. Com livros e filmes isso é bem trabalhoso; conhecer a obra de um escritor ou um diretor consome tempo e atenção. Mas com fotografia você gasta uns 5 minutos pra ter uma impressão inicial de um livro, então acho que não custa muito formar uma opinião mais completa do trabalho de um fotógrafo olhando outras coisas que ele fez.


Não eh uma boa comparação.
Pq o Spielberg dirige filmes diferentes e o SS faz sempre a mesma coisa. :assobi:

E tentei,  entrei na exposição sem ninguém me obrigar. E não gostei.  Vejo algumas entrevistas dele e não consigo achar interessante.  Ele eh referência em mtos livros e revistas. Então... acho que tenho um repertório de SS bem considerável. 

Só que mesmo se não tivesse, poderia falar das primeiras impressões sim. Quem gosta, quem é fã,  e tiver interesse de entrar na discussão vem e apresenta alguns motivos pra gostar. 
« Última modificação: 28 de Outubro de 2016, 22:35:46 por SCCOPO »
2 D750 + 24-120 f4 + 50mm f1.8 + 70-300mm + Godox tt685n
Backup D5100 + 18-35mm f1.8 + 55-200mm


SCCOPO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
  • Joirnalista e Fotógrafo na SCCOPO Fotografia
Resposta #142 Online: 28 de Outubro de 2016, 22:43:43
Discordo cara, ele não vai pros lugares e simplesmente tira a foto e vaza, ele convive naquele ambiente por diversos dias, ou meses.
Quando ele foi pro amazonas, ele dormia no mesmo lugar que os índios, comia a mesma comida, conviveu por meses naquela rotina.
No caso dos refugiados, ele fazia a travessia com os mesmos, e passava pelos mesmos perrengues e tal.

Eu não sei da onde vc tirou que preto e branco = tristeza. Pra mim ele fotografa o que aquilo é, sendo triste ou não.


Pois é.
Nas fotos do Bresson e do Flávio Damm eu não vejo sempre tristeza. Não eh o PeB. Eh ele.
Me mostra, tlvz não tenha visto ou percebido, alguma foto do SS que seja alegre.

Mas se disser que eh triste pq elas são assim como são, eu vou continuar pensando q eh uma decisão dele escolher esse ângulo. E pra mim isso faz perder a credibilidade.
2 D750 + 24-120 f4 + 50mm f1.8 + 70-300mm + Godox tt685n
Backup D5100 + 18-35mm f1.8 + 55-200mm


robertostrabelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Papógrafo Profissional
Resposta #143 Online: 28 de Outubro de 2016, 22:44:39
E agora uma palavra dos nossos patrocinadores:

https://www.youtube.com/watch?v=5U63Pf7GS6A

"A liberdade, Sancho, não é um pedaço de pão."


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #144 Online: 28 de Outubro de 2016, 22:47:49

Não eh uma boa comparação.
Pq o Spielberg dirige filmes diferentes e o SS faz sempre a mesma coisa.

E tentei,  entrei na exposição sem ninguém me obrigar. E não gostei.  Vejo algumas entrevistas dele e não consigo achar interessante.  Ele eh referência em mtos livros e revistas. Então... acho que tenho um repertório de SS bem considerável. 

Só que mesmo se não tivesse, poderia falar das primeiras impressões sim. Quem gosta, quem é fã,  e tiver interesse de entrar na discussão vem e apresenta alguns motivos pra gostar.

Você viu o trabalho do SS, e não somente um, mas vários, e tomou a decisão de que não gosta. Onde está a controvérsia? Você tem o direito de não gostar de algo, e você disse que se esforçou pra tentar. Ótimo, você fez o certo.

Não entendo porque isso é um tópico de discussão. Eu também tenho escritores, diretores, fotógrafos e artistas que são celebrados por todos, que eu tentei gostar e assim como você também não consegui. Eu não estou esperando ninguém vir me dar uma medalha ou reconhecimento especial por isso.

E isso é tangencial à discussão central, mas ainda acho pertinente apontar: independente da sua percepção de que a filmografia do Spielberg é toda diferente ou toda igual, você ainda assim não diria que todos os filmes dele (mais de 30) são bons ou ruins baseados em somente um que você assistiu. Não faz sentido.


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #145 Online: 28 de Outubro de 2016, 22:51:08

Não eh uma boa comparação.
Pq o Spielberg dirige filmes diferentes e o SS faz sempre a mesma coisa.

E tentei,  entrei na exposição sem ninguém me obrigar. E não gostei.  Vejo algumas entrevistas dele e não consigo achar interessante.  Ele eh referência em mtos livros e revistas. Então... acho que tenho um repertório de SS bem considerável. 
Já eu acho a comparação ótima.

Inclusive porque o fato de você dizer que o SS "faz sempre a mesma coisa", afirmação tão generalizante e absoluta, junto com o que escreveu no começo do tópico, faz parecer que você não tem "um repertório de SS bem considerável".

Mas, de boa, deixa o SS para lá. Não vai acrescentar mesmo nada na tua cultura fotográfica. Não tem sentido tentar te convencer de nada.


SCCOPO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
  • Joirnalista e Fotógrafo na SCCOPO Fotografia
Resposta #146 Online: 28 de Outubro de 2016, 23:01:38
Você viu o trabalho do SS, e não somente um, mas vários, e tomou a decisão de que não gosta. Onde está a controvérsia? Você tem o direito de não gostar de algo, e você disse que se esforçou pra tentar. Ótimo, você fez o certo.

Não entendo porque isso é um tópico de discussão. Eu também tenho escritores, diretores, fotógrafos e artistas que são celebrados por todos, que eu tentei gostar e assim como você também não consegui. Eu não estou esperando ninguém vir me dar uma medalha ou reconhecimento especial por isso.

E isso é tangencial à discussão central, mas ainda acho pertinente apontar: independente da sua percepção de que a filmografia do Spielberg é toda diferente ou toda igual, você ainda assim não diria que todos os filmes dele (mais de 30) são bons ou ruins baseados em somente um que você assistiu. Não faz sentido.

Eu quis destacar que não vi soh um trabalho do cara e que mesmo assim me parece tudo igual.

Sobre tu não querer nenhuma medalha concordo contigo.  Foi oq quis falar sobre ninguém ter obrigação de se aprofundar num assunto que não goste. 

Se eu fui insistente em tentar gostar  é problema meu. Perdi tempo na real. Mas não é o certo nem o errado.

Qdo me disponho a falar sobre isso, soh quero entender pq tanto adoração numa coisa? Oq não eu vi?

Por isso espero que se alguém venha discutir,  tenha algo diferente, novo,  pra mostrar. Q seja argumento, outro ponto de vista  ou material que seja diferente dos que falei q conheço.
2 D750 + 24-120 f4 + 50mm f1.8 + 70-300mm + Godox tt685n
Backup D5100 + 18-35mm f1.8 + 55-200mm


SCCOPO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
  • Joirnalista e Fotógrafo na SCCOPO Fotografia
Resposta #147 Online: 28 de Outubro de 2016, 23:11:19
Já eu acho a comparação ótima.

Inclusive porque o fato de você dizer que o SS "faz sempre a mesma coisa", afirmação tão generalizante e absoluta, junto com o que escreveu no começo do tópico, faz parecer que você não tem "um repertório de SS bem considerável".

Mas, de boa, deixa o SS para lá. Não vai acrescentar mesmo nada na tua cultura fotográfica. Não tem sentido tentar te convencer de nada.

Q bom q gostou.

Mas se conhece tanto, pq não apresenta algo diferente?

Eu entrei e falei pq gostava de Bresson. Não avacalhei com o cara q abriu o tópico.

Qdo falei que não gosto do SS falei pq aos poucos.  Tu entrou na discussão,  pegou oq falei no começo e tomou as dores do teu ídolo.  Depois mais umas frases soltas. Mas já tava doendo mto pra argumentar.


Beleza.


Mais tarde reza pelo SS antes de dormir.
2 D750 + 24-120 f4 + 50mm f1.8 + 70-300mm + Godox tt685n
Backup D5100 + 18-35mm f1.8 + 55-200mm


SCCOPO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
  • Joirnalista e Fotógrafo na SCCOPO Fotografia
Resposta #148 Online: 28 de Outubro de 2016, 23:26:33
Uma hora dessas, procuro no Google algo mais alegre do SS de novo então.


Pra terminar,
Logo que comecei a me interessar em fotografia, via  mta gente tentando consertar uma foto mal exposta ou mal equilibrada alterando para PeB pra tentar reaproveitar. Tenho q se certeza que isso influenciou pra eu não gostar mto desse tipo de foto.

Alguns casos não  vejo problema nenhum.  Qdo as formas são o tema, qdo serve pra transmitir uma emoção mais pesada (tristeza, solidão). Ok

precisa ser sempre?
Eu me pergunto se sabe fazer diferente. Se tenta?

Sei que não precisa nem tentar pq tem um público cativo.

Beleza. Beleza
2 D750 + 24-120 f4 + 50mm f1.8 + 70-300mm + Godox tt685n
Backup D5100 + 18-35mm f1.8 + 55-200mm


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #149 Online: 29 de Outubro de 2016, 02:21:52
Bem. discordo e acho que para dizer "não gosto" do SS tem que conhecer o SS. Ou então diz: vi UMA exposição do cara, que nem me lembro o nome, com fotografias de natureza em PB que não gosto e não gostei disso. Não que não gosta do SS que tem um trabalho infinitamente maior que o Gênesis. Pode-se não gostar do posicionamento mercadológico, político do cara; achar que faz a estetização da miséria e da pobreza; não curtir os temas, tratamentos, composições. Não pode é dizer que as fotos do casa são "sem motivo"  :aua: ou que ele deveria fotografar a "beleza das cores". Aí, assim solto, é foda. É muito foda.

Acho que quando a professora, desde o primário, dizia "justifique sua resposta" era justamente porque "gostei" e "não gostei", acho o máximo ou acho chato não contribuem nada para o entendimento da obra ou a discussão, apenas comunicam o gosto individual que, de forma geral, interessa muito pouco para a coletividade.

Bom, eu discordo diametralmente desta opinião, não acho que o cara precisa conhecer o profundamente o artista para afirmar que não gosta do trabalho dele. Esse não gostar antecipado é um processo comum ao ser humano, eu até comentei ai em cima sobre disseminação cognitiva.

Eu por exemplo nunca gostei de Beatles, nem de Roberto Carlos, Chico Buarque, Waldick Soriano ou de Caubi Peixoto. Ao longo dos anos já ouvi muitas musicas deles porque fazem sucesso, e muita gente fala, ama e toca bastante nas rádios. A grande maioria das musicas que ouvi eu não curti, não gosto mesmo, acho ruim, uma merda. Jamais vou comprar um disco desses caras, ou se me emprestarem pra ouvir nem vou perder tempo, porque não tenho o menor interesse em entender o trabalho desse caras.

Imagine aquela super banda de trash metal aloprado??? Carai, não me obriguem a ouvir, que vou sair correndo, não gosto mesmo.

Não gosto de fotografia macro de insetos, principalmente de aranhas, esse é o tipo de foto que não me interessa, seja lá quem for o fotografo, não gosto, não me interessa. Tem tbm aquele fotografo que usa partes do corpo humano pra fazer alegorias e depois fotografa, putz, acho tudo aquilo péssimo, muito chato. E por ai vai...
« Última modificação: 29 de Outubro de 2016, 02:38:42 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.